Solférias e Exoticoonline lançam Paraíba e Manaus
Operadores promovem Brasil em workshop que juntou mais de 500 agentes de viagens.

Patricia Afonso
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
‘Sol e Férias num Brasil Exótico’ foi o nome do workshop da Solférias e da Exoticoonline, que passou pelo Porto, Coimbra e Lisboa, promovendo o “destino e a marca” Brasil.
Em declarações ao Publituris, Sónia Regateiro, directora comercial da Solférias, afirmou: “Em Coimbra contámos com 110 agentes de viagens; no Porto tivemos 212; e para hoje [quinta-feira] temos 207 confirmados para Lisboa.”
Por sua vez, Miguel Ferreira, quando questionados sobre o objectivo desta iniciativa conjunta, salientou ter sido “única e exclusivamente promover a marca e o destino Brasil.” “Independentemente de sermos concorrentes, somos apologistas de que a concorrência é saudável, o mercado é que escolhe a quem compra. Porém, o destino que temos que promover, aqui, é o Brasil.”
“A presença que temos é basicamente Nordeste do Brasil e o lançamento de um novo destino na região, que foi a Paraíba, que tivemos uma boa adesão de hoteleiros e da secretaria de Estado da Paraíba”, revelou Sónia Regateiro, indicando que a Solférias “tem vários produtos.” “Organizamos basicamente estadas de praia, temos pacotes à medida, fazemos circuitos no Brasil, estamos muito vocacionados na parte Nordeste, essencialmente Fortaleza, Salvador, Natal, Recife, agora João Pessoa [Paraíba], que é o novo destino que vamos lançar no Inverno. E depois temos o Rio de Janeiro, com extensões a Angra, Búzios e Paraty.”
Sobre o número de passageiros que a Solférias deverá levar até ao Brasil no decorrer dos 12 meses de 2013, a responsável comercial referiu que “em geral e falando pelos dois operadores [Solférias e Exoticoonline] estimamos dez mil passageiros.”
Também Miguel Ferreira explicou que o seu produto é “maioritariamente o Nordeste e a região do Sudeste. O Nordeste pela sua qualidade de resorts e oferta e diversidade de praias, destinos, cultura. O Sudeste é o Rio com o seu litoral, os circuitos do litoral carioca. A grande novidade para o ano que vem será a entrada da rota da TAP para Manaus e o Belém, mais o primeiro, que já está na brochura. É interessante como porta de entrada para toda a floresta amazónica. Esperamos, eventualmente, que com a Copa [Mundial de futebol] haja um tipo de produto que é o desporto, vamos ver o que vai acontecer.”
Sobre os produtos para o Ano Novo, em que os operados têm como um dos destinos fortes o Brasil, ambos os responsáveis mostraram-se satisfeitos com as vendas e indicaram o Brasil como um caso de sucesso.
“Acho que a redução de oferta para as Caraíbas e este produto estar no mercado agora ao preço justo, e não abaixo, levou a que o mercado voltasse a despertar para o Brasil”, apontou Sónia Regateiro.
INICIATIVA “A REPETIR”
Afirmando peremptoriamente que o workshop conjunto “ultrapassou as expectativas”, que inicialmente apontavam para 300 agentes de viagens no total das três cidades e superou os 500, Sónia Regateiro e Miguel Ferreira disseram que a iniciativa é algo a repetir, “sem dúvida nenhuma” e “garantidamente.”
“As parcerias quando são saudáveis são boas e quando são boas são saudáveis”, reiterou o director-geral da Exoticoonline.