NAU Hotels & Resorts quer apostar nos eventos
Este ano, durante mais de dois meses, a Herdade dos Salgados acolhe cerca de 20 mil pessoas no âmbito do ‘Tiguan Experience’, um evento da Volkswagen que decorre até 24 de Abril. No entanto, o grupo tem ainda outro evento desta dimensão em negociação para 2017.
Marta Barradas
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Desde o passado dia 1 de Fevereiro até ao próximo dia 24 de Abril, o grupo NAU Hotels & Resorts acolhe, na Herdade dos Salgados, o evento ‘Tiguan Experience’, da marca de automóveis alemã Volkswagen. No total, são cerca de 20 mil pessoas que se deslocam à unidade situada em Albufeira, no Algarve.
De acordo com Mário Azevedo Ferreira, CEO dos NAU Hotels & Resorts, a aposta na organização de eventos é crucial para a operação do grupo hoteleiro: “Faz parte da nossa estratégia, claro que não temos o mesmo tipo de infraestruturas em todos os hotéis, mas a área de Meeting & Events é crítica para o grupo. Temos uma equipa dedicada, mantemos uma boa relação com os DMC’s e de facto é importante para nós”.
O responsável, que falava esta quinta-feira aos jornalistas, à margem da apresentação do novo automóvel da marca Tiguan, da Volkswagen, revelou ainda que se encontra já em negociação com outra marca automóvel, para a organização de um novo evento semelhante e da mesma dimensão para o próximo ano, embora seja um negócio que ainda não está fechado. Segundo o CEO do grupo, este é um segmento que tem “um peso, num ano como este, de 15% para a facturação total do grupo”.
Questionado ainda sobre o peso deste evento na facturação anual do grupo, Mário Azevedo Ferreira destaca, sem revelar o valor, que “se não tivéssemos este evento, não teríamos mantido cerca de 200 postos de trabalho durante o Inverno, não teríamos contratado cerca de 400 pessoas adicionais três meses antes do período normal de contratação, não teríamos aberto mais cedo três unidades hoteleiras, (…). Globalmente, esta operação representa mais de 50% da nossa facturação em época baixa e cerca de 10% do ano todo”.
Durante o evento, as duas unidades do grupo – Salgados Palace e Salgados Palm Village Apartments & Suites – vão superar os 60% de taxa de ocupação, embora com alguns dias de pausa durante a Páscoa e na transição de alguns dos grupos convidados pela marca automóvel alemã.
Eventos ajudam combate à sazonalidade
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, salientou, no âmbito deste encontro, que são este tipo de eventos que ajudam no combate à sazonalidade de destinos como o Algarve. “Este evento teve a capacidade de manter esta operação durante os meses de época baixa, estamos a falar de Fevereiro, portanto há aqui uma grande capacidade de garantir que o hotel não fechou ao longo do ano. Esta é de facto uma das formas de combater a sazonalidade, a par de outras, tais como a diversificação de produtos como o turismo de natureza e a promoção de estágios desportivos”.
A governante afirmou ainda que, “porque reconhecemos que isto é um atractivo para o Algarve e para o País, criámos uma equipa de Captação de Congressos Internacionais e de eventos corporativos de dimensão” [ler mais aqui].
A secretária de Estado do Turismo destacou ainda o peso deste evento na região: “Os números são cerca de 20 mil pessoas, 20 mil dormidas, 100 mil refeições e 600 postos de trabalho. Foram estes os números que me interessaram reter. Isto demonstra que este tipo de eventos é uma das respostas que satisfazem a necessidade que temos do turismo ao longo de todo o ano e não uma actividade sazonal”.
Mário Azevedo Ferreira destacou ainda a importância de grandes eventos, não só para o grupo NAU Hotels & Resorts, como para a região do Algarve. “No final desta operação teremos mais de 20 mil ‘room nights’, serviremos 100 mil refeições nos nossos hotéis se incluirmos tudo, os hóspedes, o staff e os membros da Volkswagen. É uma operação fantástica, estratégica para o nosso grupo, mas também acredito que estratégico para a cidade de Albufeira, para o Algarve e para Portugal”, frisou o responsável.