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Hóspede de quatro patas

Os animais de estimação são parte integrante de um número cada vez maior de famílias. Os seus donos querem partilhar as férias com eles, mas nem todos os hotéis estão preparados para os receber. Saiba quais as vantagens de ser ‘pet-friendly’.

Raquel Relvas Neto
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Os animais de estimação são parte integrante de um número cada vez maior de famílias. Os seus donos querem partilhar as férias com eles, mas nem todos os hotéis estão preparados para os receber. Saiba quais as vantagens de ser ‘pet-friendly’.

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Raquel Relvas Neto
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Os animais de estimação são parte integrante de um número cada vez maior de famílias. Os seus donos querem partilhar as férias com eles, mas nem todos os hotéis estão preparados para os receber. Saiba quais as vantagens de ser ‘pet-friendly’.

Os donos de animais são apaixonados pelos seus amigos de quatro patas e muitos querem levá-los juntamente para desfrutar das suas férias. Segundo um estudo realizado pelo TripAdvisor nos Estados Unidos da América, 44% dos inquiridos pretendem levar os seus animais nas suas viagens nos próximos 12 meses, enquanto 77% já o fizeram no ano passado.

Destes, pelo menos 64% optam por ficar numa unidade hoteleira durante as suas férias com os seus animais de estimação, onde valorizam a existência de uma área para animais, ‘pet-sitters’ e menus de serviço de quarto para animais de estimação. 28% dos inquiridos afirmam mesmo que desistem de viajar para determinado destino se este não tiver acomodações para animais de estimação.

Mas o que leva os donos a viajarem com os seus animais de estimação? Sobretudo por desfrutarem da companhia destes, segundo 45% dos inquiridos do TripAdvisor, mas também por sentirem que o seu animal fica nervoso na ausência dos donos e porque acham que é mais acessível levá-los do que deixá-los num canil ou ‘pet sitter’.

Na verdade existem algumas dificuldades em arranjar uma unidade hoteleira que seja ‘pet friendly’. Em Portugal, ainda existe um número limitado de hotéis ‘pet-friendly’, mas os que existem prometem uma estadia agradável aos hóspedes de quatro patas.

No Penha Longa, em Sintra, Vanessa Tomé, directora de marketing e relações públicas do resort, explica que “pretendemos proporcionar uma estadia memorável não apenas aos nossos hóspedes, mas também ao seu animal de estimação”, recebendo-os assim de uma forma “personalizada”.

O Marriott Lisbon Hotel, em Lisboa, “está apto para receber animais de estimação como recebe os seus hóspedes”, indica Ana Caetano, directora de relações públicas do quatro estrelas, desde que estes cumpram regras de higiene, saúde e convivência. A responsável explica que na cadeia de hotéis Marriott “os animais de estimação são considerados parte da família e tratados com o mesmo nível de excelência como todos os viajantes”.

No que refere à Novotel, com três unidades em Portugal, esta permite aos seus hóspedes que se façam acompanhar pelos seus animais de estimação. “Somente o acesso ao quarto está autorizado. O acesso aos restantes locais públicos, nomeadamente bar, restaurante, terraço, salas de reunião e piscina está interdito aos animais de companhia”, à excepção dos cães-guia.

Facilidades

Os hotéis ‘pet-friendly’ têm uma série de comodidades para receber da melhor forma os hóspedes de quatro patas. No Penha Longa Resort, os animais de estimação têm tratamento de luxo. Nos quartos são disponibilizadas várias facilidades, como uma cama confortável para o animal de estimação, bebedor e comedor, toalha de banho, manta, um cartão para pendurar na porta a alertar para a sua presença e “até um amenitie do nosso chef para dar as boas-vindas ao nosso “convidado de estimação” e um brinquedo”, explica a responsável do resort. Mas as férias dos animais de estimação no resort têm até animação adequada. Vanessa Tomé indica que existe o serviço de passeio recreativo, que garante “passeios divertidos e prazerosos nos nossos jardins espaçosos e verdejantes”. Para que nada falte durante a estadia, é facultada ainda uma lista de serviços úteis, como contactos de hospital e clínica veterinária mais próximos, lojas de animais e spa para banhos e tosquias. “Podemos ainda disponibilizar serviço de compra e entrega mediante pedido”, complementa. No Penha Longa Resort, os animais podem percorrer as áreas públicas e jardins do hotel, mas com trela ou transportados ao colo dos donos. As únicas zonas onde não são permitidos, são nos restaurantes, à excepção de cães-guias.

Em plena Avenida da Liberdade, o Sofitel Lisbon Liberdade tem um carta de ‘room service’ especial, denominada “Cantina dos melhores amigos do homem”, com um menu especial para os animais. Também o Concierge da unidade de cinco estrelas dispõe de uma lista de veterinários e lojas de animais para recomendar aos clientes.

No Marriott Lisboa Hotel, os animais de estimação têm a permissão de dormir com o dono e é fornecida uma manta e facultado um espaço para que o dono possa fazer as refeições acompanhado do animal de estimação. É também entregue no ato de check-in um cartão com a indicação da presença do animal de estimação para o hóspede colocar na porta do quarto.

Nos Altis Hotels – Altis Prime, Altis Avenida Hotel, Altis Park Hotel e Altis Suites – são disponibilizados cama, comedouro e bebedouro. No cinco estrelas do grupo acresce ainda biscoitos para dar as boas-vindas.

Posicionamento do hotel

À semelhança dos hotéis ‘adults only’, o facto de ser ‘pet friendly’ pode trazer consequências negativas e positivas para o posicionamento de uma unidade hoteleira no mercado, ao ponto de algumas preferirem não exporem publica e comercialmente que são ‘pet-friendly’. Para os hotéis que contactámos, ser ‘pet-friendly’ tem sido positivo para a operação e até para o reconhecimento junto dos clientes.

No que diz respeito à unidade da Marriott International, Ana Caetano explica que as unidades da cadeia hoteleira “têm ganho uma fatia de mercado que está a crescer, porque muitos são os que deixam de ir para um hotel por não aceitarem animais. O ‘feedback’ dos clientes é muito positivo e são muitos os clientes que nos procuram”, reforçando ainda que as unidades nunca foram alvo de crítica por parte dos clientes que viajam sem animais.

Nas unidades ‘pet-friendly’ dos Altis Hotels, o ‘feedback’ dos clientes que trazem os seus animais de estimação é “bastante favorável e nada afecta o normal funcionamento do hotel”.

Vanessa Tomé indica que “sabemos que cada animal de estimação é um elemento da família e por isso consideramos e antecipamos as suas necessidades, garantindo-lhe o mesmo respeito e atenção genuína. Quando decidem voltar sabemos que reservaram com a segurança e certeza de que tudo faremos para que tenham uma estadia única”.

Espalhadas um pouco por todo o País, as unidades ibis hotels e íbis budget, do grupo francês Accor, recebe animais de estimação de pequeno porte. O responsável pela marca em Portugal revela que “Os clientes ficam muito agradados e sensibilizados pelo facto de poderem trazer o seu animal de estimação para os hotéis ibis. Por outro lado, os hotéis ibis oferecem a garantia da certificação de qualidade ISO 9001, que representa uma segurança para os clientes. Quando os clientes se fazem acompanhar do seu animal de companhia, a higienização do quarto será mais profunda, tanto nos hotéis ibis como ibis budget”.

*Artigo publicado na edição n.º 104 da Publituris Hotelaria.

 

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Amazing Evolution já abriu aparthotel The Shipyard na Terceira

Novo aparthotel de Angra do Heroísmo é gerido pela Amazing Evolution, conta com 29 apartamentos e apresenta uma inspiração náutica.

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O The Shipyard, novo aparthotel gerido pela Amazing Evolution, já abriu portas ao público em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, disponibilizando 29 apartamentos de diferentes tipologias e com inspiração náutica.

Instalado nas antigas oficinas da Câmara Municipal, o The Shipyard foi inaugurado no passado dia 1 de outubro, está localizado a apenas 20km do aeroporto da Terceira e apresenta uma inspiração náutica, quer seja pela sua localização ou por ter a intenção de se tornar num “porto de abrigo” para os visitantes da ilha. 

De acordo com a Amazing Evolution, “o nome ‘The Shipyard’ surge da sua localização, inspirado nas antigas oficinas, na proximidade ao mar e na forma arquitetónica do edifício, que se assemelha a um navio”.

“Os materiais utilizados e a arquitetura do projeto conjugam o aspeto industrial com o conforto das madeiras, conferindo ao espaço um ambiente de ‘porto seguro’, onde os hóspedes são convidados a sentir a ilha em toda a sua dimensão natural: mar, terra e céu, e desafiados a viver todas as comodidades do espaço interior”, indica a empresa responsável pela gestão da unidade.

Além dos 29 apartamentos, o The Shipyard disponibiliza ginásio, rooftop com vista privilegiada para o oceano e para o pôr-do-sol, bar e restaurante de assinatura do Chef Vítor Sobral, que promete elevar a oferta gastronómica da ilha.

“O restaurante Oficina da Esquina nasceu da paixão do Chef pela ilha e da vontade de valorizar ainda mais a gastronomia dos Açores. A carta é bastante diversificada e aposta sobretudo nos produtos da ilha, provenientes de fornecedores açorianos. O espaço tem uma capacidade de 90 lugares no interior, 12 lugares na esplanada e funciona ao pequeno-almoço, almoço e jantar”, acrescenta a Amazing Evolution.

O The Shipyard disponibiliza preços desde 78 euros por noite para alojamento em estúdio, com pequeno-almoço incluído.

 

 

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ISG debate Gestão da Aeronavegabilidade

Iniciativa decorre no âmbito da nova Pós-Graduação em Gestão da Aeronavegabilidade do estabelecimento de ensino superior, que arranca em janeiro de 2022.

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O ISG – Instituto Superior de Gestão vai promover no próximo dia 20 de outubro, entre as 18h30 e as 20h30, o seminário “Gestão da Aeronavegabilidade”, iniciativa que vai ter lugar no âmbito da nova Pós-Graduação em Gestão da Aeronavegabilidade do estabelecimento de ensino superior, que arranca em janeiro de 2022.

De acordo com o ISG, o debate pretende fornecer aos participantes “conhecimentos atualizados e aprofundados sobre a realidade operacional, as estruturas e responsabilidades, e as práticas de gestão nos Operadores Aéreos e nas organizações CAMO (Continuing Airworthiness Management Organisation) e CAO (Combined Airworthiness Organisation) no que respeita à gestão da continuidade da aeronavegabilidade das aeronaves operando no espaço aéreo da União Europeia”.

O evento, que vai decorrer no auditório do piso 3 do estabelecimento de ensino superior, será moderado pelo professor João Martinez, um dos coordenadores Científicos da Pós-Graduação que arranca em janeiro, e assenta em “reflexões de especialistas com know-how reconhecido no sector dos transportes, nomeadamente da aviação civil e aeronáutica”

O evento pode ser acompanhado a nível presencial ou online, via zoom, devendo os interessados proceder à inscrição pelo e-mail posgraduacoes@isg.pt.

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Indicadores económicos da hotelaria mantêm quebra em agosto, apesar da ajuda dos residentes

Segundo o INE, os proveitos totais e por aposento continuaram a apresentar descidas significativas em agosto e, no acumulado do ano, a quebra ultrapassa mesmo os 50% face ao período pré-pandemia.

Inês de Matos

Apesar do mercado interno ter contribuído com 4,2 milhões de dormidas e ter crescido 24,2%, o valor mensal mais elevado desde que há registos,  os indicadores económicos da hotelaria nacional mantiveram, em agosto, quebras expressivas face a igual mês de de 2019, avança o  Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados já confirmados do INE relativamente ao mês de agosto, que foram divulgados esta quinta-feira, 14 de outubro, “os proveitos registados nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiram 515,8 milhões de euros no total e 410,2 milhões de euros relativamente a aposento”, o que traduz descidas de 19,2% e 19,3% face a igual mês de 2019.

No acumulado dos primeiros oito meses do ano, as quebras nos proveitos são ainda maiores face ao mesmo período pré-pandemia, uma vez que, indica o INE, “registaram-se variações de -57,1% e -56,7%” nos proveitos totais e por aposento, respetivamente.

Apesar de continuarem por metade face ao período pré-pandemia, tanto os proveitos totais, como os proveitos por aposento, subiram em comparação com agosto do ano passado, num aumento que, de acordo com o INE, foi de 25,0% nos proveitos totais e de 27,2% nos por aposento.

Já o RevPar situou-se em 71,4 euros em agosto, valor que indica uma subida face ao mês anterior, já que, em julho, este indicador estava nos 40,2 euros, mas ainda assim abaixo dos 84,4 euros registados em agosto de 2019.

O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) é o indicador que mais perto está de alcançar os valores de 2019, uma vez que, no oitavo mês deste ano, chegou aos 115,8 euros, acima dos 98,7 euros contabilizados em julho e já próximo dos 116,2 euros de agosto de 2019.

No total, as unidades de alojamento turístico nacionais somaram 2,5 milhões de hóspedes e 7,5 milhões de dormidas, o que indica subidas de 35,6% e 47,6%, respetivamente, que se somam aos aumento de +60,4% e +73,0% que já tinham sido apurados em julho.

Ainda assim, o INE diz que estes valores “foram, no entanto, inferiores aos observados em
agosto de 2019, tendo diminuído o número de hóspedes e de dormidas, 23,6% e 22,1%, respetivamente”.

Além da forte recuperação do mercado interno, que contribuiu com 4,2 milhões de dormidas e aumentou 24,2%, também os mercados externos cresceram 94,5% e totalizaram 3,3 milhões de dormidas, ainda que, ao contrário do mercado doméstico, os não residentes apresentem um decréscimo de 46,9% nas dormidas face a agosto de 2019, enquanto as dormidas de residentes subiram 22,6%.

Já a ocupação das unidades de alojamento situou-se nos 61,6%, mais 15,0 pontos percentuais que o observado em agosto de 2020, mas 11,0 pontos percentuais abaixo do registado em agosto de 2019, quando a taxa de ocupação chegava aos 72,6%.

No acumulado dos primeiros oito meses do ano, as unidades de alojamento turístico somam 8,8 milhões de hóspedes e 23,9 milhões de dormidas, correspondendo a crescimentos de 8,1% e 11,8%, respetivamente.

 

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United Airlines lança voos diários entre Ponta Delgada e Nova Iorque no verão de 2022

Operação da United Airlines para os Açores vai decorrer entre maio e final de setembro, e arranca com três voos por semana, passando a ligações diárias entre junho e agosto.

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A United Airlines anunciou esta quinta-feira, 14 de outubro, que vai passar a oferecer voos diários entre Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, e o aeroporto de Nova Iorque/Newark, nos EUA, no verão do próximo ano, numa operação com voos diários, que arranca a 13 de maio e decorre até final de setembro.

De acordo com um comunicado da companhia aérea norte-americana, a rota para Ponta Delgada é uma das novidades que a United Airlines anunciou esta quinta-feira e que contemplam 10 novas ligações e cinco novos destinos, naquela que é a “maior expansão transatlântica da United na sua história”.

Os voos para Ponta Delgada arrancam a 13 de maio de 2022, em aviões Boeing 737 MAX 8, com 16 lugares em classe business, 54 em economy plus e 96 em económica, e a saída de Nova Iorque/Newark decorre pelas 22h55, enquanto a chegada está prevista para as 08h40 (+1). Em sentido contrário o primeiro voo decorre a 14 de maio, com partida da capital micaelense às 10h45 e chegada aos EUA pelas 12h55, sempre em horários locais.

Os voos vão ser operados até final de setembro, com a última ligação desde Nova Iorque/Newark a decorrer no dia 28, enquanto o último voo à partida de Ponta Delgada está previsto para 29 de setembro.

No entanto, os voos não são diários ao longo de toda a temporada, já que, entre 13 de maio e 3 de junho, bem como entre 6 e 28 de setembro, os voos desde Nova Iorque/Newark decorrem três vezes por semana, tal como acontece em sentido contrário, entre 14 de maio e 4 de junho, e de 7 a 29 de setembro.

De acordo com o comunicado da companhia aérea, a nova rota para Ponta Delgada junta-se aos voos que a United Airlines já oferecia para território nacional e que a tornam na companhia aérea com maior número de voos entre os EUA e Portugal, já que a transportadora conta com voos diários entre Lisboa e Nova Iorque/Newark e opera um serviço sazonal entre o Porto e Nova Iorque/Newark, assim como de Lisboa para Washington Dulles, cujos voos vão ser retomados em 2022.

“Sendo a única companhia aérea dos EUA a ligar os Açores à área metropolitana de Nova Iorque, o novo voo reforça a nossa rede de rotas internacionais e oferece aos nossos clientes de Portugal uma maior escolha de viagens e ligações com uma única escala através do nosso hub de Nova Iorque/Newark para outros destinos nas Américas”, destaca Marcel Fuchs, diretor executivo internacional de vendas  da United.

Além da nova rota para os Açores, a United Airlines anunciou também novos voos para Amã, Jordânia; Bergen, Noruega; Maiorca, nas Ilhas Baleares; e Tenerife, nas Ilhas Canárias, ambas em Espanha.

“Todas as novas rotas, cujo início está programado para a primavera de 2022, não são realizadas por qualquer outra transportadora da América do Norte”, acrescenta a United Airlines, que anunciou ainda o reforço de voos para Berlim, Dublin, Milão, Munique e Roma, assim como o regresso das ligações para Bangalore, Frankfurt, Aeroporto de Haneda em Tóquio, Nice e Zurique, que tinham sido interrompidas devido à pandemia.

Todas as rotas, incluindo os voos entre Ponta Delgada e Nova Iorque/Newark, estão ainda sujeitas a aprovação governamental.

 

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Emirates disponibiliza HBO Max a bordo a partir de 1 de novembro

Novo serviço vai estar disponível, a partir de 1 de novembro, através do sistema de entretenimento a bordo da Emirates.

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A Emirates vai passar a disponibilizar, a partir de 1 de novembro, o serviço HBO Max a bordo dos seus aviões e para todos os clientes, através do programa de entretenimento da companhia aérea, denominado ICE.

Segundo a Emirates, graças à parceria que a companhia aérea estabeleceu com com a plataforma de filmes e séries, naquela que é a primeira parceria do género na aviação do Médio Oriente.

“Com esta parceria, os passageiros da Emirates, independentemente da classe em que viajem, podem assistir a grandes êxitos exclusivos da HBO Max nos ecrãs individuais dos seus lugares, incluindo os populares Friends: The Reunion – exibido pela primeira vez numa companhia aérea; as séries múltiplas vezes premiadas pelos Emmy®, Mare of Easttown, A Black Lady Sketch Show, e muito mais”, refere a Emirates, em comunicado.

Numa fase inicial, a parceria disponibiliza mais de 160 horas de conteúdo de 31 filmes e séries mas, segundo a Emirates, no futuro, o objetivo da companhia aérea e da plataforma passa por “gradualmente expandir a oferta de conteúdo”.

A partir de 1 de novembro, os conteúdo da HBO Max passam a estar disponíveis no sistema de entretenimento a bordo da Emirates, numa secção própria, sendo também possível consultar a lista de conteúdos disponíveis através do site da companhia aéreo ou da app da Emirates, que permite até sincronizar o smartphone e o sistema ICE.

 

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Bali reabre para turistas de 19 países, incluindo Portugal

Ilha turística da Indonésia reabriu esta quinta-feira, 14 de outubro, para turistas de países de baixo risco para a COVID-19, mas continuam a existir várias restrições.

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A Ilha de Bali, na Indonésia, reabriu esta quinta-feira, 14 de outubro, para turistas estrangeiros provenientes de 19 países, entre os quais também se encontra Portugal, apesar de continuarem a existir diversas restrições, avança a Lusa.

De acordo com as autoridades da Indonésia, para entrarem  em Bali, os turistas estrangeiros devem apresentar prova de que possuem a vacinação completa contra a COVID-19 ou um teste negativo na chegada ao destino, onde será ainda necessário realizar uma quarentena de cinco dias em hotéis designados pelas autoridades e cujos custos são suportados pelos turistas. Existem também diversas restrições em vigor nos hotéis, restaurantes e praias de Bali.

Além de Portugal, também os turistas provenientes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Kuwait, Bahrein, Qatar, China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Liechtenstein, Itália, França, Espanha, Suécia, Polónia, Hungria e Noruega voltam a poder entrar em Bali, sendo todos países que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentam um baixo risco para a COVID-19.

A Lusa cita ainda o presidente da Indonésia, Joko Widodo, que já tinha explicado que a decisão de reabrir Bali se devia à alta taxa de vacinação na ilha, que chega já a perto de 80% da população de Bali.

 

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MSC Cruzeiros adiciona segundo navio à Volta ao Mundo de 2023

Companhia de cruzeiros cancelou o itinerário de Volta ao Mundo de 2022 devido às restrições que ainda existem em vários portos, mas decidiu colocar um segundo navio a realizar o itinerário no ano seguinte.

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A MSC Cruzeiros anunciou que o itinerário de Volta ao Mundo de 2023 vai também ser realizado pelo MSC Magnifica, que se vai juntar ao MSC Poesia, naquela que será a primeira vez na história da indústria que “dois navios vão receber mais de 5.000 passageiros numa viagem à volta do mundo”.

Com partida simultânea de Génova, Itália, a 4 de janeiro de 2023, os navios vão, no entanto, realizar itinerários distintos, com a MSC Cruzeiros  a explicar que o MSC Magnifica vai realizar o mesmo itinerário que deveria ser realizado pelo MSC Poesia para o MSC World Cruise 2022, que foi cancelado devido às restrições que ainda existem em vários portos devido à COVID-19.

“Infelizmente não tivemos escolha a não ser cancelar o MSC World Cruise 2022, mas sabemos que um cruzeiro pelo mundo é realmente a viagem de uma vida para muitas pessoas e, por isso, foi importante para nós oferecer a melhor solução possível para os nossos fieis passageiros. O cruzeiro Volta ao Mundo a bordo do MSC Poesia em 2023 já estava esgotado e por isso trabalhámos para alterar a programação do MSC Magnifica, um popular navio de cruzeiro volta ao mundo, para que possamos oferecer o mesmo itinerário de 2022″, refere Gianni Onorato, CEO da MSC Cruzeiros.

As vendas do World Cruise 2023 do MSC Magnifica já estão abertas, com a companhia de cruzeiros a garantir que os “passageiros com reservas no World Cruise 2022 serão contactados em breve e terão prioridade na nova proteção das suas reservas existentes para o MSC Magnifica”.

Já para os passageiros que mudarem a sua reserva para 2023,  a companhia de cruzeiros oferece, “como uma medida de gratidão pela fidelidade”, a reserva de um cruzeiro de cortesia entre janeiro e maio de 2022. 

O MSC Poesia e o MSC Magnifica vão partir em simultâneo para o itinerário de Volta ao Mundo em 2023, com embarque em Génova, Itália (4 de janeiro), Marselha, França (6 de janeiro) e Barcelona, Espanha (7 de janeiro).

“Assim que cruzarem o Mar Mediterrâneo, os navios vão separar-se no Oceano Atlântico. O MSC Magnifica irá circunavegar a América do Sul, cruzar o Oceano Pacífico Sul e depois para o Oceano Índico, o Mar da Arábia, o Mar Vermelho e, em seguida, através do espetacular Canal de Suez de volta ao Mar Mediterrâneo”, explica a MSC Cruzeiros, revelando que o MSC Poesia vai passar pelo Canal do Panamá e percorrer a costa oeste da América Central e do Norte, enquanto se dirige para o Oceano Pacífico, seguindo-se um período prolongado na Ásia, a partir de onde retorna ao Mediterrâneo, pelo Canal de Suez.

Já o MSC Magnifica vai visitar 43 em 24 países, numa viagem de 117 dias que oferece nove prolongados pernoitas e que cruza o equador por duas vezes e que inclui escalas em Lisboa, Funchal, Mindelo (Cabo Verde), Rio de Janeiro (Brasil), Buenos Aires e Ushuaia (Argentina), Taiti, Polinésia Francesa e Ilhas Cook, bem como Auckland, Napier, Wellington, Sydney (Austália e Nova Zelândia).

Na Ásia, o itinerário inclui também a Nova Caledónia, Alotau  e Papua Nova Guiné, bem como a ilha de Lombok (Indonésia), Singapura e Port Klang (Malásia), Colombo e Sri Lanka, assim como Mumbai (Índia), antes de chegar a Salalah, Omã e Aqaba, no Médio Oriente.

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Brasil mostra na Expo Dubai que está pronto a receber visitantes internacionais

A Embratur quer afirmar o Brasil como um destino turístico mundial e está a aproveitar a Expo Dubai 2020, que decorre até março de 2022, para promover as atrações e destinos brasileiros.

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A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo está presente na Expo Dubai 2020 com o objetivo de mostrar que “o Brasil está pronto para receber visitantes internacionais”, numa estratégia que visa também “o posicionamento do Brasil enquanto destino turístico mundial”.

“A presença da Embratur na Expo Dubai 2020 tem como objetivo reforçar que o Brasil está pronto para receber visitantes internacionais. A nossa cultura diversa e as infinitas belezas naturais ao longo de todo o território brasileiro, com 66% de vegetação nativa protegida, praias, parques, ilhas e sem desastres naturais em nenhuma época do ano, são a garantia de encantamento e de vontade de visitar o Brasil”, refere Carlos Brito, presidente da Embratur, citado num comunicado enviado à imprensa.

De acordo com o responsável, a participação na Expo Dubai 2020 reveste-se de uma ainda maior importância pela altura em que decorre o certame, uma vez que a recuperação da aviação comercial já está em marcha e os voos internacionais já estão de regresso ao Brasil.

“A divulgação do nosso país no exterior é ainda mais necessária, num momento em que aumenta a vacinação e se retomam gradualmente as viagens. O mundo merece e precisa de conhecer o nosso turismo”, acrescenta Carlos Brito.

O pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 fica localizado na entrada do Distrito da Sustentabilidade e, segundo o comunicado da Embratur, esse é o principal mote que orienta o pavilhão do país, que apresenta o tema “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, com o objetivo de ligar “a natureza às pessoas e ao amanhã”.

No pavilhão do Brasil vão também decorrer diversas iniciativas, como manifestações culturais, uma exposição com imagens e artesanato, e ainda música e dança típicas de todas as regiões do país.

“Além disso, a Agência prepara também ações de experiência de marca para aumentar a interação com os visitantes, distribuindo também materiais promocionais”, refere ainda a Embratur.

A Expo 2020 Dubai, que foi adiada durante um ano em função da pandemia de COVID-19, decorre até final de março de 2022 e conta com a participação de 190 países, estimando-se que, ao longo dos seis meses de atividades, visitam a exposição cerca de 25 milhões de pessoas.

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Campanha de verão de Lagos soma 2,5 milhões de visualizações

Campanha lançada pela Câmara Municipal de Lagos foi promovida em Portugal e Espanha através das redes sociais, assim como em França, Reino Unido, Alemanha, República Checa, Lituânia, Polónia e Suécia.

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A campanha promocional lançada pela Câmara Municipal de Lagos para promover o destino neste verão e que contou com a participação do ator e blogger João Cajuda, soma já mais de 2,5 milhões de visualizações, o que leva a autarquia a fazer um balanço positivo desta campanha, que terá contribuído para que a hotelaria da cidade tenha registado uma taxa de ocupação média próxima dos valores de 2019.

Num comunicado enviado à imprensa, a autarquia de Lagos, no Algarve, explica que o filme promocional desta campanha foi promovido em Portugal e Espanha através do Facebook e Instagram, assim como em França, Reino Unido, Alemanha, República Checa, Lituânia, Polónia e Suécia, e, ao longo de 40 dias, foram contabilizadas 2,5 milhões de visualizações.

“Paralelamente, a campanha teve declinação offline em toda a região e envolveu mais três influenciadores, que amplificaram ainda mais o conceito e que, em conjunto, geraram mais de 100 mil likes, 1.500 comentários e 100 mil reencaminhamentos de stories. Tudo isto para além do impacto mediático gerado pela publicação de dezenas de notícias nos media portugueses. Os números do impacto no turismo estão a ser fechados, mas estima-se que a taxa de ocupação média se tenha aproximado dos valores de 2019″, explica a autarquia.

Denominada ‘Where Are You João?’, a campanha de verão de Lagos, começa com João Cajuda a explorar vários destinos internacionais até chegar a Lagos, que é apresentado como um destino de eleição onde ninguém pode faltar.

O vídeo da campanha está disponível online para visualização através do Vimeo, pelo link https://vimeo.com/578531762.

 

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Presidente da ANAC diz que é “urgente” encontrar solução para expansão aeroportuária de Lisboa

Para o presidente da ANAC, uma das questões “fundamentais” a analisar, está relacionada com a “capacidade e as características” que esta infraestrutura precisará de incorporar para “acomodar” os requisitos de toda uma nova geração de aeronaves.

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O presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Luis Ribeiro, alertou, durante o Portugal Air Summit, que é “urgente” fechar uma solução para a expansão aeroportuária da região de Lisboa, sublinhando que este projeto “não pode mais” ser adiado.

“É urgente fechar uma solução para a expansão aeroportuária da região de Lisboa. Este projeto de envergadura nacional é estruturante para o país e não pode mais ser adiado”, admitiu.

O presidente da ANAC garantiu que a autoridade “contribuirá” com a sua “experiência e conhecimento técnico” nas discussões que possam surgir sobre este projeto, “assumindo as suas responsabilidades enquanto entidade reguladora”.

Na opinião de Luís Ribeiro, uma das questões “fundamentais” que deverá ser “analisada” está relacionada com a “capacidade e as características” que esta infraestrutura precisará de incorporar para “acomodar” os requisitos de toda uma nova geração de aeronaves movidas a hidrogénio ou a combustíveis verdes que, “previsivelmente”, entrarão ao serviço durante a próxima década.

Recorde-se que em cima da mesa estão três hipóteses: aeroporto Humberto Delgado (principal), com o aeroporto do Montijo (complementar); aeroporto do Montijo (principal), com o aeroporto Humberto Delgado (complementar) e uma infraestrutura localizada no Campo de Tiro de Alcochete.

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