Turismo de e para Pessoas: O Papel das Competências Linguísticas e Interculturais para uma Educação Humanista e Holística dos Profissionais de Turismo
Leia a opinião de Ana Gonçalves, docente da ESHTE, doutorada em Estudos de Literatura e de Cultura
Publituris
3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro
MSC Cruzeiros promove itinerários de verão de 2025 e destaca cruzeiros portugueses
TAP é a Melhor Companhia Aérea na Europa para os leitores da Global Traveler
17% dos portugueses vão viajar para o estrangeiro no Réveillon e maioria escolhe destinos na Europa
IAG participa no aumento de capital da Air Europa com 16 milhões de euros
TTS lança Certificação TTS Corporate Exclusiva para agências em Portugal
Brasil recebeu até novembro mais turistas estrangeiros do que em 2023
Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização
CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal
TUI supera os 23 MM€ em receitas e aponta para crescimento até 10% para 2025
O turismo promove e potencia a vivência e partilha de experiências através do contacto entre pessoas provenientes de contextos sociais e culturais diversificados, que comunicam entre si nas mais variadas línguas, incluindo a não-verbal. Sendo imprescindível que todos os que fazem do turismo a sua profissão possuam boas capacidades comunicativas em língua Inglesa, língua que se internacionalizou como veículo privilegiado de comunicação em contextos profissionais e até de lazer, certo é que a capacidade de comunicar noutras línguas estrangeiras que permitam uma interacção mais personalizada e aproximada da realidade cultural de turistas e visitantes é entendida como elemento diferenciador na educação e formação dos profissionais de turismo. Simultaneamente, torna-se fundamental não descurar o domínio proficiente da língua materna com turistas nacionais e a sua utilização em diferentes registos discursivos, quer na oralidade, quer na escrita.
Às competências linguísticas aliam-se as competências interculturais que permitem compreender as atitudes e comportamentos de turistas e parceiros de negócio e dar resposta às suas necessidades e solicitações, melhorando assim a qualidade e eficiência do serviço prestado. Esta consciência permite, por exemplo, prestar atenção aos detalhes que influenciam, de forma significativa, a relação e experiência turísticas, mas que ficam muitas vezes à margem das palavras que se trocam: aspetos paralinguísticos como a entoação e projecção vocais, as formas de cumprimentar e de olhar os outros, ou mesmo hábitos e costumes associados a horários e refeições. Por outro lado, se se atender ao facto de que os profissionais de turismo são também eles formadores das comunidades locais, torna-se ainda mais claro que estas competências contribuem para que o nosso país continue a ser merecedor da imagem de destino turístico hospitaleiro e acolhedor que sempre o caracterizou.
Num período em que o turismo se assume como um dos pilares para a revitalização da economia nacional, importa, pois, reflectir sobre os benefícios que a aprendizagem de línguas e culturas (materna e estrangeiras) comporta para este sector. Para além das evidentes vantagens económicas – maior empregabilidade e mobilidade de profissionais e das actividades turísticas, o desenvolvimento de capacidades comunicativas, entendendo a comunicação nas suas vertentes verbal e não-verbal e numa perspetiva funcional de interação em situações reais, promove um maior espírito crítico e pragmático que permite não apenas dar resposta às actuais necessidades do sector, mas também ser capaz de contribuir proactivamente para contextos de mudança futuros. Deste modo, a aprendizagem integrada de competências linguísticas e interculturais assume-me com uma vertente humanista e holística na educação e formação dos profissionais de turismo que importa promover e reforçar ao nível do ensino profissional e superior e no âmbito da aprendizagem ao longo da vida (formação contínua).
*Artigo de opinião publicado na edição nº1289, de 03 de Abril