ITB BERLIN 2010 Eingang Süd ITB BERLIN 2010 Entrance South
Reuniões ‘cara-a-cara’ são mais rentáveis e geram mais ideias
Estudo do grupo IMEX dá conta de que as reuniões presenciais tendem a gerar mais resultados do que aquelas proporcionadas pelas novas tecnologias.
Tiago da Cunha Esteves
Formação Executiva em Turismo Militar inicia-se a 4 de abril
Hotéis de Macau fixam novo recorde de hóspedes pelo segundo mês consecutivo
Cidade da Praia vai ganhar primeiro 5 estrelas sob gestão do Grupo Barceló
Hotelaria de Cabo Verde bate recorde de hóspedes em 2023
Flixbus aumenta viagens domésticas e internacionais para a Páscoa
Hotéis da Guestcentric já alcançaram 40% das receitas de 2023
Pegada de carbono da aviação europeia cresceu 16% em 2023
Royal Caribbean International abre novo clube de praia privado em Cozumel em 2026
EUA e Reino Unido destacam-se nas viagens ‘outbound’ nesta Páscoa
ERT do Alentejo e Ribatejo aprova contas de 2023
As reuniões ‘cara-a-cara’ são mais produtivas em termos de criação de novas ideias e da qualidade das mesmas, em comparação com quaisquer outras tarefas ou reuniões realizadas via telefone ou por videochamada. A conclusão consta de um estudo efectuado em parceria com os grupos IMEX e Meetology.
Os testes práticos foram levados a cabo durante a IMEX Frankfurt do ano passado, no Laboratório Meetology. “Uma reunião presencial entre duas pessoas que não se conheçam tende a gerar ideias melhores e mais originais, em comparação com outros métodos proporcionados pelas novas tecnologias. Os resultados são ainda mais notáveis se considerarmos que os participantes nem sempre partilhavam a mesma língua-mãe e não se conheciam antes dos testes”, comentou o psicólogo Paul Redford, que esteve envolvido nesta investigação.
Comparando quatro pessoas, em que duas tiveram uma reunião virtual e duas encontraram-se presencialmente, registaram-se mais 30% de ideias neste segundo caso, de acordo com os resultados divulgados.
Para a CEO do grupo IMEX, Carina Bauer, este estudo “não descredibiliza” métodos de reuniões mais recentes proporcionados pelas novas tecnologias. “No entanto, se a criatividade e a inovação são o objectivo, a colaboração ‘cara-a-cara’ é mais eficiente”, sustenta.