ViniPortugal promove o melhor dos vinhos portugueses na China
Os vinhos portugueses vão ser promovidos em diferentes eventos entre este mês e Novembro, num mercado que continua a crescer.

Tiago da Cunha Esteves
A ViniPortugal vai promover uma série de eventos na China para promover o melhor dos vinhos portugueses. Trata-se de um mercado que “constitui o quinto principal destino de exportação dos vinhos nacionais, fora do espaço europeu, tendo os vinhos portugueses registado um crescimento 53,8% na China e 93,8% em Macau no primeiro semestre de 2012, excluindo vinho do Porto e Madeira”.
Assim, sob a marca Wines of Portugal, arranca esta terça-feira a iniciativa “City Tastings” em Pequim, Xangai e Guangzhou, até sexta-feira. Adicionalmente, a ViniPortugal vai também promover a “Grand Tasting” nessas mesmas cidades entre 30 de Outubro e 6 de Novembro. Por fim, o vinho português também estará em destaque na Hong Kong Wine & Spirits Fair, de 8 a 10 de Novembro, “onde diversos produtores portugueses procurarão fomentar o interesse e a boa receptividade conseguidos na Vinexpo Asia-Pacific e na China Wine & Spirits Awards 2012”.
O presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, lembra que “o mercado chinês apresenta um elevado potencial de crescimento, pelo que constitui um alvo prioritário ao nível da promoção internacional e um mercado muito atractivo para os vinhos portugueses”.
No ano passado, informa o mesmo responsável, os vinhos portugueses obtiveram vendas de 13,7 milhões de euros e “assistiu-se a um aumento de 80% do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado”.