ACISO tem 700 mil euros para a promoção de Fátima
A Associação Empresarial de Ourém-Fátima (ACISO), em conjunto com o Turismo de Portugal, Centro de Portugal e a Câmara de Ourém assinaram um protocolo de apoio para a desenvolvimento e promoção do destino.

Ângelo Delgado
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
O projecto desenvolvido pela Associação Empresarial de Ourém-Fátima (ACISO) para promoção de Fátima enquanto destino terá, no total, 700 mil euros disponíveis. Uma iniciativa que conta com o apoio do Turismo de Portugal, Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Ourém, cujos respectivos presidentes se fizeram representar no Hotel Santa Maria, em Fátima.
Alexandre Marto, vice-presidente da ACISO, foi o porta-voz do Plano de Acções que irá decorrer em 2017 e parte de 2018. “Definimos cinco objectivos estratégicos: queremos mais visibilidade mediática, nomeadamente com o Centenário das Aparições, pretendemos promover o Centro e Fátima enquanto destinos de Turismo Religioso, queremos dinamizar ainda mais o evento Procissão das Velas para aumentar a estadia dos nossos visitantes, promover os operadores nacionais e o destino junto dos mercados emergentes”, enumerou.
A estes, o vice-presidente da ACISO juntou mais cinco prioridades operacionais. “Aumentar a taxa de ocupação, o preço e a estadia média, mostrar o alto nível de internacionalização da região e captar mais valor para os operadores nacionais”. Grosso modo, estavam apresentados os objectivos gerais do projecto. Faltava perceber como iriam para o terreno. As explicações vieram logo a seguir. E pela mesma voz.
“Os nossos próximos passos passarão por realizar um filme promocional sobre Fátima, criar conteúdo nas redes sociais, desenvolver suportes promocionais, produzir um manual de vendas para o Turismo Religioso e contratar uma agência de comunicação”, revelou, adicionando ainda a 5ª edição do Workshop de Turismo Religioso, que irá realizar-se nos dias 9 e 10 de Março, como “uma âncora que dará sentido a todo este projecto”.
Uma volta ao mundo
Durante o próximo ano, o Plano de Acções da ACISO irá apanhar o avião e voar pelos vários continentes de forma a promover Fátima em mercados considerados “estratégicos no que ao Turismo Religioso diz respeito”, segundo Alexandre Marto.
Nos Estados Unidos, haverá um roadshow em Boston e Newark e ainda a participação na FTA Travel Exchange. Juntar-se-á, também, uma Fam Trip para os operadores norte-americanos. No Brasil, irá decorrer um workshop em Belo Horizonte, uma campanha de marketing com enfoque na Procissão das Velas e a participação na Expo Católica Brasil. Na Colômbia, decorrerá um roadshow em Bogotá e Cali. Ainda na América Latina, destaque para o México, que receberá um workshop na sua capital. E a Ásia: Filipinas, em que se organizará uma Fam Trip e um workshop em Manila, capital filipina. A Coreia do Sul contará também com a mesma receita: Fam Trip e workshop em Seul.
Turismo Religioso: “Produto cada vez mais essencial”
A frase foi proferida por Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal (TP) e serviu de mote para aquilo que foi o seu discurso. “Temos vindo a dar cada vez mais importância a este produto que é o Turismo Religioso e, prova disso, foi a força que Fátima teve no nosso stand durante o ABAV, em São Paulo”. O responsável quis destacar ainda Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, “como uma das grandes impulsionadoras e responsáveis pelo crescimento deste produto em Portugal”.
Segundo o responsável máximo do TP, a promoção correcta e capaz de Fátima fará com “exista um grande enriquecimento local, regional, do produto e da experiência de quem visita o destino”, refere, destacando, também, a “possibilidade de alcançar mercados que já são uma aposta, mas que os impacta de forma diferente”.
Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, “realçou o facto de este acordo ter sido alcançado por várias instituições” e, por isso, “ter ainda mais mérito”. Para o autarca, porém, “a assinatura destes acordos é apenas o preâmbulo, estando agora as portas abertas para os próximos capítulos”.
Falando sobre o facto de a região receber o Papa Francisco e ser palco do Centenário das Aparições em Maio, Paulo Fonseca alertou que “não se poder falhar, já que o Mundo estará atento nos próximos tempos”. Ainda no mesmo registo, afirmou que “os bons resultados de toda esta operação trarão dividendos para os anos vindouros”.
Já Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, adiantou que o objectivo desta parceria passa por “aumentar a atractividade do destino Fátima” que, por sua vez, “irá aumentar a atractividade do Centro de Portugal”. Pedro Machado aproveitou ainda o evento para revelar o novo vídeo promocional da região – “Entre o Céu e a Terra” – onde Fátima e o Turismo Religioso “estão em destaque”.