Créditos: Ricardo Rollo
Solférias e Exoticoonline lançam Paraíba e Manaus
Operadores promovem Brasil em workshop que juntou mais de 500 agentes de viagens.

Patricia Afonso
MSC Cruzeiros continua firme no compromisso de criar uma indústria mais responsável do ponto de vista ambiental
PLAY Airlines anuncia bom desempenho no 2º trimestre
Decorrem concursos para concessão do Colégio de São Fiel e da Casa das Fardas para fins turísticos
Bounce abre sede europeia em Lisboa
Stopover da TAP tem tido papel importante nas ligações entre Portugal e Brasil
Nova direção da RTA exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve
TAAG assinala 85 anos com evento dia 8 de setembro em Lisboa
ASGAVT muda designação para ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens
Rússia diz que quer receber turistas internacionais e simplifica obtenção de vistos
Highgate Portugal incentiva a hotelaria a promover mobilidade sustentável
‘Sol e Férias num Brasil Exótico’ foi o nome do workshop da Solférias e da Exoticoonline, que passou pelo Porto, Coimbra e Lisboa, promovendo o “destino e a marca” Brasil.
Em declarações ao Publituris, Sónia Regateiro, directora comercial da Solférias, afirmou: “Em Coimbra contámos com 110 agentes de viagens; no Porto tivemos 212; e para hoje [quinta-feira] temos 207 confirmados para Lisboa.”
Por sua vez, Miguel Ferreira, quando questionados sobre o objectivo desta iniciativa conjunta, salientou ter sido “única e exclusivamente promover a marca e o destino Brasil.” “Independentemente de sermos concorrentes, somos apologistas de que a concorrência é saudável, o mercado é que escolhe a quem compra. Porém, o destino que temos que promover, aqui, é o Brasil.”
“A presença que temos é basicamente Nordeste do Brasil e o lançamento de um novo destino na região, que foi a Paraíba, que tivemos uma boa adesão de hoteleiros e da secretaria de Estado da Paraíba”, revelou Sónia Regateiro, indicando que a Solférias “tem vários produtos.” “Organizamos basicamente estadas de praia, temos pacotes à medida, fazemos circuitos no Brasil, estamos muito vocacionados na parte Nordeste, essencialmente Fortaleza, Salvador, Natal, Recife, agora João Pessoa [Paraíba], que é o novo destino que vamos lançar no Inverno. E depois temos o Rio de Janeiro, com extensões a Angra, Búzios e Paraty.”
Sobre o número de passageiros que a Solférias deverá levar até ao Brasil no decorrer dos 12 meses de 2013, a responsável comercial referiu que “em geral e falando pelos dois operadores [Solférias e Exoticoonline] estimamos dez mil passageiros.”
Também Miguel Ferreira explicou que o seu produto é “maioritariamente o Nordeste e a região do Sudeste. O Nordeste pela sua qualidade de resorts e oferta e diversidade de praias, destinos, cultura. O Sudeste é o Rio com o seu litoral, os circuitos do litoral carioca. A grande novidade para o ano que vem será a entrada da rota da TAP para Manaus e o Belém, mais o primeiro, que já está na brochura. É interessante como porta de entrada para toda a floresta amazónica. Esperamos, eventualmente, que com a Copa [Mundial de futebol] haja um tipo de produto que é o desporto, vamos ver o que vai acontecer.”
Sobre os produtos para o Ano Novo, em que os operados têm como um dos destinos fortes o Brasil, ambos os responsáveis mostraram-se satisfeitos com as vendas e indicaram o Brasil como um caso de sucesso.
“Acho que a redução de oferta para as Caraíbas e este produto estar no mercado agora ao preço justo, e não abaixo, levou a que o mercado voltasse a despertar para o Brasil”, apontou Sónia Regateiro.
INICIATIVA “A REPETIR”
Afirmando peremptoriamente que o workshop conjunto “ultrapassou as expectativas”, que inicialmente apontavam para 300 agentes de viagens no total das três cidades e superou os 500, Sónia Regateiro e Miguel Ferreira disseram que a iniciativa é algo a repetir, “sem dúvida nenhuma” e “garantidamente.”
“As parcerias quando são saudáveis são boas e quando são boas são saudáveis”, reiterou o director-geral da Exoticoonline.