Fado de Coimbra nas Aldeias do Xisto
. A partir de 5 de Julho, o Ciclo de Fado das Aldeias do Xisto leva a canção coimbrã ao espaço rural.

Publituris
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Pelas ruas das Aldeias do Xisto vai começar a ouvir-se fado. A partir de 5 de Julho, o Ciclo de Fado das Aldeias do Xisto leva a canção coimbrã ao espaço rural. Este ano, a iniciativa combina a música com a astronomia regional, através de ementas especiais inspiradas nos sabores ancestrais da Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto.
Por entre ruas e ruelas da Aldeia das Dez, Talasnal, Barroca, Sobral de São Miguel, Casal de São Simão, Gondramaz, Figueira, Penela, Fajão e Lousã, os fados cantados ao vivo prometem momentos únicos de poemas e melodias tradicionais através do timbre das vozes e o trinado das guitarras.
O Ciclo de Fado das Aldeias do Xisto realiza-se pelo terceiro ano consecutivo e é organizado em parceria com o Fado ao Centro de Coimbra. Este ano, a iniciativa combina a música com a gastronomia regional. Os restaurantes parceiros em cada aldeia vão preparar uma ementa especial inspirada nos sabores ancestrais da Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto.
Foi preparado um pacote especial que inclui jantar para duas pessoas e espectáculo a 30 euros.
“Com esta iniciativa é nosso objectivo promover e divulgar o fado de Coimbra, envolver a comunidade local, mas também tornar a região e o destino Aldeias do Xisto mais atractivo para os visitantes nacionais estrangeiros”, sublinha Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
Entre Julho e Outubro, as Aldeias do Xisto convidam-no a escutar o timbre das vozes e das guitarras a ecoar por pedras que também contam histórias, na companhia dos sabores mais típicos da região. O primeiro concerto decorre a 5 de Julho, na Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital. Os bilhetes estão à venda na Rede de Lojas Aldeias do Xisto, junto dos restaurantes aderentes e via ADXTUR. Mais informações em http://www.aldeiasdoxisto.pt.
Calendário
5 de Julho | Quinta da Geia, Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital, onde pode degustar, entre outros, o Coelho à Caçador e as Papas de Carolos.
19 de Julho | Ti Lena, Talasnal, Lousã, onde pode degustar, entre outros, o tradicional Caldo Verde, a Chanfana, o Bacalhau assado com batata a murro e provar o típico licor de medronho ou de mel.
26 de Julho | Largo das Festas da Barroca, Fundão.
27 de Julho | Largo de Sobral de S. Miguel, Covilhã.
2 de Agosto | Varanda do Casal, Casal de S. Simão, Figueiró dos Vinhos, onde pode degustar, entre outros, o Pão do Casal feito no forno de lenha do restaurante, a Sopa de Feijão Seco com Couve da Aldeia e a Tiborna de Bacalhau.
9 de Agosto | Pátio do Xisto, Gondramaz, Miranda do Corvo, onde pode degustar, entre outros, a Sopa da Aldeia, a Chanfana e a Tigelada.
6 de Setembro | Ti Augusta, Figueira, Proença-a-Nova, onde pode degustar, entre outros, o Crepe de Farinheira com Queijo, o Naco de Cabra pincelado com doce e legumes da horta salteados.
13 de Setembro | D. Sesnando, Penela, onde pode degustar, entre outros, o Maranho, o Fígado de cebolada e o Galo assado no forno.
20 de Setembro | O Pascoal, Fajão, Pampilhosa da Serra, onde pode degustar, entre outros, o Cabrito assado no forno e o Bacalhau assado no forno.
4 de Outubro | O Burgo, Nossa Senhora da Piedade, Lousã, onde pode degustar a Rapsódia de prato regionais.