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Nova rota turística vai atrair mais turistas ao Vale do Côa

A Associação Territórios do Côa está a preparar a Grande Rota do Vale do Côa, com percursos que poderão ser feitos a pé, de bicicleta ou de cavalo.

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A Associação Territórios do Côa está a preparar a Grande Rota do Vale do Côa, com percursos que poderão ser feitos a pé, de bicicleta ou de cavalo.

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Foto: José Paulo Ruas

A Associação Territórios do Côa está a preparar a Grande Rota do Vale do Côa, com percursos para fazer a pé, de bicicleta ou de cavalo. O objectivo é captar novos visitantes para a região.

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A rota “terá início na nascente, no concelho do Sabugal, e o seu término no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mais propriamente junto ao museu do Côa”, disse à agência Lusa a coordenadora da Associação de Desenvolvimento Regional – Territórios do Côa, Dulcineia Moura.

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Para já, está a decorrer “o levantamento das necessidades de sinalética e dos percursos”, com uma extensão de 257 quilómetros, a cargo da Associação Transumância e Natureza.

A criação desta rota envolve um investimento que ronda os 92 mil euros e está integrada no Plano de Promoção e Dinamização do Vale do Côa, no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva Turismo e Património no Vale do Côa.

Além dos concelhos de Sabugal e de Vila Nova de Foz Côa, estão também envolvidos no trajecto os municípios de Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.

Para Dulcineia Moura, a Grande Rota do Vale do Côa vai ser “importante para captar turistas e visitantes” para toda a região, estimando que a mesma estará disponível para os turistas entre Setembro e Outubro deste ano.

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Lusanova promove webinar sobre a Madeira dia 27

Em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, o operador turístico Lusanova promove uma formação via online, na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, pelas 10h30, para apresentar a programação deste ano para a região.

O operador turístico apresenta uma diversificada oferta de pacotes turísticos para a Madeira e Porto Santo, com duração entre duas a seis noites. Além das opções de ‘Fly and Drive’, “Aventura” ou em circuito, que são válidos para viagens durante todo o ano, a Lusanova disponibiliza também pacotes para a Festa da Flor no Funchal, entre outros.

Os agentes de viagens interessados podem aceder ao webinar aqui.

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Dom Pedro Vilamoura será transformado em Hyatt Regency após rebranding

A unidade hoteleira será alvo de uma remodelação dividida em duas fases, sendo que a primeira deverá estar concluída até ao verão deste ano. Áreas como o lobby e a oferta de restauração serão alguns dos pontos visados nesta renovação.

O hotel Dom Pedro Vilamoura, que atualmente faz parte da Dom Pedro Collection e é gerido pela Details – Hospitality, Sports, Leisure, será alvo de uma remodelação completa. Após as obras de renovação, o hotel passará por um processo de rebranding para se transformar num Hyatt Regency.

A renovação completa das infraestruturas vai decorrer em duas fases. A primeira etapa deverá estar concluída “até ao verão deste ano”, como a Details refere em nota de imprensa.

Já a segunda fase, que representa a conclusão total do rebranding, estará pronta no verão de 2026. Nessa altura, o hotel abrirá portas sob a marca Hyatt Regency, como parte de um acordo de franchising com a afiliada da Hyatt Hotels Corporation.

As obras de remodelação incluem a renovação do lobby, que passará a contar “com uma experiência de check-in aprimorada” e um novo bar central, bem como as instalações do restaurante, que serão redesenhadas com estações de live cooking e churrasqueira. Acrescem um bar octagonal renovado no terraço e a inclusão de mobiliário “contemporâneo, elegante e com influências locais”.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

O projeto de design de interiores é assinado pela THDP Design, sendo que a Streetsense ficará encarregue pelo reposicionamento de todos os pontos de restauração.

No entender de Francisco Moser, CEO de Hospitality da DETAILS, este rebranding vai contribuir para a boa perceção do destino de Vilamoura, associado à marca Hyatt.

“Trabalhar com uma marca globalmente reconhecida e líder de mercado como a Hyatt vai reforçar a perceção de Vilamoura como um destino imperdível em Portugal e na Europa. Este rebranding trará, sem dúvida, um elemento distinto e refinado para o nosso portefólio, refletindo os elevados padrões que a marca representa”, afirma Francisco Moser, CEO de Hospitality da Details.

Já para Nuno Galvão Pinto, vice-presidente regional de desenvolvimento da Europa na Hyatt, o projeto alinha-se com a estratégia do grupo de “melhorar a oferta de lazer na região”.

“Este projeto demonstra a flexibilidade e o apoio que oferecemos aos proprietários. Estamos comprometidos em colaborar estreitamente com o proprietário e com a Details durante as extensas renovações que levarão ao rebranding. O projeto também se alinha perfeitamente com a nossa estratégia em melhorar a oferta de lazer na região e fortalece a nossa liderança no segmento de resorts em toda a Europa. Estamos igualmente entusiasmados por continuar a expandir a marca em Portugal e na Península Ibérica”, refere Nuno Galvão Pinto.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

A Details, é uma empresa de gestão de hospitalidade, desporto e lazer totalmente detida pelo grupo Arrow Global, que adquiriu os seus ativos em Vilamoura em 2021.

Para complementar a oferta de hospitalidade em Vilamoura, a Details dá conta de estar a gerir outros projetos, incluindo o desenvolvimento de um novo centro desportivo, o regresso do centro equestre de Vilamoura ao circuito internacional de saltos, e a renovação do Old Course, o segundo campo de golfe mais antigo do Algarve.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

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App ARGO chega a Lisboa em modo “Explore”

A ARGO, uma plataforma all-in-one que antecipa a próxima geração de aplicações móveis em viagens e lifestyle urbano chega ao mercado português, mais precisamente, a Lisboa. Disponível 24/7, está focada em proporcionar aos utilizadores a melhor experiência de navegação, exploração e descoberta nas maiores cidades do mundo de uma nova forma.

A ARGO posiciona-se assim como the best “local” in town e é também considerada um City Companion, um assistente digital assente em Inteligência Artificial que adapta a navegação às preferências e fornece recomendações personalizadas: reservas de restaurantes, tradutor e conversor de moeda, previsão meteorológica, partidas e chegadas de voos, rent-a-car e informação de transportes assim como contactos de emergência estão disponíveis a todo o momento.

Os utilizadores da App ARGO, viajantes ou residentes, têm à sua disposição uma plataforma que integra diversas apps: uma vez dentro da ARGO não é necessário sair para fazer download de outras aplicações, evitando-se assim uma experiência dispersa de navegação.

Para além disso, é possível customizar a navegação em função das preferências do utilizador, complementada com um assistente de Inteligência Artificial em tempo real.

A rede de curadores da App ARGO é rigorosamente selecionada, indica a empresa. Em cada cidade disponível na aplicação, estes conhecedores da cultura urbana selecionam e modelam as experiências, apontam tendências e difundem o local buzz.

A versão da ARGO que agora é lançada na App Store inclui as principais funcionalidades já elencadas, aplicadas à cidade de Lisboa, permitindo uma experiência de utilização e de integração muito evoluída – incluindo um chat de Inteligência Artificial.

Mas esta é apenas uma pequena parte do que a ARGO virá a propor aos seus utilizadores. Depois de Lisboa, seguir-se-ão cidades como Hong-Kong, Dubai, Nova Iorque, Paris, Shangai ou Tóquio. Ou locais como a Comporta, uma vez que pode incluir também territórios não urbanos.

A ARGO evoluirá também para vários modos de navegação. Para além do modo Explore já disponível – que permite descobrir novos lugares, fazer planos e percursos com base em informação dinâmica como reviews ou endorsements – o modo Feed tornará possível navegar e explorar conteúdos de criadores segmentados pelo perfil do utilizador, e com o modo Connect o utilizador poderá ligar-se aos experts locais, residentes que funcionam como verdadeiros guias em cada cidade.

Para além de estar focada na melhor experiência de utilização, a plataforma ARGO aposta na criação de modelos de negócio e income generation. Com a versão 2.0 da aplicação, marcas, criadores de conteúdos, direções de turismo e entidades públicas ou privadas poderão explorar inúmeras oportunidades de promoção e de negócio.

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Sustentabilidade é importante mas preço continua a ser decisivo, diz estudo do WTTC

Um recente estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), apresentado durante a FITUR, diz que apenas 7% a 11% dos consumidores dão prioridade à sustentabilidade na hora de comprar uma viagem.

Apesar de terem cada vez maiores preocupações com a sustentabilidade, o preço continua a ser o fator decisivo para os consumidores de viagens, aponta um recente estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), que diz que apenas 7% a 11% dos consumidores dão prioridade à sustentabilidade na hora de comprar uma viagem.

O estudo, denominado “Bridging the Say-Do Gap: How to Create an Effective Sustainability Strategy by Knowing Your Customers”, foi apresentado esta quarta-feira, 22 de janeiro, durante a FITUR, a feira de turismo de Madrid, e apurou que o “custo e a qualidade” continuam a ser as prioridades dos consumidores de viagens.

Realizado com recursos a 10 mil entrevistas, este estudo do WTTC dividiu os consumidores em seis segmentos, que abrangem desde os consumidores muito preocupados com o impacto das viagens no meio ambiente, até aos negacionistas das alterações climáticas, e apurou que, em todos os segmento, mais de 50% dos consumidores dizem que a prioridade é o preço.

“Em todos os segmentos de consumidores, mais de 50% dizem que o custo é o fator mais importante que influencia as decisões de compra, enquanto cerca de 30% priorizam a qualidade”, lê-se num comunicado divulgado pelo WTTC.

Em sentido contrário surgem as preocupações com a sustentabilidade, com apenas 7% a 11% dos entrevistados a admitir que este é um fator preponderante para a decisão de compra.

O estudo concluiu também que, grande parte dos entrevistados, diz não ter acesso a informação sobre sustentabilidade, seja através de que canal for, incluindo os media convencionais, plataformas sociais ou iniciativas voltadas para a comunidade.

“Os viajantes importam-se com a sustentabilidade, mas, ao comprar viagens, o custo e a qualidade são essenciais. Os clientes esperam que as empresas criem opções sustentáveis ​​acessíveis”, considera Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

A responsável lembra, no entanto, que muitas empresas têm vindo a dedicar-se à sustentabilidade, num trabalho que, além de contribuir para a proteção do planeta, também oferece “experiências mais gratificantes para os clientes”.

Por isso, este estudo deixa também algumas recomendações para que a indústria do turismo aumente as preocupações em oferecer viagens sustentáveis, seja através de parcerias, marketing personalizado, programas de recompensas ou outros benefícios para os clientes.

 

 

 

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Papel da liderança feminina na construção do futuro do turismo em destaque na FITUR

A 5.ª edição do FITUR Woman destacou que o futuro do turismo depende da liderança feminina, indicando que as mulheres representam 54% do setor de turismo, mas poucas ocupam cargos de liderança.

A mulher esteve em destaque no primeiro dia da FITUR, onde durante a 5.ª edição da FITUR Woman, se explorou a conexão emocional entre pessoas e destinos turísticos e seu impacto no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável de países, regiões e comunidades locais. A liderança feminina permaneceu como o tema central, com o evento reunindo líderes destacados dos setores empresarial e governamental.

Organizado pela FITUR e pela Women Leading Tourism (WLT), sob o tema “Turismo: Compromisso e Orgulho de Pertença”, Maribel Rodríguez, presidente da WLT, salientou que “o setor do turismo é composto por homens e mulheres, sendo que as mulheres representam 54%, mas apenas uma pequena parte ocupa cargos de liderança, e apenas 25% são CEO.”

Rodríguez enfatizou ainda a importância económica do setor, que “emprega uma em cada dez pessoas no planeta”, acrescentando que “precisamos de avançar em direção a um turismo sustentável, inclusivo e participativo que inclua todas as partes interessadas e reconheça que não há liderança sem as mulheres.”

Por sua vez, María Guardiola Martín, presidente do Governo Regional da Extremadura, destacou que “a participação das mulheres é essencial num setor como o turismo, que é chave para o desenvolvimento económico e cultural, gera riqueza e desperta emoções”, observando, também, que o turismo, quando utilizado de forma sustentável e responsável, “é uma ferramenta poderosa para gerir o vínculo entre as pessoas e suas emoções.”

Abordando a representatividade feminina no setor, Guardiola apontou que mais de 60% dos cargos de liderança ainda são ocupados por homens, admitindo que “Ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade”, reconhecendo, contudo, que “o futuro do turismo está na liderança feminina.”

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easyJet lança novas rotas para Slipt e Nantes desde Portugal no verão

A easyJet vai abrir duas novas rotas de verão desde Portugal, passando a ligar o Porto e o Funchal a Split, na Croácia, e Nantes, em França, a partir de 23 de junho e 30 de março, respetivamente.

A easyJet vai abrir duas novas rotas de verão desde Portugal, passando a ligar o Porto e o Funchal a Split, na Croácia, e Nantes, em França, a partir de 23 de junho e 30 de março, respetivamente.

Segundo um comunicado da easyJet, os voos entre o Porto e Split, que arrancam a 23 de junho, vão contar com duas ligações aéreas por semana, às segundas e quintas-feiras, enquanto a rota do Funchal para Nantes, com início a 30 de março, vai contar com dois voos por semana, às terças-feiras e sábados, nos meses de julho e agosto, enquanto os outros meses contam com três voos semanais, às terças, quartas e domingos.

“Estamos muito satisfeitos por continuar a expandir as nossas operações em Portugal com a introdução de destinos tão apelativos como Split e Nantes. Estas novas rotas reforçam o nosso compromisso em oferecer mais opções de viagem e conectividade aos nossos passageiros, contribuindo para a promoção de Portugal como um hub estratégico na Europa”, congratula-se José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

Estas duas novas rotas  vêm juntar-se às que a companhia aérea já tinha anunciado para o verão de 2025, concretamente Lisboa-Palermo, com início a 3 de junho; Lisboa-Tirana, a partir de 24 de junho; Lisboa-Milão Linate, que arranca a 30 de março; Faro-Zurique, a partir de 1 de abril; Luton-Funchal, com início a 2 de junho; Bordéus-Faro, que começa a 29 de junho e vai operar em julho e agosto; e ainda Funchal-Amesterdão, que vai decorrer ao longo de todo o ano.

Além destas novas rotas, a easyJet vai também manter os voos entre a Ilha do Sal e Lisboa e Porto, que vão contar com um reforço de frequências ao longo dos meses de verão, passando a cinco voos semanais à partida de Lisboa e quatro desde o Porto.

“No total, são mais de 7 milhões de lugares de e para Portugal disponíveis no verão de 2025, consolidando o compromisso da easyJet com o mercado português e proporcionando aos seus passageiros uma ampla variedade de destinos a preços acessíveis”, lê-se ainda no comunicado divulgado pela easyJet.

Mais informações e reservas aqui.

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“Destino Preferido da APAVT” para 2025 é Marrocos que se posiciona como candidato a receber congresso em 2026

No primeiro diz da FITUR, em Madrid, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Achraf Fayda, CEO do Turismo de Marrocos, assinaram o acordo que estabelece Marrocos como o “Destino Preferido” da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo para 2025. O país africano deseja, igualmente, receber o congresso da associação, em 2026.

tagsAPAVT

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e o Turismo de Marrocos assinaram um acordo, estabelecendo Marrocos como o “Destino Preferido APAVT” para o ano 2025.

O acordo assinado por Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Achraf Fayda, CEO do Turismo de Marrocos, no primeiro dia da FITUR, que decorre até ao próximo dia 26 de janeiro, reflete o compromisso da associação portuguesa em “destacar um destino que combina riqueza cultural, proximidade geográfica e um potencial turístico inigualável para o mercado português”.

Segundo o presidente da APAVT, “trata-se de um pacto de visibilidade que nunca é escrito da mesma maneira”, mas que, no caso de Marrocos, incluirá a presença “em todas as comunicações e eventos a assinatura de Marrocos”.

Pedro Costa Ferreira salientou que, “enquanto trabalho concreto sabemos bem o que queremos fazer para preencher os objetivos de Marrocos junto do mercado português”, tratando-se, segundo o presidente da APAVT, de um destino que “não é exclusivamente de Sol&Praia”, reconhecendo que “tem muitas mais oportunidades”.

De resto, foram essas demais oportunidades que o presidente da APAVT destacou num encontro com a imprensa portuguesa no stand de Marrocos, após a assinatura do acordo, frisando que se trata de um destino em “permanente transformação” e que será “seguramente uma oportunidade para o mercado emissor português compreender melhor a extraordinária diversidade deste destino turístico”.

“A diversidade do produto, a capacidade de vender segmentos de alto valor acrescentado, a competitividade no setor MICE e a visibilidade das redes sociais do Turismo de Marrocos são meros exemplos de vetores de desenvolvimento do acordo agora assinado”, referiu Pedro Costa Ferreira.

Para o presidente da APAVT Marrocos “dará o salto definitivo para um outro patamar quando o mercado português absorver o que de história e cultura em Marrocos”.

Neste momento, adiantou Pedro Costa Ferreira, “temos já um programa de e-learning sobre Marrocos junto dos agentes”, prevendo-se, igualmente, “algumas famtrips com agentes de viagens” para um destino que, lembrou, “está a uma hora de Lisboa”.

Abordado durante a assinatura do acordo foi também a possibilidade de Marrocos, mais concretamente, Marraquexe, poder vir a receber o 51.ª Congresso da APAVT, em 2026, embora, neste momento, “não passe de uma candidatura”.

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Ministro do Turismo do Brasil assume formalmente presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, acaba de assumir formalmente a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, tornando-se no primeiro brasileiro a ocupar este cargo desde a criação do órgão, em 1975. O mandato é de um ano.

Celso Sabino foi eleito em 15 de novembro do ano passado, durante a 122ª reunião do conselho, em Cartagena, na Colômbia, tendo recebido 35 votos. Acaba de assumir formalmente o cargo e pelo período de um ano.

O Brasil, de acordo com a imprensa local, assume a presidência num ano estratégico. O país será palco de dois grandes eventos mundiais: a presidência rotativa do Brics; e a COP 30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém.

Também o ministro assume o novo cargo num período estratégico para o setor do turismo no Brasil. Celso Sabino, afirmou em entrevista à CNN brasileira ter como meta que o destino receba 10 milhões de turistas ao ano a partir de 2027, depois de ter encerrado o 2024 com mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros, uma subida de 12,6% face ao ano anterior.  Para tal, a sua pasta aposta na ampliação de rotas internacionais, no incremento da infraestrutura turística do país e na promoção internacional dos destinos brasileiros em eventos.

A meta estabelecida é mais arrojada que aquela proposta pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que traz diretrizes para o desenvolvimento da atividade no país. O objetivo estabelecido no documento era tornar o Brasil o destino mais visitado da América do Sul até 2027, recebendo 8,1 milhões de estrangeiros por ano.

No Conselho Executivo da ONU Turismo, o governante brasileiro vai comandar decisões estratégicas para o setor, no tocante à atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a relação entre o setor e as mudanças climáticas, digitalização, entre outras.

O ministro Celso Sabino definiu, em Madrid, quais serão as prioridades da sua gestão. O governante, segundo a imprensa brasileira, pretende focar na agenda ambiental, envolvendo líderes globais do turismo em iniciativas nacionais que promovam um setor mais resiliente e sustentável.

“Temos uma agenda fundamental voltada para a preservação do meio ambiente e à contenção das mudanças climáticas, com base num turismo sustentável e solidário, que valoriza as comunidades locais”, afirma Sabino, que é o primeiro brasileiro a ocupar a liderança da entidade, composta por cerca de 200 membros de diversos países.

 

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Vilnius é a Capital Verde Europeia 2025

À medida que as preocupações sobre o futuro do Acordo de Paris continuam a crescer, o foco na sustentabilidade continua elevado e os viajantes continuam a dar prioridade a destinos ambientalmente responsáveis, como o farão este ano, com certeza, a Vilnius, que ostenta o título de Capital Verde Europeia 2025.

Vilnius é um oásis verde, com mais de 61% da cidade coberta por espaços verdes. Possui 100 km de trilhas pitorescas para caminhada e uma variedade de aventuras ao ar livre. A cidade facilita a vida sustentável, com transportes públicos melhorados, opções de partilha de bicicletas e refeições sustentáveis ​​em restaurantes com estrelas Michelin.

Vilnius, nomeada Capital Verde Europeia 2025, convida os viajantes a explorar a sua cultura autêntica, iniciativas verdes, refeições sustentáveis ​​e aventuras naturais memoráveis, tornando-o o primeiro lugar na Europa para viajantes com consciência ecológica.

 

“Alcançar o título de Capital Verde Europeia não é apenas uma honra para Vilnius, mas um compromisso com o futuro”, afirmou o presidente da Câmara de Vilnius, Valdas Benkunskas. “A cidade evoluiu para um oásis de espaços verdes, ar puro e biodiversidade próspera. Com soluções inovadoras, como o carregamento de veículos elétricos através de postes de iluminação pública e a capacitação dos residentes com acesso aberto a dados, Vilnius está a dar o exemplo para um futuro mais verde, mais inteligente e mais inclusivo.”

Os transportes representam cerca de 70% das emissões de carbono durante as férias, mas Vilnius oferece opções ecológicas para visitantes que procuram reduzir o seu impacto. Viajantes de cidades próximas como Cracóvia, Varsóvia, Riga e Tallinn podem chegar facilmente a Vilnius de comboio. As viagens ferroviárias internacionais têm vindo a crescer em popularidade, com novas ligações reabertas todos os anos.

 

Uma vez em Vilnius, percorrer a cidade é fácil com o transporte público, tendo renovado a sua frota de com quase 300 autocarros e trólebus novos, mais eficientes, mais amigos da natureza e sustentáveis. Um aplicativo de viagens gratuito, Trafi, informa os viajantes sobre os horários de chegada do transporte público e as condições do trânsito em tempo real. Andar de bicicleta é uma opção conveniente, com mais de 140 kms de ciclovias e serviços de partilha de bicicletas, como o Cyclocity.

Por outro lado, Vilnius é conhecida pela sua facilidade de caminhar. A cidade desenvolveu uma rede unificada de 100 kms de percursos pedestres, com 24 passeios de lazer e 16 percursos diários. Uma parte integrante do percurso de 100 km foi inspirada na Comunidade de Corredores da Lituânia e é perfeita para corredores em trilho.

Mais de 61% do território de Vilnius é constituído por espaços verdes, muitos dos quais localizados perto do centro da cidade. Esses parques muitas vezes lembram florestas e são o lugar perfeito para entusiastas de atividades ao ar livre. Os visitantes podem experimentar uma variedade de atividades, desde caiaque e stand-up paddle no Rio Neris até explorar ou relaxar e tomar banho em lagos próximos, como Žalieji ežerai e Lago Balžio. Durante os meses de verão, os parques da cidade também servem como locais vibrantes para concertos e festivais.

Refira-se ainda que Vilnius tem muitos cafés e restaurantes que servem pratos frescos e sazonais, confecionados com ingredientes de origem local.

Para aqueles que preferem uma experiência mais casual, os mercados de agricultores locais em Halės turgus ou Kalvarijų turgus oferecem produtos frescos para atender a todas as necessidades dietéticas.

Igualmente, muitos hotéis e unidades de alojamento local de Vilnius estão a optar por uma abordagem ecologicamente consciente, como a eficiência energética e a redução de resíduos, a materiais e ingredientes de origem local e opções de limpeza ecológicas.

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Qatar Airways abre nova rota de verão para Bogotá e Caracas

Apesar de ainda não serem conhecidos mais pormenores sobre os voos, a Qatar Airways revela que a nova rota vai contar com ligações às quartas-feiras e domingos, tornando-a na primeira transportadora do Médio Oriente a voar para Bogotá e a única com ligações para Caracas.

A Qatar Airways vai abrir uma nova rota de verão para Bogotá, capital da Colômbia, que segue, depois, para Caracas, capital da Venezuela, informou a companhia aérea de bandeira do Qatar que, com este rota, se torna na primeira transportadora do Médio Oriente a oferecer voos diretos para a Colômbia e na única que disponibiliza voos para Caracas.

Os voos vão ter partida de Doha, capital do Qatar, e decorrem às quartas-feiras e domingos, parando primeiro em Bogotá e seguindo, depois, para a capital venezuelana, sendo o regresso a Doha direto desde Caracas, informou a companhia aérea, em comunicado.

Com a adição de Bogotá e Caracas, a Qatar Airways passa a voar para 16 destinos no continente americano, depois da abertura de voos para destinos como Dallas, Miami e Nova Iorque, nos EUA, ou São Paulo e Toronto, no Brasil e Canadá.

Os voos vão ser realizados em aviões Boeing 777-200LR, com 42 lugares em classe executiva e 234 em económica e, apesar dos horários das ligações ainda não serem conhecidas, a Qatar Airways garante que vão permitir acesso à rede global da companhia aérea, que conta com mais de 170 destinos.

“O lançamento de voos para Bogotá e Caracas marca um momento transformador para a Qatar Airways e para os viajantes para a América do Sul. Enquanto primeira companhia aérea a oferecer um serviço direto do Oriente Médio para a Colômbia e a única transportadora do Oriente Médio que voa para a Venezuela, estamos a criar novas oportunidades para conectar pessoas, culturas e comércio”, congratula-se Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Qatar Airways Group.

Este será o segundo voo mais longo da Qatar Airways e vão ser colocados à venda em breve, garante a companhia aérea.

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