AICEP lança programa de apoio a exportações para os EUA
As PMEs interessadas podem candidatar-se até ao final do mês de Outubro.
Raquel Relvas Neto
Alentejo acolhe a 4ª edição do Encontro Nacional de Profissionais de Enoturismo
Edição Digital 1527: Turismo Interior, Cante Alentejano, Portugal Green Travel e Rio Grande do Sul
Cuba é o Destino Internacional Convidado da BTL 2025
AHETA e CTP promovem encontro para debate do OE25 e relatório Mario Draghi
Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo renova identidade visual
Recife ganha rota direta com o Porto pela Azul
14.ª edição da formação ‘O Potencial Turístico de Faro’ vai decorrer durante o mês de fevereiro
Madeira: Turistas que não cumpram regras de segurança podem ter de pagar os custos do socorro
Portugal vai estar na Expo Osaka 2025 para reforçar imagem de destino de turismo responsável
Porto de Lisboa bate vários recordes nos cruzeiros em 2024
A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) lançou uma nova iniciativa direccionada para pequenas e médias empresas (PME), o programa “Novos Exportadores”.
Este projecto piloto que pretende, por um lado, “contribuir para melhorar a gestão estratégica e operacional das PME” e, por outro, “contribuir para o alargamento da base exportadora nacional”.
De acordo com o regulamento da iniciativa, este programa visa especificamente “apoiar a internacionalização de um conjunto restrito de pequenas e médias empresas não exportadoras, exportadoras pontuais ou não exportadoras para o mercado alvo, os EUA, com elevado potencial de inovação e capacidade de internacionalização”.
Na prática, as empresas seleccionadas terão a oportunidade de ter “acompanhamento de consultoria especializado, por empresa, sobre os aspectos da internacionalização, assim como definir e planificar a sua estratégia de abordagem ao mercado alvo”.
Segundo o documento oficial da AICEP, no final do programa, será organizado um roadshow ao mercado, o qual integrará um encontro com agentes económicos, e uma sessão de trabalho sobre tendências dos sectores representados e respectivo comportamento de consumo”. Haverá também uma sessão para “discussão e avaliação das abordagens comunicacionais adequadas ao mercado alvo, por especialistas locais”.
A escolha das empresas será efectuada a partir do diagnóstico do “potencial de internacionalização”, que integra um conjunto de indicadores financeiros, de marketing, de vendas, de comunicação e de recursos humanos. Será ainda feita uma avaliação qualitativa levada a cabo por um “júri independente e qualificado”.
O programa irá decorrer num período máximo de seis meses a seguir à selecção das empresas, estando prevista a sua conclusão no primeiro semestre de 2014.
Pode candidatar-se a este incentivo qualquer PME sedeada em Portugal, que seja não exportadora, exportadora pontual ou não exportadora para o mercado visado, detentora de produtos e/ou serviços próprios. Cada empresa está limitada à apresentação de apenas uma candidatura, sendo que a mesma deverá ser submetida, exclusivamente, através de um formulário online, até às 24h00 do dia 31 de Outubro de 2013.
A lista de empresas seleccionadas será anunciada até dia 22 de Novembro de 2013, publicitada no sitio da AICEP e comunicada por e-mail a cada firma escolhida.