Fundador do Turismo de Barcelona aconselha promoção nacional
Raimon Martínez Fraile participou no primeiro almoço mensal da AHP.
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A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realizou no dia 7 de Janeiro, o seu primeiro almoço mensal de 2014, com o orador convidado Raimon Martínez Fraile, que narrou o caso de sucesso de 20 anos do “Turismo de Barcelona”.
Raimon Martínez Fraile foi fundador do “Turismo de Barcelona”, em 1993, secretário-geral de Turismo de Espanha, entre 2004-2007, e é actualmente Presidente do Salão de Turismo de Barcelona e consultor do Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo.
Durante a apresentação, que teve como tema “Presente e futuro de Barcelona: o papel-chave dos privados e das associações hoteleiras no sucesso do Turismo”, Raimon Martínez Fraile reforçou que o sucesso do caso do Turismo de Barcelona se deve fundamentalmente a uma aliança estratégica e permanente entre o sector público e privado, com a evolução de um modelo cofinanciado para um modelo financeiro autossuficiente.
“Criar um destino turístico, exige escolher, selecionar o que temos como produto para vender, como vender e onde vender”, destacou, exemplificando que, “no caso de Barcelona, foi fazer dela a cidade da cultura e das compras, alinhando os recursos disponíveis, desde logo os financeiros, para a promoção e para a venda nos mercados, em primeiro lugar no mercado interno e nos de proximidade”.
“Se os hotéis não são o produto turístico, são claramente alicerces estruturantes, sem os quais, a par de outros serviços complementares como a animação turística, não existe destino turístico de sucesso”, sublinhou o perito convidado.
Relativamente ao modelo do “Turismo de Barcelona”, Raimon Fraile recordou que “este nasceu de uma percepção aguda da necessidade de que só com uma articulação coesa entre públicos e privados se podia relançar Barcelona”.
Luís Veiga, presidente da AHP, sublinhou a importância de escutarmos as boas práticas e os casos de sucesso nas parcerias entre públicos e privados na construção de destinos turísticos e promoção de produtos turísticos “mais ainda quando hoje se discute em Portugal um modelo de promoção que envolva institucional e operacionalmente os privados, estando em cima da mesa a criação de uma “Agência Nacional de Promoção Turística”. “Em Barcelona”, disse, “sabe-se há muito que a chave do sucesso reside no permanente compromisso entre sectores económicos privados e o sector público”.
“Infelizmente” concluiu, “também Raimon Fraile sublinhou que muitos dos responsáveis políticos, não pensam, nem agem, tendo como princípio a constatação de que o turismo é a coluna vertebral da nossa economia”.