Publituris
Play Airlines lança campanha flash com voos para a Islândia a 69 euros
Recife vai ganhar um voo do Porto da Azul a partir do inverno
Albufeira promove sessões de esclarecimento sobre aplicação da taxa turística
Guimarães volta a concorrer a Capital Verde Europeia 2026
Enoturismo do Alentejo cresce 27% em 2023
Legacy Hotel Cascais abre oficialmente portas no antigo Cidadela Cascais
Academia GEA faz balanço positivo de primeiro ano de formação
Azores Airlines com prejuízo de 25,6M€ no 1.º trimestre de 2024
SAS assina acordo de adesão à SkyTeam
TAAG e AFI KLM E&M em parceria para suporte e reparação de B777
Finalmente, o Portugal Moderno começa a fazer o seu caminho na opinião pública dos países emissores e as lendas, como a do Galo de Barcelos ou das Sete Saias, sendo importantes por serem parte da memória colectiva do povo português, não definem, felizmente, Portugal como destino turístico.
Não quero ser mal interpretado. Sei que a memória colectiva de um povo é uma das suas maiores riquezas. É prova de inteligência saber usá-la em proveito próprio. Pensemos nos Descobrimentos Portugueses, estudemos os relatos de cronistas, a gesta relatada nos Lusíadas por Luís de Camões, as aventuras que Fernão Mendes Pinto nos descreve nas suas viagens fantásticas. Agora imaginem em Lisboa um parque temático: teria que ser um empreendimento gigantesco para estar à altura do tema. Quantas aventuras, quantos riscos, quantos medos, quantos encontros e desencontros, quantos obstáculos e quantas glórias podiam ser contadas nesse empreendimento. Mas, infelizmente faltam-nos timoneiros. Faltam-nos líderes com um projecto para Portugal. Falta gente que saiba olhar para trás e, à falta de engenho para fazer novo, saiba, pelo menos, dar bom uso às glórias do Portugal passado para tornar mais glorioso o Portugal presente, lembrando, a nós próprios e ao mundo que não somos um país pequeno, mas antes um país grande como poucos.
Quando digo que Portugal é ‘Sexy’, estou, antes de mais, a pensar no Portugal Moderno. Mas, não honra a sua Pátria quem dela não honra a memória.
Portugal é ‘Sexy’ quando tem uma das mais extraordinárias arquitecturas da actualidade. Quando milhares de arquitectos de todo o mundo vêm admirar as obras de jovens arquitectos portugueses e, particularmente, as obras de Álvaro Siza Vieira e de Eduardo Souto de Moura, ambos Prémio Pritzker (o Nobel da arquitectura), respectivamente em 1992 e 2011.
Portugal é ‘Sexy’ quando, não obstante as dificuldades, apresenta um desenvolvimento social e humano dignos de um moderno país europeu.
Portugal é ‘Sexy’ quando, em toda a extensão do seu território tem pontos de interesse de toda a sorte e excelentes estruturas como estradas e hotelaria de qualidade incomparável, ainda mais quando comparamos preços com os praticados noutros destinos com muito menos qualidade e interesse turístico.
Portugal é “Sexy” quando aqui é impossível não cometer o pecado da gula. A rica e diversificada gastronomia é bem o espelho do país e do povo que somos, diverso mas sempre, sempre doce e, até, “apetitoso”.
Portugal é ‘Sexy’ quando tem vinhos dos melhores do mundo para acompanhar os manjares gastronómicos. Quando criou a primeira região demarcada do mundo no Douro no século XVIII. Quando possui 285 castas de vinha nativas. Quando a prestigiada publicação norte-americana Wine Spectator incluiu quatro vinhos portugueses na sua selecção dos 100 melhores do mundo de 2013. Quando, mais recentemente, a igualmente norte-americana e prestigiada publicação da especialidade, a Wine Enthusiast, escolheu para a sua lista dos 100 melhores vinhos do mundo seis vinhos portugueses, sendo o segundo lugar da lista atribuído ao vinho português “Rubrica” produzido no Alentejo.
Portugal é ‘Sexy’ quando, no que respeita às Ciências e à Investigação está, para surpresa geral, ao nível ou à frente de outros países ditos mais desenvolvidos do centro e do norte da Europa.
Portugal é ‘Sexy’ quando prepara megaeventos exemplares. Poderíamos fazer um rol com megafestivais, Cidades Europeias da Cultura, etc. Mas não resisto a enfatizar a Expo 98 e o Europeu de 2004 que foram considerados incomparavelmente melhores que os até então realizados por outros países.
Portugal é ‘Sexy’ quando tem cidades consideradas como tendo a melhor vida nocturna da Europa.
Portugal É ‘Sexy’ quando produz do melhor e mais prestigiado calçado do mundo, colado à Itália e tem grifes várias que se impõem no mercado global.
Portugal é ‘Sexy’ quando, para os de carteira mais recheada, tem na Av. da Liberdade, uma das mais luxuosas do mundo, lado a lado marcas internacionais como: Armani, Prada, Burberry, Furla, Louis Vuitton, Gucci, Carolina Herrera, Trussardi, Escada, Loewe; Ermenegildo Zegna, entre outras.
Portugal é ‘Sexy’ quando tem uma das mais diversificadas ofertas culturais, um dos mais acolhedores e amistosos povos.
Portugal é, ainda, ‘Sexy’ quando tem para oferecer aos que nos visitam algumas das mais belas paisagens e melhores praias do mundo, num clima tão doce como as suas gentes.
Não são um mero acaso as inúmeras distinções atribuídas a Portugal como Destino Turístico de Excelência pelos mais prestigiados órgãos de informação americanos e europeus a partir dos seus estudos de opinião. Isso acontece porque Portugal é ‘Sexy’.