Douro promove-se à boleia de Fernão Magalhães e da realidade virtual

Por a 8 de Setembro de 2016 as 17:16
Douro

“O Douro à Volta do Mundo – Magellan World”, que foi apresentado esta 5ª feira, é um projecto promovido pela Associação dos Empresários de Turismo do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e tem Fernão Magalhães e a realidade virtual como actores principais.

“Fernão Magalhães foi o primeiro turista global. Foi um homem pioneiro e nós queremos aproveitar esse activo da nossa região, que teve projecção mundial”, começou por dizer Luís Marques, presidente da AETUR.

O objectivo desta campanha é, segundo o responsável, “promover o Douro na senda de Magalhães, divulgando pelo mundo os vinhos, gastronomia, paisagem, património e cultura deste território”, através da realidade virtual.

O projecto apresenta uma forte aposta tecnológica e quer tornar o Douro na primeira região do mundo a ter um levantamento exaustivo em realidade virtual. Actualmente, estão em curso a inventariação de 115 locais espalhados pela região, desde centros históricos, miradouros, passeios de barco rabelo ou mesmo o Museu do Douro, que vai ser possível visitar gratuitamente e com recurso apenas a uns óculos de realidade virtual sincronizados com plataformas online como o Youtube ou o Google.

De 17 a 22 de Setembro, decorre uma visita de 34 jornalistas estrangeiros que vão experienciar o Douro, conhecer as paisagens, o património, as quintas, prova os vinhos e a gastronomia.

“O Douro à Volta do Mundo – Magellan World” resulta de uma candidatura ao Programa Norte 2020 orçada em 790 mil euros, tendo uma comparticipação comunitária de 671 mil euros. O projecto prolonga-se até Dezembro de 2017.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *