Assine já
Alojamento

Hotelaria nacional com aumento sustentado de Janeiro a Outubro

De acordo com dados divulgados pelo INE, houve um aumento de 8,7% no número de hóspedes e de 6,4 no total das dormidas, enquanto os proveitos totais cresceram em 13,1% face ao mesmo período de 2014.

Marta Barradas
Alojamento

Hotelaria nacional com aumento sustentado de Janeiro a Outubro

De acordo com dados divulgados pelo INE, houve um aumento de 8,7% no número de hóspedes e de 6,4 no total das dormidas, enquanto os proveitos totais cresceram em 13,1% face ao mesmo período de 2014.

Marta Barradas
Sobre o autor
Marta Barradas
Artigos relacionados
Grândola vai ter um novo hotel
Alojamento
Reservas em baixo, falta de trabalhadores e fé no mercado interno. Assim se perspetiva o verão na hotelaria
Alojamento
Mercado britânico representou 25% das dormidas de não residentes em maio
Homepage
Grupo Mercan inaugura boutique hotel de luxo no Porto em investimento de 11 milhões de euros
Homepage

A hotelaria nacional registou, no passado mês de Outubro, um total de 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas, resultados que revelam um crescimento de 10,0% e 6,9%, respectivamente, face ao mesmo período do ano de 2014. Já no acumulado de Janeiro a Outubro, o aumento nestes dois indicadores foi igualmente positivo, de 8,7% no número de hóspedes e de 6,4 no total das dormidas em estabelecimentos hoteleiros em Portugal.

De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), também nos proveitos houve um crescimento sustentado no sector hoteleiro do País durante o mês de Outubro. Os proveitos totais fixaram-se em 228,1 milhões de euros e os de aposento em 157,7 milhões de euros, correspondendo assim a crescimentos de 14,4% e 14,9%, respectivamente. Já no período de Janeiro a Outubro, os proveitos totais aumentaram 13,1% e os de aposento 14,6% face ao ano de 2014.

Os apartamentos turísticos apresentaram neste mês um aumento expressivo ao nível das dormidas, em 15,8%, sendo ainda de referir as pousadas (+9,8%), os aldeamentos turísticos (+9,3%) e os hotéis (+7,5%). Nos hotéis, todas as categorias evidenciaram aumentos acima de 6% neste mesmo indicador.

A estada média, que se fixou nas 2,75 noites, continua a apresentar uma evolução negativa, com um decréscimo de 2,8% face ao mês homólogo. Também no período de Janeiro a Outubro os resultados foram negativos , com um decréscimo de 2,1%, fixando-se nas 2,85 noites.

Já a taxa líquida de ocupação-cama foi de 47,9%, um acréscimo de 2,5 p.p., o que se traduz numa evolução que superou as dos últimos meses (Agosto e Setembro). No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a taxa de ocupação foi de 49,1% (+2,1 p.p.).

O rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) no mês de Outubro foi de 37,7 euros, o que representa um aumento de 14,6%. Neste indicador, foi Lisboa que apresentou o valor mais elevado (64,7 euros), seguida pela R. A. Madeira (42,7 euros).

Mercado interno abranda no mês de Outubro

Os residentes representaram um total de 990,1 mil dormidas, aumentando em 2,3% face a Outubro do ano passado, mas desacelerando face ao mês anterior, cujo crescimento foi de 5,0%. Já no período acumulado de Janeiro a Outubro, o crescimento foi de 4,9%.

Já os mercados externos contribuíram com um total de 3,5 milhões de dormidas no mesmo mês, o que representa um aumento de 8,3% face a igual período de 2014. Este resultado superou o dos meses anteriores (+6,6% em Setembro e +4,5% em Agosto), enquanto no acumulado dos dez primeiros meses do ano as dormidas de não residentes aumentaram em 7,1%.

No que diz respeito a nacionalidades, o mercado britânico apresentou um expressivo acréscimo nas dormidas (+12,4%), crescimento que apenas foi superado no mês de Julho. Já o alemão, que cresceu em 8,3%, desacelerou ligeiramente face aos últimos meses (+9,5% em Setembro e +13,3% em Agosto). A Espanha e França apresentaram incrementos significativos, de 17,8% e 10,7%, respectivamente, enquanto o Brasil, Bélgica e Irlanda revelaram evoluções negativas, de -9,8%, -9,0% e -2,8%, respectivamente.

Sobre o autorMarta Barradas

Marta Barradas

Mais artigos
Artigos relacionados
Transportes

Reservas para o MSC World America já estão disponíveis

A MSC Cruzeiros abriu esta quarta-feira as vendas para o MSC World America, o segundo navio da “World-Class” da companhia, que oferecerá itinerários com partida de Miami para as Caraíbas a partir de abril de 2025

O MSC World America navegará a partir do novíssimo Terminal de última geração da MSC Cruzeiros em PortMiami, exclusivamente em itinerários de sete noites nas Caraíbas durante a sua temporada inaugural.

Os itinerários do navio são concebidos para maximizar o tempo disponível para os passageiros descobrirem os vários portos de escala. Todos os itinerários incluirão escalas na Ocean Cay MSC Marine Reserve-o destino privado da MSC Cruzeiros nas Bahamas.

Nas Caraíbas Orientais, o MSC World America escalará Puerto Plata, República Dominicana; San Juan, Porto Rico; Ocean Cay MSC Marine Reserve, Bahamas, enquanto nas Caraíbas Ocidentais as escalas serão em Costa Maya e Cozumel, México; Roatán, Honduras; Ocean Cay MSC Marine Reserve, Bahamas.

O MSC World America, de acordo com nota de imprensa da companhia de cruzeiros, “será otimizado para cruzeiros na América do Norte com novos restaurantes, bares, espaços públicos e experiências concebidas para criar uma experiência de cruzeiro verdadeiramente memorável. A bordo, diferentes culturas juntar-se-ão provenientes de todo o mundo à medida que o design europeu encontra o conforto americano”.

Uma das novas experiências revolucionárias desenvolvidas a bordo do MSC World America será o The Harbour-um novo destino ao ar livre no deck 20, especialmente concebido para crianças e famílias se reunirem, brincarem e relaxarem juntas, revela a MSC Cruzeiros. Combinando uma ampla variedade de aventuras, o The Harbour inclui atividades como o parque aquático, recursos aquáticos interativos, experiências emocionantes e áreas convidativas para relaxar com petiscos e bebidas frescas.

Os membros do MSC Voyager’s Club que reservarem até 12 de abril de 2023 receberão um crédito a bordo de 50€ e beneficiarão também dos seus habituais benefícios Voyager´s Exclusives quando fizerem reservas com mais de 12 meses de antecedência, incluindo um desconto de 5% +5%, o dobro dos pontos de membro para o tipo de experiência escolhida e um crédito a bordo adicional de 50€.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras

MS Collection reforça equipa de Top Management

Margarida Antão e João Moita da Silva acabam de assumir a Direção Geral e a Direção de Operações, respetivamente, da marca hoteleira de luxo, MS Collection.

A MS Collection, marca que representa o segmento hoteleiro de luxo do MS Group, acaba de reforçar a sua equipa de Top Management, com a entrada de Margarida Antão e João Moita da Silva que assumem, respetivamente, os cargos de Diretora Geral e Diretor de Operações.

Com um percurso profissional consolidado na hotelaria de luxo, estes profissionais trabalham juntos há mais de uma década e partilham a mesma visão no que respeita aos atributos diferenciadores de um hotel cinco estrelas. Ambos já passaram pelo Verride Palácio de Santa Catarina, Vidago Palace Hotel, VidaMar Hotels & Resorts e The Vintage Lisboa Hotel. Atualmente, estão a preparar a abertura do MS Collection Aveiro – Palacete Valdemouro.

Em termos de formação académica, Margarida Antão é licenciada em Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, enquanto João Moita da Silva é formado em Gestão e Administração Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Vila do Conde.

“Não pretendemos só abrir hotéis de cinco estrelas, mas sim operar em locais únicos, com história, com o preciosismo e detalhe levados ao extremo, e é nisto que acreditamos para prestarmos um serviço de excelência”, reforça a diretora geral MS Collection.

João Moita da Silva, o MS Group acredita que “podemos aportar valor ao projeto e fazer algo diferente numa região (Aveiro) que ainda hoje precisa de crescer no que toca à hotelaria no segmento de luxo”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras

Amazing Evolution tem novo diretor comercial

A Amazing Evolution, empresa de gestão hoteleira que se dedica à hospitalidade, com cerca de duas dezenas de projetos no seu portefólio, localizados em diferentes regiões do continente e ilhas, tem novo diretor comercial. É Pedro Dias de Sousa.

O profissional, que irá assumir a Direção de Vendas e de Revenue Management, com vista a alavancar o crescimento e sucesso da equipa da Amazing Evolution e dos seus clientes, possui mais de 20 anos de experiência no setor hoteleiro.

Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas e com uma especialização em Hotel Management pela Cornell University, Pedro Dias de Sousa desenvolveu a sua carreira em Revenue Management e vendas em Portugal, Reino Unido e mais recentemente na Dinamarca.

Com passagens em diversas marcas hoteleiras nacionais e internacionais, desenvolveu as suas competências em gestão de processos de venda, distribuição, planeamento estratégico, pricing e forecasting, acompanhando de perto as tendências e evolução do mercado.

Além do trabalho desenvolvido na indústria hoteleira, o novo diretor comercial da Amazing Evolution acrescenta ainda à sua experiência mais recente, a especialização em vacation rental, como Revenue Performance Manager do grupo Awaze na Dinamarca.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Goa e Portugal procuram cimentar ligações históricas e fortalecer cooperação no setor do turismo

Goa e Portugal podem aproveitar a sua ligação histórica e fortalecer a cooperação entre as duas regiões através da criação de pacotes turísticos especiais para os cidadãos de ambos os países, de acordo com a responsável pela Formação e Educação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais, que esteve recentemente em Goa.

Ana Paula Pais, que esteve recentemente em Goa para participar de um programa internacional de intercâmbio estudantil disse ainda à imprensa local que a delegação de estudantes e docentes portugueses pôde conhecer e compreender as culturas e tradições dos habitantes de Goa, durante o programa de intercâmbio intensivo de quatro semanas.

“Podemos melhorar a promoção com base nas nossas ligações históricas, implementar pacotes turísticos específicos e ter mais informações. Iniciativas como a que o ministro do Turismo da Índia teve recentemente com o nosso governo durante a nossa feira nacional de turismo em Lisboa são muito importantes para fortalecer a cooperação entre os dois países”, disse a responsável.

A delegação portuguesa composta por 12 alunos, oriundos de 12 Escolas do Turismo de Portugal, foi acolhida, segundo a imprensa goesa, pelo VMSalgaocar Institute of International Hospitality Education (VMSIIHE), no âmbito do ‘Collaborative International Training and Education Program’ com o Turismo de Portugal, com o objetivo de familiarizá-los com a hospitalidade, gastronomia e cultura goesas. Alunos do instituto sediado na Raia participarão na segunda etapa do intercâmbio, que acontecerá em breve em Portugal.

O programa intensivo de quatro semanas incluiu viagens de campo, sessões de demonstração com professores internos e visitas a locais culturalmente significativos de Goa, incluindo uma herdade de especiarias, cascatas de Dudhsagar, santuário de Bhagwan Mahavir, além de desfrutar de uma refeição tradicional em um templo local em Ponda. As visitas de campo também ajudaram a delegação a entender os negócios tradicionais, como produção e panificação de “feni”, e interagiram com representantes tribais nativos para ampliar a sua compreensão das culturas coexistentes em Goa.

O VMSIIHE ministrou igualmente aulas de demonstração para os membros da delegação, ensinando-lhes habilidades desde a confeção de pães indianos até à compreensão das diferentes carnes utilizadas nas cozinhas goesas.

Falando sobre as experiências significativas e valiosas alcançadas através deste programa de intercâmbio cultural, a responsável pela formação e educação do Turismo de Portugal afirmou que “este é um programa extraordinário, que tem proporcionado uma experiência única aos nossos alunos, não só numa área profissional, o que é muito importante, mas principalmente do ponto de vista pessoal. Para ser um profissional de excelência na atual indústria do turismo, é essencial ter um conhecimento global sobre os outros, sobre outros valores, sobre outras culturas, porque queremos construir uma indústria inclusiva onde o respeito pelo próximo e o compromisso com a preservação do planeta sejam os elementos centrais”.

Segundo o professor Irfan Mirza, diretor e reitor do VMSIIHE, o programa deu à delegação portuguesa a oportunidade de provar a gastronomia do país e conhecer e compreender a cultura de um país estrangeiro.

“Os alunos aprenderam e entenderam as culturas e tradições dos povos que vivem na Índia. Também tivemos a oportunidade de entender a cultura que eles trouxeram consigo. Assim, depois de regressarem a Portugal, os alunos podem partilhar com as suas famílias e amigos as suas valiosas experiências e uma nova perspetiva sobre o rico património e cultura de Goa”, disse Mirza.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Destinos

Portugal é destino europeu líder em reservas online para espanhóis

A Europa continua a dominar as preferências dos espanhóis, com Portugal a liderar as suas reservas digitais, já que uma das caraterísticas que define o turista espanhol na hora de viajar é a preferência pela proximidade. A conclusão é da Associação Espanhola de Economia Digital (Adigital) e da consultora tecnológica The Cocktail Analysis.

O turista digital espanhol retomou as viagens internacionais aos níveis pré-pandemia, apesar de serem 21% mais caras que as viagens nacionais. A Associação Espanhola de Economia Digital (Adigital) e a consultora tecnológica The Cocktail Analysis apresentaram o estudo ‘Evolução do viajante digital espanhol (2019-2022)’, uma análise evolutiva através dos principais indicadores dos viajantes digitais para encontrar e explorar as mudanças nos hábitos provocados pelo Covid-19.

O estudo mostra, entre muitos outros aspetos, que Portugal é líder nas reservas online dos espanhóis quando viajam para o estrangeiro; que dentro da Espanha Benidorm e Salou são os destinos mais reservados; que o Brexit afetou significativamente o declínio nas viagens ao Reino Unido; que os viajantes digitais espanhóis recuperaram o peso das reservas no exterior após a pandemia, apesar de o custo médio de uma viagem ao exterior ser 21% superior ao de uma viagem dentro da Espanha.

Os turistas digitais espanhóis já viajam tanto para fora do país quanto antes da pandemia. Durante a fase de restrições relacionadas com o Covid-19 (2020), o nível de reservas no continente de origem do viajante registou um pico significativo, chegando ao ponto de nove em cada 10 reservas serem efetuadas em Espanha. Mas nos anos de 2021 e 2022 o mercado turístico voltou a estabilizar, dividindo os destinos em Espanha e fora de Espanha 80/20, “o que significa que não há perda de confiança relativamente ao turismo estrangeiro”, indica o estudo.

Embora a Europa continue a ser o destino mais procurado pelos turistas digitais espanhóis quando viajam ao exterior (66%), ainda assim, há uma certa transferência de turistas online para destinos distantes de língua espanhola, como a América Central e as Caraíbas, que, embora ainda sejam destinos secundários, conseguem dobrar a sua participação, passando de 5% em 2019 para 11% em 2022 Regista-se também um crescimento nos destinos do Médio Oriente e Norte de África (de 4% para 6%), apesar da instabilidade política de alguns destes mercados.

Nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, os países mais próximos de Espanha (como Portugal, Itália, Andorra e França) receberam o maior número de reservas espanholas.

Em termos de preços, revela a análise, o gasto médio por viagem já está acima dos valores de 2019. Ir para o exterior envolve um gasto maior, embora isso seja causado, em grande parte, pelo custo mais alto das passagens aéreas. Antes da pandemia, viajar para o exterior representava apenas 6% a mais de gastos do que ficar em Espanha. Depois da pandemia o gasto com viagens ao exterior cresceu significativamente mais do que viajar dentro da Espanha, chegando a 21% a mais do que o turismo nacional .

Se algo mudou drasticamente durante a pandemia, foi a antecedência com que as viagens eram preparadas. Em 2019, as reservas foram feitas 53 dias antes da viagem, quando era interior, e 71 dias antes, quando ia sair das fronteiras; enquanto no ano de 2021 foram 29 e 39 dias, respetivamente. Esta diferença substancial deve-se sobretudo à vontade de voltar a viajar, provocada pelo confinamento e consequentes restrições, e à incerteza gerada pelos possíveis cenários do Covid. No entanto, em 2022, os dados indicam que houve um retorno aos níveis anteriores ao Covid-19 (42 dias de antecedência para o turismo doméstico e 52 para o exterior).

Falando mais sobre o próprio perfil do viajante espanhol, o relatório avança que “ele agora está mais atento às coisas e vive mais o momento. Houve uma mudança de mentalidade ou de atitude ao pensar em uma viagem: a pandemia nos “tocou” emocionalmente. Cresceu a vontade de colocar o tempo de qualidade e o lazer à frente da rotina laboral e social a que estávamos expostos”.

A mentalidade também mudou no que diz respeito a usufruir das ‘micro-férias’: além do período estival, aproveitam-se mais os fins-de-semana, os feriados prolongados e as festas individuais para sair de casa. Para isso, a implementação do teletrabalho e a nova flexibilização laboral têm sido essenciais.

Da mesma forma, também aumentou a consciência ambiental e a busca por lugares menos movimentados . O fosso da era digital também começa a diminuir: com o encerramento das agências de rua, os mais velhos tiveram de experimentar o mundo online e, na sua maioria, perderam o medo de fazer reservas e pagar online.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Transportes

Emirates e United estabelecem acordo de code-share

Os passageiros da Emirates passam a ter acesso a 150 cidades dos EUA via Chicago, Houston e São Francisco, ao abrigo de um acordo de code-share com a United.

Esta parceria permite à Emirates, atualmente com 12 destinos nos EUA, para os quais opera a partir do seu hub, no Dubai, alargar a cobertura da rede doméstica naquele país e ainda com acesso a 77 destinos adicionais no Canadá, México, Caraíbas e América do Sul com base num mecanismo de interligação.

Este acordo vai possibilitar uma melhoria da oferta ao passageiro implementada com a emissão de um bilhete único, uma generosa política de bagagem e check-in de bagagem até ao destino final, enquanto os membros do Skywards e do MileagePlus podem desfrutar de benefícios únicos e de acesso a Lounges partilhados.

Assim, desde esta quinta-feira, 30 de março, os passageiros da Emirates podem voar para três dos maiores centros de negócios do país – Chicago, Houston ou São Francisco – e ligar-se facilmente a uma rede de pontos domésticos dos EUA, em voos operados pela United.

Com o lançamento dos voos de code-share, os passageiros da Emirates que voam em direção aos EUA, podem agora ter acesso a 150 cidades no país da rede da United, através das três portas de entrada.

Também os passageiros da Emirates nos EUA que planeiam viagens ao Dubai, não só têm uma maior variedade de escolha, como podem utilizar os serviços da United para se conectarem facilmente aos voos operados pela Emirates com destino ao Dubai, via Chicago, Houston ou São Francisco. O mundo acabou de ficar maior para os passageiros dos EUA que viajam para o Médio Oriente, África, Ásia ou Austrália, com acesso a mais de 80 destinos da rede Emirates, para além do Dubai.

 

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Lisboa é 4º destino europeu para amantes da gastronomia

Lisboa foi eleita a quarta melhor cidade europeia para os amantes da gastronomia visitarem nesta Páscoa de acordo com um estudo da Bounce.

O estudo da Bounce analisou as cidades europeias com base em fatores como opções de restaurantes, número de restaurantes com estrelas Michelin e publicações gastronómicas nas redes sociais, para revelar as melhores cidades europeias para quem gosta de gastronomia em 2023.

Neste ranking, liderado por Paris, Lisboa assume a quarta posição, depois de Madrid e Barcelona. Entre as 10 restantes cidades europeias escolhidas pelos amantes da boa gastronomia estão ainda Amesterdão, Londres, Viena, Berlim, Munique e Roma.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Distribuição

Airmet reforça equipa com dois novos comerciais

Com o objetivo de dar suporte ao crescimento do número de agências de viagens associadas, a Airmet acaba de reforçar a sua equipa comercial com dois novos quadros.

A rede de gestão das agências de viagens passa a contar com Sérgio Ramires para o sul do país e Romeu Mendes para a região centro

e ilhas, que se juntam a Célia Castro, região Norte, sob a liderança de Susana Fonseca, diretora de Operações. Ambos os profissionais têm vasta experiência na área comercial.

Os novos comerciais podem ser contactados por email ou telemóvel: Romeu Mendes – telemóvel: 915 372 317 e e-mail: r[email protected]; Sérgio Ramires – telemóvel: 915 372 318 e e-mail: [email protected]

Segundo o diretor geral da Airmet, Luís Henriques, a aposta no aumento da equipa tem como objetivo potenciar o relacionamento com as agências associadas e a qualidade dos serviços prestados.

“Queremos estar mais presentes, mais próximos, numa crescente relação com as agências de viagens. E estamos apostados em melhorar o apoio presencial nas lojas aumentando para isso as visitas e presença dos nossos comerciais nas agências Airmet”, apontou.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Lusanova: Condições especiais para reservas para Índia e Sudeste Asiático

Para o operador turístico Lusanova, o mês de abril é dedicado a uma campanha com condições especiais para as agências de viagem nas reservas efetuadas no segmento “Grandes Destinos”, concretamente em todos os programas para a Índia e Sudeste Asiático.

Com vista a dinamizar as vendas para estes destinos, o operador turístico oferece comissões especiais às agências de viagem para as reservas realizadas até 30 de abril.

Para a Índia, que regressa este ano à programação da Lusanova em catálogo próprio, o operador turístico reúne um leque diversificado de itinerários que vão das cinco às 12 noites de estada. Da “Índia Namasté”, com o essencial “Triângulo Dourado Delhi-Jaipur-Agra”, ao “Índia dos Marajás” um programa mais completo com especial foco no estado do Rajastão, e um dos “best sellers” – “Triangulo Dourado com Goa e Bombaim“ são 17 os programas que a Lusanova disponibiliza ao mercado.

Quanto ao Sudeste Asiático, a Lusanova propõe diversos itinerários com ofertas entre as cinco e as 15 noites. Na Tailândia, as sugestões incluem combinações da capital Banguecoque com as praias de Krabi, Khao Lak ou Koh Samui; visita ao norte do reino às cidades de Chiang Mai e Chiang Rai, continuando para o Triângulo Dourado onde confluem as fronteiras de Myanmar, Laos e Tailândia no Rio Mekong, assim como itinerários pelas antigas capitais do Sião. Há opções para diversas motivações, seja a combinação de cidade com praia, seja ainda com a cultura e história deste país.

Refira-se que, para os restantes países do Sudeste Asiático, o operador turístico disponibiliza circuitos para o Vietname, e combinados com Laos e Camboja.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

TUI Portugal lança novas soluções para viagens à medida

O operador turístico TUI Portugal anuncia o lançamento de dois novos tipos de soluções, em complemento à oferta dos tradicionais pacotes: viagens multidestino e voo + hotel.

Esta nova ferramenta de reservas online permitem aos agentes de viagens a criação de diferentes tipos de viagens para os seus clientes, com confirmação imediata.

Com esta novidade, o operador turístico possibilita às agências de viagens a construção totalmente personalizada de um itinerário multidestino, com base nos interesses e desejos dos seus clientes, assim como a reserva de um voo e hotel para um destino específico, com a possibilidade de serem adicionadas atividades, transferes e rent-a-car em qualquer uma das opções.

Com mais de 150 destinos carregados, a disponibilidade em tempo real, o acesso a ofertas de várias companhias áreas (regulares e low cost) com inclusão de bagagem e seleção de assento, as tarifas dinâmicas e a confirmação imediata da reserva são as principais vantagens desta nova funcionalidade, que a TUI Portugal acredita ser uma grande mais-valia para o mercado e para as agências de viagens no nosso país.

 

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.