Portugal é o 20º destino turístico mais competitivo do mundo
No entanto, o País desceu duas posições em relação a 2011, de acordo com um relatório bianual do Fórum Económico Mundial. Suíça lidera o ranking.

Tiago da Cunha Esteves
Enquadramento do processo de privatização da TAP vai ser aprovado pelo Governo no próximo dia 28
Smartwings vai voar entre Praga e Ponta Delgada no próximo verão
Boas perspectivas: Inaugurada época alta de cruzeiros na Madeira
“Portugal Flavours” desfilam nos aeroportos nacionais até final de outubro
OMT: Europa, Médio Oriente e África lideram recuperação
Turismo na UE atinge o máximo de uma década no primeiro semestre de 2023
Carlos de Freitas assume direção-geral do Olivia Singular Houses
Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada
Europamundo antecipa crescimento de 30% em 2024 nas viagens para o Médio Oriente
Booking enaltece comportamento positivo dos destinos europeus
Portugal é o 20º destino turístico mais competitivo do mundo, tendo descido duas posições em relação a 2011, de acordo com um relatório bianual divulgado pelo Fórum Económico Mundial e relativo a 140 países.
A política de preços, os recursos naturais e as infra-estruturas relativas ao transporte aéreo são os indicadores onde Portugal teve classificações mais baixas e que contribuíram para esta descida. Por outro lado, a saúde e higiene, a segurança e os aspectos e recursos culturais são os aspectos nacionais mais competitivos.
O topo da tabela é liderado pela Suíça, que ocupava a mesma posição em 2011, seguida da Alemanha, que também manteve o seu lugar, e Áustria, que subiu uma posição. Espanha ficou no quarto lugar, tendo subido quatro posições, e o Reino Unido no quinto (em 2011, estava em sétimo).
Sob o tema “Reduzir Barreiras para o Crescimento Económico e Criação de Emprego”, o relatório analisa as formas como os países estão a impulsionar o desenvolvimento do turismo e revela o peso que o sector tem no crescimento económico. Por outro lado, utiliza uma combinação de dados de fontes publicamente disponíveis e de instituições e especialistas internacionais do sector de viagens e turismo.
De acordo com o Fórum Económico Mundial, a análise transversal sobre os motores da competitividade no sector dos vários países proporciona uma informação comparativa que é útil para a tomada de decisões por parte das empresas e em apoio à formulação de políticas públicas orientadas para o turismo.