The Tall Ships Races Lisboa 2016 espera 1 milhão de visitantes
APROVELA organiza o evento que na edição de 2012 gerou 9,1 milhões de euros em retorno económico directo.

Inês Pereira
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Depois de 2012 a The Tall Ships Races está de volta a Lisboa, em Julho de 2016. A regata em águas lusas vai ser organizada pela APORVELA, cujo presidente João Lúcio, em declarações ao Publituris referiu que “a The Tall Ships Races é uma excelente oportunidade para afirmar Lisboa como a Capital Atlântica da Europa, reforçando, pela sua identidade e origens, o compromisso histórico da cidade com o mar. É intenção da APORVELA e restantes parceiros co-organizadores contribuir para colocar a cidade e o país na rota da economia do mar, do crescimento azul e do desenvolvimento inteligente, sustentado e inclusivo. Em 2012, na última vez que a regata passou pelo nosso país, as expetativas foram largamente superadas e, portanto, estamos a trabalhar para que o evento do próximo ano seja novamente um verdadeiro sucesso para todos os intervenientes”.
Recorde-se que na última vez que a regata passou pelo nosso país, estiveram em Lisboa 4.700 espetadores estrangeiros, num evento que gerou 9,1 milhões de euros de retorno económico direto.
Para a edição de 2016, e “a aproximadamente seis meses da realização da regata, são já 33 os navios inscritos, o que quer dizer que está para já confirmada a presença de 1.200 tripulantes de várias nacionalidades. É um número que vai seguramente aumentar à medida que forem surgindo novas inscrições. Esperamos uma edição com mais de 50 grandes veleiros de todo o mundo, 3.500 jovens tripulantes de várias nacionalidades e cerca de 1 milhão de visitantes” refriu João Lúcio.
De acordo com o presidente da instituição, para a APORVELA “enquanto Instituição Sem Fins Lucrativos, participar na organização do maior festival gratuito da Europa e do maior evento náutico do país significa poder manter vivas as tradições dos grandes navios de vela e, ao mesmo tempo, promover o encontro entre culturas, entre as suas gentes, levando a tradição das navegações portuguesas aos quatro cantos do mundo tem como objetivo promover a ligação dos portugueses com o mar e a preservação do património náutico nacional. Mantemos uma especial ligação à juventude, formando marinheiros em programas de treino de mar e vela a bordo da Caravela Vera Cruz e de grandes veleiros que todos os anos participam nas Tall Ships Races”.
O evento vai decorrer no novo Terminal de Cruzeiros entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço. Ao longo do rio e das embarcações, estender-se-á o Passeio dos 7 Mares dividido por zonas que terão várias atividades culturais e recreativas durante os quatro dias do evento, desde concertos, workshops, exposições, entre muitas outras atrações. “Se tiver de destacar alguns momentos, destacaria a chegada dos grandes veleiros a Lisboa, a oportunidade única que os visitantes terão de subir a bordo e conhecer cada um dos navios, o fogo-de-artifício e ainda o desfile naútico no Rio Tejo que marca a largada da Regata rumo a Cádiz” salientou João Lúcio.
O evento acontece de 22 a 25 de Julho do próximo ano.