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ViaTecla promove OpenDay anual

O evento, que vai decorrer esta quinta-feira, dará a conhecer as novidades dos módulos KEYforTravel e outros desenvolvimentos que estão em curso.

Tiago da Cunha Esteves
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ViaTecla promove OpenDay anual

O evento, que vai decorrer esta quinta-feira, dará a conhecer as novidades dos módulos KEYforTravel e outros desenvolvimentos que estão em curso.

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A ViaTecla promove esta quinta-feira o seu OpenDay anual, um evento a partir do qual pretende dar a conhecer aos seus parceiros e clientes o trabalho que tem vindo a ser feito e obter ‘feedback’ por parte dos participantes.

“No OpenDay da ViaTecla mostramos em primeira mão os novidades dos módulos do KEYforTravel, a nossa solução estrela para o turismo, bem como todos os outros desenvolvimentos que fizemos ou estamos a trabalhar nestes últimos meses”, resume o CEO da empresa, Pedro Seabra.

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Entre as 9h e as 19h30, a empresa abre assim as suas portas para dar a conhecer aquela que é a sua visão para as soluções tecnológicas, que continuam a ‘ganhar terreno’ no turismo.

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Simultaneamente, os participantes poderão “ver e experimentar” as principais soluções e produtos, em contacto directo com a equipa da ViaTecla.

Os interessados deverão confirmar a sua presença aqui ou por telefone: +351 21 272 35 00.

Sobre o autorTiago da Cunha Esteves

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Centro de Portugal vai lançar novo produto turístico “focado nas estradas mais cénicas e históricas da região”

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, revelou a novidade esta sexta-feira, 18 de outubro, durante a sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARAC.

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Raul Almeida, revelou esta sexta-feira, 18 de outubro, que a entidade regional de turismo vai lançar, no próximo mês, um novo produto turístico “focado nas estradas mais cénicas e históricas da região”.

De acordo com o responsável, que participou na sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, esta será uma “oportunidade perfeita para enriquecer a oferta de road trips e criar novas rotas atrativas para quem visita de carro ou de mota” o Centro de Portugal.

Raul Almeida considerou que “viajar pelo Centro de Portugal ao volante é uma experiência invulgar” devido à “diversidade” das paisagens e à riqueza do património da região, que “transformam qualquer percurso numa nova experiência”.

“Estamos, aliás, a trabalhar para potenciar ainda mais essa experiência”, acrescentou, lembrando que, há alguns anos, a Turismo Centro de Portugal já tinha lançado “uma série de roteiros, precisamente para serem feitos de carro”, denominados “Road Trips Centro de Portugal”.

“Estes e outros produtos fazem parte de uma estratégia integrada, que está a dar frutos, o turismo no centro de Portugal está a crescer acima da média nacional em praticamente todos os indicadores”, congratulou-se Raul Almeida.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Ausência de aeroporto leva TCP a pedir “lobby” aos locadores de veículos para levar turistas à região

Durante a V Convenção Nacional da ARAC, o presidente da Turismo Centro de Portugal pediu ajuda aos locadores de veículos para “consciencializar os visitantes para as vantagens que têm em conhecer o território” do Centro de Portugal.

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Raul Almeida, pediu esta sexta-feira, 18 de outubro, aos locadores de veículos que “façam lobby pelo centro de Portugal”, uma vez que esta atividade é “essencial para facilitar o acesso” dos turistas à região, na ausência de um aeroporto que sirva o território do Centro de Portugal.

Durante uma intervenção na V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, Raul Almeida começou por recordar os “bons números” que a região tem vindo a apresentar, como o aumento acumulado de 5,5% nas dormidas ou de 10,2% nos proveitos da hotelaria, para se queixar da falta de trunfos que o Centro de Portugal tem para aumentar esse números, a exemplo de um aeroporto.

“Os números são muito bons, mas poderiam ainda ser muito melhores se tivéssemos os mesmos trunfos de outras regiões. Não temos nem vamos ter um aeroporto na nossa região e todos sabemos o impacto positivo que uma estrutura aeroportuária provoca no território onde está implementada. A falta dessa estrutura limita a nossa capacidade de captar fluxos internacionais”, lamentou o responsável.

Por isso, acrescentou Raul Almeida, a região só pode concentrar os seus “esforços para que uma parte dos fluxos turístico que chegam a Lisboa e ao Porto seja canalizada para o Centro de Portugal”, o que levou o responsável a desafiar os locadores de veículos presentes na V Convenção Nacional da ARAC para que “façam lobby pela região”.

“O desafio que vos deixo é que façam lobby. Façam lobby pelo centro de Portugal, a vossa atividade é essencial para facilitar o acesso à nossa oferta turística e pode-nos ajudar a conquistar cada vez mais visitantes para crescermos no turismo”, afirmou, explicando que o objetivo é “consciencializar os visitantes para as vantagens que têm em conhecer este território”.

O presidente da TCP participou na sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARA, que decorreu sexta-feira, 18 de outubro, no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos, naquele que foi o segundo ano consecutivo em que o evento teve lugar no Centro de Portugal.

 

 

 

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ARAC destaca “papel fundamental” da locação automóvel para abordar “problemas estruturantes do turismo”

A V Convenção da ARAC decorreu sexta-feira, 18 de outubro, sob o tema “Locação Automóvel, motor da nova mobilidade”, e reuniu perto de 270 participantes no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.

O presidente do Conselho Diretor da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, Duarte Nobre Guedes, defendeu esta sexta-feira, 18 de outubro, que a locação automóvel desempenha “um papel fundamental” para abordar “alguns dos problemas estruturantes do turismo”, a exemplo do excesso de litoralização da atividade turística.

“A “Locação Automóvel, motor da nova mobilidade” é o mote do dia de hoje e desempenha, na nossa opinião, um papel fundamental para abordar alguns dos problemas estruturantes do turismo, como é o caso do excesso de litoralização da atividade turística”, afirmou o responsável, na abertura da V Convenção Nacional da ARAC, decorreu no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.

De acordo com o responsável, o turismo é “essencial para a economia portuguesa e para muitas empresas do setor” da locação automóvel, que “representa a maioria dos veículos adquiridos em Portugal”, mas que vive diversos desafios que necessitam de resposta e que vão marcar o atual mandato da associação.

Por isso, acrescentou Duarte Nobre Guedes, a ARAC quer ser “parte integrante e dialogante”, uma vez que os desafios que a “mobilidade moderna, sustentável e livre” traz “pedem um acompanhamento cada vez mais atento por parte da associação e o apoio e contributo dos seus associados”.

“São desafios que exigem uma agenda para a competitividade das empresas associadas e o posicionamento do setor como parte integrante e dialogante de uma mobilidade moderna, sustentável e livre”, defendeu Duarte Nobre Guedes.

Além dos desafios associados ao turismo, a V Convenção Nacional da ARAC debateu os “principais temas relevantes para esta indústria”, a exemplo do “salto tecnológico” trazido pela Inteligência Artificial e que, segundo o responsável, “promete impactar o funcionamento de qualquer organização”.

Em destaque esteve ainda a transição energética e a eletrificação dos veículos, que têm “criado alguns desafios para a indústria automóvel europeia e, consequentemente, para o setor da locação”, assinalou Duarte Nobre Guedes, defendendo que esta é “variável muito relevante para a competitividade da oferta e da qualidade do serviço”.

O “perfil do cliente atual, os seus hábitos de consumo”, assim como “o futuro da locação” foram outros dos temas em destaque na V Convenção Nacional da ARAC, que debateu o tema “Locação, Motor da Nova Mobilidade”, contou com a participação de cerca de 270 pessoas e um “destacado painel de oradores”.

 

 

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Foto: Associação Turismo do Algarve (ATA) – ilha do Farol

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Algarve recebe 110 agentes e operadores turísticos norte-americanos.

A região do Algarve será palco de um evento exclusivo de 22 a 27 de outubro, recebendo 110 operadores turísticos e agentes de viagens norte-americanos.

O Algarve vai ser a região anfitriã do “Visit Portugal Travel Trade Market Place”, que reunirá cerca de 110 operadores turísticos e agentes de viagens provenientes dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá, juntamente com 120 empresas do Algarve e de outras regiões do país, com o objetivo de potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de parcerias comerciais.

O evento “Visit Portugal Travel Trade Market Place” tem como objetivo dar a conhecer a diversidade da oferta turística das várias regiões do país e potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de relações comerciais com agentes especializados do setor provenientes dos EUA e Canadá.

Promovido pelo Turismo do Algarve, em colaboração com o Turismo de Portugal, o evento acontece de 22 a 27 de outubro de 2024, sob o formato de “reverse workshop”, oferecendo às empresas presentes a possibilidade de reunir diretamente com compradores norte-americanos e canadianos, entre os quais operadores turísticos e agentes de viagens especializados nos segmentos lazer, M&I (Meetings & Incentives) e em ofertas direcionadas a produtos de nicho.

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, sublinha a importância desta iniciativa, salientando que “receber o ‘Visit Portugal Travel Trade Market Place’ no Algarve reforça o empenho da nossa região em liderar a promoção do destino Portugal no panorama internacional. Sabemos que os mercados dos EUA e Canadá têm cada vez mais curiosidade e interesse pelo nosso país, temos assistido, nos últimos anos, a um desempenho notável dos indicadores turísticos nesse sentido. Como tal, este evento é uma oportunidade única para as empresas da região poderem fortalecer as relações comerciais com esses mercados e potenciar o aumento da captação de turistas norte-americanos e canadianos para o Algarve.

2 mercados em expansão
Entre 2017 e 2023, o mercado dos EUA cresceu aproximadamente 200% no Algarve, tornando-o a 3.ª região de destino em Portugal, com uma quota de 10% das dormidas. No caso do mercado canadiano, o Algarve é o segundo destino mais procurado em Portugal, com uma quota de cerca de 25%.

Ao longo do 1.º semestre de 2024, o interesse dos turistas provenientes dos EUA (+11,4%) e Canadá (+16,5%) pelo Algarve continuou a crescer, consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos.

“A colaboração próxima que o Turismo do Algarve mantém com o Turismo de Portugal tem sido essencial para a realização de ações estratégicas – como é o caso do ‘Visit Portugal Travel Trade Market Place’- que têm permitido ao destino fortalecer as relações transatlânticas e atrair cada vez mais visitantes do continente americano”, revelam os responsáveis da região, em comunicado.

Neste contexto, o Turismo do Algarve continua focado na identificação e criação de oportunidades que permitam estimular esta procura positiva e assegurar o reconhecimento do Algarve como um destino atrativo em todas as estações do ano. Este compromisso ganha ainda mais relevância perante a confirmação da United Airlines, que permitirá à região ter, pela primeira vez, ligações diretas aos EUA, através de quatro ligações semanais entre Faro e Nova Iorque, a partir de maio de 2025.

O “Visit Portugal Travel Trade Market Place” terá lugar no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, onde vão decorrer os dois dias de workshop, para além de sessões de capacitação sobre as sete regiões turísticas do país. O jantar de abertura será realizado no EPIC SANA Algarve.

Além das reuniões com os operadores turísticos e agentes de viagens, o evento contará também com a participação das principais companhias aéreas que conectam Portugal aos EUA e Canadá, como TAP, United Airlines, Delta Airlines, e SATA.

De referir que, após o workshop, alguns dos participantes terão a oportunidade de visitar as várias regiões do país através de pós-tours organizados em colaboração com as sete Agências Regionais de Promoção Turística: Algarve, Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira.

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Aeroportos de Espanha registam 239 milhões de passageiros até setembro

Os aeroportos espanhóis operados pela AENA fecharam o mês de setembro com 29,6 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 7,6% face a setembro de 2023.

Os aeroportos da AENA registaram 237,8 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2024, correspondendo a uma subida de 9,8% face ao período homólogo de 2023. Já o mês de setembro fechou com 29,6 milhões de passageiros, ou seja, mais 7,6% que em igual mês de 2023.

O Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas foi, uma vez mais, a infraestrutura aeroportuária mais utilizada em setembro, com 5,8 milhões de passageiros, mais 8,6% face a igual mês do ano passado.

Seguiram-se o aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, com mais de cinco milhões de passageiros (+10,3% face a setembro de 2023), Palma de Maiorca com pouco mais de quatro milhões (+5,5%), Málaga com 2,5 milhões (+10,4%), Alicante-Elche Miguel Hernández com 1,8 milhões (+15,3%), Ibiza com 1,2 milhões (-0,2%), Gran Canaria com 1,1 milhões (+6,6%) e Valencia com pouco mais de um milhão (+11,5%).

Em termos de movimentação de aeronaves, a liderança pertence, igualmente, ao aeroporto de Madrid com 36.457 movimentos (+7,5%), seguindo-se o El Prat de Barcelona com 31.683 (+11,3) e Palma de Maiorca com 28.191 (+6,2%), em setembro de 2024.

O grupo AENA (composto por 46 aeroportos e dois heliportos em Espanha, o aeroporto de London-Luton e 17 aeroporto no Brasil) movimentou um total 282,7 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2024, correspondendo a uma subida de 8,9% face a igual período de 2023. Já no nono mês do atual exercício, todas as infraestruturas aeroportuárias da AENA fecharam com 34,8 milhões de passageiros, ou seja, mais 7% que em setembro de 2023, tendo movimentado 292.139 aeronaves (+5,8%).

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Acordo Go4Travel- Ávoris dá os primeiros passados

O acordo de intenções para uma parceria estratégica entre a Go4Travel e o Grupo Ávoris, assinado o ano passado, dá os primeiros passados, conforme foi anunciado no ato de abertura da convenção do consórcio de viagens que decorreu este fim de semana em Porto Santo. Neste âmbito, a Nortravel volta a integrar a Go4Travel.

Na Summit da Go4Travel realizada o ano passado, em Torres Vedras, “sublinhámos que este entendimento constituía um passo da maior importância para o crescimento da Go4Travel e para o fortalecimento do nosso posicionamento no mercado”, referiu Vasco Pinheiro, CEO do agrupamento”, indicando que “há um ano que temos estado a trabalhar com o Grupo Ávoris para potenciar esta parceria estratégica, dando corpo ao desenvolvimento de iniciativas com foco nas seguintes áreas: Maximização do poder de negociação com fornecedores; Venda cruzada entre os bancos de camas da Go4Travel e Grupo Ávoris;  Acesso da Go4Travel a ferramentas de consolidação do produto de operação turística do Grupo Ávoris; e criação de sinergias na área da formação”.

Nesta ótica, segundo revelou Vasco Pinheiro, e com o objetivo de oficializar esta parceria estratégica, que “ambas a empresas chegaram a acordo para a voltar a integrar a Nortravel na Go4Travel”, clarificando que este “é o primeiro passo formal na ligação entre os dois grupos, com benefícios mútuos, para o Grupo Ávoris e o corpo acionista da Go4Travel como um todo”.

Juan Carlos Gonzalez, diretor-geral do grupo Ávoris, João Matias, e Ricardo Ferreira, presidente do Conselho de Administração e administrador da Go4Travel, respetivamente, rubricaram o acordo.

Na sua intervenção, na abertura do “The Golden Summit”, João Matias já tinha salientado que “este ano, trabalhámos para dar forma a esta parceria que irá, seguramente, desempenhar um papel importante no sucesso futuro dos nossos dois grupos”.

Já o diretor geral do grupo Ávoris realçou que “há uma frase de que gostamos muito na Ávoris: se queres ir rápido vai sozinho, se queres chegar longe vai acompanhado”.

O responsável disse aos jornalistas que no quadro deste acordo estratégico “há muitos temas de contratação, de tecnologia, de formação e de produto, até porque “somos uma fábrica de produto”, para garantir que “vão começar a ver daqui para a frente desenvolvimentos concretos, que é o que queríamos e que vale a pena acreditar”.

Juan Carlos Gonzalez lembrou que hoje, um dos seus operadores turísticos, a Nortravel já era membro da Go4Travel. “É a semente perfeita para que daqui para a frente toda a Ávoris possa entrar na família Go4Travel”, sublinhou, para apontar que a entrada da Ávoris “vai ser até onde podermos desenvolver os acordos”, até porque “partilhamos valores e isso é muito importante quando se celebram acordos. Apesar das diferenças de tamanho, somos muito parecidos a nível de valores, e o valor que nos representa aqui em Portugal, é que lideramos, mas com muita humildade”.

Para já, e conforme afirmou aos jornalistas, o diretor geral do grupo Ávoris encara o próximo ano “com otimismo. Oxalá viessem quatro ou cinco anos como 2024, que foi um ano mais que decente”.

Refira-se e segundo disse, “somos o grupo turístico líder na Península Ibérica, vendemos 4.500 milhões de euros, o que parece muito e pode parecer que perdemos o controlo, mas realmente esses 4.500 milhões de euros fazem-se loja a loja, centro a centro, evento a evento. É o que faz com que nos pareçamos bastante com a Go4Travel do que à primeira vista podia parecer”, concluiu.

 

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Luís Henriques deixa direção da Airmet no final do ano

Luís Henriques vai deixar de ser diretor geral da Airmet no próximo dia 31 de dezembro, anunciou o agrupamento de gestão de agências de viagens, que “agradece” o profissional “pelo seu contributo inestimável ao longo dos anos, tendo sido uma figura central em vários marcos que consolidaram a nossa posição como referência no setor”.

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Sem revelar quem irá substituir Luís Henriques, a Airmet assegura que a estratégia da rede “permanece sólida e focada no crescimento e inovação”, referindo apenas que “estamos a preparar uma cuidadosa passagem de testemunho entre o atual e o novo diretor geral, que decorrerá ao longo de quase dois meses, garantindo a máxima consistência e uma transição suave, sem qualquer interrupção nas operações ou compromissos assumidos pela empresa”.

Luís Henriques partilha que “foi uma honra e um privilégio ter contribuído ativamente para o crescimento da rede Airmet”, realçando que “aprendi muito e cresci profissionalmente nestes quase quatro anos e meio e serei sempre grato à administração, equipa Airmet, parceiros e associados”, e asegura que “deixo a empresa com a convicção de que a Airmet tem hoje uma equipa profissional mais bem preparada e competente para os desafios que este mercado enfrenta”.

O ainda diretor geral da rede de gestão de agências de viagens destaca que “se há algo que me deixa orgulhoso do meu percurso aqui foi a convivência, relação e espírito de equipa que conseguimos, em conjunto, criar nesta empresa”, garantindo que “dedicar-me-ei aos meus projetos nunca esquecendo a Airmet e continuando como associado deste grande grupo de gestão”.

Por sua vez, Miguel Quintas, Chairman da Airmet, afirma que, na Airmet, nada vai mudar quanto aos seus objetivos e estratégias, bem antes pelo contrário, e em particular estamos firmes na prossecução de nos tornarmos o maior grupo nacional de agências de viagens”.

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“Pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização” são a fotografia da Go4Travel

João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, resumiu, na sua intervenção de abertura da convenção do grupo, que decorreu este fim de semana em Porto Santo, que “pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização”, são a fotografia do consórcio de viagens. Assegurou que a Go4Travel vai continuar a crescer e a inovar, chamando atenção para os desafios e oportunidades do setor da distribuição turística.

No ato que marcou a abertura do “The Golden Summit” da Go4Travel, que decorreu este fim de semana em Porto Santo, e que contou com a presença de 200 participantes, entre as suas agências de viagens e parceiros de negócio, o presidente do Conselho de Administração do grupo, João Matias, afirmou que “gostamos de acreditar que os projetos que temos desenvolvido na Go4Travel são muito relevantes para a vida das nossas empresas e que algumas destas realizações fazem parte integrante das suas cadeias de valor.

Neste aspeto revelou as realizações que foram levadas a cabo, designadamente, no último ano: Demos continuidade á estratégia de acordos com parceiros, com foco na qualidade da oferta, serviço e rentabilidade, impulsionando crescimento, mitigando risco e entregando compromisso; Lançámos as bases para um novo modelo de monitorização de risco e de gestão de recursos financeiros, fundamental face ao elevado crescimento da atividade da empresa; Negociámos e fechámos os acordos com os GDS, Travelport e Amadeus, agora enquadrados pelas novas tendências de evolução dos sistemas de distribuição no transporte aéreo, leia-se NDC”.

Mas muito mais, conforme evidenciou João Matias, foi feito ao longo deste ano: “Analisámos, também, as principais soluções tecnológicas de agregação para transporte aéreo, estudámos o impacto económico e operacional que a sua adoção poderá ter nas nossas empresas e elegemos a solução que tencionamos implementar em breve no grupo para fazer face ao incremento da complexidade operacional que se tem vindo a acentuar”.

No ano em que se apresenta com uma nova administração, o presidente da Go4Travel revelou ainda que “desenhámos um modelo para expansão do negócio do 4Book, desenvolvemos a contratação direta com hotéis, procurando aumentar a competitividade da oferta e a criação de valor para as nossas empresas, e demos sequência à evolução funcional desta plataforma que continua, a crescer consecutivamente a 2 dígitos ao ano, e em estreita colaboração com os nossos amigos do Grupo Ávoris, trabalhámos no plano tático da parceria estratégica, que muito nos orgulha”.

Este é o primeiro Summit de um novo Conselho de Administração da Go4Travel, com mandato de três anos. Assim, na sua sessão de abertura, João Matias deu a conhecer a nova equipa de gestão formada por nove pessoas e organizada por pelouros autónomos, com áreas de trabalho distintas e objetivos específicos: Produto – Tiago Madureira e Joana Silveira; Tecnologia – João Pinto e António Alves; Organização – Miguel Moser e António Moreno; Desenvolvimento – Ricardo Ferreira e Tiago Encarnação, mantendo Vasco Pinheiro como CEO do grupo.

O presidente do Conselho de Administração realçou, na sua intervenção que “temos o privilégio de trabalhar num setor muito atrativo, mas cheio de desafios – o turismo – que no fim é um setor de serviços, e estes são feitos por pessoas, a razão de ser da Go4Travel”, sem esquecer os parceiros de negócio, “cuja confiança na Go4Travel e nas suas empresas têm sido determinantes para construirmos uma oferta diferenciada e competitiva, muito valorizada no mercado, sempre sustentada em sólidas relações de confiança”.

Em relação à sua convenção, que começou em 2017 como uma plataforma de contacto entre empresas e parceiros de negócio, é hoje, segundo o empresário, “uma iniciativa que cruza networking, cultura, destinos e experiências, e tem como objetivo reforçar laços entre pessoas, promover parcerias e partilhar conhecimento sobre o mercado. É um espaço em que revemos amigos, abrimos novos caminhos e celebramos a nossa história”, para reafirmar que, ao longo dos anos, estas convenções “têm acompanhado o percurso da Go4Travel e testemunhado a nossa evolução conjunta”.

Crescer e inovar
O grupo de viagens Go4Travel é formado por 44 agências, mais de 100 pontos de venda, e com um capital humano de mais de 700 profissionais especializados, que “continua a crescer e a inovar”, de acordo com o seu presidente do Conselho de Administração, mas na sua opinião “a cada Summit que passa sentimos que o grupo não se resume só a números”, já que “pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização”, são ingredientes que “têm assegurado o nosso êxito numa indústria cada vez mais desafiante e em que quase tudo já foi profetizado, até que as agências de viagens estariam condenadas”.

Desafios
João Matias está convicto que “os desafios continuarão a aparecer e com eles também as oportunidades, para quem estiver atento e tiver a vontade e a capacidade de as aproveitar”, para sublinhar que “estamos numa nova fase de grande desenvolvimento tecnológico, em particular no que se refere à evolução da Inteligência Artificial e da Computação Quântica”, e defender que esta nova vaga de tecnologia “terá um impacto profundo em todas as atividades económicas, com uma especial incidência no turismo, enquanto atividade que se baseia, sobretudo, em informação, comunicação e conhecimento”.

E acredita que sejam quais forem os novos paradigmas a que estas novas realidades nos levem, “quem continuará a fazer a diferença são as pessoas, são as equipas, é o fator humano, somos nós”, por isso “juntos somos mais fortes. Este é o espírito sobre o qual a Go4Travel foi construída. É a razão de ser do nosso grupo, o principal alicerce da nossa identidade”.

João Matias deixou uma última mensagem no seu discurso de abertura da convenção da Go4Travel, em Porto Santo: “vale a pena continuarmos a explorar oportunidades e a inovar juntos”, concluindo que “estou seguro de que temos todas as condições para continuar a olhar o futuro com confiança e, enquanto assim for, o crescimento e a expressão da Go4Travel e das suas empresas no mercado continuarão a ser uma constante e uma garantia”.

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Mercado nacional decresce para a Madeira, mas ainda ocupa a primeira posição

De janeiro a agosto de 2024 a Madeira contabilizou 337. 714 hóspedes portugueses, registando um decréscimo de 6,7% relativamente ao período homólogo de 2023. No mesmo período registou 1.162.248 dormidas no mercado nacional, o que representa um decréscimo de 2,3% face aos oito primeiros meses do ano anterior, revelou Sara Marote, diretora executiva da Associação de Promoção da Madeira (APM).

A responsável, que usava da palavra na sessão de abertura da convenção da Go4Travel, que decorreu este fim de semana em Porto Santo enumerou os atrativos da ilha, a mais pequena habitada na região “famosa não só pela sua praia paradisíaca, com nove quilómetros de extensão, mas também pela sua gastronomia, pelo seu património histórico e pela sua exuberância geológica, um verdadeiro tesouro guardado no meio do oceano. Com muito mais para oferecer do que verão e praia”.

A diretora executiva da APM recordou aos participantes do “The Golden Summit” da Go4Travel que, a Madeira por seu turno, “com um clima subtropical durante todo o ano, é um refúgio de beleza natural com densas florestas verdes, montanhas vulcânicas, cascatas e belas costas”, destacando que “dispõe ainda de uma vasta oferta cultural, artesanato e uma rica gastronomia, sem esquecer o sobejamente conhecido vinho Madeira”.

Apontou que este destino, “para todos e durante todo o ano, pretende oferecer a quem nos visita uma jornada de experiências, mas sobretudo deixar em quem nos visita um sentimento de pertença, e o desejo de voltar a um lugar onde nos sentimos felizes”.

Isto atrai cada vez mais visitantes a estas ilhas, como mostram os números: “de janeiro a agosto de 2024 a Madeira registou 1,7 milhões de hóspedes de todos os mercados emissores, o que significa um aumento de 5,4% relativamente ao período homólogo de 2023”. Neste período, conforme avançou Sara Marote, o destino acolheu “7,9 milhões de dormidas de todos os mercados emissores, o que representa um aumento de 6,4% em relação ao período homólogo do ano anterior”, somando-se “499 milhões de euros em proveitos totais, mais 13,3% do que no período homólogo de 2023 e mais cerca de 80% do que em 2019”.

Relativamente aos proveitos de aposento “registamos 357,1 milhões de euros, mais 13,8% do que no período homólogo de 2023 e cerca de +92% do que em 2019”, indicou ainda.

No entanto, ressalvou, em relação ao mercado nacional que, não obstante o decréscimo em ambos os indicadores, “Portugal ocupa o primeiro lugar no Top 10 de mercados emissores de hóspedes em 2024, com um peso de 20,2% e o terceiro lugar no Top 10 de mercados emissores de dormidas em 2024, com um peso de 14,7%”.

E referiu que “quando comparamos os presentes valores acumulados com o ano 2019, ano de referência anterior à pandemia, registámos um crescimento notável no mercado nacional de + 54% do que em 2019 hóspedes + 76% do que em 2019 dormidas”, para sublinhar que “podemos afirmar que o mercado nacional revela um estado de consolidação, e a redução do seu peso tem também a ver com o crescimento dos outros mercados emissores com quem trabalhamos”.

No que concerne à conectividade aérea ao mercado nacional, a Madeira recebe voos de Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Porto Santo, e a ilha que durante o fim de semana foi sede da convenção da Go4Travel, recebe voos do Funchal, Lisboa e Porto. As companhias aéreas a operar são Easyjet, Ryanair, Tap Air Portugal, SATA, Binter Canarias, Air Horizont e Smartwings.

Sara Marote deu ainda conta que o mercado nacional recebeu em 2024 uma dotação orçamental para a promoção de 2,4 milhões de euros, distribuídos por várias ações, nomeadamente apoio a companhias aéreas e operadores, ações com agentes do sector, participação em feiras, realização de eventos, campanhas online, realização de press trips, entre outros”, assegurando que, no futuro, continuaremos o trabalho que tem sido desenvolvido até aqui, pois é inegável a importância do mercado nacional para o destino Madeira como mercado emissor e de proximidade, bem como inquestionável o seu peso nos resultados globais atingidos no setor do turismo, no destino Madeira

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SET garante que turismo “não é uma ameaça” apesar de “ter pegada”

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, participou esta sexta-feira, 18 de outubro, na V Convenção Nacional da ARAC.

Inês de Matos

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, defendeu esta sexta-feira, 18 de outubro, que o turismo não deve ser visto como “uma ameaça” e recusou os “fantasmas de que temos turismo a mais”, apesar de reconhecer que o setor “tem, como qualquer atividade económica, pegada”.

“O turismo tem, como qualquer atividade económica, pegada. Cada um dos senhores aqui sentados deixa pegada, é preciso interpretar este fenómeno, mitigar esse impacto e contribuir para o tal bem comum. Temos é de ser conscientes”, afirmou o governante, durante a sua intervenção na V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, que decorreu em Óbidos.

Segundo Pedro Machado, o país tem atualmente vários desafios, que o governante ordenou sob a forma de um triângulo composto pela consolidação do crescimento, qualificação da experiência e afirmação do setor enquanto “indústria que traz coesão, traz desenvolvimento e não é uma ameaça”.

“É neste triangulo que estamos a trabalhar”, destacou o secretário de Estado do Turismo, garantindo que o objetivo é manter ou subir no ranking da atratividade turística, no qual o país ocupa a 12.ª posição, ainda que defenda que essa subida só possa acontecer “sem fantasmas de termos turistas a mais, sem externalidades excêntricas de que o país tem turismo a mais”.

Por isso, é fundamental dar atenção a problemas como “a globalização, demografia, envelhecimento, alterações climáticas, migrações” que, segundo o governante, “estão do lado da consolidação do crescimento, que queremos todos que seja sustentável”.

Do lado da qualificação da experiência há igualmente desafios inadiáveis, a exemplo da escassez de recursos humanos, com Pedro Machado a considerar que o Governo “tem obrigação de criar os instrumentos necessários” para resolver este problema, a exemplo do que aconteceu com o lançamento do “programa de formação do Turismo de Portugal para as migrações”.

Fundamental para a qualidade da experiência é ainda, segundo Pedro Machado, a “percepção de segurança” e a “percepção de serviço público de saúde relevante dentro dos padrões europeus” que o país oferece, assim como a hospitalidade portuguesa.

O secretário de Estado do Turismo garantiu que é sobre estes objetivos e desafios que está a ser trabalhada a Estratégia Turismo 2035, uma vez que o Estado deve ser um “parceiro” para os empresários e é por isso que, neste Governo, o Ministério da Economia pretende ser conhecido como o Ministério das Empresas.

Pedro Machado interveio na sessão de abertura da VI Convenção Nacional da ARAC, que debateu o tema “Locação, motor da nova mobilidade” e juntou cerca de 270 participantes no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.

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