
Patricia Afonso
HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens
Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo
Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música
FlixBus reforça operação para a Páscoa
LATAM Airlines investe 30M$ na renovação de lounges e abertura de salas VIP
Volume de negócios no setor de viagens e turismo cai 5% no primeiro trimestre, revela a GlobalData
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Após quase cinco meses de exposição, a mostra individual de Joana Vasconcelos, no Palácio da Ajuda,em Lisboa, fechou portas no domingo, 25 de Agosto. Com 232 mil visitantes, a artista bateu recordes de visitas.
Segundo a organização, esta foi a mostra de arte individual mais vista de sempre em Portugal, com a artista a justificar este feito com a crença de que “portugalidade vende.”
Em declarações à agência Lusa, Joana Vasconcelos afirmou: “Foi a exposição [individual] mais visitada do País. Uma pessoa nunca pensa nisso quando faz uma exposição, mas, de repente, os números falam por si e isto mostra que os portugueses estão neste momento à procura de contemporaneidade, à procura do seu património, estão interessados na divulgação do seu País. Há o sentimento de darmos valor à nossa cultura, seja ela uma cultura do passado seja uma cultura do futuro, que eu represento aqui.”
“As pessoas quando vêm aqui identificam-se porque percebem aquilo que estou a querer dizer. De alguma maneira, podemos todos olhar para aquilo que temos e podemos sempre ter esperança e ter poética no nosso dia-a-dia”, afirmou, ainda, a artista.
Recorde-se que a exposição, inaugurada a 25 de Março, foi inspirada em Maria Pia, que viveu no Palácio da Ajuda, que foi palco para os trabalhos de Joana Vasconcelos, tais como ‘A Noiva’, ‘Coração Independente’, ‘Marylin’, ‘Lilicoptère’, ‘Perruque’ ou ‘War Games’.
A exposição foi fruto de uma parceria entre a Everything is New e o Estado português, através da Direcção-Geral do Património Cultural.