Turismo de Portugal celebra acordo com Associação Portuguesa de Resorts
Este acordo visa o lançamento de um sistema de informação estatístico para monitorizar o mercado de turismo residencial.
Marta Barradas
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O Turismo de Portugal e a APR – Associação Portuguesa de Resorts estabeleceram, esta quinta-feira, um acordo que visa o lançamento de um sistema de informação estatístico para monitorizar o mercado de turismo residencial.
Este serviço tem como objectivo dar resposta a questões essenciais sobre o mercado, através da caracterização da oferta disponível, os preços de venda e a proveniência da procura, entre outros indicadores de desempenho. Além desses indicadores, está ainda previsto o desenvolvimento de um índice de preços relacionado com este tipo de imóveis, através do qual o mercado poderá conhecer as tendências de valorização do mesmo.
Este sistema de informação, operacionalizado pela Confidencial Imobiliário, arrancará em 2016, havendo a expectativa de que até ao final desse ano sejam disponibilizados os primeiros indicadores. Posteriormente, a perspectiva será a de manter um sistema contínuo de monitorização, com resultados trimestrais.
Diogo Gaspar Ferreira, presidente da APR, refere em comunicado de imprensa que “a ausência de um Sistema de Estatísticas do Turismo Residencial condiciona qualquer tentativa de identificação das reais necessidades do mercado e respectivas prioridades, ensaio de fundamentação de estratégias de investimento, ou esforço de medição do impacto de iniciativas de promoção e desenvolvimento empreendidas e financiadas pela fileira e por fundos públicos nacionais e europeus. Assim, um tal sistema reveste-se de fundamental importância para a APR e seus associados, para todo o sector turístico-residencial, para o Turismo de Portugal, para o Governo e para o desenvolvimento da economia portuguesa”.
Já para João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, “o Turismo de Portugal tem vindo a insistir na importância de dotar o sector do Turismo de um cada vez maior conhecimento para que se possam tomar melhores decisões, mais rapidamente e com maior impacto na competitividade turística do País. É, por isso, com entusiasmo que aprofundamos a nossa colaboração com a APR através da celebração deste acordo.”