Exoticoonline e Solférias levam formação do Brasil a 600 agentes de viagens
Este é o número de agentes de viagens participantes previstos no total das quatro cidades nacionais onde os operadores turísticos estão a promover o workshop.

Raquel Relvas Neto
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
FLOA e GEA Portugal melhoram experiência de compra no setor das viagens com solução Buy Now Pay Later
Turkish Airlines passa a ligar diariamente Sevilha a Istambul a partir de setembro
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
Depois de Espanha turismo de Albufeira mostra-se no mercado norte-americano
A cidade de Coimbra recebe esta quarta-feira, dia 12 de Novembro, no Vila Galé Coimbra, o workshop que promove o destino Brasil, numa organização conjunta entre a Exoticoonline e a Solférias, com o apoio da Embratur. Segue-se a cidade de Albufeira no dia 13, concretamente no Vila Galé Cerro Alagoa.
Esta iniciativa tem, segundo Sónia Regateiro, directora comercial da Solférias, ao Publituris, o objectivo de “juntar dois operadores, que são uma força no destino em Portugal e que são excelentes vendedores do Brasil, e promover o destino”. Miguel Ferreira, director-geral da Exoticoonline, complementa ao frisar que “o principal e único objectivo aqui é promover o destino Brasil. Nos workshops não vimos cá vender a nossa imagem nem o nosso produto. O mercado já nos conhece. A nossa meta aqui é exclusivamente dar formação e formação aos agentes de viagens e demonstração do produto. A quem é que vão comprar é uma questão de mercado, pois existem mais operadores no mercado”.
Para o responsável da Exoticoonline, esta iniciativa “só prova que os destinos podem e devem ser promovidos conjuntamente e não individualmente, porque ganhamos todos”.
A principal novidade da edição deste ano é a Amazónia, um destino que está mais perto do mercado português após a abertura da rota da TAP para Manaus e Belém. A par da Secretaria do Turismo da Amazona, representada por João Araújo, estiveram também presentes as congéneres do Paraíba e de Alagoas, bem como os Convention Bureau de Natal e de João Pessoa, que aproveitam a iniciativa para se promoverem junto dos agentes portugueses.
Entre os parceiros privados desta iniciativa da Exoticoonline e da Solférias estiveram a Oásis Atlântico, TAP, Grupo Vila Galé, Pestana Hotels & Resorts, Mussulo Resorts, Ocean Palace, Vila do Mar Natal, Iberostar, Costa do Sauípe, Tivoli Hotels & Resorts e Nanai Resort & Spa.
O workshop teve início na segunda-feira no Porto onde marcaram presença cerca de 180 agentes de viagens. Na passagem por Lisboa, o evento contou com perto de 220 participantes. No total das quatro cidades, ambos os operadores turísticos prevêem contabilizar um total de 600 agentes de viagens.
Além deste workshop, a Exoticoonline e a Solférias já são parceiros noutros projectos, como em operações de risco. Sónia Regateiro realça que esta é uma parceria positiva, pois “sabemos respeitar o espaço um do outro e temos como base na nossa relação muita transparência”.
Ambos os responsáveis consideram que este modelo de workshop funciona e que é para repetir no próximo ano.
Programação
No que diz respeito à oferta de programação para o destino da Amazónia, a responsável da Solférias explica que no mercado português a tradicional apetência recai sobre o produto Sol&Praia, mas que o objectivo neste destino passa, além de apoiar a TAP nesta nova rota, por “tentar captar um nicho de mercado mais restrito que procura selva e produtos mais diferenciados, mas também alguns incentivos de empresas, porque é um destino que se encaixa perfeitamente para podermos fazer alguns circuitos e incentivos”. A programação da Solférias para este destino passa sobretudo por combinados entre a cidade de Manaus e selva. Também a Exoticoonline programa combinados neste destino, sendo que Miguel Ferreira esclarece que “a Amazónia nunca vai ser um destino de massas, é um destino para um tipo de cliente que já conhece o Brasil – um ‘repeat’ -” e que o pode conciliar com outro destino brasileiro. O responsável indica que com a extinção da Varig, o mercado deixou de poder oferecer os ‘air pass’ que “permitiam rodar dentro do Brasil em roteiros de 10 a 15 dias”. Actualmente, é algo que não se consegue fazer com tanta facilidade devido ao elevado custo das passagens aéreas domésticas. Contudo, “a abertura da rota da TAP dá-nos uma amplitude de entrar por um lado e conjugar selva com praia; uma cidade, selva e praia. Permite-nos dar um produto mais versátil ao cliente”.