Argentina promove-se em Lisboa
o 4º Workshop Meet Argentina, realizado pela Evecon Tour Operator, reuniu operadores e agentes de viagem portugueses esta terça-feira, no Altis Grand Hotel.
Marta Barradas
Vila Galé inaugura hotel em Isla Canela com olhos postos em Sevilha e Madrid
LATAM aumenta voos a partir de Guarulhos/São Paulo para sete destinos. Lisboa está incluída
“Portugal Stopover” da TAP é o melhor, diz Global Traveler
Região de Lisboa reeleita para a presidência da AG da Rota de Vinhos da Península de Setúbal
Turismo do Algarve, Município de Lagoa e APECATE esclarecem sobre navegação nas Grutas de Benagil
75% dos europeus preveem viajar de maio a outubro
Johan Lundgren deixa liderança da easyJet em 2025
Rio Grande do Sul apela aos turistas que não desmarquem, mas reagendem as suas viagens à região
Portugal totaliza 59 praias Zero Poluição
ESHTE celebra 33.º aniversário e anuncia novos protocolos
A Argentina, através do operador turístico Evecon Tour Operator, realizou esta terça-feira, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, o 4º Workshop ‘Meet Argentina’, com o objectivo de promover o destino junto dos operadores e agentes de viagem portugueses.
Acerca do papel do operador em Portugal, Álvaro Andion, do departamento de Producto & Logística Comercial da Evecon, refere ao Publituris que “temos uma empresa constituída aqui, mas ainda estamos em processo de crescimento, em fase embrionária. Ano após ano este evento vai ganhando forma e nós, a pouco e pouco, vamos ganhando clientes”.
Nesta que é a quarta edição do evento, o responsável refere que para a Argentina, “este ano não, mas em 2013 tivemos grupos grandes de Portugal, um de mais de 90 pessoas e dois ou três de cerca de 30 pessoas, fruto deste evento, o que é bom.”
Álvaro Andion referiu ainda estar aberto à organização de Famtrips na Argentina, uma vez que são boas ferramentas para uma maior aproximação de futuros clientes.
No encontro foram apresentados os atractivos turísticos das várias regiões da Argentina, desde a capital, Buenos Aires, à cidade de Bariloche e a Patagónia.
Argentina quer recuperar mercado europeu
No âmbito do workshop realizado em Lisboa, Fabian Szewczuk, secretário de Turismo da cidade de Bariloche, na Argentina, destaca que a Argentina quer recuperar o mercado europeu, nomeadamente o espanhol e português, que apresentou uma descida face à crise económica.
Ao Publituris o responsável referiu que “a Argentina teve, noutros anos, muito público europeu e estamos a tentar recuperá-lo. Há alguns anos haviam grandes grupos durante todo o ano. O mercado espanhol está a recuperar pouco a pouco, assim como o público português, por isso estamos presentes nestes workshops, nestas formações, feiras, para voltar a captar as novas gerações de turistas que estão a retornar à América do Sul, à Argentina e, particularmente, à nossa cidade”.
Para captar o mercado português, o secretário de Turismo de Bariloche explica que as acções recaem essencialmente em “workshops, negócios ‘face-to-face’, e estamos também a trabalhar com operadores que vendem este destino na Europa. Como somos Estado, a nossa função é promover institucionalmente o destino, no entanto, nos últimos anos e no nosso caso, a decisão política é a de acompanhar os laços comerciais.”
De 2013 para 2014 houve, no entanto, um crescimento do mercado europeu na cidade, números que o responsável atribui à parceria com a Evecon. “Desde 2013 que aumentaram os visitantes em Bariloche da Europa, de 2500 em 2013, 2700 em 2014”, refere.
Em relação às atracções do destino, Fabian Szewczuk explica que Bariloche “apresenta diferentes produtos: o número um é a neve, uma vez que temos o centro de esqui maior da América do Sul, com 120 quilómetros de pista, com diversas infra-estruturas como comércios, restaurantes, etc. e quando os EUA, o Canadá ou a Europa não têm mais neve, nós temos.”
“Outro produto que a cidade tem é a aventura e o contacto com a natureza. O governo do nosso país distinguiu-nos como a capital nacional da argentina de turismo de Aventura, por todas as actividades que temos”, acrescenta.
Dos principais mercados no destino argentino, o responsável destaca o latino-americano, nomeadamente o brasileiro, que procura a cidade de Bariloche especialmente durante o mês de Julho, seguido da Colômbia e Venezuela.
Na Europa os principais mercados são Espanha, Portugal, Itália e também a Alemanha e a Rússia, que começam a procurar o destino.
A cidade está também a promover-se, através de workshops, na Inglaterra, Roma e Paris, de forma a captar turistas europeus.