Conferência “Tourism Innovation Journeys” inicia concurso de ideias para a valorização do Turismo no Douro
Esta é uma iniciativa dos Departamentos de Turismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e do Instituto Superior de Novas Profissões.

Publituris
FlixBus reforça operação para a Páscoa
LATAM Airlines investe 30M$ na renovação de lounges e abertura de salas VIP
Volume de negócios no setor de viagens e turismo cai 5% no primeiro trimestre, revela a GlobalData
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
O Auditório da Biblioteca Vítor de Sá, em Lisboa, recebeu, no passado dia 5 de Dezembro, a conferência inaugural do projecto “Tourism Innovation Journeys”. Esta iniciativa dos Departamentos de Turismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e do Instituto Superior de Novas Profissões desenvolver-se-á de forma faseada ao longo do presente ano lectivo.
Na sua primeira edição, este projecto tem como principais objectivos “a divulgação de boas práticas ao nível da gestão de destinos e recursos turísticos na região do Rio Douro, bem como a geração de ideias criativas e inovadoras que possam maximizar a sua atractividade turística”.
Concretamente, no âmbito do projecto em causa, foi proposta aos estudantes da área de estudos de Turismo e Lazer a formação de equipas de trabalho que deverão propor ideias de produtos turísticos que valorizem a atractividade de cinco marcas-destino da região, nomeadamente a Rota do Românico, Douro Generation, Aldeias Vinhateiras do Douro, Fundação Côa Parque e Parque Natural do Douro Internacional.
Em meados de 2017, esta iniciativa terá como um dos seus momentos altos uma viagem de dos estudantes e docentes à região Duriense, parcialmente realizada a bordo de um cruzeiro fluvial. Durante esta viagem, as equipas de trabalho apresentarão os seus projectos de valorização dos respectivos destinos turísticos em cinco locais emblemáticos para cada uma das marcas-destino. A primeira edição do “Tourism Innovation Journeys” encerrará com o anúncio das ideias vencedoras numa cerimónia a realizar nos Paços do Concelho de Lisboa.
A conferência inaugural do projecto constituiu o primeiro momento de partilha de experiências e conhecimentos entre os responsáveis de cada uma das cinco marcas-destino da região do Douro e os cerca de cem estudantes que estão, actualmente, a desenvolver os seus projectos de ideias. Destacou-se ainda a participação do Professor Doutor Mário Ascensão, da Universidade Haaga-Helia (Finlândia), cuja intervenção procurou inspirar os estudantes na busca de ideias e soluções inovadoras e marcantes para os destinos turísticos do Douro.