Avianca Brasil já está na Star Alliance
Até ao passado mês de Maio, a companhia atingiu 9% da participação total no mercado brasileiro.

Marta Barradas
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A Avianca Brasil, que faz parte da Synergy Group, integrou oficialmente esta quarta-feira a rede de aviação Star Alliance, que soma agora um total de 13 companhias.
A companhia brasileira vem adicionar 15 novos destinos no país aos 12 existentes operados pelas companhias-membro e disponibilizar aos seus passageiros 88 voos semanais internacionais a partir de 12 aeroportos do Brasil.
José Efromovich, presidente da Avianca Brasil e irmão de German Efromovich, começou por afirmar durante o evento que “quando iniciámos a nossa operação como táxi aéreo [referindo-se à Ocean Air, antes da aquisição da Avianca] não sabíamos onde iriamos chegar. (…) Em 2010, recebemos os primeiros aviões Airbus e foi o ano em que iniciámos um período de grande crescimento até ao presente”.
Segundo o responsável, desde 2010 a 2014, a Avianca Brasil aumentou a sua participação no mercado brasileiro de 2,6% para 8% e, até ao passado mês de Maio, a companhia atingiu 9% da participação total deste mercado, que continua a ser liderado pela companhia TAM.
Além disso, durante o mesmo período, foram acrescentados quatro novos destinos à sua operação e mais 26 aviões à sua frota. Actualmente, detém 41 aeronaves e está presente em 24 aeroportos.
No que diz respeito às receitas da transportadora brasileira, José Effromovich destaca que “não acredito que venhamos a ter lucro este ano”, assim como foi verificado no ano de 2014, razão que atribui à difícil situação política e económica do país.
No entanto, com a integração da companhia na Star Alliance, o responsável espera um aumento: “Nós é que vamos distribuir, por isso é óbvio que no segundo semestre [de 2015] a nossa procura aumente um pouco mais”, sem precisar números exactos.
“A Star Alliance vai ajudar nesse momento a trazer passageiros a mais que no mercado doméstico não estariam disponíveis”, conclui o presidente da Avianca Brasil.
Segundo Fernando Pinto, presidente da TAP, existe uma forte vantagem de ter a Avianca na Star Alliance. “Podemos ver hoje o potencial e a velocidade de crescimento da Avianca nos últimos anos no Brasil e nas rotas em que opera já tem uma óptima participação de mercado. E é nessas rotas que pretendemos ter uma grande distribuição para os nossos passageiros que vêm para o Brasil”.
Para o responsável, esta entrada significa “uma série de facilidades que podem ter em conjunto com a TAP, nomeadamente o programa de milhas e o facto de estarem no mesmo terminal nos aeroportos, tudo isso ajuda na distribuição”.
Em relação à possível entrada da Azul na Star Alliance, Fernando Pinto revela que “já existe uma conversação da Azul com a Star Alliance”, no entanto, “isso será algo a ser discutido com a Star Alliance, não com a TAP, mas se isso acontecer, será bom também”.
*A jornalista está em São Paulo a convite da Star Alliance