
Patricia Afonso
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
O Governo Regional dos Açores anunciou na segunda-feira o reforço dos voos para a ilha de S. Jorge no período de Verão IATA. São mais 94 voos, o correspondente a um acréscimo de 7.735 lugares disponíveis.
Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo, que falava no decorrer da apresentação da prova ATR-Azores Triangle Adventure, indicou que este reforço acontece no âmbito da revisão das Obrigações de Serviço Público do Transporte Aéreo interilhas.
O governante reconheceu que “isto não é tudo, mas é uma componente importante ao nível da acessibilidade”. Acessibilidade esta que é complementada com o transporte marítimo no ‘Triângulo’ (conjunto com as ilhas do Faial e do Pico), “ uma aposta de sucesso” que, entre 2012 e 2015, registou mais cerca de 60 mil passageiros e demonstra que o investimento realizado pelo Executivo Regional “está a produzir os seus efeitos, no sentido de contribuir de uma forma determinante para o incremento e a dinamização da economia local da ilha por via do sector do Turismo”.
Vítor Fraga reiterou que 2015 foi o melhor ano de sempre para o Turismo no arquipélago, que ultrapassou a meta dos 1,5 milhões de dormidas, um aumento de 44% em três anos. No caso de São Jorge, o acréscimo de dormidas entre 2012 e 2015 foi de 99,5% – mais 18.219 –, um valor que resulta do “trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas” e que deve ser considerado um “ponto de partida, que nos obrigue a ser cada vez mais exigentes, na perspectiva de prestarmos continuamente um serviço de maior qualidade a todos quantos nos visitam”.
Os primeiros meses de 2016 têm-se revelado igualmente positivos para a ilha. No primeiro trimestre, São Jorge contabilizou uma subida de 6,1% dos proveitos na hotelaria tradicional, e, entre Janeiro e Abril, foi verificado um aumento de 16,6% dos passageiros desembarcados no aeroporto .