“Potencial turístico dos Açores é inquestionável”
A secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo enalteceu os bons resultados do turismo, mas pretende que o sector tenha maior peso na economia da região.

Ângelo Delgado
Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, elogiou, durante a apresentação do programa do XII Governo dos Açores, os bons resultados do Turismo na região, referindo que “o destino tem um enorme e inquestionável potencial turístico”.
Segundo a governante, apenas desta forma se justificam os “1,3 milhões de dormidas nos primeiros nove meses de 2016, número que representam um crescimento de 21% face a igual período do ano passado”.
Guerreiro aproveitou o seu discurso para elogiar o percurso feito até aqui no sector, ainda que projecte já o futuro. “Nos últimos quatro anos continuámos a apoiar o crescimento da nossa capacidade de alojamento, num movimento claro de diversificação e valorização da oferta turística. Ainda assim, queremos criar condições para que o Turismo assuma na actividade económica um maior peso, quer seja pela componente de produto, quer pela criação de emprego, procurando que este seja um crescimento consolidado”.
A secretária Regional destacou como fulcrais, entre outros pontos, “a formação de recursos humanos, evolução qualitativa da oferta do alojamento turístico, capacidade de oferta de produtos de animação turística, infra-estruturas, sustentabilidade do destino, eficácia na promoção e eficiência nas acessibilidades”.
Ainda sobre a evolução do sector no arquipélago dos Açores, Marta Guerreiro anunciou o desenvolvimento de “um conceito próprio para o Turismo de Natureza, abrangendo estabelecimentos, actividades e serviços de alojamento e animação turística e ambiental instalados ou desenvolvidos em áreas protegidas”.
No mesmo raciocínio, a governante revelou que irá ser implementado uma Rede de Observação de Aves, promovendo, assim, “um Turismo ornitológico, sustentável e responsável”.