MICE, Turismo Religioso e Enoturismo em destaque no programa de ‘hosted buyers’ da BTL 2015
Segmentar o programa de ‘hosted buyers’ vai ser um dos principais objectivos da edição do próximo ano da principal feira de turismo em Portugal, que vai contar com uma plataforma totalmente nova para realizar o agendamento de reuniões.
Raquel Relvas Neto
3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro
MSC Cruzeiros promove itinerários de verão de 2025 e destaca cruzeiros portugueses
TAP é a Melhor Companhia Aérea na Europa para os leitores da Global Traveler
17% dos portugueses vão viajar para o estrangeiro no Réveillon e maioria escolhe destinos na Europa
IAG participa no aumento de capital da Air Europa com 16 milhões de euros
TTS lança Certificação TTS Corporate Exclusiva para agências em Portugal
Brasil recebeu até novembro mais turistas estrangeiros do que em 2023
Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização
CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal
TUI supera os 23 MM€ em receitas e aponta para crescimento até 10% para 2025
O programa de ‘hosted buyers’ da edição do próximo ano da BTL – Feira Internacional de Turismo, que acontece de 25 de Fevereiro a 1 de Março de 2015, vai contar com várias novidades.
Segundo Fátima Vila-Maior, directora da BTL, num encontro com a imprensa, o programa de ‘hosted buyers’ pretende corrigir alguns erros que aconteceram na edição passada e contribuir para “alavancar o negócio das empresas portuguesas e aumentar a notoriedade do destino”.
Os mercados de aposta no programa de ‘hosted buyers’ serão os mercados tradicionais – Alemanha, Reino Unido, Espanha, Holanda, Escandinávia -; mercados intercontinentais como o Brasil, onde a “grande aposta será o segmento MICE”; Colômbia e Panamá, nos quais será promovido o Turismo Religioso; Estados Unidos da América e Canadá com aposta no segmento de MICE e no Enoturismo. A directora da BTL esclarece ainda que haverá uma aposta para dar a conhecer o nosso País aos mercados emergentes da China e Índia.
Para a responsável, este programa tem como prioridade “dar a oportunidade a empresas pequenas que criam que não têm capacidade para estar nas feiras lá fora de poderem contactar com os operadores turísticos internacionais”.
A TAP, Turismo de Portugal, Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, hotéis de Lisboa – Dom Pedro Palace, SANA e Sheraton Lisboa -, e DMC’s – Citur, Oásis Travel e TA DMC – são os parceiros da BTL neste programa.
Ao longo destas quatro últimas edições da BTL, o programa de ‘hosted buyers’ contou com 600 empresas, 945 ‘hosted buyers’ provenientes de 29 países, com um total de 6726 reuniões agendadas.
Nova Plataforma
A partir de meados de Janeiro do próximo ano, a nova plataforma para agendar as reuniões entre as empresas presentes na BTL e os ‘hosted buyers’ convidados, vai estar disponível. A plataforma é completamente nova e mais ‘user friendly’, garante José Paulo Pinto, responsável da BTL pela área de visitantes. “A plataforma será mais ‘friendly’ para facilitar o contacto entre as empresas e os ‘hosted buyers’”, esclarece.
Através da password e utilizador que a BTL irá fornecer às empresas participantes também em Janeiro, vai ser possível elaborar um perfil da empresa, com respectivo sector de actividade, mercados de interesse, entre outras informações, que estará disponível aos ‘hosted buyers’ para estes marcarem as reuniões. O responsável garante que esta plataforma será “mais eficaz” para os respectivos utilizadores.
O programa de ‘hosted buyers’ vai ser complementado com vários pré-tours por diversas regiões de Portugal.
Público final
No que refere ao público final, a BTL vai desenvolver uma aplicação para smartphones onde podem ser consultadas as promoções disponíveis dos hotéis e agências de viagens para o consumidor final. Fátima Vila Maior realça que as empresas presentes na BTL devem ter programas específicos para vender na feira nos dias de público, que possam ser promovidos anteriormente na aplicação. “Devem formatar a venda. Esse é o caminho”.