Parques de Sintra investe 3,2M€ na reabilitação do Castelo dos Mouros

Por a 20 de Dezembro de 2012 as 11:23

A empresa Parques de Sintra está a desenvolver o projecto “À Conquista do Castelo” no Castelo dos Mouros com o objectivo de valorizar e restaurar esta atracção turística, que no ano passado recebeu 265.000 visitantes. O investimento é superior a 3,2 milhões de euros, dos quais 600.000 são financiados pelo PIT.

O projecto, que abarca o restauro das muralhas, dos caminhos, da igreja e da cisterna, entre outros aspectos paisagísticos, prevê ainda a criação de diversas infra-estruturas para melhor acolher os visitantes (cafetarias, sanitários, bilheteiras, loja e eliminação de barreiras à mobilidade).

“O projecto foi antecedido e acompanhado pela realização de escavações arqueológicas nos locais a intervir. As campanhas têm sido realizadas em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, e apresentaram resultados tão surpreendentes e significativos que acabaram por condicionar o projecto da obra”, informa a empresa.

Com efeito, através das investigações arqueológicas descobriram-se mais de 30 sepulturas medievais cristãs (com cerca de 2 a 3 enterramentos em cada), vários alicerces de habitações muçulmanas e objectos do Neolítico, como um um vaso cerâmico completo do 5º milénio A.C). Esses achados levaram à reconfiguração do projecto para permitir mostrar ao público os principais achados.

A Parques de Sintra lembra que o Castelo dos Mouros “é um dos monumentos mais visitados e uma das principais atracções turísticas da Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1995”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *