“Imagem pobre” da Rússia no estrangeiro afecta o turismo receptor
Pesquisa divulgada revela que o destino “depende muito” de mercados de proximidade e tem dificuldades em captar turistas dos EUA e Europa Ocidental.
Tiago da Cunha Esteves
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A “imagem pobre” da Rússia no estrangeiro está a funcionar como um entrave ao desenvolvimento do seu turismo receptor, nomeadamente na captação de visitantes oriundos dos EUA e Europa Ocidental, de acordo com uma pesquisa divulgada na conferência ‘WTM Vision’ de Moscovo.
Dados do Euromonitor International revelaram que o destino recebeu 26 milhões de turistas, em 2012, um resultado que representou um “crescimento sólido”.
No entanto, a Rússia ainda “depende muito” dos fluxos oriundos de países vizinhos, uma tendência que é preciso inverter, através da captação de turistas oriundos de mercados mais longínquos. Mais de metade dos 26 milhões de turistas registados são da Ucrânia, Cazaquistão e Uzbequistão, uma tendência que não deverá alterar-se muito até 2017.
A pesquisa deu conta de que “a burocracia dos vistos, a segurança, as infra-estruturas e a qualidade dos serviços contribuem para a imagem pobre da Rússia no estrangeiro”.