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Speedparty.net e Abreu promovem cruzeiro para solteiros

A bordo do navio Liberty of the Seas, da Royal Caribbean.

Patricia Afonso
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A Speedparty.net e a Abreu apresentaram esta terça-feira a realização de um cruzeiro dedicado a pessoas descomprometidas, a decorrer no mês de Setembro, a bordo do ‘Liberty of the Seas’, da Royal Caribbean.

Com saída agendada para o dia 22 de Setembro, de Barcelona, e escalas em diversos portos do Mediterrâneo, este cruzeiro vai organizar várias actividades exclusivas para o grupo “de modo a promover a interacção entre os participantes durante a viagem”, sendo haverá sempre o acompanhamento por parte de coordenador. Algumas das

iniciativas já planeadas, além das habituais de um navio, são: cocktail de boas-vindas; jogo quis, peddy paper, aula de dança, jantares em grupo todas as noites, reserva de actividades/shows e agendamento de meeting points.

“Para todos os que quiserem ir sozinhos, a organização dá ainda a opção da partilha de camarotes, entre pessoas do mesmo sexo e com proximidade de idades. Deste modo, será possível reduzir os custos da viagem, porque não há o pagamento do suplemento single”, explica a organização em comunicado.

Para mais informações e reservas basta aceder ao site www.speedparty.net ou ligar para uma agência Abreu.

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Autarca de Mira é candidato à presidência da Turismo Centro de Portugal

Raul Almeida é presidente da Câmara Municipal de Mira, conta com Pedro Machado como candidato à assembleia-geral da ERT na mesma lista e acredita ter todas as condições “para poder prosseguir o excelente trabalho que tem sido feito na região de Turismo do Centro nos últimos anos”.

O presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, vai avançar com uma candidatura à presidência da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, cujo ato eleitoral deverá acontecer em julho, avança a Lusa.

“Depois de ouvir muitas pessoas ligadas à área do turismo e muitos autarcas, e ter sido lançado o desafio por algumas dessas pessoas, alguns players nesta área do turismo, decidi avançar”, anunciou Raul Almeida.

Raul Almeida diz ter todas as condições “para poder prosseguir o excelente trabalho que tem sido feito na região de Turismo do Centro nos últimos anos”, que tem sido liderada por Pedro Machado, que chegou ao limite de mandatos e que, por isso, no próximo ato eleitoral concorre à assembleia-geral da ERT na mesma lista.

Pedro Machado terá sido convidado a integrar a lista pelo próprio Raul Almeida devido ao “grande trabalho” que o responsável desenvolveu ao longo dos anos em que tem liderado o Turismo Centro de Portugal.

“Aceitou e, para nós, é uma garantia da continuidade e uma garantia, também, de ele poder partilhar todo o seu conhecimento e os contributos que deu à região”, realçou o autarca de Mira.

O aumento da estada média na região e o crescimento do RevPAR são, segundo Raul Almeida, os dois principais objetivos da sua candidatura, ainda que o autarca eleja também a sustentabilidade, nas vertentes ambiental e financeira, como outra das suas prioridades.

Raul Almeida mostra-se ainda preocupado com outro dos problemas que afetam o setor do turismo em Portugal, a falta de mão-de-obra, considerando que este já é um dos principais desafios do setor.

“É um grande desafio [a falta de mão-de-obra] que temos com os privados”, admitiu o autarca, acrescentando que a continuidade da digitalização e a promoção do destino são, também, “algumas das linhas” do seu programa.

Raul Almeida já disse que, se for eleito presidente da Turismo Centro de Portugal, renuncia ao mandato enquanto autarca de Mira.

Recorde-se que Raul Almeida tem 52 anos de idade, é licenciado em Direito e foi eleito presidente da Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, em 2013, e reeleito em 2017 e em 2021, pelo Partido Social Democrata (PSD).

 

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APAVT quer apoiar os esforços dos Açores a crescer ganhando mais meses de turismo

A APAVT quer apoiar o seu Destino Preferido 2023, os Açores, a crescer, principalmente no mercado emissor português, ganhando mais meses de turismo. Este foi um dos objetivos de uma viagem de imprensa ao destino que a Associação promoveu no fim de semana, e que depois do verão levará operadores turísticos.

Numa viagem de imprensa que a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) promoveu aos Açores, seu Destino Preferido 2023, liderada pelo seu presidente, Pedro Costa Ferreira, teve como objetivo mostrar a capacidade e a multiplicidade do destino turístico principalmente junto do mercado emissor português, mas também apoiar os esforços do Governo Regional no crescimento, mas principalmente na busca da gestão dos fluxos turísticos, que se traduzem em ganhar mais meses de turismo.

“Esta viagem da direção da APAVT e de imprensa está inserida, em primeiro lugar, naquilo que foi combinado com a Região Autónoma dos Açores durante o nosso último Congresso em Ponta Delgada, que fez com que este ano os Açores fossem o Destino Preferido da APAVT, e em boa hora o fizemos”, começou por dizer Pedro Costa Ferreira, em declaração aos jornalistas.

Nesta deslocação às ilhas da Terceira e da Graciosa, além de Pedro Costa Ferreira, a delegação da APAVT foi constituída pelo seu vice-presidente, José Bizarro, pelos diretores Carlos Baptista e Ricardo Correia, bem como pelo diretor executivo da Associação, Ricardo Figueiredo, e a delegada nos Açores, Catarina Cymbron.

De acordo com o presidente da APAVT, “para além de todo o êxito que os Açores têm tido recentemente, o que aqui viemos mostrar é a capacidade e a multiplicidade do destino”, acrescentando que “o que defendemos nos Açores é a gestão dos fluxos turísticos, que é muito mais importante do que nos queixarmos de turistas a mais. Esta é uma das primeiras razões pelas quais escolhemos a Terceira e a Graciosa para realizar esta viagem e chamar a atenção que, num destino turístico em ascensão, com uma relação cada vez mais próxima com o mercado emissor português, a grande verdade é que começa a haver potencial para novas visitas aos Açores”. Assim, “para além das que são mais básicas e essenciais, queremos promover uma espécie de batismo do destino, pois beneficia o crescimento, mas também a gestão dos fluxos turísticos”.

Costa Ferreira destacou que pretende-se dar a conhecer a natureza dos Açores através do seu potencial número um que é a natureza, apontando que as rotas turísticas que têm vindo a ser criadas “é uma concretização de um plano superior da relação do destino turístico com o mercado emissor português, mas não apenas isso”. Trata-se de “uma oferta turística facilmente realizável tanto de verão como de inverno e isto tem a ver com o esforço, cada vez mais que os Açores têm feito no sentido da necessidade de que quando se tem bastante êxito pode-se gerir a sazonalidade e crescer ganhando mais meses de turismo”.

Pedro Costa Ferreira realçou ainda que, nesta viagem “tivemos uma colagem a uma caraterística muito importante dos Açores que não é apenas a natureza, mas a existência de uma experiência ativa que não precisa de ser radical ou desporto nem muito exigente, mas de qualquer modo, ativa e possível de ser feita em família”.

A Associação, segundo o seu presidente, tenciona realizar uma segunda etapa deste trabalho com operadores turísticos portugueses, para depois do verão, exatamente “para passar esta abordagem do destino turístico e para a sua venda em Portugal através dos seus maiores players que são os operadores turísticos que programam o destino”.

Costa Ferreira revelou que os Açores “estão a crescer em reservas no mercado do continente face ao mesmo quadrimestre do ano passado, o que não é exceção no mercado português, pois está a haver um comportamento muito positivo. No entanto, não creio que possa ser sustentável este número tão elevado de crescimento. Julgo que há alguns fatores importantes que têm a ver com maior reserva antecipada este ano comparado com o mesmo período do ano passado que foi muito fraco por estarmos ainda em pandemia”.

O dirigente lembra que “estamos todos a fazer análises macroeconómicas do ponto de vista do poder de aquisição das famílias portuguesas, da incerteza política, da guerra na Ucrânia, fatores endógenos poucos atraentes, mas costumo dizer que a única coisa que está a correr bem é a realidade”, mas também é verdade, sublinhou, “sabemos que há ainda muitos lugares para vender”.

Portanto “esperamos que a dinâmica do mercado continue e julgamos que será razoável pensarmos que este crescimento possa continuar ao longo do ano”. Ainda assim, “esperamos um crescimento significativo, acentuado, provavelmente, próximo dos dois dígitos, o que é fantástico se pensarmos que o ano passado foi superior a 2019”, concluiu Pedro Costa Ferreira.

Toda a reportagem desta viagem organizada pela APAVT pode ser lida numa das próximas edições do Publituris, inserida num Dossier sobre os Açores.

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Dubai aumenta extensão de praias públicas

O Dubai vai ampliar o comprimento total das praias públicas até 2024, passando de 21 para 105 quilómetros, de acordo com o Plano Diretor do Dubai para as Praias Públicas, que prevê um aumento da extensão das praias públicas do emirado em 400%.

O Dubai vai ampliar o comprimento total das praias públicas até 2024, passando de 21 para 105 quilómetros, de acordo com o Plano Diretor do Dubai para as Praias Públicas, que prevê um aumento da extensão das praias públicas do emirado em 400%.

Num comunicado enviado à imprensa, Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) explica que o plano prevê “a abertura de novas praias e o desenvolvimento das existentes com instalações avançadas”, de forma a “garantir os mais elevados padrões de excelência no desenvolvimento urbano”.

Lançámos o primeiro plano urbano no Dubai em 1960. O desenvolvimento é uma viagem ininterrupta no Dubai, que continuará a oferecer os melhores padrões de vida para indivíduos e famílias”, destaca Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante do Dubai.

Na primeira fase deste plano, está previsto o desenvolvimento da praia pública de Jebel Ali, que será transformada numa atração de ecoturismo, com a plantação de manguezais para aumentar a proteção contra a erosão e preservar os habitats marinhos.

Nesta praia, acrescenta o DET, além de pistas para ciclistas e peões, instalações para desportos aquáticos, instalações de repouso e lazer, entre outras facilidades, “vão ser criados recintos para tartarugas para proteção das mesmas, de forma a salvar e reabilitar espécies de tartarugas e devolvê-las ao seu habitat natural”.

O plano prevê ainda tornar as praias públicas inclusivas e capazes de dar resposta “às necessidades das pessoas de mobilidade reduzida, garantindo-lhe acesso facilitado a todas as praias públicas e às instalações de natação”.

“O novo Plano Diretor do Dubai para Praias Públicas demonstra o empenho do Dubai em proporcionar experiências únicas aos banhistas, em conformidade com o objetivo da Agenda Económica do Dubai D33 de consolidar o estatuto do emirado como uma das três principais cidades para o turismo”, refere ainda o DET.

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Começa a votação para os Publituris “Portugal Travel Awards 2023”

A votação para encontrar os 22 vencedores nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023” começou esta segunda-feira, 29 de maio, e decorre até dia 26 de junho. Os vencedores serão conhecidos a 6 de julho.

174 nomeados em 22 categorias, havendo ainda lugar para a atribuição do “Prémio Belmiro Santos 2023”, este último não sujeito a votação, sendo entregue diretamente pela redação do jornal Publituris.

A votação para encontrar os 22 vencedores dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023” começou esta segunda-feira, dia 29 de maio, e decorre até dia 26 de junho de 2023, sendo os vencedores conhecidos a 6 de julho, a partir das 19h00 no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

A votação decorre no site dos prémios e só estará habilitado a votar os membros do júri escolhido para o efeito, quem é assinante do jornal em papel ou subscritor da newsletter diário em www.publituris.pt.

Os registos no site estarão suspensos até dia 26 de junho de 2023, de modo a não influenciar a votação nos nomeados.

As categorias a prémio são:

  • Companhia de Aviação
  • Companhia de Aviação Lowcost
  • Rent-a-car
  • Operador Turístico
  • Rede de Agências de Viagens
  • Companhia de Cruzeiros
  • Cadeia Hoteleira
  • Hotel de Cinco Estrelas
  • Hotel de Quatro Estrelas
  • Hotel Resort
  • Boutique Hotel
  • Hotel de Cidade
  • Hotel MICE
  • Hotel de Praia
  • Turismo Rural
  • Enoturismo
  • Campo de Golfe
  • Parque Temático e Diversões
  • Empresa de Animação Turística
  • Marina
  • Destino Internacional
  • Região de Turismo Nacional

Visite e vote no site dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”.

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS, Nescafé, Visabeira e MiA Travel como patrocinadores, o apoio da Região do Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8, Movielight, Multislide e Workgroup como parceiros.

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Penelope Cruz protagoniza nova campanha da Emirates

A nova campanha da Emirates protagonizada por Penelope Cruz vai começar a ser exibida em junho, em inglês e em espanhol.

A atriz espanhol e vencedora de um Óscar, Penelope Cruz, é a estrela da próxima campanha publicitária da Emirates, cuja exibição mundial começa no próximo mês de junho, avança a companhia aérea em comunicado.

Em junho, começam a ser exibidos os novos anúncios de televisão com Penelope Cruz, tanto em inglês como em espanhol, e que destacam o slogan “viajar não é apenas sobre o destino final; é também sobre como lá chegar”.

Os anúncios, que foram gravados a bordo de um A380, mostram Penelope Cruz a experimentar os assentos das cabines de primeira classe e business, existindo também vídeos dedicados à cabine Premium Economy, a nova classe de bordo da Emirates.

“Estou emocionada por fazer esta parceria com a Emirates, depois de anos a viajar com a companhia aérea em algumas das viagens mais especiais da minha vida”, congratula-se Penelope Cruz.

A elegância, estilo e reconhecimento global de Penelope Cruz foram, segundo Richard Billington, vice-presidente sénior de publicidade e marca da Emirates, alguns dos motivos que levaram à escolha da atriz espanhola para protagonizar a nova campanha da Emirates.

Além da exibição televisiva, a nova campanha da Emirates vai estar também em vigor nos canais digitais da companhia aérea, estando ainda previsto que a parceira com a atriz espanhola venha a dar origem a mais atividades em conjunto no futuro.

A campanha de Penelope Cruz segue-se a outras protagonizadas por reconhecidos nomes internacionais, a exemplo de Jennifer Aniston, ou que tiveram grande projeção mundial, como a campanha com o Gerry the Goose ou com a Burj Girl, no topo do Burj Khalifa, o edifício mais elevado do mundo.

 

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LATAM Airlines volta a ter o melhor catering e assentos da América do Sul

A LATAM Airlines voltou a ser distinguida, pelo segundo ano consecutivo, nos APEX Passenger Choice Awards 2023 como a companhia aérea com o melhor catering e os melhores assentos da América do Sul.

A LATAM Airlines voltou a ser distinguida nos APEX Passenger Choice Awards 2023 como a companhia aérea com o melhor catering e os melhores assentos da América do Sul, prémios que foram entregues à transportadora aérea pelo segundo ano consecutivo.

Estamos muito felizes em receber estes prémios, resultado do esforço e dedicação das nossas equipas, diariamente preocupadas em melhorar a experiência de viagem dos nossos clientes”, afirma Estela Espinoza, gerente sénior de Experiência em Viagem do grupo LATAM.

Os APEX Passenger Choice Awards 2023 são entregues anualmente com base na avaliação dos passageiros a cerca de um milhão de voos operados por mais de 600 companhias aéreas em todo o mundo.

Os passageiros avaliam as companhias aéreas de forma anónima numa escala até cinco estrelas e nas categorias Conforto do Assento, Serviço de Cabine, Catering, Entretenimento à Bordo e Wi-Fi.

No comunicado em que anuncia os prémios recebidos, a LATAM Airlines fala também sobre o investimento que tem vindo a fazer na melhoria da experiência do cliente, tendo investido já mais de 500 milhões de dólares na renovação das cabines, que passaram a contar com assentos novos.

“Estes foram selecionados através de um rigoroso processo para alcançar o maior conforto, com destaque para características especiais, como a reclinação e encosto de cabeça dos assentos com movimentos de seis eixos”, explica a LATAM Airlines.

Na cabine Premium Business, a LATAM Airlines passou a contar com “assentos ainda maiores e que oferecem a possibilidade de reclinar 180 graus”, conferindo ainda ao passageiro maior autonomia para ter acesso ao corredor, assim como mais espaço para guardar itens pessoais e mais privacidade, o que contribui para “uma melhor experiência durante o voo”.

A LATAM Airlines tem vindo ainda a apostar no catering e realizou uma renovação progressiva dos menus nas cabines Economy e Premium Business, passando a incorporar “ingredientes que ressaltam a versatilidade da cozinha latino-americana, com mais variedade de opções e amplo protagonismo dos produtos locais”.

“Da mesma forma, foram incorporadas algumas receitas icónicas de chefs revelação de toda a região, para apresentar seu trabalho e impacto nos seus países de origem”, acrescenta a LATAM Airlines.

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Turismo em França cresce mais de 12% no 1.º trimestre de 2023

Os hotéis franceses e outras unidades de alojamento, exceto parques de campismo, registaram um aumento de 12,6% nas dormidas registadas nos primeiros três meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. A presença de turistas britânicos foi mais marcante nos pontos de hospedagem franceses nesse período.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INSEE), a ocupação hoteleira foi relativamente superior à de 2022, registando-se mais quase sete milhões de dormidas. Os turistas domésticos passaram cerca de 2,1 milhões de noites, representando um aumento de 7,7%, enquanto os turistas internacionais passaram cerca de 4,8 milhões de noites em alojamentos franceses – 55,8% a mais do que no primeiro trimestre de 2022.

Os hotéis de nível mais elevado beneficiaram destas taxas, uma vez que o número de dormidas aumentou 31,4%, enquanto os hotéis não classificados registaram decréscimos – a ocupação caiu 2,7%, com o aumento a ser particularmente acentuado nos turistas residentes.

A ocupação hoteleira foi 37,4% maior na Île-de-France em comparação com o primeiro trimestre de 2022, representando quatro milhões de dormidas adicionais. Nas áreas urbanas provinciais, o número de dormidas aumentou 15,1%, representando mais 1,9 milhões de dormidas.

Como as taxas de ocupação variam entre zonas, os hotéis costeiros e os hotéis de esqui de montanha registaram aumentos menores – 6,1 e 3,4%o, respetivamente. O aumento das dormidas de não residentes foi parcialmente compensado pela diminuição da ocupação de residentes.

“O turismo de negócios aumentou acentuadamente no primeiro trimestre de 2023 (+17,3%, representando 3,1 milhões de dormidas adicionais) em comparação com o mesmo período do ano anterior, que foi fortemente impactado pela pandemia e, na altura, variante Ómicron. Apesar deste aumento, o segmento de negócios continuou a diminuir lentamente, passando de 48,8% no primeiro trimestre de 2022 para 48% no primeiro trimestre de 2023”, explica o INSEE.

A mesma fonte revela que o número de dormidas de britânicos aumentou 102,5%. As dormidas aumentaram 41,7% para os turistas alemães e 9,7% para os turistas holandeses, enquanto os americanos passaram 62,3% mais noites em hotéis franceses durante os primeiros três meses do ano.

A ocupação hoteleira dos clientes não residentes aumentou 55,8%, enquanto a adesão dos turistas nacionais foi mais lenta, tendo aumentado 7,7% no mesmo período.

O número de pessoas que ficaram em férias e outros alojamentos de curta duração aumentou 1,6% na área metropolitana de França, enquanto as residências turísticas registaram uma diminuição de 0,8%.

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Beja recebe encontro temático da ATLA sobre turismo

A Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva (ATLA) vai promover, a 2 de junho, o Encontro Temático no Setor do Turismo, iniciativa que decorre no âmbito da Estratégia PROVERE + Alqueva e que vai ter lugar no Hotel Vila Galé Clube de Campo, em Beja.

A Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva (ATLA) vai promover, a 2 de junho, o Encontro Temático no Setor do Turismo, iniciativa que decorre no âmbito da Estratégia PROVERE + Alqueva e que vai ter lugar no Hotel Vila Galé Clube de Campo, em Beja.

Segundo a Rádio Campanário, este encontro vai contar com a participação de entidades de renome a nível nacional e regional no domínio do turismo, com o objetivo de debater a relação entre o Alqueva e o setor.

O encontro destina-se a profissionais, empreendedores, órgãos autárquicos, entidades empresariais e organizações dos diferentes setores, visando debater a atração de novos visitantes, os investimentos e desenvolvimento de novas atividades económicas da Região do Alqueva, assim como a inovação e sustentabilidade no turismo e  critérios de competitividade e rentabilidade.

A sessão de abertura do encontro conta com uma intervenção de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, bem como do presidente da ATLA, José Manuel Grilo, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Vítor Silva.

Pelas 10h00, está em debate o tema “Turismo Sustentável como motor do Desenvolvimento da Região do Alqueva”, que vai ter a participação do Dark Sky View Hotel (ainda a confirmar) e do Monte Alerta, com Vitória Duarte, bem como do Turismo de Portugal, por Susana Grácio, e ainda dos Municípios de Portel, Mourão, Alandroal e Moura.

Já o tema “Compromisso em Rede Alqueva para o Mundo: Ativos Estratégicos e Competitivos da Região” vai ter início pelas 11h30, com a participação da Ribafreixo, com Mariana Casado; do Vila Galé Clube de Campo, com Manuel Patrício; Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, com António Lacerda; da Dark Sky Alqueva, com Apolónia Rodrigues; do Observatório do Lago Alqueva, com Leonel Godinho; e ainda do IP Beja, com Ana Paula Figueira.

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Algarve apresenta resultados do projeto SuSTowns

O projeto SuSTowns – Enhancing Sustainable Tourism in Small Fascinating Med Towns, visa estudar e produzir instrumentos para a implementação da sustentabilidade em destinos turísticos locais de pequena e média dimensão, e teve a cidade de Lagos como caso de estudo.

O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, e a Coordenadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, Patrícia Pinto, apresentam a 5 de junho, pelas 14h30, os resultados do projeto SuSTowns – Enhancing Sustainable Tourism in Small Fascinating Med Towns.

Este projeto que, segundo a RTA, visou “estudar e produzir instrumentos para a implementação da sustentabilidade em destinos turísticos locais de pequena e média dimensão”, teve a cidade de Lagos como caso de estudo, cujos resultados vão ser agora apresentados.

A apresentação vai ter lugar no auditório da Região de Turismo do Algarve, em Faro e vai contar com a participação dos investigadores e docentes Adão Flores e Jorge Andraz (Faculdade de Economia), Elsa Pereira (Escola Superior de Educação e Comunicação), Joaquim Pinto Contreiras e Paula Serdeira Azevedo (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), Manuela Rosa (Instituto Superior de Engenharia) e Pooyan Sedarati.

“Entre os principais resultados a apresentar estão o plano de ação local para a sustentabilidade do destino; as propostas de novos pacotes e produtos turísticos; a estrutura de governança e de políticas locais para a sustentabilidade no turismo; e a proposta de estruturação urbana dentro do conceito “cidade dos 15 minutos””, indica a RTA.

Financiada pelo Programa Interreg MED da União Europeia, a iniciativa SuSTowns tem como objetivo incentivar um modelo de turismo sustentável e de qualidade e serviços mais inovadores e responsáveis, dirigidos a visitantes e turistas nacionais e internacionais.

 

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77% dos portugueses vão viajar nas férias de verão

Um estudo da Jetcost apurou que a maioria dos portugueses (77%) conta viajar nestas férias, sendo apenas 12% os que não pretendem viajar neste verão.

Este verão promete trazer a recuperação do setor das viagens e turismo, aponta um estudo da Jetcost, que apurou que a maioria dos portugueses conta viajar nestas férias, sendo apenas 12% os que não pretendem viajar neste verão.

O estudo da Jetcost, realizado com o objetivo de conhecer as perspectivas de férias dos portugueses durante o verão de 2023, indica que oito em cada 10 portugueses têm planos para viajar, o que corresponde a 77% dos cidadãos nacionais.

“77% dos portugueses planeiam viajar durante as suas férias deste verão, além disso as pesquisas de voos também aumentaram 23%, enquanto as dos hotéis 35% face ao verão de 2022”, indica a Jetcost.

Além dos 77% que contam viajar, há ainda 11% de portugueses que estão à espera do último minuto para decidir, enquanto 12% dizem que não vão viajar para lado nenhum.

O mês de julho parece ser o que recolhe a maioria das preferências para gozar férias, com 40% dos portugueses a preferirem este mês para viajar de férias,  enquanto 36% esperam fazê-lo em agosto. Além destes meses, 12% dos inquiridos escolhem o mês de junho, a mesma percentagem dos que elegem ainda setembro.

Já a duração da viagem deverá rondar os cinco dias, segundo 31% dos inquiridos, enquanto 27% indicam que vão gozar uma semana de férias e 23% diz que vai passar entre oito e 15 dias fora. Depois, há ainda 19% dos inquiridos que vão passar férias entre 15 dias e um mês.

Os gastos com as férias de verão deverão rondar, por sua vez, os 1.059 euros por pessoa, em média.

O automóvel particular parece ser o principal meio de transporte escolhido, uma vez que entra nas escolhas de 59% dos inquiridos, seguindo-se o avião, com 28% das preferências, o autocarro, que é eleito por 8% dos portugueses, assim como o comboio e o barco, ambos com 3% das escolhas.

Quanto ao alojamento, o hotel é o tipo escolhido por 50% dos portugueses, seguindo-se o aluguer de apartamentos, que é a preferência de 27% dos inquiridos, assim como os aparthotéis (11%) e casas de campo (9%). Apenas 3% pensa fazer campismo.

49% dos entrevistados neste estudo da Jetcost dizem que vão viajar em família, enquanto em 24% dos casos a viagem será em casal, 20% com amigos e 7% dizem mesmo que vão viajar sozinhos.

Quanto a destinos, 58% dos inquiridos revelaram que preferem destinos nacionais, o que representa cerca de sete em cada 10 portugueses, enquanto 33% preferem viajar para destinos internacionais, existindo ainda 8% de inquiridos que combinam destinos nacionais e estrangeiros.

Já quanto ao tipo de férias, 58% preferem destinos de sol e praia, enquanto 26% escolhem as grandes cidades, existindo ainda 16% que optam por destinos no interior ou na serra.

No caso das viagens internacionais, a maioria das preferências é por destinos na Europa e a cidade de Málaga, em Espanha, surge como a mais procurada, seguindo-se Veneza, Budapeste, Paris e Londres. Na longa distância, os destinos mais procurados são São Paulo, Praia, Rio de Janeiro, Nova York, Marraquexe e Bali.

“Parece que muitos portugueses têm vontade de fazer uma pausa neste verão e desfrutar de alguns dias de viagem durante as suas férias. Destinos domésticos, ficar em hotéis e partilhar a viagem com membros da família parecem ser as opções preferidas. Desde a Jetcost queremos que todos passem alguns dias muito felizes e desfrutem destas merecidas férias”, considera Ignazio Ciarmoli, diretor de Marketing da Jetcost,

 

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