Turismo na Madeira cresce em 2014
A região registou um crescimento das receitas em 5,9%, para 297 milhões de euros.
Patricia Afonso
Francisco Calheiros: “Cá estaremos para dar voz a todos os ramos do turismo representados na CTP”
Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa e pedem “transparência” na relação com o Turismo
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
A Madeira registou, no passado ano de 2014, um aumento das receitas do turismo em 5,9% face ao ano anterior, para 297 milhões de euros, anunciou Conceição Estudante, secretária Regional do Turismo e Transportes da Madeira.
A responsável, que falava esta quarta-feira no âmbito de uma apresentação aos jornalistas na BTL 2015, destacou que estes resultados se referem até ao mês de Outubro de 2014, onde foi também registado um aumento no número de dormidas no destino de 4,7%, para 6.303,7 mil dormidas.
A taxa de ocupação na região chegou aos 62,6%, o que corresponde a um aumento de 1,7 pontos percentuais, enquanto o RevPar foi de 77,1 euros, mais 6,6% em relação a 2013.
Durante o mesmo período, aeroportos da Madeira, Funchal e Porto Santo, registaram um total de 2.567.419 passageiros, o que significa um aumento de 4% face ao ano transacto.
Dos principais mercados para o destino, a responsável refere que se mantêm quase na totalidade, “à excepção da França, que apresentou um maior crescimento” em relação ano de 2013.
A Alemanha ocupa o primeiro lugar, com um crescimento de 8,6% no número de dormidas face ao ano anterior, seguindo-se o Reino Unido, com um aumento de 6,6%, Portugal, com mais 9,2%, e a França, com um aumento em 1,8%.
Madeira promove calendário de eventos na BTL 2015
Conceição Estudante indicou ainda que, com o mote ‘Madeira, Destino em Festa’, a região pretende levar aos portugueses o calendário anual de eventos a decorrer durante o ano, no âmbito da sua 1presença na BTL 2015, que decorre até ao próximo dia 1 de Março.
Carmo Fontes, directora do Turismo da Madeira, refere que “queremos que os portugueses participem nos eventos e venham nos visitar à Madeira.”
Para a responsável, “a BTL é a rampa de lançamento para a promoção do destino no início do ano”, de forma a levar mais portugueses para a região, sendo este um dos objectivos da Madeira.
Além disso, acrescenta a directora do Turismo da Madeira, “vamos fazer várias reuniões com os operadores aqui no Continente, criar bolsas de contacto, duas em Lisboa e duas no Porto, para estarmos mais perto do trade, informando constantemente do produto que temos para oferecer.”
Dos eventos que decorrem anualmente na Madeira, a responsável destaca o Carnaval, que decorre entre os meses de Fevereiro e Março; a Festa da Flor, nos meses de Abril e Maio; o Festival do Atlântico, que tem lugar no mês Junho; a Festa do Vinho da Madeira e o Festival de Colombo (Porto Santo), que decorrem ambos em Setembro; o Festival da Natureza, em Outubro; e as festas de Fim-de-Ano e Natal, em Dezembro.