Profissionais de turismo em Portugal querem mudar de emprego
Um estudo realizado pela Hays revela que 74% dos inquiridos do sector pretende fazê-lo este ano.
Publituris
Anabela Freitas vai liderar Turismo Centro de Portugal até novas eleições
Boost Portugal promove campanha “Vive o inverno”
MSC World America vai oferecer 19 opções diferentes de camarotes
Quatro comunidades intermunicipais da região Centro em parceria inédita na FITUR
Espanha atinge 94 milhões de turistas internacionais, em 2024, diz ministro do Turismo espanhol
Portugueses gastam mais de mil euros por viagem, revela a CamperDays
Negócios no setor das viagens e turismo caem 4,3%, em 2024
Selo Save Water é alargado aos estabelecimentos de Alojamento Local
ALPN critica Movimento Referendo pela Habitação por não “resolver os reais problemas sociais” com referendo ao AL em Lisboa
Airbus entrega mais 31 aviões que em 2023
Este ano, 74% dos profissionais de Turismo e Lazer em Portugal consideram mudar de emprego, uma vez que apenas 26% beneficiaram de um aumento salarial em 2014, revela o Guia do Mercado Laboral, realizado pela empresa de recrutamento Hays.
No sector do turismo, a percentagem de profissionais insatisfeitos com salário actual é de 43% e a disponibilidade para trabalhar no estrangeiro com base nos inquiridos desta área é de 92%.
No estudo levado a cabo pela Hays, o perfil do profissional de Turismo e Lazer em Portugal é de 52% masculino, 48% feminino, estando a maior parte concentrados na região Sul do País (71%).
O grande desafio que se coloca neste momento é, segundo o Guia, o de compreender até que ponto o País está a conseguir formar profissionais qualificados em número suficiente para acompanhar o crescimento que sector do Turismo está a viver neste momento.
Nas dinâmicas de recrutamento apresentadas na pesquisa, os perfis mais solicitados no sector foram: Chefe de Cozinha, Sub-Chefe de Cozinha, Chefe de Pastelaria, Sommelier, Director Comercial, Resort Manager e Chefe de Bar.
Pelo contrário, os perfis menos solicitados foram os de Governanta e Especialista de F&B.
Paula Baptista, managing director da Hays Portugal, explica em comunicado que “a percentagem de empresas que pretendem contratar ultrapassa as perspectivas mais optimistas. No entanto, há menos profissionais dispostos a mudar de emprego, e muitos pensam mesmo sair do País”.
Quanto à perspectiva para este ano, a Hays destaca que “Portugal continua a crescer enquanto destino turístico, pelo que as expectativas para o ano que agora inicia são bastante altas. Será um ano de expansão mas, também, de incerteza, tanto a nível de atracção e retenção de profissionais especializados, como do próprio rumo que o sector poderá seguir em termos de estratégia e posicionamento”.
Esta edição do Guia do Mercado Laboral tem como base inquéritos efectuados junto de 3701 profissionais qualificados e 705 empregadores, além de milhares de entrevistas e reuniões realizadas pela Hays ao longo do ano, junto de candidatos e empresas em todo o País.