PS propõe reposição da taxa de IVA na restauração para 13% em 2016
O partido estima que a perda de receita será de 300 milhões de euros em 2016, “com um impacto de 210 milhões de euros no défice público”.

Marta Barradas
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
O PS apresentou, esta terça-feira, o cenário macroeconómico do País para os próximos quatro anos, propondo a reposição do IVA da restauração nos 13%, já no próximo ano de 2016.
Segundo a agência Lusa, a proposta lançada pelo grupo parlamentar socialista, realizada por um grupo de trabalho de economistas do partido, estima que a perda de receita será de 300 milhões de euros em 2016, “com um impacto de 210 milhões de euros no défice público”.
Neste âmbito, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) saúda a proposta do PS: “Trata-se de uma medida fundamental para a recuperação de um dos sectores que mais gera postos de trabalho em Portugal e cujo contributo para a economia nacional é inquestionável”, afirma Mário Pereira Gonçalves, presidente da associação.
O responsável destaca ainda que “estamos muito satisfeitos com esta proposta do PS, que reconhece a importância de alterar uma realidade que já causou demasiados estragos: estamos a falar de 26.400 postos de trabalho que se perderem só no último trimestre e milhares de empresas que fecharam nos últimos anos no sector com maior peso no Turismo, o principal motor das exportações nacional.”