ITB BERLIN 2010 Eingang Süd ITB BERLIN 2010 Entrance South
Reuniões ‘cara-a-cara’ são mais rentáveis e geram mais ideias
Estudo do grupo IMEX dá conta de que as reuniões presenciais tendem a gerar mais resultados do que aquelas proporcionadas pelas novas tecnologias.

Tiago da Cunha Esteves
PLAY Airlines anuncia bom desempenho no 2º trimestre
Decorrem concursos para concessão do Colégio de São Fiel e da Casa das Fardas para fins turísticos
Bounce abre sede europeia em Lisboa
Stopover da TAP tem tido papel importante nas ligações entre Portugal e Brasil
Nova direção da RTA exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve
TAAG assinala 85 anos com evento dia 8 de setembro em Lisboa
ASGAVT muda designação para ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens
Rússia diz que quer receber turistas internacionais e simplifica obtenção de vistos
Highgate Portugal incentiva a hotelaria a promover mobilidade sustentável
Contrato com Hub OS vai otimizar gestão das unidades do Pestana Hotel Group
As reuniões ‘cara-a-cara’ são mais produtivas em termos de criação de novas ideias e da qualidade das mesmas, em comparação com quaisquer outras tarefas ou reuniões realizadas via telefone ou por videochamada. A conclusão consta de um estudo efectuado em parceria com os grupos IMEX e Meetology.
Os testes práticos foram levados a cabo durante a IMEX Frankfurt do ano passado, no Laboratório Meetology. “Uma reunião presencial entre duas pessoas que não se conheçam tende a gerar ideias melhores e mais originais, em comparação com outros métodos proporcionados pelas novas tecnologias. Os resultados são ainda mais notáveis se considerarmos que os participantes nem sempre partilhavam a mesma língua-mãe e não se conheciam antes dos testes”, comentou o psicólogo Paul Redford, que esteve envolvido nesta investigação.
Comparando quatro pessoas, em que duas tiveram uma reunião virtual e duas encontraram-se presencialmente, registaram-se mais 30% de ideias neste segundo caso, de acordo com os resultados divulgados.
Para a CEO do grupo IMEX, Carina Bauer, este estudo “não descredibiliza” métodos de reuniões mais recentes proporcionados pelas novas tecnologias. “No entanto, se a criatividade e a inovação são o objectivo, a colaboração ‘cara-a-cara’ é mais eficiente”, sustenta.