ANA vai investir mais de 71M€ nos aeroportos este ano
Aeroportos portugueses registaram o maior crescimento de sempre, com o Aeroporto de Lisboa a atingir, em 2015, os 20 milhões de passageiros.

Inês Pereira
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
FLOA e GEA Portugal melhoram experiência de compra no setor das viagens com solução Buy Now Pay Later
Turkish Airlines passa a ligar diariamente Sevilha a Istambul a partir de setembro
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
Depois de Espanha turismo de Albufeira mostra-se no mercado norte-americano
Este ano, a ANA vai investir mais de 71 milhões de euros nos aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Funchal e Açores. Remodelações e reformulações, fazem parte do plano, anunciou o presidente do conselho de administração da empresa, Ponce de Leão..
Em Lisboa, o investimento rondará os 33,5 milhões de euros, para reformulação das áreas de controlo, melhoria da capacidade de ‘check-in’, de despacho de bagagem e do controlo de segurança no terminal 1. As obras já estão em curso e deverão estar concluídas em Maio.
No terminal 2 do aeroporto de Lisboa vão também ser feitas obras, no valor de 2,6 milhões de euros, que passam pelo aumento da área de embarque e de pré-embarque. O término das obras está previsto para este Verão. Estas obras devem-se sobretudo devido ao aumento da procura das companhias de baixo custo , que utilizam o terminal 2 do Aeroporto de Lisboa.
“O investimento no terminal 2 não estava previsto, mas num período rápido foram encontradas soluções criativas para resolver o estrangulamento do terminal 2”, adiantou Ponce de Leão.
O aeroporto de Faro receberá o segundo maior investimento da ANA este ano, que deverá atingir os 25 milhões de euros, de um total de 35 milhões de euros orçamentados, que prevê uma remodelação profunda do terminal de passageiros.
O investimento nos aeroportos dos Açores – que mais cresceram em 2015 na sequência da liberalização do transporte aéreo – será de 5,9 milhões de euros, segundo os dados divulgados esta quinta-feira.
Já o aeroporto do Funchal receberá melhorias na eficiência operacional, no valor de quatro milhões de euros, e o aeroporto do Porto de 3,9 milhões de euros.
O anuncio destas obras foi feito no dia em que a empresa decidiu também apresentar os dados de 2015, ano em que os aeroportos portugueses registaram o maior crescimento de sempre. Com um total de 38,9 milhões de passageiros, a fixar um novo máximo, a taxa de crescimento face a 2014 é de 11%. O sucesso global advém do facto de todos os aeroportos do Grupo ANA terem atingido no ano passado os melhores registos de sempre.
O Aeroporto de Lisboa ultrapassou os 20 milhões de passageiros, ou seja, uma subida de 10,7% face ao ano anterior. Nos últimos três anos o aeroporto da capital cresceu 4,8 milhões de passageiros, quando nos oitos anos anteriores o incremento tinha sido de 4,6 milhões.
O Aeroporto do Porto atingiu 8,1 milhões de passageiros, uma subida de 16,7%, ou seja 1,2 milhões de passageiros a mais que em 2014.
Em Faro, o crescimento foi de 6,4%, para os 6,4 milhões de passageiros, enquanto na Madeira se atingiu os 2,7 milhões de passageiros, mais 6,3% que no ano passado. A maior subida percentual foi registada nos aeroportos dos Açores, onde o crescimento foi de 25,7%, chegando a 1,6 milhões de passageiros.