Nova rota turística vai atrair mais turistas ao Vale do Côa
A Associação Territórios do Côa está a preparar a Grande Rota do Vale do Côa, com percursos que poderão ser feitos a pé, de bicicleta ou de cavalo.

Publituris
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
A Associação Territórios do Côa está a preparar a Grande Rota do Vale do Côa, com percursos para fazer a pé, de bicicleta ou de cavalo. O objectivo é captar novos visitantes para a região.
A rota “terá início na nascente, no concelho do Sabugal, e o seu término no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mais propriamente junto ao museu do Côa”, disse à agência Lusa a coordenadora da Associação de Desenvolvimento Regional – Territórios do Côa, Dulcineia Moura.
Para já, está a decorrer “o levantamento das necessidades de sinalética e dos percursos”, com uma extensão de 257 quilómetros, a cargo da Associação Transumância e Natureza.
A criação desta rota envolve um investimento que ronda os 92 mil euros e está integrada no Plano de Promoção e Dinamização do Vale do Côa, no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva Turismo e Património no Vale do Côa.
Além dos concelhos de Sabugal e de Vila Nova de Foz Côa, estão também envolvidos no trajecto os municípios de Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.
Para Dulcineia Moura, a Grande Rota do Vale do Côa vai ser “importante para captar turistas e visitantes” para toda a região, estimando que a mesma estará disponível para os turistas entre Setembro e Outubro deste ano.