Receitas turísticas crescem 16,8% em Outubro
Dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) revelam que, no décimo mês do ano, as receitas foram de 1,3 mil milhões de euros.

Ângelo Delgado
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
FLOA e GEA Portugal melhoram experiência de compra no setor das viagens com solução Buy Now Pay Later
Turkish Airlines passa a ligar diariamente Sevilha a Istambul a partir de setembro
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
Depois de Espanha turismo de Albufeira mostra-se no mercado norte-americano
No mês de Outubro, segundo dados da Banco de Portugal (BdP), as receitas turísticas cresceram 16,8%, atingindo os 1,3 mil milhões de euros.
No somatório dos dez meses de 2016, as receitas turísticas do país chegaram aos 11 mil milhões de euros, o equivalente a um crescimento de 10,3% face ao período homólogo.
Os dados revelados mostram ainda que os turistas estrangeiros gastam cada vez mais: diariamente, foram 36 milhões de euros, mais quatro milhões que em igual período de 2015.
Outro dado de relevo tem que ver com o facto de Outubro – tradicionalmente de menor actividade – ter sido o quarto melhor mês do ano.
O bom ano turístico levou a que, apenas com os 10 meses de 2016, as dormidas e os proveitos tivessem superado os resultados totais de 2015. Portugal, este ano, registou mais quatro milhões de dormidas e 50% deste crescimento verificou-se fora dos meses da época alta. No que diz respeito às regiões, destaque para os Açores (+30%), Madeira (+20%), Alentejo (+17%) e Norte e Centro (+13%).
Ana Mendes Godinho destaca forte aposta no sector
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, recorda que “estes números resultam da forte aposta realizada na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas ao longo do ano e no aumento da atractividade do destino Portugal”.
A governante destacou as “64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta”.
Ana Mendes Godinho falou ainda de mercados como os Estados Unidos e a Polónia “onde registaram-se crescimentos na ordem dos 20% desde o início do ano, ou mesmo a Holanda, com uma evolução positiva na ordem dos 13%.