Aeroportos nacionais crescem no final de 2014
Durante o 4º trimestre do ano, foram transportados 7,8 milhões de passageiros, mais 9,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Marta Barradas
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
O número de passageiros embarcados, desembarcados e em trânsito directo nos aeroportos nacionais somou, durante o 4º trimestre de 2014, um total de 7,8 milhões de pessoas, o que corresponde a um aumento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), aterraram nos aeroportos portugueses um total de 36 mil aeronaves, aumentando em 5,9% o número registado em igual período de 2013.
Já em relação aos resultados anuais de 2014, ainda preliminares, registaram-se acréscimos significativos na actividade aeroportuária nacional, com um acréscimo de 9,4% nos passageiros transportados e de 5,9% no número de aviões aterrados, em relação ao ano de 2013.
Os aeroportos de Lisboa e Porto mantiveram os crescimentos mais expressivos no transporte de passageiros, com aumentos de 13,6% e 10,1%, respectivamente, tendo o aeroporto da capital portuguesa, no 4º trimestre de 2014, concentrado 54,5% do número total de passageiros dos aeroportos nacionais.
Nas restantes infraestruturas aeroportuárias principais, o número de passageiros aumentou em 8,2% em Ponta Delgada, nos Açores, 2,1% no Funchal, na Madeira, e 1,4% no aeroporto de Faro, no Algarve.
Ainda durante este período, revela o INE, 97,1% do total de movimentos de passageiros ficou concentrado no tráfego comercial regular, em comparação com os 96,6% registados no 4º trimestre de 2013.
No que diz respeito aos voos internacionais, foi registado um total de 84,3% do movimento de passageiros, dos quais se concentraram maioritariamente para destinos europeus, com 78,8%, em relação aos 77,2% registados em igual período de 2013. Posteriormente, 6,9% correspondeu a ligações com outros países da Europa e, 14,3%, a origens/destinos fora do continente europeu.