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Fontecruz Lisboa com menus de Natal

O hotel vai oferecer, para que possa ser sorteado durante o almoço/jantar de Natal, uma estadia, em regime de alojamento e pequeno-almoço.

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Fontecruz Lisboa com menus de Natal

O hotel vai oferecer, para que possa ser sorteado durante o almoço/jantar de Natal, uma estadia, em regime de alojamento e pequeno-almoço.

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Para que a época que se aproxima possa servir de reunião entre amigos, colaboradores e famílias, o Fontecruz Lisboa sugere menus de Natal.

Além disso, o hotel vai oferecer, para que possa ser sorteado durante o almoço/jantar de Natal, uma estadia, em regime de alojamento e pequeno-almoço e 10% do valor total do evento para descontar no Bar do hotel, pós evento.

Além destas ofertas, o hotel oferece um vale de desconto no valor de 500€, para descontar em futuros eventos no nosso hotel.

Veja os menus aqui.

 

 

 

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Hotelaria

Meliá Lisboa Aeroporto oferece sete salas de reuniões completamente remodeladas

O hotel Meliá Lisboa Aeroporto dispõe agora de sete salas de reunião completamente remodeladas, que respondem a todas as necessidades dos clientes, podendo receber até 570 pessoas.

O hotel Meliá Aeroporto, recentemente remodelado, apresenta agora novos e amplos espaços multidisciplinares que oferecem modernidade, conforto e flexibilidade que permite agilizar qualquer tipo de evento, nas suas sete salas de reunião com uma capacidade total até 570 pessoas.

Com mobiliário modulável, luz natural e sistemas tecnológicos disponíveis em todas as salas, estes novos espaços são ideais para promover momentos de encontro, partilhas e trocas de informação, indica a cadeia em nota de imprensa.

Com constante evolução, e com largos anos de experiência na organização de eventos, o Meliá Lisboa Aeroporto proporciona todo o apoio necessário para qualquer tipo de evento, assim como uma vasta oferta gastronómica.

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Hotelaria

Eurostars Hotel Company acrescenta Eurostars Sitges 5* ao portefólio

A unidade, conhecida anteriormente como Dolce Sitges, foi incorporada na cadeia sob um contrato de arrendamento.

A Eurostars Hotel Company, cadeia hoteleira do Grupo Hotusa, acrescentou à sua carteira o Eurostars Sitges 5*, um resort de luxo que funcionava sob o nome Dolce Sitges.

O estabelecimento, que foi incorporado na cadeia sob um contrato de arrendamento, localiza-se na cidade costeira de Sitges, a menos de uma hora de carro de Barcelona e a 30 minutos do Aeroporto Internacional Barcelona-El Prat.

O hotel conta com 263 quartos recentemente remodelados, que “apresentam um design mediterrânico moderno, uma gama de comodidades e um terraço”, além de seis espaços de restauração.

Das restantes valências do hotel fazem parte um clube de golfe e um jardim, bem como um centro de wellness e fitness de 830 metros quadrados equipado com oito salas de tratamento, sauna finlandesa, jacuzzi, terraço panorâmico e uma piscina interior com cascatas cervicais. O centro de fitness tem uma piscina interior e quatro piscinas exteriores rodeadas por grandes jardins, bem como um terraço com vistas para o Parque Natural Garraf.

O Eurostars Sitges 5* conta ainda com um centro de convenções com mais de 2.000 metros quadrados de área útil, com uma receção e entrada separadas do resort e 26 salas com capacidade para até 475 pessoas.

“É um privilégio e um orgulho para nós gerirmos este emblemático resort de luxo e continuar a promovê-lo como uma verdadeira referência do turismo de férias de alto nível e, acima de tudo, do segmento MICE da zona. Este novo ativo enquadra-se perfeitamente nos valores da nossa marca e reforça o nosso firme compromisso com o segmento hoteleiro topo de gama”, afirma Amancio López Seijas, presidente do Grupo Hotusa.

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Destinos

Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga satisfeito com os resultados do setor

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga está satisfeito com os resultados do setor relativos ao ano passado, manifestou na última reunião que teve também como objetivo debater a estratégia municipal para o turismo no período 2023-2030.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, referiu que a retoma do setor no pós-pandemia superou as expectativas, prevendo-se que a tendência de crescimento se venha a manter ao longo deste ano de 2023.

“Depois de três anos de muitas condicionantes, a tendência de crescimento no sector do turismo tem sido muito positiva com a cidade de Braga a posicionar-se como um destino seguro e muito atrativo”, destacou o autarca citado na página oficial do município bracarense.

 

Ricardo Rio realçou ainda o facto de Braga ter dado continuidade à sua promoção nacional e internacional, nomeadamente através da presença em feiras e eventos de promoção turística o que contribuiu para manter e até incrementar os níveis de interesse pelo destino Braga.

“A dinâmica da atração turística está a aproximar-se dos níveis de 2019, ano fenomenal para o setor no nosso concelho”, referiu o presidente da Câmara de Barga, para frisar que ela “é o resultado de uma estratégia concertada de promoção, como foi a eleição de Braga como Melhor Destino Europeu, a nomeação do Bom Jesus como Património Mundial da UNESCO, a participação em feiras destinadas à promoção turística, quer a nível interno quer a nível externo, a presença em vários órgãos de comunicação social e a cooperação com os vários sectores empresariais ligados à atividade turística”, bem como os eventos culturais, desportivos e de negócios que Braga tem acolhido.

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga, refira-se, é um órgão criado pelo município com o objetivo de auscultar a fileira turística regional e nacional para implementar uma estratégia concertada entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do turismo.

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Alojamento

AHETA organiza seminário sobre alterações à legislação laboral

A sessão está marcada para as 14h30, no auditório da AHETA, em Albufeira, no Algarve, e, além das alterações à legislação laboral, conta com uma “apresentação detalhada das novas tabelas salariais”, referentes a 2023.

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) vai organizar, a 3 de abril, um seminário onde vão ser “detalhadamente apresentadas as mais recentes alterações da lei laboral”.

“Porque este é um tema impactante para as empresas, convidamos todos os nossos associados a participar e apresentar todos a suas questões”, indica a associação em comunicado, explicando que esta iniciativa vai decorrer em parceria com o escritório de advogados Colmonero & Associados, que é parceiro da AHETA para a área jurídica.

A sessão está marcada para as 14h30, no auditório da AHETA, em Albufeira, no Algarve, e conta com uma “apresentação detalhada das novas tabelas salariais, já acordadas com o Sindicato, referentes ao ano de 2023 que entrarão em vigor logo que publicadas”.

A sessão de boas-vindas fica a cargo do presidente da AHETA, Hélder Martins, seguindo-se a apresentação das “Alterações da Legislação Laboral”, por José Coutinho Viana, do RCA Colmonero & Associados, assim como a apresentação das Novas Tabelas Salariais, por Joel Pais, vice-presidente da Direção da AHETA.

O seminário carece de inscrição prévia através do email [email protected].

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Swingo oferece nova forma de conhecer Portugal

A Swingo, uma nova marca que acaba de ser lançada pela startup 100% portuguesa, Avenidas inova, oferece tours personalizados a cada visitante, através do serviço Build Your Tour.

Esta nova marca reforça a presença da empresa num dos setores em que já opera, o do turismo, e pretende oferecer uma experiência personalizada e única a quem quer conhecer melhor o nosso país.

Com a premissa Travel your way, a nova marca diferencia-se das demais ofertas de tours por permitir que o visitante decida o que quer e quando quer visitar e qual o valor que pretende gastar.

Com propostas de tours fora de Lisboa, e que chegam a todos os cantos do país (desde o Porto a Faro, passando por Coimbra, Azeitão ou Évora), na Swingo cada cliente pode definir o seu dia. Na prática, através do site da marca, e da opção Build Your Tour, os visitantes informam o número de pessoas, o dia, a hora, o ponto de recolha e de depósito; depois escolhem a localidade a visitar e as atrações que pretendem conhecer. No final, enviam o seu guia para a Swingo, via website, que trata do resto: motoristas, transporte e até entradas nas atrações, sempre que existam.

Outra das opções disponibilizadas pela Swingo é recorrer ao Shall we Swingo?, um serviço direcionado a todos aqueles que pretendem receber a melhor recomendação da Swingo. Para este serviço apenas precisam de informar o número de pessoas, dias e outras informações relevantes, como por exemplo, os seus interesses e do grupo.

Assim, os visitantes e clientes empresariais podem encontrar, na Swingo, os serviços habituais deste setor, como tours predefinidas, transferes, motoristas privados, serviços de concierge e até recolha e entrega de mercadorias.

 

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Transportes

Ryanair lança petição para garantir sobrevoos em períodos de greve

A petição lançada pela Ryanair surge a propósito da greve dos controladores de tráfego aéreo franceses, que foi alargada para 13 dias e deverá afetar mais de um milhão de passageiros, 80% dos quais em voos que apenas sobrevoavam o território francês.

A Ryanair lançou esta segunda-feira, 20 de março, uma petição para que, à semelhança do que já acontece noutros países, os voos que sobrevoam França não sejam afetados pelas greves dos controladores aéreos, que estão novamente em greve no país, o que deverá afetar mais de um milhão de passageiros, cancelando mais de 300 voos e atrasando outros seis mil.

“Queremos proteger os passageiros e manter os céus da União Europeia abertos”, disse Eddie Wilson, CEO da Ryanair, durante uma conferência de imprensa online esta segunda-feira, 20 de março, em que considerou ser “intolerável” que a Comissão Europeia não esteja a fazer nada para proteger o direito à livre circulação dos cidadãos da União Europeia, que estão a ser afetados pela greve, mesmo que o seu voo não tenha como destino França e apenas sobrevoe o território francês.

Segundo o CEO da Ryanair, a greve dos controladores aéreos franceses foi recentemente prolongada para 13 dias, o que deverá levar ao cancelamento de mais de 300 voos, 80% dos quais apenas sobrevoariam a França.

“São mãos de 300 voos cancelados, 80% destes são voos que sobrevoam França e que vão para Espanha, Itália, para toda a Europa. Todos os voos europeus são afetados por esta greve porque não querem permitir os sobrevoos, que já são permitidos em muitos outros países”, lamentou o responsável.

Por isso, explicou Eddie Wilson, a Ryanair lançou uma petição com o objetivo de reunir um milhão de assinaturas, o mínimo exigível para que seja considerada pela Comissão Europeia, em que pede que os voos que sobrevoam França sejam incluídos nos serviços mínimos, à semelhança do que já acontece com os voos domésticos no país, ou que sejam geridos pelo Eurocontrol enquanto decorre a paralisação, como também já é feito em Espanha, Itália e Grécia.

“Não há nenhuma razão credível para que as pessoas de fora de França, que não estão a viajar para França, sejam afetadas pela greve. E a solução técnica já existe”, afirmou Eddie Wilson, explicando que, com esta petição, a Ryanair pretende levar a que “os serviços mínimos em França permitam os sobrevoos” ou que sejam geridos pelo Eurocontrol, como já acontece nas greves em outros países.

“A Comissão Europeia deve exigir que existam sobrevoos e pode gerir os voos através do Eurocontrol, se quiser. Existe o equipamento para isso, há outros países que podem usar esse equipamento para facilmente se gerir os sobrevoos”, explicou o responsável, indicando que a Ryanair não está contra a greve, mas defende que deve existir um “equilíbrio” face ao princípio da “liberdade de movimento”.

O CEO da Ryanair revelou que, devido às greves, nas primeiras oito semanas de 2023 já houve mais disrupções de voos do que em todo o ano passado, o que acaba por afetar as “pessoas que viajam em negócios, férias, que vão visitar amigos e família”, mas também o ambiente, uma vez que, para evitar o espaço aéreo francês, os voos tornam-se mais longos e gastam mais combustível.

“Isto tem um impacto no ambiente porque há um desperdício de combustível, como há greve, não podem atravessar França, e é preciso mais combustível”, denunciou Eddie Wilson, explicando que, devido ao gasto extra de combustível, estas disrupções também têm um impacto financeiro nas companhia aéreas.

Recorde-se que os controladores de tráfego aéreo franceses estão em greve em solidariedade com os restantes trabalhadores franceses, que estão a protestar contra o aumento da idade de reforma, que está nos 62 anos de idade e poderá passar para 64 anos.

A petição lançada pela Ryanair está disponível aqui.

 

 

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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Lisboa na lista das cidades mais procuradas pelos espanhóis na Semana Santa

De acordo com as pesquisas de voos do Kayak, Lisboa está na lista das cidades mais procuradas pelos espanhóis durante a Semana Santa.

Com a chegada da Semana Santa começa a primeira grande onda turística do ano e as buscas por espanhóis para viajar nessas datas aumentaram cerca de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do buscador de viagens Kayak .

Na sua plataforma, a Kayak revela quais são os destinos que mais despertam o interesse dos espanhóis antes das férias da Páscoa.

No longo curso, Nova Iorque é a preferida, embora as buscas tenham caído quase 20% em relação à Páscoa de 2022. No entanto, o interesse por Tóquio duplicou. Marrakech é que também um dos destinos favoritos do mercado emissor espanhol.

Na Europa, é Paris quem lidera as preferências dos espanhóis para as próximas férias, embora o índice de busca por voos seja inferior ao de outras capitais, que têm crescido cerca de 8% face a 2022, enquanto Londres e Lisboa registam um aumento de 43% e 54%, respetivamente.

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Destinos

O caminho do setor do turismo português rumo à descarbonização

Os mais recentes dados do World Travel & Tourism Council (WTTC) mostram que as emissões do turismo, em Portugal, caíram significativamente ao mesmo tempo que o setor continua a crescer.

Os dados mais recentes do World Travel & Tourism Council (WTTC), através do Centro Global de Turismo Sustentável, baseado na Arábia Saudita, revelam que o setor do turismo, em Portugal, continua a evoluir, enquanto as emissões mantêm o seu rumo de descida.

Em 2019, Segundo o WTTC, o setor era responsável por 17,8% das emissões de gases de efeito de estufa. Embora estes números tivessem bem acima da média europeia, o Economic Impact Report (Relatório de Impacto Económico, com sigla EIR, em inglês) do WTTC, refere que a economia portuguesa depende fortemente do setor do turismo e viagens, tendo contribuído com perto de 38 mil milhões de euros para a economia, correspondendo a quase um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) global.

A análise da entidade que supervisiona o turismo e as viagens a nível global indicam que este peso do setor do turismo e viagens caiu para 9,8%, em 2020, e 10,2%, em 2021, devido à pandemia.

O WTTC vem agora revelar que, entre 2010 e 2019, o crescimento económico do setor do turismo e viagens, em Portugal, afastou-se das emissões de gases com efeito de estufa, indicando que, durante este período, “o setor contribuiu com um crescimento médio anual de quase 5% para a economia global do país, enquanto as emissões de gases com efeito de estufa aumentaram 4,1% por ano”.

Em 2010, por cada euro gerado pelo turismo e viagens, em Portugal, o setor produziu 0,77 quilos de gases com efeito de estufa. Estes valores caíram, contudo, a uma média anual de quase 1% até 2019, quando o setor atingiu 0,72 quilo por cada euro gerado. Já nos anos seguintes, o valor continuou a decrescer para atingir os 0,59 quilos por cada euro gerado, em 2021.

Esta descida significativa demonstra, segundo do WTTC, “o impacto das medidas implementadas pelo Governo português, bem como pelos privados, para criar um setor mais sustentável”.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, refere, no comunicado emitido esta segunda-feira, 20 de março, que “o setor do turismo e viagens em Portugal desassociou o crescimento económico das emissões de gases com efeito de estufa e continua a reduzir a intensidade dessas emissões”.

“Sabemos que ainda existe muito trabalho a fazer. Para alcançar os nossos objetivos e ambições, teremos de realizar passos maiores e mais arrojados para reduzir as nossas emissões”. A responsável do WTTC refere ainda que, “precisamos de apoios contínuos por parte do Governo no aumento de transportes sustentáveis. Isto terá um impacto significativo na nossa pegada, minimizando as emissões globais e que farão com que o setor atinja os seus objetivos”.

Energia mais eficiente
O WTTC fornece, igualmente, informações sobre o uso e a eficiência de energia do setor e mostra que, entre 2010 e 2019, o uso total de energia do setor aumentou apenas 3,6% por ano, demonstrando que, embora o turismo e viagens continuem a crescer, também se tornaram “mais eficiente do ponto de vista energético”, demonstrando que, entre 2010 e 2021, a utilização de energia de baixo carbono no mix energético nacional aumentou de 6,6% para 7,5%, enquanto a dependência do setor de combustíveis fósseis como fonte de energia também diminuiu.

De referir que esta pesquisa do WTTC abrange 185 países em todas as regiões do mundo e será atualizada a cada ano.

Sobre o autorVictor Jorge

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Transportes

Turkish Airlines realizou 1.º torneio de bowling no Porto

A Turkish Airlines promoveu, na semana passada, um torneio de bowling no Porto, que contou com a participação de 24 equipas e cujos vencedores vão agora disputar a grande final em Istambul, na Turquia, a 6 de maio.

A Turkish Airlines promoveu, na semana passada, um torneio de bowling no Porto, que contou com a participação de 24 equipas e que se insere no Turkish Airlines Bowling Tournament, que vai ter lugar em 130 cidades e que, pela primeira vez, decorreu também em Portugal.

“O entusiasmo dos agentes de viagem foi notável”, destaca a companhia aérea turca, em comunicado, explicando que as 24 equipas que participaram no torneio “tiveram a oportunidade de competir pelo lugar de representar o Porto na grande final em Istambul, a 6 de maio”.

Os vencedores da grande final de Istambul vão ser premiados com uma viagem e estadia em Antalya.

Recorde-se que o Turkish Airlines Bowling Tournament é organizado desde 2012 e apenas foi interrompido nos anos da pandemia.

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Distribuição

Ávoris vai fazer rebranding da Travelplan ainda este ano

O CEO da Ávoris Corporación Empresarial, Juan Carlos González, revelou que o grupo vai fazer o rebranding da Travelplan ainda antes do verão.

Em entrevista ao jornal espanhol Agenttravel,  Juan Carlos González disse que depois de assumir o cargo de CEO da Ávoris Corporación Empresarial,   estabeleceu três grandes desafios para si mesmo: avançar na distribuição, rentabilidade e internacionalização. Os próximos projetos da empresa incluem o rebranding da Travelplan, Iberrail e Viva Tours.

“Temos várias linhas de trabalho em aberto. Uma delas tem a ver com o posicionamento de uma das nossas marcas, aliás este ano apresentamos ao mercado a nova identidade visual da Catai, que também promove e reforça os valores da marca. Faremos essa mesma transformação para a Travelplan. A ideia é apresentá-lo antes do verão. Vamos reforçar a marca Iberrail, porque entendemos que as viagens comboio+hotel têm um longo percurso, e vamos relançar a marca Viva Tours, que está de regresso fruto do acordo que celebrámos com a Iberia”, declarou.

Na entrevista, o executivo realçou que “também apresentamos uma linha de negócios, sob a marca Ávoristech, na qual colocamos a nossa tecnologia à disposição de outros players do setor. Por fim, é nossa obrigação estarmos muito atentos a tudo o que acontece no mercado e que nos leva a analisar muitas operações. Alguns estão em fases iniciais e há outros mais avançados. O mercado tende a se concentrar e temos que valorizar todas as oportunidades. Acredito sinceramente que a Ávoris é neste momento um parceiro sério, de confiança e seguro”.

No que diz respeito à possível reestruturação do mapa de marcas Ávoris, González apontou que ao nível do B2C “considero que poderá haver alguma alteração. O nosso objetivo é avançar para a especialização e isso significa que temos nichos de mercado para cobrir”. No entanto, no B2B, avançou: “Caminhamos para a concentração de marcas, pelo que a novidade mais relevante é que o produto Quelónea foi absorvido pela Travelplan e Jolidey. Possuímos um portefólio de marcas razoavelmente amplo, composto por Travelplan (generalista), Special Tours (circuitos), Catai (grandes viagens) e Jolidey (Caraíbas). Reunimos as marcas Disney sob uma única gestão (Disney Destinations Ávoris), que será liderada por Miguel Ángel García Maroto”.

No banco de camas o CEO da Ávoris disse que “ todas as marcas que tínhamos vão operar sob a marca Welcomebeds, com exceção da Marsol, já que a sua estratégia de atuação e abordagem ao cliente é muito diferente. No recetivo também vamos juntar tudo sob a marca Welcome Incoming Services”, acrescentando que “iremos também relançar o PlanB!, que passará a ser um operador turístico de experiência”.

Em suma, “estamos a mudar 0 nosso mapa de marcas e a forma como somos vistos pelas agências de viagens. No total, são cerca de seis marcas a menos no nosso portefólio, mas novas surgiram, como a Ávoristech”.

Quanto ao plano de expansão em mente neste momento, o executivo disse que “uma das principais linhas estratégicas da empresa é crescer. Seria um erro não aproveitar a nossa posição para ir além, e temos de fazer isso tanto organicamente quanto inorganicamente. Neste último, estamos a avaliar todas as oportunidades que surgem para fortalecer o grupo, principalmente em nichos onde não atuamos. No orgânico, temos um longo caminho a percorrer”.

Relativamente à Iberojet e ao seu reforço dentro da Ávoris, Juan Carlos González assegurou ao Agenttravel que “vamos potenciar o seu desenvolvimento através da renovação e expansão da frota, da análise de novas rotas e da expansão nos destinos onde a Iberojet já opera e que consideramos o nosso território natural. O objetivo é ampliar as horas de voo tanto em média quanto em longa distância”.

Adicionalmente, “mantemos e alargamos a nossa aposta na implementação de novos sistemas de informação que contribuam para a transformação e evolução em áreas como a distribuição e comercialização, a otimização das operações e uma forte aposta na sustentabilidade, incorporando todos os elementos e tecnologias que permitem fazer progressos na redução do nosso impacto ambiental”.

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