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B the travel brand abre em Portugal

A rede de agências de viagens do Grupo Barceló vai ter lojas em Lisboa e no Porto, baseadas num conceito premium. Constantino Pinto é o responsável pela marca de lazer do grupo espanhol em Portugal.

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A rede de agências de viagens do Grupo Barceló vai ter lojas em Lisboa e no Porto, baseadas num conceito premium. Constantino Pinto é o responsável pela marca de lazer do grupo espanhol em Portugal.

Portugal é o destino escolhido para a expansão internacional da B the travel brand, rede de agências de viagens do Grupo Barceló dedicada ao segmento de lazer, que anteriormente se denominava por Viajes Barceló. Depois de consolidar a marca em Espanha, o grupo espanhol optou pelas cidades de Lisboa e Porto para abrir as duas primeiras lojas internacionais da B the travel brand até à Páscoa. Constantino Pinto é o responsável pela marca em Portugal, exercendo as funções de director comercial no nosso país.
Em entrevista ao Publituris, o responsável explicou quais os objectivos que o grupo tem para o mercado português e como se vai proceder a expansão das lojas em Portugal. Constantino Pinto começa por explicar que, por ser um mercado de proximidade, Portugal foi a escolha natural para se iniciar esta expansão internacional,

cuja denominação B the travel brand já foi desenvolvida com esse propósito. O facto de já ter uma estrutura montada em Portugal, com a existência da Barceló Escalatur, dirigida por Mafalda Bravo, dedicada ao segmento corporate, e o “potencial reconhecido” do mercado português foram motivos suficientes para este avanço. “O nosso objectivo, numa primeira fase, é a abertura de duas lojas em Lisboa e outras duas no Porto, com um conceito um pouco diferente do habitual”. Até ao Verão, prevê-se que as quatro lojas estejam todas operacionais.

Conceito diferenciador
Em Espanha, a agência de viagens tem implementado o conceito de agências tradicionais B the travel brand e, mais recentemente, um conceito premium com uma loja em Madrid. Para Portugal, o objectivo é implementar apenas o conceito premium com lojas em Lisboa e no Porto.


“Estas lojas premium em Espanha estão orientadas para um segmento de cliente médio-alto, mas não há neste tipo de conceito qualquer tipo de pretensiosismo. Aquilo que se pretende é criar um espaço diferente para que, quem quer pensar a sério na sua viagem de férias, tenha um espaço adequado para o fazer”. Privilegiando todos os canais possíveis, desde o tradicional, ao online, as agências vão ter três zonas diferenciadoras: a de acolhimento, onde os clientes possam fazer as suas consultas, seja de forma tradicional ou digital através de tablets; a de atendimento, que prima pelo espaço oferecido, de forma a privilegiar a privacidade de cliente no momento da escolha das suas férias; por último, uma área com soluções multimédia para fazer apresentações sobre os destinos a pequenos grupos ou famílias com um atendimento personalizado. Contudo, o responsável esclarece que as lojas premium em Portugal “não vão ao extremo da exclusividade como temos em Espanha, mas estão muito próximas disso”. A ideia, explica, “não é ser mais uma rede de agências e, repito, não há qualquer tipo de pretensiosismo nisto, apenas uma estratégia que julgamos ser a adequada. Queremos ser uma rede diferente e que diga algo diferente ao cliente”. O responsável acredita que este conceito não vai conflituar com o que já existe no mercado, pois aposta num conceito mais exclusivo, um mercado que acredita haver cada vez mais potencial. “As empresas que, em Portugal, se dedicam exclusivamente a este segmento são todas elas sólidas.” Constantino Pinto explica que “atenderemos todo o tipo de cliente [e não apenas o de classe alta], o que queremos é trazer para o cliente a qualidade de atendimento a que ele eventualmente não teria acesso numa loja tradicional”. No que diz respeito à programação, o director comercial para Portugal esclarece que, sendo uma estrutura vertical, a B the travel brand vai dar prioridade à programação própria do grupo, mas não irá descurar as parcerias com outros operadores turísticos e fornecedores. “O grande objectivo é servir o cliente e dar-lhe aquilo que pretende, mas é uma prioridade vender o produto que é construído por nós por vários motivos: Primeiro, porque envolve investimento, tem risco; em segundo lugar, porque é um produto de qualidade, e somos nós que o construímos”, tornando-se assim mais competitivo. Esta implementação da marca de lazer do Grupo Barceló em Portugal vai também consolidar a presença do grupo no País, onde já estão com a Barceló Escalatur, como já referido, empresa do grupo com a qual vão fomentar sinergias. Mas não só para a rede de agências está prevista a expansão do grupo, pois a operação turística do Grupo Barceló em Portugal também será reforçada em Portugal. Segundo o responsável, com a B the travel brand, o grupo conta com uma estrutura própria no mercado que “ajude a distribuir esse produto”.

“Queremos é trazer para o cliente a qualidade de atendimento a que ele eventualmente não teria acesso numa loja tradicional”

 

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Franchising e associação
O processo de expansão da B the travel brand vai fazer-se, numa fase posterior, por mais lojas próprias. O número de agências não é o que interessa à B the travel brand em Portugal, mas sim a qualidade das mesmas. “O que nos interessa é ter uma presença nas zonas onde realmente seja necessário estar”, indica, justificando que existe abertura e condições do projecto para abrir lojas noutras cidades do país se for considerado estratégico para o grupo. Constantino Pinto sublinha que “a base de tudo isto é a sustentabilidade, fazer com que o negócio seja rentável e compense”, acrescentando que “a nossa estrutura própria será sempre uma estrutura moderada, até porque hoje em dia não se justifica ter agências por tudo quanto é sítio. Optamos por ter agências muito mais representativas, mais visíveis”. Também o franchising da marca e a associação vão ser “partes importantes da nossa expansão”, faltando apenas ultimar os moldes concretos dos mesmos. “O que pretendemos é que os níveis e os padrões de exigência sejam muito semelhantes no que diz respeito à qualidade de atendimento. É evidente que não seremos tão exigentes no que diz respeito à dimensão das lojas”.
Questionado sobre os acontecimentos que marcaram algumas empresas espanholas da distribuição também no mercado português e se estes podem afectar a receptividade do cliente português à agência do Grupo Barceló, o responsável refere que “é óbvio que houve alguma preocupação por parte do mercado em relação às empresas espanholas, mas isto foi fruto duma época, de um contexto e de um estilo de gestão que hoje em dia já não se pratica e que no Grupo Barceló não existe seguramente”. O mesmo sublinha que “o Grupo Barceló tem pautado a sua conduta pela prudência, associada a uma gestão muito rigorosa. E esta é, pelo que tenho entendido, a filosofia do Grupo Barceló, ou seja, crescer com uma estratégia muito bem delineada, dando passos muito pensados e firmes”, sustenta.

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Turismo de Portugal recebe galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025
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Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025

Pelo segundo ano consecutivo, o Turismo de Portugal ganhou o prémio de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025.

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O Turismo de Portugal venceu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025, numa cerimónia que teve lugar em Sevilha, Espanha – um prémio que celebra a excelência no marketing dos destinos, reconhecendo as entidades que impulsionam o crescimento da conectividade aérea.
Este reconhecimento destaca o trabalho realizado pelas companhias aéreas, aeroportos e destinos, juntamente com a sua estratégia contínua para 2025.
Através de esforços concertados, que incluem a criação de incentivos, a identificação de oportunidades de mercado e o envolvimento em campanhas de marketing conjuntas, o Turismo de Portugal alcançou um sucesso significativo no desenvolvimento de rotas e no crescimento sustentado da conectividade. Este prémio reconhece, assim, o esforço e o trabalho desenvolvido na última década, em estreita colaboração com as companhias aéreas parceiras, no sentido de oferecer rotas sustentáveis.
Os finalistas na categoria “Destino”, foram avaliados por um painel de juízes de companhias aéreas que pontuaram os destinos que consideram ter oferecido o melhor apoio de marketing nos últimos doze meses.
Com este prémio, reforça-se, também, a importância do papel do Turismo de Portugal no apoio à tomada de decisão e na dinamização das políticas públicas de turismo que promovam a conectividade aérea internacional para Portugal, e reforçando a competitividade do país.
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AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação

A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve iniciou as celebrações dos seus 30 anos com tiveram início na quinta-feira, dia 10 de abril, com uma cerimónia pautada por diversas homenagens, entre associados e personalidade que foram determinantes na vida da associação.

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Durante o evento, realizado no edifício sede, em Albufeira, foi inaugurada a Galeria dos Presidentes, que evoca todos os associados que integraram a presidência da Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, seguindo-se ao descerramento de um memorial de homenagem a Elidérico Viegas, fundador da AHETA e presidente durante 26 anos, falecido em novembro de 2024.

Na mesma cerimónia, foram igualmente homenageados, com a entrega de um troféu, os associados que participaram na escritura de constituição da AHETA e nos primeiros corpos sociais, assim como outras personalidades que contribuíram e contribuem para a atividade da associação. Entre os quais os funcionários Lígia Santos, Patrícia Nunes e Ricardo Baptista, este último trabalha na AHETA há precisamente 30 anos.

As qualidades de Elidérico Viegas, não só pessoais como profissionais, foram elogiadas por todos quantos usaram da palavra e, em particular, pelo seu amigo e jornalista Ramiro Santos, o qual lhe dedicou um texto. Ramiro Santos referiu-se a Elidérico Viegas como um “homem íntegro”, cuja “obra está para além do Algarve”.

Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur, que faz parte da direção da AHETA desde o início, fez um balanço destas três décadas de existência da associação. O empresário considera que “esta é uma caminhada que a todos deve orgulhar, mas há uma parte que deve entristecer, pois existe um conjunto de infraestruturas que continua por resolver e a culpa é de todos”, dando vários exemplos, como o Hospital Central; a conclusão das melhorias da EN 125 ou a ligação ferroviária ao aeroporto.

Também presente no evento, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado falou da influência que a AHETA sempre exerceu no setor, para realçar que associação é “um parceiro estratégico importante para dar força aos empresários”, tendo igualmente um “papel clarificador acerca da indústria do turismo”.

Outro ponto alto das comemorações do 30º aniversário da AHETA será a Conferência Turismo +30, agendada, agendada para 29 de maio, e que acontece no Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, em Albufeira.

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Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo

A escala inaugural em Lisboa foi assinalada com a tradicional cerimónia de troca de placas a bordo, que contou com a participação do capitão Diego Michelozzi, assim como de representantes do Porto de Lisboa e de várias autoridades nacionais.

Inês de Matos

O EXPLORA I, primeiro navio da Explora Journeys, a companhia de luxo do grupo da MSC Cruzeiros, realizou esta segunda-feira, 14 de abril, a primeira escala em Lisboa, momento que foi assinalado com uma cerimónia a bordo e que aconteceu durante a viagem de reposicionamento do navio no Mediterrâneo, onde vai ficar até outubro.

A escala inaugural em Lisboa foi assinalada com a tradicional cerimónia de troca de placas a bordo, que contou com a participação do capitão Diego Michelozzi, assim como de representantes do Porto de Lisboa e de várias autoridades nacionais.

Após a cerimónia, Silvia Oliveira, sales executive da Explora Journeys em Portugal, realizou uma pequena apresentação do EXPLORA I, navio que inaugurou os cruzeiros de luxo da Explora Journeys, uma marca que tem raízes “no profundo respeito pelos Oceanos”, assim como nas tradições marítimas.

Com “461 suítes, todas vista mar, e com varandas que são as maiores do setor”, cujas áreas variam dos 35 aos 280 metros quadrados, o EXPLORA I é um navio de perto de 65 mil toneladas, que prima pelo “design minimalista”, assim como pela qualidade do serviço a bordo, como indica o rácio de 1,25 passageiros para cada tripulante.

Destaque merece também a gastronomia a bordo, que é apontada mesmo como “um ex-libris”, já que os passageiros têm à disposição seis restaurantes, todos incluídos na tarifa, com exceção do Anthology, que é “um restaurante com chef com estrela Michelin, com sete degustações” e que está apenas incluído nas tarifas superiores.

Emporium Market Place, que é uma espécie de buffet com oito estações gastronómicas; Sakura, dedicado à cozinha oriental; Marble & Co, que aposta nas carnes; Fil Rouge, de cozinha francesa; e Med Yacht Club, de gastronomia mediterrânica, constituem as restantes opções gastronómicas.

O EXPLORA I conta ainda com três piscinas exteriores climatizadas, uma interior com cobertura retrátil, ginásio com zona interior e exterior, 64 cabanas e jacuzzis, assim como Spa com cerca de mil metros quadrados e zona termal, com piscina interior.

Disponíveis estão ainda vários lounges e bares, incluindo um bar de charutos e o Malt Whisky Bar, casino, assim como um espaço dedicado aos mais novos, já que o navio também está pensado para famílias, dispondo, por isso, de 78 suítes comunicantes.

A tarifa inclui também bebidas ilimitadas, incluindo vinhos de excelência e licores premium, Wi-Fi a bordo, assim como programas de bem-estar e fitness, taxas, e transporte do porto para o centro da cidade.

Verão 2025 no Mediterrâneo

O EXPLORA I fez também a sua escala inaugural em Ponta Delgada, na passada sexta-feira, 11 de abril, num itinerário que vai ainda passar por Espanha e que vai colocar o navio no Mediterrâneo, onde vai ficar ao longo do verão de 2025.

Em novembro, o EXPLORA I regressa à América Central e Caraíbas, onde vai ficar até março de 2026, altura em que regressa novamente ao Mediterrâneo para mais uma temporada de verão.

“Em novembro, o navio vai estar posicionado na América Central e nas Caraíbas, habitualmente fazemos os portos mais emblemáticos e outros menos conhecidos”, revelou Silvia Oliveira, explicando que, na Explora Journeys, as “travessias mais lentas para o cliente aproveitar mais, as excursões são diferentes” e existem “overnights para aproveitar o tempo em escala”.

“A filosofia é o Ocean State of Mind, ter tempo e espaço”, resumiu a responsável.

 

 

 

 

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Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028

O Egito estabeleceu a meta de atrair 30 milhões de turistas anualmente até 2028, conforme anunciado pelo Presidente da República, Abdel Fattah El-Sisi. A iniciativa visa impulsionar a economia do país através do fortalecimento do setor turístico, que é uma fonte significativa de divisas e empregos.

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Em 2024, o país recebeu aproximadamente 15,78 milhões de turistas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior e um novo recorde de chegadas. A estratégia do governo para dobrar esse número inclui a expansão da capacidade hoteleira, a melhoria da infraestrutura e a promoção do rico patrimônio cultural egípcio.

Os principais projetos que apoiam esse objetivo incluem o desenvolvimento do Grande Museu Egípcio, próximo das Pirâmides de Gizé, onde foi criado um novo centro de visitantes e sistema de trânsito, já em operação, e a reforma do histórico Museu Egípcio no Cairo. Além disso, estão em andamento esforços para aumentar a capacidade de voos e agilizar os processos de visto, facilitando o acesso de visitantes internacionais.

O ministro Turismo e Antiguidades, Ahmed Issa, enfatizou a importância do envolvimento do setor privado e de parcerias internacionais para atingir esses objetivos. O plano, segundo a imprensa egípcia, também inclui campanhas de marketing direcionadas para atrair turistas de mercados emergentes e diversificar a oferta turística do Egito para além dos locais históricos tradicionais, incluindo resorts de praia, ecoturismo e viagens de aventura.

Novo centro de visitantes e sistema de trânsito nas Pirâmides de Gizé

Entretanto, uma nova era de exploração começou no sítio arqueológico mais icônico do Egito, graças a um amplo projeto de remodelação liderado pela Orascom Pyramids Entertainment em colaboração com o Ministério do Turismo e Antiguidades. A tão aguardada reforma, que inclui novas máquinas de bilhetes a um sistema de transporte atualizado, visa tornar a exploração das Pirâmides mais tranquila, inteligente e imersiva.

O antigo “Portão da Casa Mena” deu lugar a uma nova entrada principal: “O Grande Portão”, localizado na estrada Cairo-Faium. Uma vez lá dentro, os visitantes vivenciam uma experiência totalmente remodelada, começando pelo novo “Centro de Visitantes” acessível para cadeiras de rodas, onde é possível retirar os bilhetes de entrada em elegantes máquinas de autoatendimento, passar pela segurança sem dificuldades e apreciar um moderno salão de exposições repleto de réplicas de artefatos, infográficos e um filme histórico que reinventa o Egito Antigo.

A imprensa local dá ainda conta de uma nova área de compras para souvenirs e itens essenciais, um lounge VIP para quem pretender algo mais sofisticado e um terminal rodoviário central pronto para conduzir o visitante pela zona arqueológica. O novo sistema de transporte conta com paragens designadas em cada sítio arqueológico principal — da Grande Pirâmide de Quéops à Esfinge —, com mais serviços para hóspedes e cafetarias ao longo do percurso.

Só no primeiro dia do teste, o local recebeu mais de 12 mil visitantes, mais do que o dobro da média diária habitual. Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades, esta mudança resultou num aumento de 120% no tráfego, com todos os sete novos pontos de autocarros a operar em toda a zona arqueológica.

 

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Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo

O setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países que compõem, desde 1981, o Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo (GCC-Stat) – Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, Kuwait, Omã e Catar.

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Os dados mais recentes divulgados pelo Centro Estatístico do Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo (GCC-Stat) indicam que a contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da região, até o final de 2024, atingiu aproximadamente 11,4%, com um valor de 247,1 mil milhões de dólares.

Os dados também demonstram que a taxa de crescimento da contribuição do setor para o PIB do Golfo aumentou em aproximadamente 31,9% face aos números registados em 2019, estimando-se que a contribuição das viagens e turismo atinja os 13,3% em 2034, chegando a 371,2 mil milhões de dólares, com uma taxa média de crescimento anual, entre 2024 e 2034, que deverá ultrapassar 4,2%.

Por outro lado, as estatísticas indicam que a taxa média de crescimento anual do número de turistas entre os países do GCC de 2019 a 2023 atingiu 41,5%, o que representou 26,5% do total de turistas internacionais que chegaram aos países do GCC em 2023.

 

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Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo

De acordo com os dados divulgados pela Airports Council International (ACI) World, o Aeroporto de Atlanta (EUA) continua a ser o aeroporto mais movimento do mundo. Já na movimentação de passageiros internacionais, é o Dubai que lidera.

Victor Jorge

108.067.766. Foi este o número de passageiros que o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (EUA) movimentou no ano 2024, correspondendo a uma subida de 3,3% face ao ano anterior de 2023, mas continuando abaixo dos números alcançados em 2019 (-2,2%).

O Top 3 do ranking da ACI World é completado pelo Aeroporto Internacional do Dubai, com 92.331.506 passageiros, uma subida de 6,1% face a 2023 e um crescimento de 6,9% relativamente a 2019. Dallas Fort Worth International Airport completa o pódio, com 87.817.864 passageiros, um aumento de 7,4% referente a 2023 e +17% quando comprado com o ano 2019.

A maior subida no ranking dos 10 melhores aeroportos foi registada pelo Aeroporto Internacional de Xangai Pudong, que passou da 21.ª posição, em 2023, para o 10.º lugar, em 2024. Esta ascensão foi impulsionada pela ampliação das políticas de vistos, pela retoma e expansão dos voos internacionais, por melhorias operacionais e pela recuperação da região Ásia-Pacífico, em particular da China.

Justin Erbacci, diretor-geral da ACI World, salienta que “no meio de desafios globais, destaca-se a resiliência dos aeroportos mais movimentados do mundo. Estes centros são artérias vitais do comércio, dos negócios e da conectividade”.

Os dados preliminares indicam que o total global de passageiros, em 2024, rondou os 9,5 mil milhões, representando um aumento de 9% em relação a 2023, ou um crescimento de 3,8% face aos níveis pré-pandemia (2019).

Os 10 aeroportos mais movimentados, que representam 9% do tráfego global (855 milhões de passageiros), registaram um aumento de 8,8% em comparação com 2023 e um crescimento de 8,4% face aos resultados de 2019 (789 milhões de passageiros em 2019).

Analisando os principais aeroportos a nível de movimentação de passageiros internacionais, a liderança pertence ao Dubai, com mais de 92,3 milhões de passageiros (+6,1% face a 2023 e + 7% face a 2019), seguindo-se o aeroporto de Heathrow/Londres com 79,2 milhões de passageiros internacionais (+5,7% face a 2023 e +4,1% face a 2019) e o aeroporto de Incheon/Coreia do Sul, com 70,7 milhões de passageiros internacionais (+26,7% face a 2023 e +0,1% face a 2019).

Em 2024, o crescimento do tráfego global de passageiros enfrentou “incertezas significativas decorrentes da evolução dos cenários económicos e geopolíticos”, refere a ACI World, adiantando ainda que “os desafios contínuos nas cadeias de abastecimento e os atrasos na produção por parte dos fabricantes de aeronaves, bem como as tensões geopolíticas, representaram um risco para as oportunidades de crescimento, ao potencialmente alterarem rotas de voo, aumentarem os custos operacionais e afetarem a confiança dos passageiros”.

Além disso, “a ameaça de tarifas aduaneiras gerou preocupações sobre possíveis perturbações no comércio global, o que afetou indiretamente a procura por viagens internacionais e impulsionou o aumento das construções”, frisa a entidade.

Em 2025, a ACI World prevê que o tráfego global de passageiros atinja os 9,9 mil milhões, com uma taxa de crescimento anual de 4,8%. “Embora a procura por viagens continue forte, espera-se que o ritmo de expansão abrande, à medida que os mercados transitam de picos impulsionados pela recuperação para padrões de crescimento estrutural e a longo prazo”, refere a ACI World.

“Desafios-chave como a incerteza económica, as tensões geopolíticas e as limitações de capacidade deverão ter um impacto crescente na trajetória do setor. Nos mercados desenvolvidos, a estabilização da procura, os estrangulamentos nas cadeias de produção de aeronaves e a falta de capacidade nos aeroportos poderão moderar o crescimento”, acrescenta ainda.

A ACI World conclui que “mercados emergentes, o aumento do investimento em infraestruturas e a crescente procura de viagens por parte da classe média deverão continuar a impulsionar a expansão. À medida que a indústria entra numa nova era de crescimento, o setor aeroportuário terá de concentrar-se na viabilidade financeira, no investimento em infraestruturas, na eficiência operacional e na sustentabilidade”.

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Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas

Macau pretende atrair mais visitantes do nordeste e sudeste asiático, bem como da América do Sul, e para tal vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior da RAEM, anunciou o Chefe do Executivo do território, Sam Hou Fai.

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No seu primeiro discurso político desde que tomou posse como chefe do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, no final do ano passado, Sam Hou Fai prometeu expandir proativamente o mercado de turismo internacional, ao mesmo tempo em que melhora a conectividade do aeroporto da RAEM.

A estratégia é concentrar-se em atrair visitantes mais jovens através de campanhas direcionadas, incluindo a organização de eventos internacionais de influenciadores na internet em larga escala para estabelecer Macau como uma “cidade global de influenciadores”, disse o dirigente citado pela imprensa local.

Ao mesmo tempo, propôs a criação de uma zona internacional integrada de turismo e cultura em Macau, a ser construída como um grande marco cultural com influência internacional e altos padrões, integrando funções de cultura, turismo e comércio.

O presidente-executivo também destacou os planos para diversificar a economia da RAEM, dependente de uma única fonte de receita fiscal, que é a indústria de jogos de azar, incentivando as concessionárias de jogos a se envolverem em investimentos não relacionados a jogos, estabelecer indicadores de avaliação para avaliar a eficácia de projetos de investimento não relacionados a jogos e rever regularmente a implementação geral de aprovações e contratos.

 

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Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro

Os aeroportos nacionais registaram um ligeiro decréscimo no movimento de passageiros no mês de fevereiro, totalizando pouco mais de 4,3 milhões. No acumulado dos dois meses de 2025, os números continuam positivos.

Victor Jorge

Em fevereiro de 2025, os aeroportos nacionais movimentaram 4,317 milhões de passageiros, correspondendo a variações de -0,5% face aos 4,338 milhões de fevereiro de 2024 (+5,9% no mês anterior).

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que, no segundo mês de 2025, registou-se o desembarque médio diário de 78,6 mil passageiros, valor superior ao registado em fevereiro de 2024 (76,6 mil; +2,6%).

Em fevereiro de 2025, 82,9% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 1,8 milhões de passageiros (-0,3%), na maioria provenientes do continente europeu (68,7% do total), correspondendo a uma ligeira diminuição de 0,6% face a fevereiro de 2024. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,6% do total de passageiros desembarcados (-6,4%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 82,1% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,7 milhões de passageiros (+1,1%), tendo 68% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um ligeiro crescimento de 0,3% face a fevereiro de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (8,7% do total; -3,2%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e, no ano 2024, o domingo foi o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

Relativamente à movimentação de aeronaves, o mês de fevereiro de 2025 também registou um ligeiro decréscimo de 0,2%, passando de 15.665, no segundo mês em 2024 para os atuais 15.641 de fevereiro de 2025.

Em fevereiro de 2025, Lisboa manteve a liderança na movimentação de passageiros, com 2,361 milhões, correspondendo a uma descida de 2,5% face ao mesmo mês de 2024 (+6,9% em janeiro, 2,416 milhões de passageiros).

Já o Porto, registou uma subida de 2,2% face ao mês homologo de 2024, totalizando 1,015 milhões de passageiros (+2,1% em janeiro, 950 mil passageiros). Faro também manteve o registo positivo (+1,5%), embora o crescimento seja inferior ao do mês de janeiro (+6,1%), totalizando 365 mil passageiros contra os 310 mil do mês anterior.

Dois meses positivos
No acumulado do ano 2025 – janeiro e fevereiro – os números do INE mostram, contudo, uma subida em todos os parâmetros.

Nos primeiros dois meses de 2025, os aeroportos nacionais movimentaram 8,563 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,6% face a igual período de 2024.

Neste período, o aeroporto de Lisboa movimentou 55,8% do total de passageiros (4,8 milhões), +2,1% comparando com os primeiros dois meses de 2024. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 3,6% no movimento de passageiros (675 mil; 7,9% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 22,9% do total de passageiros movimentados (cerca de 2 milhões) e aumentou 2,2%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais nos primeiros dois meses de 2025, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2024 (+2,4% e +0,6%, respetivamente). Reino Unido e Espanha ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem e de destino. Alemanha ocupou a 4.ª posição. A 5.ª posição foi ocupada pelo Brasil enquanto país de origem e pela Itália enquanto país de destino dos voos.

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Arranca parceria entre Ryanair e Expedia

Os voos da Ryanair passam a estar disponíveis na plataforma do Expedia Group.

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Na sequência do anúncio da parceria “OTA Aprovada” em julho passado, a Ryanair revelou que os seus voos passam a estar disponíveis e podem ser reservados através do Expedia Group – uma das maiores empresas de tecnologia de viagens do mundo.

Esta parceria permite também que os clientes do Expedia Group que reservem voos da Ryanair forneçam corretamente os seus dados de contacto e pagamento à Ryanair, garantindo assim o acesso à sua conta myRyanair e o recebimento direto de informações importantes sobre o voo, sem necessidade de concluir o processo de verificação de cliente da Ryanair, exigido a clientes de agências de viagens online não autorizadas.

Dara Brady, diretor de Marketing da Ryanair, diz-se “satisfeito por os voos da Ryanair estarem agora disponíveis para reserva pelos clientes do Expedia Group”, enquanto Greg Schulze, diretor Comercial do Expedia Group, frisa que a parceria com a Ryanair “representa um marco importante na ampliação das opções de viagem para os nossos clientes. Ao integrar a vasta rede da Ryanair, que inclui rotas únicas por toda a Europa, esta colaboração oferece aos nossos clientes nos EUA e na Europa mais escolha e valor, tornando cada viagem numa memória inesquecível”.

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Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão

Representantes da indústria de turismo local destacaram a forte procura por reservas de férias de verão para a Turquia, afirmando que esperam um aumento significativo no número de turistas estrangeiros, especialmente da Europa, bem da Ásia e das Américas.

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O país tem como meta receber 65 milhões de visitantes e 64 mil milhões de dólares em receitas de turismo em 2025. O ano passado, a Turquia recebeu mais de 62 milhões de visitantes e gerou 61,1 mil milhões em receitas turísticas.

O Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Ersoy, afirmou que há “sinais de novos recordes no turismo”, realçando que no ano passado, 6,7 milhões de turistas visitaram a Turquia vindos da Rússia, 6,6 milhões da Alemanha e 4,4 milhões do Reino Unido. “A Turquia tornou-se o destino com o maior número de reservas antecipadas na Alemanha. A nossa meta é receber mais de 7 milhões de visitantes da Rússia e da Alemanha este ano. Além disso, esperamos 4,8 milhões de visitantes do Reino Unido em 2025”, disse o ministro. Espera-se, igualmente, mais visitantes da Polónia, Espanha e Itália em 2025.

Por sua vez, Firuz Bağlıkaya, presidente da Associação de Agências de Viagens Turcas (TÜRSAB), observa que os dados de reservas para a temporada de verão mostram uma procura forte e contínua de famílias alemãs por férias no país, designadamente, para Antália, enquanto Müberra Eresin, presidente da Associação Turca de Hoteleiros (TÜROB), enfatiza que a meta é superar os números de 2024 e, ao mesmo tempo, aumentar os preços médios dos quartos.

 

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