“Potencial turístico dos Açores é inquestionável”
A secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo enalteceu os bons resultados do turismo, mas pretende que o sector tenha maior peso na economia da região.

Ângelo Delgado
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, elogiou, durante a apresentação do programa do XII Governo dos Açores, os bons resultados do Turismo na região, referindo que “o destino tem um enorme e inquestionável potencial turístico”.
Segundo a governante, apenas desta forma se justificam os “1,3 milhões de dormidas nos primeiros nove meses de 2016, número que representam um crescimento de 21% face a igual período do ano passado”.
Guerreiro aproveitou o seu discurso para elogiar o percurso feito até aqui no sector, ainda que projecte já o futuro. “Nos últimos quatro anos continuámos a apoiar o crescimento da nossa capacidade de alojamento, num movimento claro de diversificação e valorização da oferta turística. Ainda assim, queremos criar condições para que o Turismo assuma na actividade económica um maior peso, quer seja pela componente de produto, quer pela criação de emprego, procurando que este seja um crescimento consolidado”.
A secretária Regional destacou como fulcrais, entre outros pontos, “a formação de recursos humanos, evolução qualitativa da oferta do alojamento turístico, capacidade de oferta de produtos de animação turística, infra-estruturas, sustentabilidade do destino, eficácia na promoção e eficiência nas acessibilidades”.
Ainda sobre a evolução do sector no arquipélago dos Açores, Marta Guerreiro anunciou o desenvolvimento de “um conceito próprio para o Turismo de Natureza, abrangendo estabelecimentos, actividades e serviços de alojamento e animação turística e ambiental instalados ou desenvolvidos em áreas protegidas”.
No mesmo raciocínio, a governante revelou que irá ser implementado uma Rede de Observação de Aves, promovendo, assim, “um Turismo ornitológico, sustentável e responsável”.