TAP garante normalidade na operação
Em causa estão os atrasos de dois voos durante esta semana.

Publituris
Depois de se registarem, durante esta semana, dois atrasos em voos da TAP dois dias seguidos, a companhia afirma que estes problemas acontecem em todas as companhias no mundo e são normais.
André Soares, responsável pelo gabinete de comunicação da transportadora aérea nacional, explicou ao Publituris que “isto não significa que a TAP tem pouca segurança, pelo contrário, significa que tem muita segurança e não relaxa nem diminui qualquer um dos procedimentos que garantam a segurança do voo”.
Para o responsável, “existe sim uma forte pressão mediática” sobre a transportadora, “o que não acontece em qualquer outra companhia que voe em Portugal”.
No que ao voo Porto-Milão diz respeito, após 15 minutos, o avião voltou ao Aeroporto de Sá Carneiro uma vez que “acendeu o aviso de anomalia técnica”, diz. Como tal, foram tomadas medidas e os clientes foram alojados nas unidades das duas cidades.
Quanto aos passageiros que vinham de Milão para o Norte do País, uma vez que “o avião não chegou a Milão, também não pode trazer os passageiros de lá”, afirma André Soares, garantindo que o problema já está resolvido e que os passageiros já se encontram a voar.
“Na TAP não há concessões, portanto se não estão garantidos a 100% os padrões de segurança, o avião não levanta voo”, afirma o responsável.
O mesmo sucedeu no voo Porto-Bruxelas, desta terça-feira. “O avião começou a sair de calços, dirigiu-se para a pista para iniciar a descolagem, mas, antes de chegar à pista, acendeu um aviso luminoso e o comandante decidiu e bem, uma vez que é isso que está nos procedimentos, voltar a calços para ser verificado o problema”, acrescenta André Soares.
Depois da verificação, constatou-se que “o voo tinha todas as condições para voar em segurança” e retomou a viagem, mas com uma hora de atraso.
Para o responsável, “estes atrasos são sempre de lamentar junto dos clientes, mas fora isso não se passou nada”.
André Soares reforça que “algumas companhias não o fazem, mas isso é que devia preocupar os clientes. Isto não significa que a TAP tem pouca segurança, pelo contrário, significa que tem muita segurança”.
TAP cancela menos voos em Agosto de 2014
Para reforçar que a companhia não atravessa nenhum problema, o responsável pelo gabinete de comunicação da TAP explica que “em termos de anomalias técnicas, a TAP não se desvia dos indicadores da indústria como um todo e de cada uma das companhias. Estes episódios acontecem às centenas todos os dias, em todas as companhias, em todo o mundo. Não há aqui nada de excepcional nem anormal, excepto a pressão mediática”.
André Soares conclui dizendo que em Agosto de 2014, “quando tudo isto aconteceu, a TAP cancelou 67 em 10541 voos no total. E isto significa que cancelou menos voos em Agosto deste ano com muito mais operação (novas rotas e mais aviões) que no mesmo mês do ano passado e em 2012. E nestes anos a TAP não foi notícia”.
Igualmente, em termos de ‘flight returns’, “como aconteceu no voo de Porto-Milão que levantou voo e depois de alguns minutos voltou”, os valores mantêm-se: este ano a transportadora registou seis voos de retorno, contras os quatro registados em 2012 e os cinco em 2013.