Novo Eurostars Oásis Plaza aposta na atracção de eventos
Com 160 quartos e diversas salas de reunião, a novo hotel da Figueira da Foz quer apostar em diversos segmentos de mercado.

Carina Monteiro
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Ser um hotel com um produto mais completo e diverso, virado para o exterior, e não só para a Figueira da Foz, é a aposta do hotel Eurostars Oásis Plaza, aberto desde o passado dia 21 de Junho. A unidade foi apresentada esta segunda-feira num evento que reuniu elementos da Câmara Municipal, imprensa e fornecedores. À margem da apresentação, Luís Cruz, director executivo do Grupo Hotusa em Portugal, explicou que o hotel, devido à sua infra-estrutura (160 quartos e 15 salas de reunião, incluindo um anfiteatro), vai apostar em diversos segmentos de mercado, como o lazer, negócios e eventos.
Propriedade da Oásis Plaza, a unidade estava em desenvolvimento há vários anos. Problemas a nível local e as circunstâncias da conjuntura económica levaram a que o seu lançamento sofresse atrasos. No entanto, há seis meses o Grupo Hotusa foi convidado a apresentar uma proposta, que passava pela gestão e exploração do hotel. O facto de já ter hotéis no Porto, no Douro e em Lisboa e de conhecer o destino, devido à rede de distribuição hoteleira, – o Grupo já trabalhou fluxos turísticos para este destino – , levou a que avançassem para o projecto.
De acordo com Luís Cruz “este é um produto que pode abranger uma região mais vasta do que só a Figueira da Foz. Não há desde Aveiro até a zona Oeste, um produto que tenha resposta para congressos e para eventos”.
Operação
Apesar de começar a operar numa altura em que a contratação para 2014 já está realizada, o director executivo traça uma meta: chegar a uma ocupação de cerca de 50% esta ano.
Para já, o responsável conta que tem havido uma “boa receptividade” por parte do mercado ao hotel. “Temos esperança que seja um produto que irá marcar. Para este hotel, temos de apostar nos eventos de alguma dimensão, por outro lado, já estamos a sentir que para muitas empresas o facto de ter um auditório, com 160 quartos, permite-lhes centrar o evento num único hotel. Diria que estamos perante um pólo aglutinador para a região Centro. Temos sido contactados para vários eventos, alguns já para Outubro e Novembro e outros para o próximo ano.
O investimento no hotel foi realizado pela Oásis Plaza, sendo a arquitectura da empresa Plarq e a decoração da Viriato Móveis. A Eurostars prestou apoio na parte final do projecto, em aspectos relacionados com a imagem corporativa do grupo. “Tal como fizemos em Lisboa e no Porto, em que os hotéis fazem parte da vida cultural das cidades, queremos fazer o mesmo na Figueira da Foz”, explica o responsável. A decoração é inspirada na cidade da Figueira da Foz. Tons como o creme e o azul remetem para um ambiente de praia. A complementar a decoração encontram-se alguns elementos alusivos à cidade, como as fotografias do lobby. A preto e branco, as imagens foram trazidas do arquivo municipal e contam a história da cidade, desde a vila piscatória às salinas.
A inauguração oficial do hotel deverá ocorrer no final de Julho, na presença de várias entidades oficiais portuguesas e espanholas. Nesta apresentação estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, e do administrador da Oásis Plaza, Duarte Araújo.