Termas de Portugal promovem ensino da hidrologia médica no País
Para tal, a ATP estabeleceu um acordo com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e a Universidade da Beira Interior.

Publituris
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
A ATP, Associação das Termas de Portugal, estabeleceu um protocolo com o ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e a UBI – Universidade da Beira Interior, com o intuito de promover o ensino da hidrologia médica em Portugal
Através da parceria com estas duas universidades, associação pretende abrir portas à formação graduada e pós-graduada na área da hidrologia, contribuindo para um incremento da investigação aplicada, não só dos efeitos da água mineral natural no tratamento de patologias mas ainda na prevenção de doenças e promoção da saúde.
Em comunicado, Teresa Vieira, presidente da Associação das Termas de Portugal, explica que “estudos recentes revelam que a aposta em programas preventivos de tratamento termal contribuem para a redução de situações de cronicidade, agravamento das doenças e redução da toma de fármacos”.
Como tal, “é por isso essencial voltar a colocar o termalismo em igualdade de circunstâncias relativamente a outras terapêuticas que se dirigem às mesmas patologias”, garante a responsável.
Fruto desta parceria, já se encontra a decorrer um curso de pós-graduação em Hidrologia e Geologia na UBI, assim como uma cadeira de hidrologia médica no curso de mestrado integrado do ICBAS.