ITB BERLIN 2010 Eingang Süd ITB BERLIN 2010 Entrance South
Reuniões ‘cara-a-cara’ são mais rentáveis e geram mais ideias
Estudo do grupo IMEX dá conta de que as reuniões presenciais tendem a gerar mais resultados do que aquelas proporcionadas pelas novas tecnologias.
Tiago da Cunha Esteves
Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional
PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira
Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon
Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano
Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC
Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média
Holiday Inn Braga já abriu
Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro
Viagens de negócios atingem valor recorde de 1,5 biliões de dólares em 2024
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
As reuniões ‘cara-a-cara’ são mais produtivas em termos de criação de novas ideias e da qualidade das mesmas, em comparação com quaisquer outras tarefas ou reuniões realizadas via telefone ou por videochamada. A conclusão consta de um estudo efectuado em parceria com os grupos IMEX e Meetology.
Os testes práticos foram levados a cabo durante a IMEX Frankfurt do ano passado, no Laboratório Meetology. “Uma reunião presencial entre duas pessoas que não se conheçam tende a gerar ideias melhores e mais originais, em comparação com outros métodos proporcionados pelas novas tecnologias. Os resultados são ainda mais notáveis se considerarmos que os participantes nem sempre partilhavam a mesma língua-mãe e não se conheciam antes dos testes”, comentou o psicólogo Paul Redford, que esteve envolvido nesta investigação.
Comparando quatro pessoas, em que duas tiveram uma reunião virtual e duas encontraram-se presencialmente, registaram-se mais 30% de ideias neste segundo caso, de acordo com os resultados divulgados.
Para a CEO do grupo IMEX, Carina Bauer, este estudo “não descredibiliza” métodos de reuniões mais recentes proporcionados pelas novas tecnologias. “No entanto, se a criatividade e a inovação são o objectivo, a colaboração ‘cara-a-cara’ é mais eficiente”, sustenta.