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Agências alemãs aumentam 14% as reservas para Portugal

Norbert Fiebig, presidente da DRV – Deutscher ReiseVerband, realçou que Portugal está “no bom caminho para captar mais mercado alemão”.

Raquel Relvas Neto
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Agências alemãs aumentam 14% as reservas para Portugal

Norbert Fiebig, presidente da DRV – Deutscher ReiseVerband, realçou que Portugal está “no bom caminho para captar mais mercado alemão”.

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Começou esta quinta-feira, o congresso Deutscher ReiseVerband (DRV) – associação alemã de agentes de viagens, em Lisboa, num evento que reúne mais de 800 agentes de viagens e operadores turísticos alemães (ler aqui).

Em conferência de imprensa, no Dom Pedro Palace, Norbert Fiebig, presidente da DRV, salientou o crescimento turístico que Portugal tem alcançado nos últimos anos e a sua contribuição para a recuperação da economia do país. O responsável alemão referiu, no seu discurso, que “este ano as agências registam um forte aumento de reservas para Portugal, com uma subida de 14% desde a Alemanha”. Com este crescimento, Norbert Fiebig referiu que “a possibilidade de receber mais de um milhão de alemães é mais do que possível de alcançar”, acrescentado que considera que o nosso país “está no bom caminho para captar mais mercado alemão”.

Também presente na conferência de imprensa, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa dos Agentes de Viagens e Turismo (APAVT) mostrou-se visivelmente satisfeito pela realização do congresso da congénere alemã em Portugal: “Finalmente, depois de dois anos de árduo trabalho, conseguirmos encontramo-nos com o mercado alemão em Lisboa e em todo o País”.

Sendo este o principal mercado emissor europeu e com um elevado potencial de crescimento, o responsável da APAVT salientou que, o turismo em Portugal “tem apenas menos de 1% de ‘market share’ na Alemanha, se passarmos para 2% significaria duplicarmos todos os nossos números. É nesse trabalho que estamos empenhados e a pretensão da APAVT é, através deste evento, não realizar apenas um evento mas o início de um caminho comum para desenvolver estes números”.

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AHETA: Ocupação hoteleira no Algarve em julho abaixo de 2019 e de 2022

Embora ainda sejam considerados dados provisórios, a AHETA revela que, em julho, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma descida de 1,1 pontos percentuais na taxa de ocupação quarto face ao mesmo mês de 2019, tendo-se situado nos 82,3%. Estes resultados ficam também abaixo dos verificados em julho de 2022.

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revelou, esta terça, os dados ainda provisórios do desempenho das unidades de alojamento turístico na região referentes ao mês de julho, e destaca que a taxa de ocupação quarto foi de 82,3%, 1,1pp (pontos percentuais) abaixo da verificada em 2019 e 4,2pp abaixo dos resultados do mesmo mês de 2022.

Os mercados que mais contribuíram para a descida homóloga verificada foram o português com -7,4pp, e o alemão, com -3,3pp, enquanto os mercados com maiores subidas foram o irlandês com +5,4pp, o britânico, com +3,6pp e Estados Unidos e Canadá com mais 1,0pp.

Quando a análise é por zonas geográficas, a AHETA indica que as maiores subidas face a 2019 ocorreram nas zonas de Tavira (+10,9pp), Carvoeiro / Armação de Pêra (+3,6pp), e Vilamoura Quarteira / Quinta do Lago (+3,4pp), e as principais descidas, face a 2019, tiveram lugar em Monte Gordo / VRSA (-10,7pp) e Lagos / Sagres (-4,9pp).

O que aumentou, segundo os números da associação foi a estadia média no Algarve em julho, tendo-se situado nas 5,2 noites, um aumento de 2,4% face a 2019. As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado irlandês com 7,2 noites seguido do mercado alemão, com 6,6 noites.

 

 

 

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NEST promove uma série de webinars para capacitar profissionais do turismo na era digital

O NEST – Centro de Inovação do Turismo lançou uma série de webinars, no âmbito do programa COSME Tourism 4.0, com o objetivo de capacitar profissionais e empreendedores da indústria do turismo com o conhecimento e as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da era digital.

Numa série de 15 sessões de capacitação com profissionais do setor da hotelaria e alojamento, agências de viagens e operadores turísticos, o primeiro webinar liderado pela NEST foi conduzido pela Google. As sessões são gratuitas e as empresas podem inscrever-se no site oficial do programa.

Estas ações têm como objetivo capacitar os participantes com informações práticas e estratégias par navegarem no cenário digital em constante evolução, e abrangem três pilares principais: Perspectiva da indústria – Potencial e oportunidades da transformação digital em todo o setor do turismo e na cadeia de valor; Perspectiva das pequenas e médias empresas (PME) – Potencial e oportunidades das tecnologias emergentes para otimizar a produtividade, melhorar a prestação de serviços e,

em última análise, garantir a sustentabilidade e o aumento da rentabilidade; e perspectiva de entidades públicas/cidades – Desafios, oportunidades e mecanismos de políticas para o desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes, sustentáveis e inclusivos, assegurando uma recuperação de longo prazo, sustentável e inovadora do turismo na União Europeia (UE).

A série de webinars continuará nos próximos meses, com especialistas de diversas organizações líderes a partilhar as suas perspectivas e conhecimentos. As sessões fornecem aos participantes ferramentas valiosas, estratégias e use cases para os ajudar a adaptarem-se à era digital e aproveitar as oportunidades emergentes.

O webinar que abriu esta série foi liderado pela Google, onde os participantes adquiriram conhecimentos sobre como aproveitar as ferramentas e plataformas da Google para melhorar a sua presença online, alcançar um público maior e impulsionar o crescimento dos seus negócios. A sessão interativa possibilitou os participantes a interagirem diretamente com especialistas do setor e obtiver dicas e melhores práticas para aplicar nos seus negócios.

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Nova linha direta da FlixBus liga Lisboa ao aeroporto de Faro

A nova linha direta da FlixBus que acaba de ser lançada liga Lisboa ao aeroporto de Faro três vezes por dia, e vem complementar o reforço da operação da empresa para o Algarve, que conta com mais 90% de oferta este verão comparativamente ao ano passado.

A FlixBus acabou de lançar uma nova ligação direta de Lisboa ao aeroporto de Faro. São três ligações por dia que passam a permitir que o aeroporto de Faro passe a ser uma alternativa na hora de escolher as viagens de avião de e para Portugal.

“A verdade é que é muito mais barato viajar de aeroportos fora das grandes capitais, e esta linha vem dar resposta a esta tendência crescente em Portugal”, explica Pablo Pastega, diretor geral da FlixBus em Portugal e Espanha, que confirma que “são três horas de viagem, mas é possível conseguir um voo por até um terço do preço, quando comparado com o mesmo voo a partir de Lisboa”.

Esta nova linha, de acordo com a empresa, vem complementar o reforço da operação para o Algarve, que conta com mais 90% de oferta este verão, comparativamente às viagens disponibilizadas no ano passado.

Entretanto, o lançamento da nova linha vem acompanhada de uma campanha da FlixBus em Portugal com o mote “Mais vida na vida real”.

Gravada em Coimbra e Lisboa em colaboração com a McCann Alemanha, a campanha assinala uma mudança significativa no posicionamento da marca Flix, colocando o cliente e a sua experiência no centro de tudo o que a marca faz. A campanha vai estar disponível em televisão, digital e também out-of-home (OOH) nas principais cidades da rede doméstica da FlixBus no nosso país.

“Estamos a trabalhar num novo posicionamento para as nossas marcas, com o objetivo de colocar o cliente no centro da nossa atividade, e começamos este caminho com esta campanha. Cada viagem tem uma história única, e a Flix possibilita que os nossos clientes tenham essas experiências autênticas e reais. Ligamos os nossos clientes às suas famílias e amigos, e permitimos-lhes descobrir destinos em todo o mundo”, diz Max Zeumer, Chief Operations Officer (COO) da Flix.

 

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Vila Galé investe 15 milhões de euros em São Miguel

O Vila Galé Collection São Miguel, em funcionamento desde 1 de junho e com inauguração oficial marcada para 16 de setembro resulta de um investimento de 15 milhões de euros e de uma uma parceria em regime de direito de superfície por 40 anos, renovável, com a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.

O Vila Galé investiu 15 milhões de euros no primeiro hotel do grupo nos Açores, o Vila Galé Collection São Miguel. Recorde-se que em janeiro deste ano, na edição de aberturas e remodelações da Publituris Hotelaria, o grupo dava conta que esta unidade resultaria de um investimento de 12 milhões de euros.

A funcionar desde 1 de junho, o Vila Galé Collection São Miguel resulta da reabilitação de parte do edifício onde antigamente funcionava o hospital de São Francisco, no centro de Ponta Delgada. Após uma parceria em regime de direito de superfície por 40 anos, renovável, com a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, o edifício abriu portas como hotel “dedicado à história dos Açores e das comunidades açorianas no mundo e à evolução da aviação”, como indicado em comunicado.

Esta “unidade de charme”, localizada no Campo de São Francisco, conta com 92 quartos divididos por sete tipologias, dois restaurantes com serviço buffet e à carta – o Versátil e o Inevitável – e dois bares. De destacar ainda a piscina exterior no claustro do edifício, a área de solário e o Satsanga Spa & Wellness, com piscina interior, três salas de massagens, sauna, banho turco e duches dinâmicos. Para o setor de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE) o hotel disponibiliza uma sala de reunião com capacidade para até 160 pessoas em plateia, com possibilidade de divisão em três espaços.

Este novo hotel gerou 48 postos de trabalho e será oficialmente inaugurado a 16 de setembro deste ano, como o grupo aponta em nota de imprensa.

“Há muito tempo que queríamos ter a Vila Galé nos Açores, que era a única grande região de turismo em Portugal onde ainda não estávamos. Finalmente, foi possível concretizar esse projeto. Pretendemos que atraia não só turistas, mas também que seja aberto e convidativo para a toda a comunidade local de São Miguel”, sublinha o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, em comunicado.

O presidente acrescenta que “esta é mais uma unidade que temos num edifício histórico, que reabilitámos para transformar em hotel e dar-lhe uma nova vida, como já temos vindo a fazer ao longo dos anos noutras unidades, tanto em Portugal como no Brasil”.

Esta unidade hoteleira dinamiza todos os dias a iniciativa “Sete pratos da tradição portuguesa”, com o intuito de dar aos clientes a hipótese de desfrutar “dos mais típicos sabores nacionais”. Desta forma, à segunda-feira o destaque vai para o Cozido à Portuguesa e à terça-feira para os Filetes de peixe porco com Arroz de Tomate. A quarta-feira são servidas Iscas com cebola caramelizada, bacon e batata frita e a quinta-feira Lulas salteadas com puré de batata-doce. Já na sexta-feira é dia de Alheira de Santa Maria crocante com ovo estrelado e grelos salteados, ao sábado de Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão e, ao domingo, Arroz de Polvo. O cardápio diário inclui sempre o Bife à Regional, especialidade de São Miguel. Aos domingos, a partir das 12h00, está ainda disponível um brunch para toda a família.

O Vila Galé Collection São Miguel faz parte do conjunto de quatro hotéis que o grupo Vila Galé abriu este ano em Portugal, num investimento total de 50 milhões de euros. Desta forma, esta unidade junta-se ao Vila Galé Collection Monte do Vilar, um agroturismo vocacionado para adultos, em Beja; o Vila Galé Nep Kids, um hotel onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças, também em Beja; e o Vila Galé Collection Tomar, no centro da cidade dos Templários.

Atualmente, o Vila Galé soma 41 unidades, nomeadamente 31 em Portugal e dez no Brasil.

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Guestcentric celebra parceria com coleção de hotéis de termas em Portugal

Em causa está o Grupo Desenvolvimento das Termas de Portugal, onde estão incluídas as unidades Palace Hotel & SPA Termas de S. Vicente, Palace Hotel & SPA Termas de S. Miguel, Palace Hotel & SPA Termas de S. Tiago, Plácido Douro Tabuaço, Palace Hotel & SPA Termas do Bicanho, Palace Hotel & SPA Monterio, Palace Hotel & SPA Astúrias, Hotel Monterio Aguieira e o Majestoso Hotel.

A Guestcentric, fornecedora de soluções de comércio eletrónico para hotéis, estabeleceu uma colaboração com uma rede de hotéis especializados em termas e bem-estar de Portugal.

Em causa está o Grupo Desenvolvimento das Termas de Portugal, onde estão incluídas as unidades Palace Hotel & SPA Termas de S. Vicente, Palace Hotel & SPA Termas de S. Miguel, Palace Hotel & SPA Termas de S. Tiago, Plácido Douro Tabuaço, Palace Hotel & SPA Termas do Bicanho, Palace Hotel & SPA Monterio, Palace Hotel & SPA Astúrias, Hotel Monterio Aguieira e o Majestoso Hotel. O objetivo passa por “otimizar a presença online e aumentar as vendas diretas nas nove unidades hoteleiras sob a sua gestão, localizadas no Norte de Portugal”, como indicado em comunicado.

Numa primeira fase, a Guestcentric explica que “o foco foi implementar o motor de reservas, concebido de raiz para maximizar a conversão das vendas diretas de cada um dos hotéis da coleção”.

Complementarmente, será integrado em cada hotel o channel management da Guestcentric, que “assegura uma presença integrada e fluída nos diversos canais online”. Desta forma, “as unidades terão um maior controle sobre a distribuição do seu inventário, podendo aumentar a sua penetração internacional, dando prioridade à distribuição direta, que é a mais rentável”. A parceria inclui ainda uma integração direta com os canais Meta, “reforçando o posicionamento dos hotéis em novos mercados, atraindo um público internacional mais vasto do que o atual”.

Para além da plataforma tecnológica de Guestcentric, os hotéis do grupo dispõem ainda do Lab, um serviço de marketing digital desta empresa que atua como uma extensão da equipa de marketing dos hotéis, “personalizado às necessidades de cada cliente”. Este baseia-se numa análise permanente e rigorosa da performance online do cliente, complementada com insights de mercado.

“É com muito entusiasmo que damos as boas-vindas a estas nove unidades hoteleiras enquanto nossos clientes. As nossas ferramentas abrangem as várias áreas do mundo digital e foram concebidas para serem geridas diretamente pelo hotel, para melhorar as vendas diretas”, afirma Filipa Campos, diretora de vendas para a região da EMEA na Guestcentric.

Já Daniel Fernandes Lourenço, administrador do grupo de hotéis, acrescenta que “a parceria com a Guestcentric anima-nos muito nesta fase do nosso desenvolvimento. Ao trabalhar em estreita colaboração com a equipa da Guestcentric e recorrendo à sua plataforma digital, estamos confiantes que veremos o nosso negócio online crescer significativamente.”

A Guestcentric implementou a sua suíte de soluções de e-commerce em todos os hotéis do grupo, prevendo a conclusão do projeto “num futuro próximo, com o lançamento de um website para cada unidade hoteleira”.

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Meliá tem como desafio assinar pelo menos 30 hotéis e cerca de 7 mil quartos até ao final do ano

A Meliá Hotels International assinou contratos com 16 hotéis com cerca de três mil quartos, entre janeiro e junho, principalmente em regime de gestão ou franchising, e tem como desafio assinar pelo menos 30 novos contratos que totalizam cerca de sete mil quartos até ao final do ano.

Segundo notícia do jornal espanhol Hosteltur, a Meliá reforça a sua presença em Cuba com uma inauguração e quatro assinaturas no primeiro semestre de 2023, que indica que as marcas ME by Meliá, Gran Meliá e Zel terão forte presença nos próximos meses, para destacar ainda que um dos contratos mais importantes ocorreu em Espanha, já que no próximo ano será inaugurado o Gran Meliá Miranda de Pedralbes.

O mesmo jornal refere ainda que, a cadeia, que faturou 49 milhões de euros no segundo trimestre do ano, abriu oito unidades hoteleiras no primeiro semestre do ano, em países como Cuba, Malta, Albânia, Tailândia, Vietname e Malásia. Além disso, assinou projetos que nos próximos anos verão a luz do dia no México, Espanha, Montenegro e China, entre outros países.

Entre os marcos mais relevantes deste ano, a Meliá Hotels International realça a abertura do hotel Meliá Durres e a assinatura dos futuros Gran Meliá Tirana e Gran Meliá Palasa, o que significa também a entrada da marca Gran Meliá na Albânia, ambos na capital e num dos principais destinos de lazer.

Refira-se ainda que, no primeiro trimestre do ano, a empresa inaugurou o Sol Caribe Beach em Cuba e assinou mais quatro estabelecimentos, alguns dos quais já inaugurados, como o Innside Habana Catedral, e o Sevilla Habana Hotel.

Entre as inaugurações mais importantes do ano está o Zel Mallorca, resultado da joint venture firmada entre a Meliá Hotels International e o tenista Rafa Nadal. A nova marca de estilo de vida de luxo foi apresentada em dezembro de 2022 e as duas partes já concordaram em abrir uma segunda unidade, o Zel el Sayulita no México.

A expansão pelo México inclui a assinatura de um novo hotel da marca ME by Meliá, também em Sayulita, cuja primeira fase será inaugurada em 2023, e o ME San Miguel, que começará a receber hóspedes em 2025. Da mesma forma, a empresa hoteleira continua o seu crescimento na Ásia-Pacífico, com o Meliá Halong Bay e o Gran Meliá Nha Trang no Vietname; o ME Guangzhou na China e o Innside Bangkok Sukhumvit (Tailândia).

Quanto à presença em Espanha, dá conta ainda o Hoesteltur, está prevista a abertura até ao final do ano do Innside Tenerife Santa Cruz, além do Palau de Congressos de Cataluña, em Barcelona, ​​que faz parte do complexo Gran Meliá Miranda de Pedralbes, cujo hotel será inaugurado em janeiro de 2024.

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Rio de Janeiro não quer deixar a ABAV Expo voltar a sair da cidade

Depois de 11 anos e com 100% dos espaços comercializados, a Abav Expo, considerado o maior evento do Turismo do Brasil, está de volta ao Rio de Janeiro, e a cidade não quer deixá-la fugir de novo. A 50ª edição acontecerá no Riocentro, de 27 a 29 de setembro, e promete ser ainda mais grandiosa e sustentável.

As entidades organizadoras apresentaram, recentemente, os números desta 50ª edição. Um público diverso, entre 36 e 40 mil visitantes, é esperado nos mais de 37 mil metros dos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. Serão aproximadamente duas mil marcas expositoras; 37% de aumento no número de operadores; 86% de aumento de novos expositores ou que não foram expositores nos últimos dois anos; 15 destinos internacionais; 25 unidades da Federação com standes próprios; 22 empresas do segmento hoteleiro com estandes próprios; e 23 empresas de tecnologia. Haverá também a área de artesanato Vivências do Rio.

Aguardada esta a palestra de Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs, que decorrerá na cerimónia de abertura do evento, a27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. Wozniak, que é reconhecido mundialmente na área tecnologia, falará sobre tendências e novidades como Inteligência Artificial e como atua na nossa sociedade.

O programa ainda engloba 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do turismo brasileiro. Com o mote “O mundo todo do turismo se encontra lá”, a feira receberá compradores de diversos países, tais como dos Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Portugal.

Na edição de 2023, o evento traz um consistente programa de ESG no Turismo. Inspirada pela Agenda 2030, a Abav Nacional comprometeu-se com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões — social, ambiental e económica, intitulando-a Jornada Abav ESG.

Para garantir a acessibilidade, estão previstas visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, bem como carros RXV com motoristas para levar as pessoas com limitações de mobilidade até os espaços de credenciação, onde poderão utilizar scooters internamente. Além disso, uma EcoPista será instalada para captar energia cinética, economizando energia que seria utilizada em diversas atividades durante a feira.

Durante três dias, a 50ª edição da ABAV Expo será palco de um grande ambiente de negócios, relacionamento e capacitações, com novidades tecnológicas e ações de ESG, foi confirmado.

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MSC Cruzeiros mantém aposta no Japão com diversos itinerários no inverno 2023-2024

A celebrar 15 anos de presença no Japão, a MSC Cruzeiros revela que está a preparar-se para se tornar a companhia de cruzeiros número um no país, e acaba de apresentar diversos itinerários para o inverno 2023/2024.

O novo programa de inverno do MSC Bellissima no Japão terá início em novembro de 2023 com cruzeiros de 11, nove e seis noites com partida de Yokohama. De janeiro a março de 2024, o MSC Bellissima terá como porto de embarque Naha/Okinawa, oferecendo aos passageiros de todo o mundo a oportunidade de conhecer as paisagens e praias do Japão, a sua herança cultural, tradições antigas e as atrações modernas com vários destinos.

A temporada de inverno 2023/2024 verá também o MSC Bellissima a navegar dentro do Japão e para Keelung, Taiwan (China), oferecendo cruzeiros de quatro a cinco noites de duração, com itinerários variados visitando vários destinos.

Este verão, o MSC Bellissima está a fazer cruzeiros de oito a nove noites com partida de Yokohama. A companhia indica que algumas das partidas ainda têm disponibilidade.

 

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Porto quer revalidar o título de Melhor Destino de Cidade da Europa

Depois de ter sido considerado o Melhor Destino de Cidade da Europa 2022, o Porto volta a estar entre os finalistas europeus dos World Travel Awards. As votações para ajudar a Invicta a revalidar o título estão abertas até ao dia 20 de agosto.

Além da categoria de Melhor Destino de Cidade da Europa, o Porto está na corrida para os prémios de Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana, Melhor Destino Cultural Europeu e Melhor Destino Europeu Metropolitano à Beira-Mar nos conhecidos como “óscares” do turismo, que voltam a eleger os melhores locais a visitar na Europa.

Citada na página oficial da Câmara Municipal do Porto, a vereadora do Turismo e Internacionalização estaca a importância desta nomeação como “reflexo de um trabalho coletivo para o desenvolvimento da cidade”, e que “representa para nós um desafio acrescido”.

“Estamos empenhados em captar novos segmentos e em oferecer experiências autênticas e enriquecedoras aos nossos visitantes e aos residentes, bem como continuar a posicionar o Porto como um dos destinos mais sustentáveis e premiados do mundo”, afirma Catarina Santos Cunha.

 

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Atlantic Consortium apresenta preço mais elevado para a privatização da Azores Airlines

O Atlantic Consortium (formado pelas empresas Vesuvius Wings, White Airways, Old North Ventures, Consolidador e EuroAtlantic Airways) apresentou uma proposta com um preço mais elevado do que o do consórcio Newtour/MS Aviation, para aquisição da maioria do capital social da SATA Internacional Azores Airlines.

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Os interessados na privatização da Azores Airlines, o Atlantic Consortium e o consórcio Newtour/MS Aviation, melhoraram as suas ofertas iniciais para 7,026 euros e 6,60 euros, respetivamente, por ação a adquirir da companhia área, foi revelado esta segunda-feira, segundo informa a Agência Lusa.

Na semana passada, as quantias eram exatamente iguais (6,50 euros) por cada ação da companhia aérea responsável pelas ligações com o exterior dos Açores, o que levou à realização de novo ato público, que permitiu uma reformulação das propostas.

O anúncio foi realizado durante o ato público de abertura das propostas referentes ao concurso público internacional para a privatização da transportadora, que decorreu na sede do Grupo SATA, em Ponta Delgada, onde está baseada a companhia aérea.

A notícia da Lusa indica ainda que, apesar das diferenças no preço por ação, os interessados não alteraram as percentagens do capital social a que se propõem adquirir.  A proposta do consórcio NewTour/MSAviation pretende adquirir 76% da empresa, com uma proposta global de 5.016.000 euros, enquanto a oferta da Atlantic Consortium é sobre 75% e com uma proposta global de 5.269.500 euros.

Em comunicado, a companhia aérea indica que, no âmbito do concurso público internacional relativo à alienação de participação social no capital social da SATA Internacional- Azores Airlines S.A, a SATA Holding, na qualidade de gestora dos ativos e participações da companhia aérea, por intermédio do júri do procedimento, deu por concluído o ato público de abertura de propostas concorrentes.

O presidente do júri, Augusto Mateus reforçou que o preço por ação é um dos critérios de seleção, mas recordou que a privatização está “sujeita a um conjunto de objetivos” e “não à melhor oferta financeira”.

Augusto Mateus disse esperar que a divulgação das propostas aconteça o “mais rapidamente possível”, lembrando que a apresentação do relatório do júri está prevista para o final de setembro ou início de outubro.

Tendo em conta o previsto no caderno de encargos, o preço por ação e o preço global proposto para a participação social da SATA Internacional-Azores Airlines (condições de pagamento e demais termos adequados para salvaguarda dos interesses patrimoniais da SATA Holding) assumem um peso de ponderação de 15%, num conjunto de oito critérios de seleção. Uma delas tem a ver com a “a apresentação e garantia de execução de um adequado e coerente projeto estratégico, tendo em vista a preservação e promoção do crescimento da SATA Internacional, com respeito pelos objetivos delineados pela SATA Holding para o processo de privatização. Este conjunto de critérios tem um valor de ponderação de 25%”.

Mas também estará em conta “a contribuição para o reforço da capacidade económico-financeira da SATA Internacional e da sua estrutura de capital, designadamente a qualidade do plano de capitalização e a sua execução através de novos ativos e recursos, assim como as condições associadas à disponibilização dos mesmos, de modo a contribuir para a sustentabilidade e valorização da SATA Internacional: 25%”.

O preço por ação e o preço global propostos para a participação social da SATA Internacional que o concorrente se propõe adquirir, as condições de pagamento e demais termos adequados para a salvaguarda dos interesses patrimoniais da SATA Holding, valerão 15%;

A assunção de compromissos em matéria de estabilidade laboral, para além das obrigações mínimas estabelecidas no caderno de encargos, têm um peso de 15% na avaliação.

A idoneidade e experiência técnica e de gestão no setor da aviação, tendo em conta a experiência curricular do concorrente e ou da equipa de gestão proposta, bem como o modelo e capacidade organizacionais dos concorrentes (nomeadamente, valências especializadas e sistemas de controlo de qualidade), diz o comunicado, que terão um peso de 10% na decisão.

A contribuição para o reforço da estrutura e da estabilidade acionista da SATA Internacional, nomeadamente, através da implementação de um modelo de governo societário que tenha em conta a específica natureza e a atividade desenvolvida pela SATA Internacional e os objetivos delineados pela SATA Holding para o processo de privatização: 5%, enquanto a assunção de compromissos em matéria de sustentabilidade, designadamente o investimento em projetos inseridos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas, terão o valor da análise em 2,5%.

Finalmente, a SATA destaca que 2,5% serão vistos através da ausência de condicionantes jurídicas e/ou económico-financeiras do concorrente para a concretização da aquisição da participação no capital social da SATA Internacional, bem como a mitigação de riscos para os interesses patrimoniais da SATA Holding.

O caderno de encargos da privatização da Azores Airlines prevê uma alienação no “mínimo” de 51% e no “máximo” de 85% do capital social da companhia aérea.

Em junho, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).

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