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TP está sem meios financeiros para transferir verbas para as ERT’s

Na origem dessa incapacidade está o facto de os casinos se recusarem a pagar as contrapartidas e terem posto o Estado em Tribunal, ao que a Publituris apurou.

Tiago da Cunha Esteves
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TP está sem meios financeiros para transferir verbas para as ERT’s

Na origem dessa incapacidade está o facto de os casinos se recusarem a pagar as contrapartidas e terem posto o Estado em Tribunal, ao que a Publituris apurou.

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O Turismo de Portugal (TP) está sem meios financeiros para fazer as transferências para as Entidades Regionais de Turismo (ERT’s) inscritas no Orçamento do Estado, ao que a Publituris apurou. Na origem dessa incapacidade está o facto de os casinos se recusarem a pagar as contrapartidas a que estão sujeitos e terem posto o Estado em Tribunal.

“Confirmo que recebi um email do Turismo de Portugal, dando-me conta dessa situação, devido ao litígio com os casinos”, disse, à Publituris, o presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado. Em causa está a transferência relativa ao primeiro trimestre do ano, que em 2012, por esta altura, já tinha sido feita. “No caso do Centro, estamos a falar de 350.000 euros”, informou, acrescentando que vai reunir-se na próxima terça-feira com o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e tentar desbloquear esta situação.

“É uma situação que causa um transtorno total em termos de despesas correntes, salários e encargos sociais, podendo pôr em causa, também, a promoção da região”, disse Pedro Machado.

A Publituris tentou esclarecer esta questão junto da Secretaria de Estado do Turismo, mas tal não foi possível, até ao momento.

O Governo manteve este ano em 20,8 milhões de euros a transferência a título de IVA para as ERT’s. “A receita a transferir para as entidades regionais de turismo ao abrigo do número anterior é distribuída com base nos critérios definidos no Decreto-Lei n.º 67/2008, de 10 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 187/2009, de 12 de Agosto”, informou, naquela que foi a proposta entregue na Assembleia da República.

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Mais de um terço dos voos do Reino Unido sofreu atrasos em 2022

A Autoridade de Aviação Civil britânica revelou que, em 2022, mais de um terço dos voos do Reino Unido sofreu atrasos e apenas 63% chegaram ao destino 15 minutos antes do previsto, o que representa de decréscimo face aos 75% registados em 2019, avança a BBC.

A Autoridade de Aviação Civil britânica revelou que, em 2022, mais de um terço dos voos do Reino Unido sofreu atrasos e apenas 63% chegaram ao destino 15 minutos antes do horário programado, o que representa de decréscimo face aos 75% registados em 2019, o último ano antes da pandemia da COVID-19.

Os atrasos, justifica a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, citada pela BBC, deveram-se essencialmente aos “desafios” que as companhias aéreas enfrentaram na primeira metade de 2022, nomeadamente à falta de recursos humanos, que as transportadoras e aeroportos não conseguiram contratar no ano passado, depois dos milhares de despedimentos registados nos anos da pandemia.

Os meses que ficaram marcados por maiores dificuldades foram maio e junho, sendo que o Reino Unido registou ainda o cancelamento de cerca de 2% de todos voos realizados no ano passado.

Entre os voos que não partiram ou chegaram no horário previsto, o atraso registado foi de, em média, 22 minutos, o que representa um aumento de 60% face aos atrasos registados em 2019.

“Toda a indústria sabe como a pontualidade é importante para os clientes. O ano passado não foi representativo devido ao relaxamento tardio das restrições da Covid, que exigiram um aumento muito acentuado”, justifica o porta-voz da Airlines UK, organização que representa as companhias aéreas que operam no Reino Unido.

A Airlines UK realça, no entanto, que, “desde então, toda a indústria investiu enormes recursos para aumentar a resiliência para este verão”, pelo que não se esperam problemas na época alta da aviação.

Tal como as companhias aéreas, também os aeroportos britânicos de Gatwick e Heathrow se mostram confiantes de que, este verão, não venha a ser marcado por problemas e atrasos, garantindo que as operações nestas infraestruturas vão funcionar sem problema.

 

 

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Nova Iorque é a cidade mais cara do mundo para viagens de negócios

Nova Iorque, onde os turistas corporativos gastam 796 dólares por dia, lidera ranking das cidades mais caras do mundo para viagens de negócios, segundo pesquisa da consultora ECA International.

O custo pós-pandemia nas viagens de negócios e turismo na cidade aumentou em 8% em 2022 em relação ao ano anterior. Com isso, a Big Apple consumiu uma média de 796 dólares por dia dos seus turistas corporativos.

O levantamento, segundo notícia divulgada pela Bloomberg, que reúne dados de 457 localidades de mais de 190 países, considera preços de hotéis quatro estrelas, refeições, táxis, bebidas e até lavandaria, além de despesas extras.

Além de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, três outras cidades dominam o ranking e são Washington DC, São Francisco e Los Angeles, enquanto na Europa, Suíça foi representada por Genebra e Zurique. Londres e Paris também estão entre as dez primeiras posições.

No continente africano, a lista é encabeçada por Luanda, em Angola. A cidade aparece na nona posição, à frente de Paris. Na Ásia, Hong Kong se destaca, com custos diários médios de 520 dólares, apenas mais 5 dólares do que Singapura.

O aumento das taxas de inflação foi um fator importante no aumento dos custos de viagem, enquanto uma queda na procura causada pela pandemia levou a tarifas mais acessíveis em lugares como a China, indica a mesma fonte.

 

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Emprego e Formação

“Património Artístico e Arquitetónico Bracarense” é tema de formação

O município de Braga está a levar a cabo uma ação de formação sobre ‘Património Artístico e Arquitetónico Bracarense’, envolvendo cerca de 15 formandos.

A formação é promovida pelo município de Braga e insere-se no âmbito do Ciclo de formações SABER⟷FAZER: Património Artístico e Arquitetónico Bracarense, que dá continuidade ao plano de ação da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.

“Braga é uma Cidade a descobrir e, sobretudo, a redescobrir. Por essa razão concebemos um curso teórico e prático, onde na parte teórica passamos a informação mais recente sobre o barroco de Braga e do Minho bem como o conhecimento sobre o nosso vulto maior, André Soares. Já nas aulas práticas valorizamos sobretudo uma nova maneira de olhar as obras, de modo a que cada aluno possa aproveitar de forma totalmente inovadora o que aprende nas aulas teóricas.” É desta forma que o investigador Eduardo Pires de Oliveira descreve esta ação de capacitação.

A iniciativa, segundo a autarquia, incide especificamente no período histórico-artístico do “Tardobarroco e Rococó” e nos espaços patrimoniais bracarenses mais representativos desse período e tem percorrido vários espaços emblemáticos da cidade como a Avenida Central; a Igreja e Convento dos Congregados; a Praça Municipal, Igreja da Misericórdia e o Bom Jesus do Monte.

A formação que termina no final do mês tem como destinatários agentes turísticos, profissionais do setor do turismo cultural, agentes e entidades do setor cultural e criativo que intervenham neste campo, e visa uma crescente valorização do património cultural e a qualificação do turismo cultural bracarense.

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CROISIEUROPE Celebra o 10º aniversário do MS CYRANO DE BERGERAC

Por ocasião desta celebração, a empresa lança ofertas especiais nos seus cruzeiros com tarifas especiais, descontos para acompanhantes, suplementos individuais grátis ou crianças grátis

CroisiEurope, a maior empresa de cruzeiros fluviais da Europa, comemora 10 anos de operações bem-sucedidas do MS Cyrano de Bergerac em itinerários que destacam a riqueza da herança francesa e apresentam aos hóspedes a famosa região vinícola de Bordeaux. Em comemoração a este marco, a CroisiEurope revelou detalhes de uma oferta especial de 10º aniversário para cruzeiros de 5 e 6 dias na Gironda em 2023:

Desconto de 240 euros por pessoa, suplemento individual grátis ou crianças grátis no itinerário de 6 dias Garonne e Dordogne desde Bordéus, visitando Cussac Fort Medoc, Blaye, Liborne e Saint Emilion, nas seguintes saídas: 12 de abril, 23 de abril e 13 de maio.

50% de desconto para o acompanhante no itinerário de 7 dias do Cruzeiro Aquitânia de Bordéus a Royan, estuário do Gironde, Garonne e Dordogne, visitando Bordéus, Cussac Fort Medoc, Royan, Rochefort, La Rochelle, Liborne, Saint Emilion, Cadillac e Arcachon, nas seguintes partidas: 7 de maio, 29 de junho, 29 de julho e 13 de agosto. E no itinerário Aquitaine and Bordeaux Cruise de 5 dias, com partida em 9 de agosto.

15% de desconto por pessoa nas seguintes saídas do itinerário de 7 dias do Cruzeiro Aquitânia de Bordéus a Royan, estuário do Gironde, Garonne e Dordogne: 24 de maio, 14 de junho; e nas partidas do itinerário Aquitaine and Bordeaux Cruise de 5 dias, nos dias 10 de julho, 25 de julho e 24 de agosto.

A CroisiEurope oferece, também, uma nova excursão opcional de três dias em Biarritz para desfrutar das tradições culinárias e do património arquitetónico. Os destaques incluem um dia inteiro no País Basco com visita a Esplette e um almoço tradicional basco; uma visita à charmosa vila de Saint-Jean Pied de Port seguida de uma degustação de vinho Irouléguy; e uma visita guiada a Bayonne com visita a uma oficina de salga, com almoço tradicional basco numa casa de sidra.

O MS Cyrano de Bergerac oferece cruzeiros de cinco, seis e sete dias no Gironde. É um navio contemporâneo de três andares com 87 cabines e capacidade para 174 pessoas. Os cruzeiros a bordo deste navio incluem todas as refeições e bebidas, a noite de gala e as taxas portuárias.

Photo François Baudin / Austral

SOBRE A CROISIEUROPE: A CroisiEurope é a primeira empresa de cruzeiros fluviais da Europa na sua categoria e possui uma frota muito actualizada e moderna de 56 navios, 48 ​​navios próprios (33 fluviais, 6 peniche, 2 marítimo-costeiros, 5 no Mekong e 2 na África Austral) e 8 em operação. Todos eles são projetados, construídos e comercializados pela própria empresa. A sua sede está localizada em Estrasburgo e desde 2005 já tem uma forte presença em Espanha, onde se vai consolidando pouco a pouco. Há mais de 40 anos trabalhamos com a mesma ideia: Descobrir o mundo através de seus rios. Uma ideia na qual a CroisiEurope aplica toda a sua experiência para oferecer aos seus clientes férias inesquecíveis. Uma extensa variedade de destinos, uma frota de navios inovadora e elegante, uma gastronomia e seleção de vinhos cuidadosa e a atenção requintada ao detalhe por parte da tripulação significam que oferecer um cruzeiro CroisiEurope significa ter a certeza de satisfazer os clientes mais exigentes. No ano passado, mais de 220.000 pessoas viajaram com a CroisiEurope.

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Sondagem: 74% dos portugueses querem privatização da TAP

Uma recente sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF apurou que 74% dos portugueses, cerca de três em cada quatro, concordam com a reprivatização da companhia aérea de bandeira nacional.

A maioria dos portugueses quer que a TAP volte a ser privatizada, segundo uma recente sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, que apurou que 74% dos portugueses, cerca de três em cada quatro, concordam com a reprivatização da companhia aérea de bandeira nacional.

De acordo com os resultados desta sondagem, que foram publicados esta quinta-feira, 23 de março, apenas 16% dos inquiridos se mostra contra a venda da companhia aérea, em qualquer cenário.

É que, entre a maioria que concorda com a privatização, 30% diz que só concorda com a venda se o Estado recuperar a totalidade dos 3,2 mil milhões de euros que foram injetados na TAP com a sua nacionalização.

Além destes, há ainda 27% dos inquiridos que querem que o Estado português permaneça como acionista da TAP, sendo que apenas 17% dos portugueses concordam com a venda integral da transportadora e sem quaisquer condições.

A sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF apurou ainda que 66% dos portugueses concordam com a decisão do Governo de demitir a administração da transportadora, ainda que 55% quisessem também a demissão de Fernando Medina de ministro das Finanças, na sequência do caso da indemnização de 500 mil euros pagos à antiga administradora da TAP, Alexandra Reis.

Apesar da maioria querer a demissão do governante, 27% dos inquiridos nesta sondagem apoiam a continuidade de Fernando Medina enquanto ministro das Finanças.

A sondagem permite também perceber que é no Norte que os portugueses revelam maior vontade de vender a TAP, já que 81% dos inquiridos nesta região (excluindo a AM do Porto) admitem a alienação da companhia, com ou sem condições.

Na AM do Porto, o valor dos que concordam com a venda da companhia aérea desce para 75%, enquanto no Centro, AM de Lisboa, Sul e Ilhas a percentagem dos inquiridos que dizem concordar com a venda é de 73%.

No entanto, é também no Norte que a maior parte dos portugueses quer que a venda da TAP garanta a recuperação dos 3,2 mil milhões de euros injetados pelo Estado na transportadora ou que o Estado continue como acionista da TAP, numa percentagem que ronda os 33% em ambos os casos, enquanto o Centro é a região com o valor mais baixo, numa percentagem que não vai além dos 28%.

E também privatização incondicional parece ter mais adeptos no Norte do país, onde 19% dos inquiridos admite privatizar a companhia aérea sem quaisquer condições, numa percentagem que é comum ainda à AM do Porto.

Já a manutenção da TAP como companhia aérea pública colhe maior preferência na AM de Lisboa, onde 18% dos inquiridos diz preferir essa solução, enquanto no Norte esta percentagem é de apenas 10%.

Por idade, é entre os mais novos (18 a 34 anos) que se encontram mais adeptos da privatização da TAP, com 79% dos inquiridos nesta faixa etária a mostrar-se favorável à venda da transportadora, enquanto os maiores de 65 anos são os que menos concordam com essa opção, que é apoiada por 68% dos indivíduos nesta faixa etária.

E também ao nível do género existem diferenças, com a sondagem da Aximage a mostrar que a privatização é mais apoiada por homens do que por mulheres, uma vez que, entre o sexo masculino, a privatização é apoiada por 80% dos inquiridos, valor que desce para 68% no sexo oposto.

 

 

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Penha Longa Resort promove evento dedicado aos casamentos

O Penha Longa Resort promove esta sábado, entre as 12h00 e as 19h00, na Quinta da Abelheira, um evento dedicado aos noivos e também aos profissionais dos casamentos.

O “Penha Longa in White” é uma iniciativa dedicada aos casamentos que o resort, reconhecido pela sua vasta experiência no mercado de luxo e na organização de eventos, promove pela primeira vez para facilitar a vida dos noivos.

Trata-se de um “Atelier de Casamentos” inteiramente focado nas necessidades e desejos dos noivos, onde estará reunida uma seleção exclusiva de serviços e fornecedores.

Num só dia os noivos terão a oportunidade de tratar de vários aspetos do casamento, desde o lugar da festa ao catering e à decoração, passando pelas flores, os convites, o fotógrafo, a música, sem esquecer, claro, o vestido de noiva, o fato para o noivo, e até podem escolher o DJ para não faltar nem ritmo, nem animação.

Do mais clássico ao mais contemporâneo, e do mais formal ao mais informal, o Penha Longa Resort assegura que haverá propostas para agradar a vários estilos, sendo a personalização a palavra-chave deste evento, onde cada parceiro apresentará soluções à medida dos noivos.

 

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Saudi Arabian Airlines conta ter voos para Lisboa ainda em 2023

A Saudi Arabian Airlines pertence ao grupo de aviação SAUDIA, que tem origem na Arábia Saudita e que, além de Lisboa, conta iniciar operações para mais 24 destinos ainda este ano.

O Grupo SAUDIA, que conta com as companhias aéreas Saudi Arabian Airlines e Flyadeal, vai abrir 25 novos destinos em 2023, um dos quais é Lisboa, avançou o grupo de aviação com origem na Arábia Saudita, na passada terça-feira, 21 de março.

De acordo com a Newsavia, website português especializado em aviação, que cita um comunicado do grupo, a intenção passa por abrir voos para a capital portuguesa ainda durante este ano, apesar de, por enquanto, não serem ainda conhecidos mais pormenores sobre a operação, o que deverá acontecer em breve.

Segundo Ibrahim Al-Omar, diretor-geral do Grupo SAUDIA, “os novos destinos vão oferecer um maior acesso e escolhas aos passageiros. Dado o aumento da procura em viagens internacionais, este é o momento certo para expandir a  rede global em novas e excitantes formas”.

A Newsavia recorda que, em janeiro, a Arábia Saudita lançou um novo sistema de vistos que pretende facilitar a entrada de estrangeiros no país, denominado “Your Ticket Your Visa” e que se encontra disponível em todos os aeroportos internacionais do país.

Com este novo sistema de vistos, que foi pensado para facilitar a entrada no país aos estrangeiros que pretendem fazer a peregrinação a Meca, os visitantes estrangeiros podem permanecer na Arábia Saudita por 96 horas.

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Iberia foi a companhia aérea mais pontual do mundo em janeiro

A Iberia foi a companhia aérea mais pontual do mundo em janeiro, segundo o relatório On-Time Performance, da Cirium, que apurou que 86,8% dos voos operados pela transportadora espanhola chegaram no horário previsto.

A Iberia foi a companhia aérea mais pontual do mundo em janeiro, segundo o relatório On-Time Performance, da Cirium, que apurou que 86,8% dos voos operados pela transportadora espanhola chegaram no horário previsto.

“Em janeiro, 86,8% dos voos da Iberia chegaram no horário, entre um total de 13.327 voos, posicionando a companhia no topo do ranking Global Airline Punctuality da Cirium”, destaca a transportadora em comunicado.

Na informação divulgada, a Iberia lembra que já em 2022 tinha sido considerada como a companhia aérea mais pontual da Europa, titulo que foi alcançado depois de ter cumprido, por seis meses consecutivos, os horários previstos dos seus voos.

“Começar o ano como a companhia aérea mais pontual do mundo é um ótimo sinal de que a equipa da Iberia está a fazer um excelente trabalho e que toda a gente na Iberia está a trabalhar na mesma direção”, congratula-se Javier Sánchez-Prieto, CEO da Iberia.

De acordo com o responsável, “a pontualidade é um dos fatores mais valorizados pelos clientes” da Iberia, motivo pelo qual a companhia aérea está empenhada em oferecer um serviço de qualidade, o que também passa pela pontualidade dos voos.

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Dubai lança nova campanha em que oferece alojamento e entradas das crianças em atrações turísticas

“Este verão, as crianças não pagam!” é o mote da mais recente campanha do Departamento de Economia e Turismo do Dubai, que está a oferecer alojamento e entradas das crianças em atrações turísticas no Dubai, em viagens para o destino a partir de maio.

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“Este verão, as crianças não pagam!” é o mote da mais recente campanha lançada pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai, que está a oferecer o alojamento e as entradas das crianças em atrações turísticas no Dubai, em viagens para o destino a partir de maio.

“Válida para estadas de 1 de maio e 31 de agosto no destino, a campanha conta com ofertas promocionais destinadas às famílias em hotéis, atrações e experiências selecionados no Dubai”, indica o Departamento de Economia e Turismo do Dubai, em comunicado.

Entre as ofertas incluídas nesta campanha encontram-se entradas gratuitas em algumas das principais atrações da cidade, como o At The Top no Burj Khalifa, The View at The Palm ou na Expo City Dubai.

Além das entradas, as crianças até aos 15 anos de idade contam com alojamento gratuito ou descontos em várias das unidades hoteleiras do Dubai, assim como com refeições gratuitas e acesso sem custos aos kids clubs, entre outras ofertas.

“Hotéis como o Sheraton Grand Hotel, JA Hatta Fort Hotel, Atlantis The Palm, Jumeirah Dar Al Masyaf ou Address Sky View, entre outros, são algumas das unidades hoteleiras do destino parceiros desta campanha válida para o verão de 2023”, acrescenta o Departamento de Economia e Turismo do Dubai, indicando que todas as ofertas dos parceiros da campanha estão disponíveis para consulta aqui.

Com esta campanha, o Departamento de Economia e Turismo do Dubai pretende demonstrar que o Dubai é um destino indicado para famílias e para férias de verão, que “reúne um leque de atividades e atrações adequados às crianças de todas as idades”.

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MSC Foundation estabelece parceria para preservar recifes de corais

A fundação da MSC Cruzeiros para a conservação marinha, humanitária e de desenvolvimento sustentável estabeleceu uma parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para proteger os recifes de corais ameaçados.

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A MSC Foundation estabeleceu uma parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) com vista à preservação e conservação dos recifes de corais, informou a fundação da MSC Cruzeiros para a conservação marinha, humanitária e de desenvolvimento sustentável.

Esta parceria foi anunciada durante a Monaco Ocean Week, evento que reúne especialistas e líderes de toda a comunidade de conservação marinha para discutir os principais desafios enfrentados pelos oceanos em todo o mundo.

Segundo a MSC Foundation, com esta parceria, será possível concluir a “avaliação global abrangente das espécies de corais do mundo na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN”, no âmbito do projeto Global Coral Biodiversity Assessment, que visa fornecer planos concretos e acionáveis de restauração dos recifes de coral, bem como para as espécies ameaçadas que os povoam.

“O projeto incluirá a identificação das espécies de coral e áreas de recife mais ameaçadas, a priorização das ações de conservação e restauração com base nas ameaças que enfrentam; e a comunicação da contribuição que a conservação destes ecossistemas tem com o intuito de alcançar os objetivos no Quadro Global de Biodiversidade das Nações Unidas”, informa a MSC Foundation.

Segundo Pierfrancesco Vago, Chair da MSC Foundation Executive Committee and Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, esta parceria vai funcionar como um “poderoso compromisso de conservar e restaurar os recifes de corais ameaçados, florestas mangais e leitos de ervas marinhas”.

“Ao capacitar tomadores de decisão e profissionais para agir de acordo com as recomendações globais emergentes da Avaliação Global da Biodiversidade Marinha, podemos proteger esses ecossistemas essenciais para as gerações futuras”, defende o responsável.

Já Razan Al Mubarak, presidente da IUCN, afirma que esta parceria é “vital”, uma vez que “mais de um terço das espécies de corais avaliadas na Lista Vermelha da IUCN estão em extinção”.

“Esta parceria permitir-nos-á concluir mais avaliações, e garantir que todo o mundo tenha a informação necessária para proteger os corais e a subsistência das mais de quinhentas milhões de pessoas que dependem deles”, acrescenta o responsável da IUCN.

Além da conservação dos recifes de corais, esta parceria também contribuirá para a UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development.

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