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Portugal é o 20º destino turístico mais competitivo do mundo

No entanto, o País desceu duas posições em relação a 2011, de acordo com um relatório bianual do Fórum Económico Mundial. Suíça lidera o ranking.

Tiago da Cunha Esteves
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Portugal é o 20º destino turístico mais competitivo do mundo

No entanto, o País desceu duas posições em relação a 2011, de acordo com um relatório bianual do Fórum Económico Mundial. Suíça lidera o ranking.

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Portugal é o 20º destino turístico mais competitivo do mundo, tendo descido duas posições em relação a 2011, de acordo com um relatório bianual divulgado pelo Fórum Económico Mundial e relativo a 140 países.

A política de preços, os recursos naturais e as infra-estruturas relativas ao transporte aéreo são os indicadores onde Portugal teve classificações mais baixas e que contribuíram para esta descida. Por outro lado, a saúde e higiene, a segurança e os aspectos e recursos culturais são os aspectos nacionais mais competitivos.

O topo da tabela é liderado pela Suíça, que ocupava a mesma posição em 2011, seguida da Alemanha, que também manteve o seu lugar, e Áustria, que subiu uma posição. Espanha ficou no quarto lugar, tendo subido quatro posições, e o Reino Unido no quinto (em 2011, estava em sétimo).

Sob o tema “Reduzir Barreiras para o Crescimento Económico e Criação de Emprego”, o relatório analisa as formas como os países estão a impulsionar o desenvolvimento do turismo e revela o peso que o sector tem no crescimento económico. Por outro lado, utiliza uma combinação de dados de fontes publicamente disponíveis e de instituições e especialistas internacionais do sector de viagens e turismo.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, a análise transversal sobre os motores da competitividade no sector dos vários países proporciona uma informação comparativa que é útil para a tomada de decisões por parte das empresas e em apoio à formulação de políticas públicas orientadas para o turismo.

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Enquadramento do processo de privatização da TAP vai ser aprovado pelo Governo no próximo dia 28

O diploma que irá estabelecer o enquadramento do processo de privatização da TAP vai ser aprovado pelo Governo no Conselho de Ministros do próximo dia 28 de setembro, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, na Assembleia da República.

Este passo do executivo em relação ao processo de privatização da TAP foi transmitido por António Costa no discurso inicial que proferiu no debate parlamentar da moção de censura do Chega ao Governo, conforme notícia publicada pela Agência Lusa, que adianta que na sua intervenção, o primeiro-ministro referiu-se ainda à atual situação económico-financeira da transportadora aérea nacional. Refira-se que o diploma  vai definir o modelo e a percentagem de venda do capital da transportadora aérea portuguesa.

“Como reconhece a Comissão Europeia, estamos a implementar o plano de reestruturação com sucesso e posso confirmar que, na próxima semana, aprovaremos o diploma que estabelece o enquadramento da privatização da TAP, defendendo a companhia e os interesses de Portugal e dos portugueses”, declarou António Costa citado pela Lusa.

Costa lembrou, segundo a mesma fonte, que no ano passado, “a TAP não só não deu prejuízo, como apresentou lucros”, para acrescentar que este ano, “já foram transportados 7,6 milhões de passageiros no primeiro semestre, atingindo já o valor de 96% dos passageiros transportados no período pré pandemia”.

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Smartwings vai voar entre Praga e Ponta Delgada no próximo verão

A partir de 26 de abril de 2024, a transportadora checa Smartwings vai lançar voos diretos de Praga para o Aeroporto João Paulo II, que serve Ponta Delgada, na ilha de São Miguel (Açores). A nova rota será operada duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, em equipamento B737MAX.

A Smartwings, que acaba anunciar o lançamento, a partir do próximo verão IATA, de uma operação entre Praga e Ponta Delgada, espera que os atributos turísticos da ilha de São Miguel, nos Açores faça desta nova rota popular entre os turistas checos.

A companhia aérea é a primeira a oferecer ligações diretas aos Açores desde Praga. Os voos estão previstos para operar duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, partindo do Aeroporto Václav Havel.

O voo QS1172 partirá às 12h00 e chegará a Ponta Delgada às 15h30 locais com um tempo de voo de cinco horas e 30 minutos. No regresso, o voo QS1173, com duração de quatro horas e 35 minutos, deixará Ponta Delgada às 16h15 locais e aterrará em Praga às 22h50.

Os viajantes já podem adquirir os seus bilhetes através dos sites oficiais da Smartwings e da Czech Airlines, uma vez que as duas transportadoras aéreas têm uma parceria de code-share.

Peter Šujan, diretor de vendas da Smartwings , expressou o seu entusiasmo em oferecer este novo destino de férias aos seus clientes, lembrando que a companhia já liga Praga com voos regulares com as Ilhas Canárias de Tenerife (diariamente a partir de 6 de maio de 2024), Gran Canaria, Lanzarote e Fuerteventura, bem como com a Madeira.

De acordo com o horário de voos de verão de 2024, a Smartwings operará ligações diretas dos aeroportos checos para mais de 70 destinos.

 

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Boas perspectivas: Inaugurada época alta de cruzeiros na Madeira

Os portos da Madeira e do Porto Santo deverão receber até ao final do ano 130 escalas de navios e cerca de 275 mil passageiros de cruzeiros, numa época inaugurada este mês de setembro com a passagem de nove navios.

Os Portos da Madeira dão início este mês de setembro à época alta dos cruzeiros, que se prolonga até 31 de maio, e as perspetivas são bastante animadoras, revela a entidade. A época iniciou-se no dia 13, e ainda em setembro são esperadas nove escalas de cruzeiros.

Até ao final do ano estão previstas 125 escalas de navios de cruzeiro no porto do Funchal e cinco no porto do Porto Santo, o que se traduz num movimento de cerca de 275 mil passageiros e 90 mil tripulantes. Relativamente a novas entradas, até ao final do ano, a APRAM prevê 10 escalas inaugurais.

“Estes dados são reveladores da confiança que as companhias depositam nos Portos da Madeira, ao que não é indiferente o facto de a região ter recebido o prémio de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros nos ‘World Cruise Awards’ em 2022, estando este ano nomeada mais uma vez para esta categoria”, afirma Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM.

Ao fazer o balanço da época anterior, a executiva afirma que “foi bastante positivo e temos a ambição de, no período que agora se inicia, termos ainda mais visitantes e mais companhias”.

Recorde-se que na época alta de 2022-2023, os Portos da Madeira registaram um movimento de 557.824 passageiros (284 .056 na temporada anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1. 949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022. No mesmo período verificaram-se 286 escalas, menos oito que na temporada anterior.

A criação da nova assinatura ´Your Safe Port’, em 2021, refletindo o novo posicionamento da marca, presente no filme promocional e na nova brochura institucional, o lançamento de várias campanhas de marketing digital a nível nacional e internacional, assim como a presença nos principais encontros internacionais da Indústria, são fatores que permitem posicionar a região como destino consolidado e reconhecido a nível mundial, é indicado na nota de imprensa da APRAM.

De salientar ainda que estas medidas, mais o forte investimento recentemente efetuado pelo Governo Regional, no valor de nove milhões de euros visam potenciar o crescimento dos Portos da Madeira e equipará-los aos melhores portos internacionais.

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“Portugal Flavours” desfilam nos aeroportos nacionais até final de outubro

A Portugal Duty Free, empresa responsável pela gestão de espaços comerciais nos aeroportos nacionais, celebra a cultura nacional com uma programação que decorre até final de outubro.

Degustação de produtos nacionais, showcookings com receitas de diferentes regiões do país com o chef Fábio Bernardino, fado e cante alentejano, fazem parte da programação promovida pela Portugal Duty Free.

O que pretende com esta ação é mostrar aos milhares de passageiros que passam diariamente nos seus espaços dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira o que de melhor o país tem para oferecer, da gastronomia à música.

Ao longo destes dias os sabores que melhor representam Portugal – dos enchidos, aos queijos, às compotas, aos vinhos, à ginja de Óbidos, ao azeite, chocolate artesanal e até ao gin português – são dados a conhecer e a provar. As degustações decorrem um pouco por todas as lojas.

A Portugal Duty Free é uma empresa cuja missão é fazer das compras nos aeroportos nacionais a parte mais esperada de cada viagem, através de experiências únicas, num ambiente internacional e personalizado. Atualmente está presente, com mais de 30 lojas, multimarca e fashion, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Ponta Delgada (Açores), Santa Maria (Açores) e Horta (Açores).

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OMT: Europa, Médio Oriente e África lideram recuperação

O turismo internacional continuou a recuperar da pior crise da sua história, tendo em conta que de janeiro a julho, o número de chegadas atingiu 84% dos níveis pré-pandemia, revelam os dados da OMT publicados esta terça-feira, para adiantar que o Médio Oriente, a Europa e a África lideram a recuperação.

A nova edição do Barómetro Mundial do Turismo da OMT, que acompanha a recuperação do setor ao longo de 2023 até ao final de julho indica que a procura turística continua a demonstrar uma notável resiliência e uma recuperação sustentada, apesar dos desafios económicos e geopolíticos.

O relatório revela que, no final de julho, as chegadas de turistas internacionais atingiram 84% dos níveis pré-pandemia, ou seja, 700 milhões de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e julho de 2023, 43% a mais que nos mesmos meses de 2022. Julho foi o mês mais movimentado, com 145 milhões de viajantes internacionais registados, cerca de 20% do total de sete meses.

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, destaca que estes resultados “mostram mais uma vez como o turismo está se recuperar fortemente em todas as partes do mundo”. Mas, defende que à medida que o setor se recupera, também precisa de se adaptar. “Os eventos climáticos extremos que testemunhamos também nos últimos meses uma vez que os desafios críticos da gestão dos crescentes fluxos turísticos sublinham a necessidade de construir um setor mais inclusivo, sustentável e resiliente e de garantir que a recuperação ande de mãos dadas com a necessidade de repensar o nosso setor”, realçou.

Os números da OMT dão conta que todas as regiões do mundo registaram fortes taxas de recuperação do turismo durante os primeiros sete meses de 2023, impulsionadas pela procura de viagens internacionais de vários grandes mercados emissores.

O Médio Oriente é a região que vem no topo da lista, com chegadas 20% acima dos níveis pré-pandemia, continuando a ser a única a ultrapassar os níveis de 2019 até agora. Já a Europa , a maior região de destino do mundo, atingiu 91% dos níveis pré-pandemia, apoiada pela robusta procura intra-regional e pelas viagens provenientes dos Estados Unidos, enquanto a África recuperou 92% dos visitantes pré-crise neste período de sete meses e as Américas 87%, de acordo com os dados disponíveis. Finalmente, na Ásia e no Pacífico, a recuperação acelerou para 61% dos níveis de chegada pré-pandemia, após a abertura de muitos destinos e mercados de origem no final de 2022 e no início deste ano.

A OMT estima que, tendo em conta os resultados verificados até julho, tudo aponta que o turismo deverá atingir 80% a 95% dos níveis pré-pandemia no final do ano. As perspectivas para setembro-dezembro de 2023 apontam para uma recuperação contínua, de acordo com o mais recente Índice de Confiança da OMT, embora a um ritmo mais moderado após a época alta de viagens de junho-agosto. Estes resultados serão impulsionados pela procura ainda reprimida e pelo aumento da conectividade aérea, especialmente na Ásia e no Pacífico, onde a recuperação ainda é moderada. A reabertura da China e de outros mercados e destinos asiáticos poderá impulsionar as viagens tanto na região como para outras partes do mundo.

No entanto o Painel de Peritos da OMT o ambiente económico desafiante continua a ser um fator crítico na recuperação efetiva do turismo internacional em 2023. A persistência da inflação e o aumento dos preços do petróleo traduziram-se em custos mais elevados de transporte e alojamento, o que poderão pesar nos padrões de consumo durante o resto do ano, com os turistas a procurarem cada vez mais uma boa relação qualidade/preço, viajando mais perto de casa e fazendo viagens mais curtas.

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Turismo na UE atinge o máximo de uma década no primeiro semestre de 2023

A indústria do turismo da UE está a registar uma forte recuperação do impacto da pandemia de Covid-19. No primeiro semestre de 2023, o número de noites passadas em alojamentos turísticos atingiu o nível mais elevado da última década, sinalizando um notável ressurgimento do desempenho do setor em muitos países da União Europeia.

De acordo com a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, a Europa registou o maior número de estadias turísticas da última década. No primeiro semestre deste ano, verificaram-se 1, 193 milhões de dormidas em alojamentos turístico, um aumento de quase 11 milhões face ao mesmo período de 2019 (1. 182 milhões, +0,9%). Além disso, houve mais 136 milhões de dormidas do que no primeiro semestre de 2022 (1.057 milhões, +12,9%). Comparativamente a 2021 (406,8 milhões), de janeiro a junho deste ano, a UE contabilizou mais 786 milhões de dormidas, e face a 2020 (474,7 milhões), registaram-se mais 718 milhões de dormidas.

Todos os meses superaram os valores do ano anterior, com os maiores aumentos registados em janeiro (45%) e fevereiro (27%).

Olhando para os dados dos países, todos os Estados-membros conseguiram crescer em dormidas em comparação com 2022, sendo a Hungria a única exceção, registando uma ligeira diminuição de -0,3%. Chipre (39,3%), Malta (30,5%) e Eslováquia (28,7%) destacam-se com os aumentos mais substanciais nas dormidas. No entanto, cerca de metade dos países ainda não atingiu os valores registados no primeiro semestre de 2019, nomeadamente a Letónia (-23,8%), Eslováquia (-16,0%), Hungria (-12,2%) e Lituânia (-11,7%).

A Eurostat revela ainda que o forte impulso para os números deste ano veio da recuperação do turismo internacional. Em comparação com 2022, assistiu-se a um crescimento de 22,5% no número de dormidas de turistas estrangeiros, enquanto o turismo interno subiu 5,8%.

No total, os turistas estrangeiros representaram 545 milhões de dormidas no primeiro semestre de 2023 ou 46% de todas as dormidas. Nos últimos anos, a proporção de turistas estrangeiros foi significativamente afetada pela pandemia. Começando em 47% no primeiro semestre de 2019, caiu para 36% nos primeiros seis meses de 2020 e diminuiu ainda mais para 21% em 2021, antes de demonstrar uma forte recuperação em 2022, subindo para 42%.

 

 

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Carlos de Freitas assume direção-geral do Olivia Singular Houses

O profissional Carlos de Freitas é o novo diretor-geral do Olivia Singular Houses, um grupo de boutique hotéis e guesthouses localizados no Porto.

Com 40 anos de experiência no setor hoteleiro e de turismo, o novo diretor-geral do grupo assumiu a direção de várias marcas nacionais e internacionais ao longo da sua carreira. No currículo conta com um mestrado em Gestão Hoteleira pela Florida International University, em Miami, e duas licenciaturas: uma em Marketing,  pela Los Andes University, em Bogotá, e outra em Administração de Empresas, pela Florida International University, em Miami.

Sobre o mais recente cargo, Carlos Freitas afirma em comunicado que “este é um novo desafio que abraço com muito entusiasmo. Poder estar presente no início de vida de um novo grupo de boutique hotéis e guesthouses, de alma tão portuguesa, é diferenciador comparado com os desafios em grandes cadeias hoteleiras que tive até aqui. Estou muito motivado por fazer parte da equipa Olivia, conhecida pela calorosa hospitalidade e profissionalismo. Será uma oportunidade de posicionar e fazer crescer este projeto tão diferenciador no mercado do Porto e em Portugal”, avança.

Nos últimos anos, Carlos de Freitas assumiu o cargo de diretor de hospitality da Fortera Properties, além de ter desempenhado a função de managing director do The Lodge Wine & Business Hotel, do Hotel Grand Fiesta Americana Puerto Vallarta e do Gran Melia Golf Resort Puerto Rico.

Leia também: Olivia Singular Houses estuda expansão para Lisboa e Espanha

“Após um sério e demorado processo de identificação e recrutamento, consideramos que o Carlos é a pessoa certa para o grupo Olivia Singular Houses. Para além da sua vasta experiência na gestão de grandes cadeias hoteleiras em países da América Latina, Caraíbas e Estados Unidos da América, Carlos desenvolveu parte da sua carreira em cadeias de renome portuguesas e soma, assim, um conhecimento alargado do mercado nacional e internacional, extremamente importante para a fase de consolidação e crescimento em que nos encontramos. A sua vasta experiência profissional acrescenta uma visão estratégica muito relevante para nós”, acrescenta Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital.

Localizado na cidade do Porto, o grupo Olivia Singular Houses de boutique hotéis e guesthouses  é composto pelo Exmo. Hotel, com 16 quartos, pelas guesthouses de charme 1872 River House, com oito quartos, e pelo Marquês Garden House, com 16 quartos.

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Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada

Os concelhos de Anadia e Mealhada (Bairrada) vão acolher um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) onde serão ministrados cursos centrados nas áreas da enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto, áreas consideradas intrinsecamente relacionadas com a região.

Este polo, intitulado Escola Bairradina, é criado ao abrigo de um protocolo tripartido, celebrado entre o IPC e os municípios de Anadia e Mealhada, e válido por cinco anos.

De acordo com o protocolo tripartido, a implementação da Escola da Bairrada, muito desejada pelas duas autarquias, tem como objetivos principais promover oferta formativa com vista ao desenvolvimento de “formações superiores não conferentes de grau como cursos técnicos superiores profissionais, micro credenciações e pós-graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território” dos referidos municípios.

No concelho de Anadia, o polo irá funcionar no rés-do-chão do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), que está a ser transformado em residência de estudantes.

As instalações do polo serão localizadas junto ao Complexo Desportivo da Mealhada, uma zona com estação de caminho-de-ferro e transportes coletivos.

Competirá ao Politécnico de Coimbra a coordenação da Escola da Bairrada, a organização logístico-administrativa, o desenvolvimento da oferta formativa, bem como dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar, no âmbito da Escola, enquanto os dois municípios envolvidos terão de proporcionar os espaços físicos para a implementação das instalações, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento dos espaços no âmbito dos cursos do IPC, promover a oferta formativa na região, assim como divulgar a Escola.

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Europamundo antecipa crescimento de 30% em 2024 nas viagens para o Médio Oriente

A Europamundo, operador turístico especializado em circuitos de autocarro e parceiro da Soltour Travel Partners, prevê um crescimento de 30% das viagens a partir de Espanha e Portugal para o Médio Oriente em 2024, face ao ano passado.

A aposta da Europamundo no Médio Oriente em 2024 vai traduzir-se em mais de 80 viagens na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Jordânia, Israel e Egipto, oferecendo a possibilidade de combinar dois ou mais países na mesma viagem, como indicado em nota de imprensa.

Alejandro de la Osa, diretor-geral da Europamundo, explica que “cada vez mais viajantes optam por reservar um circuito turístico fechado. Estes pacotes incluem seguro de viagem, hotel e pequeno-almoço buffet, o que torna a experiência mais confortável e segura”. Todas as viagens incluem o acompanhamento de um guia especializado de língua portuguesa, que explica as curiosidades dos locais a visitar.

Embora a Europamundo permita a reserva de viagens durante todo o ano por um preço igual ou superior a 1.362 euros, o operador turístico indica que “os meses de outono são a altura ideal para viajar para estes destinos, uma vez que as temperaturas descem para níveis mais amenos”.

As viagens da Europamundo incluem experiências como a subida ao Dubai Frame, a visita ao mercado de camelos na Arábia Saudita ou ao souk dos Falcões em Doha, a visita à Mesquita Sheikh Zayed e ao palácio Qasr al Watan em Abu Dhabi, ou o museu de Petra na Jordânia.

Os circuitos fechados desta empresa incluem excursões em 4×4 e passeios de camelo na Arábia Saudita, sendo que alguns circuitos incluem também passeios de barco e percursos em comboios de alta velocidade, para chegar aos destinos mais remotos da forma confortável e rápida.

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Booking enaltece comportamento positivo dos destinos europeus

A Booking anuncia que está a registar “um ano histórico” em noites de alojamento, principalmente nos destinos europeus, que tiveram um comportamento positivo no aumento da estadia média, reservas com mais antecedência e menos cancelamentos.

Mireia Prieto, diretora regional de Booking para o sul da Europa, disse ao elEconomista.es que “vimos desde o início do ano que ia ser um ano muito importante, um ano recorde e histórico em termos de dormidas”. Além disso, “vemos como este ano aumentou a reserva antecipada e isso ajuda muito o setor para que possa planear porque também vemos como os cancelamentos não aumentam. Temos realmente uma situação muito privilegiada e um ano muito positivo para o setor”, realçou.

Por outro lado, a responsável sublinhou, ao mesmo meio de comunicação social, que a estadia média está a aumentar devido às viagens de negócios que estão a ser retomadas, enquanto, em relação aos preços, disse que aumento das tarifas não afetou a procura. “Até ao momento, a procura não diminuiu e, para nossa surpresa, as pessoas querem continuar a viajar”, lembrando que há casos em que o preço médio subiu 10 pontos percentuais.

 

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