Pestana sobe a fasquia para 3 mil novos quartos até 2020
Estes próximos cinco anos vão ser o “maior ciclo de crescimento” que o Grupo Pestana já teve em 43 anos de história, segundo José Roquette, administrador para a área de Desenvolvimento da maior cadeia hoteleira portuguesa.

Raquel Relvas Neto
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
O Pestana Hotel Group tem em ‘pipeline’, até 2020, mais de três mil novos quartos em 20 novos hotéis espalhados por vários países.
No final de 2015, José Roquette, administrador para a área de Desenvolvimento, já tinha anunciado que o grupo hoteleiro português com origem na Madeira tinha o objectivo de alcançar mais 1500 novos quartos até 2019 (ler aqui). Agora, em meados de 2016, a fasquia subiu e o Pestana Hotel Group tem nos seus planos abrir nestes próximos cinco anos mais de três mil quartos em 20 novos hotéis. Depois de ter desenvolvido 11 projectos nos últimos cinco anos, os próximos cinco são considerados “o maior ciclo de crescimento que o grupo já teve”, anunciou o responsável durante um encontro com a imprensa. Este momento e respectivos projectos vão “reforçar a diversificação” do grupo e contribuem para a “afirmação como cadeia internacional”.
Ao todo, são 170 milhões de euros em investimento, dos quais 70 milhões em projectos em Portugal e 100 milhões em projectos internacionais, onde se destaca a Europa e a América do Norte. Dos mais de 3 mil novos quartos, 56% vão estar localizados em Portugal. “Apesar do grande crescimento do grupo no estrangeiro, em Portugal o crescimento vai ser significativo”, indicou.
Entre os projectos que abriram este ano e os que vão abrir nos próximos anos em Portugal estão: o Pestana Bahia Palace (Açores); Pestana Ilha Dourada (Porto Santo); Pestana Dunas (Porto Santo); Pestana CR7 Funchal; Pestana Casino (Funchal); Pestana A Brasileira (Porto); Pestana Freixo (parte II – Porto); Pestana CR7 Lisboa; Pestana Amoreira/Alvor (Algarve); e Pestana Tróia.
No campo internacional, destaque para as cidades europeias numa “clara afirmação” do Pestana Hotel Group na Europa. São eles: Pestana Plaza Mayor (Madrid); Pestana CR7 Madrid – Gran Via; Pestana Amesterdam (Holanda); Pestana Marraquexe (Marrocos); Pestana Montevideu (Uruguai); Pestana Barra da Tijuca (Brasil); Pestana CR7 New York (EUA); Pestana Newark (EUA).
Os novos projectos variam entre si no que ao modelo de negócio diz respeito, apesar de 61% dos novos quartos serem em regime de propriedade, há muitos outros projectos que vão funcionar em regime de arrendamento, concessão, gestão ou ‘real estate’. Uma aposta do grupo na diversificação dos modelos de negócio também para garantir a sustentabilidade do mesmo
Contudo, o Grupo Pestana não se fica por aqui. José Roquette indicou que estão “outros projectos em estudo noutros países da Europa”, com especial destaque para outras cidades do Reino Unido e da Alemanha, países onde o grupo português já está presente. “O objectivo é ter um crescimento orgânico em todos os países onde estamos”, explicou.
No que diz respeito ainda à parceria com o Cristiano Ronaldo, no desenvolvimento da marca Pestana CR7 e dos futuros quatro hotéis, um deles a abrir ainda este mês, José Roquette adiantou que esta é uma parceria “que tem uma perspectiva de futuro muito interessante”, prevendo-se assim novos projectos neste âmbito.