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Porto e Norte divulga normas portuguesas de qualidade

A Turismo do Porto e Norte de Portugal vai promover uma sessão de divulgação na próxima quarta-feira, em Viana do Castelo, com entrada gratuita.

Tiago da Cunha Esteves
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Porto e Norte divulga normas portuguesas de qualidade

A Turismo do Porto e Norte de Portugal vai promover uma sessão de divulgação na próxima quarta-feira, em Viana do Castelo, com entrada gratuita.

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A Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) promove na quarta-feira uma sessão de divulgação e esclarecimento sobre as normas portuguesas de qualidade relativas ao turismo de habitação e de natureza. A sessão, gratuita, dirige-se aos agentes turísticos e vai ter lugar na sede da TPNP, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

“A definição de uma norma de qualidade em turismo foi uma experiência inédita e de grande alcance para a qualificação da actividade turística em Portugal, desenvolvida no âmbito da comissão técnica de normalização para o turismo, recentemente revitalizada pelo Turismo de Portugal em parceria com os principais agentes do sector”, lembra a TPNP

As inscrições podem ser solicitadas através de [email protected]ortoenorte.pt / 92 7820016 ou de [email protected] / 927820017.

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Portos da Madeira ultrapassam escalas de cruzeiros de 2019 em abril

Em abril, os portos da Madeira contabilizaram um total de 62 escalas de navios de cruzeiro, o que indica mais 16 escalas que em igual mês de 2019.

No passado mês de abril, os portos da Madeira contabilizaram um total de 62 escalas de navios de cruzeiro, o que indica mais 16 escalas que em igual mês de 2019, quando os portos madeirenses tinham recebido 46 escalas destes navios.

A informação foi avançada esta sexta-feira, através da newsletter da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, e indica que “em comparação com o ano de 2019, antes da pandemia, houve mais 09 escalas no Porto do Funchal (44) e mais 07, em Porto Santo (02)”.

“Analisando o registo de todos os meses, nos últimos 10 anos, só novembro de 2012, um ano completamente excecional, superou, com 64 escalas, uma delas no Porto Santo”, refere a APRAM na informação divulgada.

Apesar dos números positivos no que respeita às escalas dos navios de cruzeiro, os portos madeirenses ainda não recuperaram os números de passageiros de 2019, “a exemplo do que se passa na generalidade do setor”, admite a APRAM.

A APRAM mostra-se critica em relação aos protocolos adotados na sequência da pandemia e que ainda estão em vigor, considerando que a sua manutenção “por parte das companhias e as escalas de navios de menor dimensão contribuem para este resultado”.

Em abril, os portos das Madeira contabilizaram 44.810 passageiros, menos 33.639 que no mesmo período de 2019, enquanto o número de tripulantes foi de 8.784, menos 626 tripulantes em comparação com o mesmo mês de há três anos.

Em abril, os portos da Madeira receberam ainda a estreia de quatro navios de cruzeiro, com a primeira passagem no arquipélago dos navios “Celebrity Edge” e “Scenic Eclipse”no Porto do Funchal e “Hebridean Sky” e “Seabourn Ovation” no Porto Santo.

 

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MSC Cruzeiros inaugura MSC World Europa dentro de seis meses

Novo navio da MSC Cruzeiros vai ser inaugurado em dezembro e vai realizar a sua temporada inaugural no Golfo Arábico, disponibilizando cruzeiros de sete noites com partida do Dubai.

A MSC Cruzeiros anunciou que o MSC World Europa chega dentro de seis meses, naquele que será  o mais inovador dos navios de cruzeiro da frota da companhia e o primeiro movido a Gás Natural Liquefeito (GNL).

De acordo com a MSC Cruzeiros, o novo navio, o primeiro da classe World, conta com 22 decks, 47 metros de largura e  com 2.626 camarotes, numa área superior a 40 mil metros quadrados.

“Esta metrópole urbana ultramoderna no mar é o futuro dos navios de cruzeiro e oferecerá um verdadeiro mundo de experiências diferentes, ampliando os limites do que é possível no mar – estabelecendo um novo padrão para a indústria de cruzeiros”, destaca a companhia em comunicado.

No MSC World Europa, a promenade vai contar com 104 metros de comprimento e 7 decks de altura, destacando-se como “um dos espaços mais impressionantes deste navio”, a partir de onde é possível usufruir das melhores vistas do navio.

Já a promenade interior do navio, denominada World Galleria, vai ter 303 metros quadrados, sendo coberta por uma cúpula cinética e LED que a tornam no “lugar perfeito para navegar e desfrutar dos vários bares, restaurantes e boutiques”.

O navio conta ainda com uma grande variedade de espaços de restauração, incluindo 33 restaurantes, bares e lounges, “cada um com o seu estilo e ambiente distintos”. No caso da restauração, são 13 os restaurantes disponíveis, incluindo seis de especialidade, com destaque para o Chef’s Garden Kitchen, o primeiro jardim hidropónico no mar, e para o La Pescaderia, dedicado ao peixe mediterrânico.

Entre os 20 bares e lounges a bordo, encontram-se também sete novos conceitos de bar e café, incluindo “a primeira microcervejaria a bordo da companhia, um novo bar de gin, um novo bar de cocktails moderno e ousado que homenageia a arte da mixologia e muito mais”.

O MSC World Europa vai também disponibilizar entretenimento para todas as idades e gostos, com destaque para o Panorama Lounge, na popa do navio e que oferecerá entretenimento envolvente e extravagante, para o World Theatre, com 1153 lugares, e para o Luna Park Arena, um local de entretenimento multifuncional onde vai ser possível ver filmes, realizar shows de jogos, atividades infantis e diferentes festas temáticas.

O navio conta também com a maior área infantil dos navios da companhia, com mais de 766 metros quadrados de espaço interior e sete salas dedicadas a diferentes faixas etárias dos 0 aos 17 anos.

Para o bem-estar dos passageiros, o MSC World Europa conta também com 7 piscinas e 13 banheiras de hidromassagem, assim como com a “nova e tranquila área Zen Pool na popa do navio”, uma área do navio que é apenas para adultos, sem esquecer o MSC Yacht Club, com deck duplo de dois andares, piscina privativa e banheira de hidromassagem; o Aquapark no deck 20, o maior da frota da MSC Cruzeiros, e que possui piscina para crianças e escorregas para toda a família; além da zona La Plage, que consiste na piscina principal do navio; e da Piscina do Jardim Botânico, que tem com teto retrátil, bar tropical e área para relaxar.

O MSC Wolrd Europa conta com sete novos e inovadores tipos de camarote que não são vistos em nenhum outro navio da MSC Cruzeiros e possui o maior número de suites entre os navios da companhia de cruzeiros, incluindo várias com banheira de hidromassagem.

Quando for inaugurado, o MSC World Europa vai passar a temporada inaugural no Golfo Arábico e realiza o primeiro cruzeiro a 20 de dezembro com uma viagem especial de 4 noites de Doha, no Qatar, para o Dubai nos Emirados Árabes Unidos.

Depois, o navio vai oferecer cruzeiros de sete noites pelo Dubai, Abu Dhabi, Sir Bani Yas, Dammam e Doha, regressando novamente ao Dubai, de onde parte definitivamente a 25 de março de 2023 para seguir para o Mediterrâneo.

No verão do próximo ano, o MSC World Europa vai realizar novamente cruzeiros de sete noites, mas desta vez por Itália, incluindo  escalas nos portos italianos de Génova, Nápoles e Messina, para além de Valetta em Malta, Barcelona em Espanha e Marselha em França.

Além das atrações que oferece, o MSC World Europa destaca-se também por ser um navio avançado a nível ambiental, uma vez que será o primeiro navio movido a GNL da frota da MSC Cruzeiros, um dos combustíveis marítimos mais limpos do mundo e que, segundo a companhia, “deve desempenhar um papel fundamental na descarbonização (ou transição para zero emissões) do transporte marítimo internacional”.

Além disso, o navio conta com sistemas de redução catalítica seletiva (SCR), conectividade de energia terra-navio, sistemas avançados de tratamento de águas residuais para cumprir as normas do Báltico, um sistema subaquático de gestão de ruido irradiado para reduzir o impacto potencial de ruído e vibração em mamíferos marinhos, bem como uma ampla gama de equipamentos e sistemas de eficiência energética para otimizar a utilização do motor.

 

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Summit4Travel em nova versão cria maior proximidade entre colaboradores e parceiros

Foi uma Summit4Travel bem diferente daquelas a que estávamos habituados, e o próprio lema “Together” resume o que aconteceu este fim de semana na Madeira. O objetivo foi, segundo o presidente do Conselho de Administração do grupo de agências de viagens, João Matias, criar uma maior sinergia e proximidade entre todos os colaboradores e fornecedores, mas também com o destino que acolheu este encontro.

João Matias prometeu, na sessão de abertura de mais uma Summit4Travel, que contou com a presença de Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, que as agências de viagens Go4Travel, vão, após esta experiência vivida na região, “vender ainda mais o destino, com muito maior conhecimento e mais qualidade”.

Com ampla rede de retalho e corporate, mas também integrando dois operadores turísticos, a Lusanova e a Viajar Tours, desde 2017, que a Go4Travel organiza anualmente uma reunião, a Summit4Travel, com acionistas e parceiros. Na Madeira, a proposta passou muito por vivenciar experiências na região, visitando e contactando com alguns lugares emblemáticos da ilha. Mas também se trabalhou já que o domingo foi dedicado à apresentação das novidades dos vários fornecedores para este ano – speed meetings, e ainda contactos B2B.

O presidente do Conselho de Administração da Go4Travel dividiu este “Juntos” em quatro momentos: quando a pandemia chegou e o mundo parou; quando foi preciso gerir o caos; quando se começou a alinhar a rota com o grupo na observação atenta das novas tendências e novos hábitos de consumo, e o momento de abraçar o novo normal.

O responsável garantiu ainda, na sua intervenção, que “continuamos muito empenhados em criar valor para os nossos acionistas, parceiros de negócio e colaboradores das nossas empresas” para referir que “estamos com a agenda carregada, mas com a mesma determinação de sempre, nas negociações com os nossos parceiros e fornecedores nos vários projetos de tecnologia”, que passam pela melhoria do 4book e o estudo de novas parcerias. “A Go4Travel está também numa fase de transformação apontada ao futuro”, apontou.

Por sua vez, Eduardo Jesus referiu, na abertura do encontro, que mais de 26% do turismo regional é de origem nacional, para destacar que no período da pandemia mais de 333 mil turistas portugueses escolheram a Madeira como destino de férias.

O governante regional lembrou aos agentes de viagens que hoje a Madeira tem mais 33% de lugares disponíveis, quando comparado a 2019, ano em que o turismo ultrapassou todos os recordes, para referir que o destino olhou a pandemia como “uma oportunidade”, e tornou-o seguro face aos constrangimentos existentes na altura.

No entanto, Eduardo Jesus garantiu aos agentes de viagens que não quer que os resultados obtidos sejam apenas um pico, mas “uma viragem de paradigma”, reforçando que “queremos manter os níveis que conseguimos no ano passado e que esse seja o patamar normal de atividade”.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, ausente do evento por motivos pessoais, mas presente através de videochamada, deixou uma mensagem de esperança à Go4Travel e a todos os fornecedores deste grupo de agências de viagens, que antes da pandemia, já faturava anualmente 400 mil euros, presentes em todo o país, incluindo Madeira e Açores, embora mais concentrados da Grande Lisboa e Grande Porto.

Toda a reportagem da Summir4Travel, na Madeira, na próxima edição do Publituris

 

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Rita Marques (SETCS) assina protocolo para criação do Observatório de Turismo Sustentável do Centro durante visita à região

Durante a visita, a governante conheceu projetos em curso em Vouzela, Tondela e Leiria e participou na assinatura do protocolo de parceria para criação do Observatório de Turismo Sustentável do Centro.

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A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Rita Marques, visitou três municípios do Centro de Portugal, onde ficou a conhecer algumas iniciativas turísticas em curso e projetadas. A visita foi acompanhada por uma equipa do Turismo Centro de Portugal, liderada pelo seu presidente, Pedro Machado, e pelo Turismo de Portugal, através de Carlos Abade, vogal do Conselho Diretivo.

O roteiro começou em Vouzela, com uma visita ao Pastel de Vouzela Museu e à Casa das Ameias, uma casa quinhentista no centro da vila, transformada numa unidade de turismo de habitação. Aqui, o presidente da autarquia, Rui Ladeira, deu conta à governante de algumas iniciativas que este município está a realizar e a idealizar no âmbito da atividade turística – casos da Ecopista do Vouga, das Aldeias da Serra do Caramulo, do roteiro EN16 e do aproveitamento das estações ferroviárias – e apresentou o caminho percorrido pelo município para ser certificado como “território sustentável”. Recorde-se que Vouzela foi o primeiro concelho em Portugal a ser certificado como município sustentável pela Biosphere Portugal.

A esse propósito, Patrícia Araújo, da Biosphere Portugal, explicou como decorreu o processo de certificação, que teve como principais objetivos qualificar o destino e definir objetivos e metas. “Vouzela é um case study no Centro de Portugal ao nível da sustentabilidade”, disse, lembrando que na região Centro há já cerca de 140 empresas certificadas ou em processo de certificação, no projeto “Centro Sustentável”, sendo 12 delas em Vouzela.

Alguns operadores locais de turismo tiveram também a oportunidade de deixar testemunhos da sua experiência no processo de certificação, nomeadamente Ana Esperanço (Barão Guest House), Paulo Pinto (Tasquinha de Lafões) e José Carlos Rebelo (Weekend – atividades turísticas), que lembrou que “a certificação obriga-nos a manter padrões elevados de qualidade, o que é positivo”.

Na ocasião, Rita Marques elogiou o esforço dos operadores e do município. “Portugal tem ativos extraordinários, que podem e devem ser trabalhados. Temos de profissionalizar esse trabalho e acompanhar as novas tendências, em particular a sustentabilidade, que não é uma moda: é fundamental em termos económicos, ambientais e sociais para as comunidades locais”, disse. “Queremos que Portugal seja o país mais sustentável do mundo, de forma a tornar-se mais competitivo e aumentar a receita turística. O Turismo tem de continuar a ser o motor da economia, mas terá de ser um motor verde”, acrescentou.

A visita a Vouzela terminou na Ecopista de Vouzela, uma infraestrutura com cerca de sete quilómetros na antiga linha do Vale do Vouga, que liga esta vila a São Pedro do Sul.

Experiências no Caramulo
Depois de Vouzela, a comitiva deslocou-se à vila do Caramulo, onde a primeira paragem foi no Caramulo Experience Center, espaço recente dedicado a todos os aficionados que restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas. Situado num antigo edifício industrial, este espaço alberga uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da coleção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação e uma loja de produtos para clássicos.

Ainda no Caramulo, foram visitados alguns espaços emblemáticos da vila do Caramulo que estão sem utilização e que se pretende requalificar e devolver à comunidade, no âmbito de uma estratégia desenvolvida pelo Município de Tondela. É o caso, entre outros, do Sanatório Infantil, edifício do arquiteto Pardal Monteiro.

Carla Antunes Borges explicou que o objetivo da autarquia é criar “uma rede de museus no Caramulo, com várias experiências, para que os visitantes possam acrescentar àquilo que é o desfrutar da natureza a vivência cultural e artística, ligada ao setor automóvel, bem como a outras áreas”.

Primeiro passo na direção do Observatório de Turismo Sustentável
A deslocação da governante terminou no Instituto Politécnico de Leiria, onde foi assinado o protocolo de parceria para a criação do Observatório de Turismo Sustentável do Centro, um instrumento de grande importância para a análise da atividade turística no Centro de Portugal. O protocolo foi assinado entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Turismo de Portugal (TP) e Turismo Centro de Portugal (TCP).

Criado pelo TCP, o Observatório tem o objetivo de monitorizar todos os aspetos relacionados com o turismo na região. Desta forma, constitui um apoio fundamental à tomada de decisão de todos os protagonistas da atividade turística na região, fornecendo informação de valor às empresas e organizações. O seu Conselho Técnico-Científico integra investigadores de todas as instituições de Ensino Superior da região Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco

Por parte do IPL, o presidente Rui Pedrosa destacou que “o Turismo é uma área estratégica para Portugal, à qual é fundamental acrescentar valor, pela via do conhecimento, formação e investigação. Esperamos que o Observatório seja o reflexo da região Centro, que é uma região inovadora e cada vez mais sustentável”.

Francisco Dias, coordenador do Observatório, assinalou que “a responsabilidade é grande e as expetativas são altas”. “Vamos criar uma rede coesa e colaborativa de empresários e associações de turismo, numa tarefa enormíssima, com a intenção de recolhermos dados primários de 10 mil empresas da região Centro de Portugal”, disse.

Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal, realçou que “um dos vetores da missão do Turismo de Portugal é o desenvolvimento económico, social e ambiental de todo o território, para posicionar Portugal como um dos destinos mais sustentáveis do mundo”. “Um dos eixos dessa atuação é a monitorização do setor e é nesse eixo que se insere este Observatório. Temos de avaliar o que fazemos, para vermos se aquilo que foi pensado tem retorno no território”, acrescentou.

Pedro Machado, presidente do TCP, lembrou a importância de envolver, neste Observatório, “três Universidades e seis Institutos Politécnicos da região”. “Este instrumento vai contribuir para ultrapassarmos uma dificuldade, que era a escassez de dados que ajudassem a medir e a quantificar a atividade turística na região. Assumimos o compromisso de continuar a trabalhar para que as estratégias nacionais, regionais e locais sejam convergentes, de forma a assegurar um maior desenvolvimento dos territórios, aumentar a competitividade do destino e sermos assim cada vez mais atrativos para os mercados internos e internacionais”, sublinhou.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, enalteceu também “o trabalho em rede e a reunião de massa crítica” do Observatório, de forma a “municiar as entidades públicas, empresas e turistas de informação útil”. “Existe a enorme expetativa de que o setor do Turismo seja decisivo para a recuperação económica, como aconteceu no passado. Regista-se já um aumento grande das visitas, o que dá boas indicações para o futuro”, considerou.

Coube à Secretária de Estado encerrar a cerimónia, recordando Rita Marques que “o Turismo é um motor fundamental da nossa economia, que não surge do acaso e é resultado de grande trabalho. O Turismo é altamente competitivo graças à sustentabilidade, promovendo a coesão territorial e a criação de riqueza”. “Queremos ser o país mais competitivo do mundo no Turismo. Para isso temos de trabalhar com todos, entre empresas, entidades, associações e trabalhadores, e esta parceria é um exemplo desse trabalho. Só podemos gerir o que conhecemos e medimos. O Observatório pode ser uma ferramenta fundamental para concluir que o Turismo é uma indústria do bem, que causa impactos positivos nos territórios”, terminou.

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Espanha deixa de exigir certificado de vacinação a turistas extra-europeus

Depois de um mês de abril, em que recebeu nos aeroportos, perto de sete milhões de turistas, Espanha vai deixar cair a obrigatoriedade da apresentação do certificado de vacinação para que viaje de fora da União Europeia.

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Segundo é noticiado em Espanha, o país vizinha poderá deixar de exigir o certificado digital de vacina a turistas que cheguem de fora da Europa, podendo aceder somente com um teste negativo, avançou a ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto.

“Vamos eliminar uma restrição que podia desanimar os turistas de fora da União Europeia a visitar-nos”, adiantou a responsável pela pasta do turismo em Espanha, revelando que “vamos deixar de exigir o certificado de vacinação para permitir que os turistas entrem com teste negativo.

Reyes Maroto admitiu que esta é uma “boa notícia” esperada pelo setor, colocando Espanha “entre um dos destinos preferidos pelos turistas internacionais”.

“Sempre com prudência, o mundo vê-nos como um destino seguro”, frisando que “92% da população espanhola está vacinada”.

A ministra destacou ainda o turismo como “alavanca para o crescimento da economia” em 2022.

Nesse sentido, Espanha recebeu, em abril quase sete milhões turistas nos aeroportos dos mais diversos mercados internacionais, correspondendo a mais de 85% dos níveis de 2019, multiplicando, no entanto, por oito os números alcançados no mesmo mês de 2021, revelam os dados disponibilizados pelo Instituto de Turismo de España (Turespaña) a partir dos registos da Aena, entidade que gere mais de meia centena de aeroportos em toda a Espanha.

Com o fluxo turístico na semana da Páscoa a ser o destaque no fluxo turístico, as entidades espanholas esperam que este seja o arranque da recuperação, confirmando a tendência de crescimento desde o início do ano.

Nas ilhas, por exemplo, atingiu-se, praticamente, os níveis pré-pandemia graças à reativação dos dois principais mercados turísticos para Espanha: Reino Unido e Alemanha, o que confirma o bom desempenho do segmento de férias até à data”, concluiu a responsável da pasta turismo.

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easyJet lança promoção para voos na primavera de 2023

Nova promoção da easyJet contempla mais de 100 mil voos, incluindo dois mil desde Portugal, e é válida para viagens entre 1 de março e 8 de maio de 2023.

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A easyJet lançou uma nova promoção que contempla mais de 100 mil voos com preços especiais para viagens que decorram entre 1 de março e 8 de maio de 2023, numa oferta que, segundo a companhia aérea, é válida para 124 destinos da rede da companhia aérea.

Num comunicado enviado à imprensa, a easyJet explica que os mais de 100 mil voos incluídos nesta promoção já estão disponíveis para reserva e que, no caso de Portugal, são mais de 2000 os voos que gozam de preços especiais para viagens na próxima primavera.

“A partir de Portugal, há mais de 2.000 voos programados para a Primavera 2023, o que representa quase meio milhão de lugares para voar na easyJet”, indica a companhia aérea, revelando que os preços começam nos 15 euros para voos do Porto para o Funchal, na Madeira.

Além dos voos entre o Porto e o Funchal, a easyJet disponibiliza preços desde 18 euros para ligações aéreas entre Lisboa e o Funchal. Já os voos de Lisboa para Bordéus têm preços desde 20 euros, enquanto de Lisboa para o Luxemburgo o valor começa nos 22 euros.

No caso do Porto, a easyJet oferece ainda voos entre o Porto e Palma de Maiorca a partir de 26 euros, enquanto do Porto para Milão os preços começam nos 19 euros.

A easyJet incluiu nesta promoção também algumas ligações desde Faro, com o preço a começar nos 22 euros entre Faro e Paris, nos 24 euros entre Faro e Amesterdão, e nos 25 euros entre Faro e Genebra.

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Novidade: A MSC Cruzeiros, este verão, tem 11 cruzeiros de Lisboa, com bebidas incluídas, num itinerário nunca visto!

Se está à procura de um Verão de 2022 inesquecível, a MSC Cruzeiros tem disponível uma oferta imperdível para si, com a possibilidade de ter Bebidas Incluídas em mais de 500 partidas que tem à sua escolha. Fique a conhecer a nossa oferta variada, com principal foco nos cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa e no Funchal, nos que navegam pelo Mediterrâneo Ocidental e Oriental e ainda pelos Fiordes da Noruega, pelas Caraíbas e pelo Dubai, Abu Dhabi & Qatar.

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O ano de 2022 representa a retoma do turismo internacional, segundo indicam os estudos, e a MSC Cruzeiros não quis ficar para trás, apresentando novidades imperdíveis especialmente para aqueles passageiros que preferem embarcar “ à porta de casa”.

Pela primeira vez, a MSC Cruzeiros vai realizar cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa durante as férias de Verão. Serão 11 cruzeiros de 10 noites com um itinerário novíssimo e único a bordo do MSC Orchestra entre Junho a Outubro de 2022 com preços a partir de 539€, a que acresce 100€ de Taxa de Serviço de Hotel (TSH) e 220€ de taxas portuárias.

Com a nossa promoção Bebidas Incluídas, os preços vão desde os 679€, em vez dos 539€, mantendo-se os mesmos preços de TSH e de taxas portuárias. Este cruzeiro passará por Alicante, Mahón, Olbia, Génova, Marselha, Málaga e Cádis, regressando a Lisboa.

Os amantes de escapadinhas de 4 ou 5 dias poderão também partir da capital lisboeta, no dia 20 de Outubro, e realizar um mini-cruzeiro de 5 noites que passará por Alicante, Mahón e Olbia com destino à cidade italiana de Génova desde 209€ +50€ TSH +110€ de taxas portuárias usufruindo da promoção Bebidas Incluídas.

Italy, from Genoa – Portofino

Situado nas alturas, acima do maior porto natural do Mediterrâneo, o MSC Orchestra passará por Mahón, onde poderá em 10 minutos a pé percorrer todo o centro da capital de Menorca. A sua arquitetura consiste numa espécie de híbrido invulgar de mansões georgianas, reflexo da forte relação com os britânicos, e de blocos altos de apartamentos espanhóis que se impõem sobre as ruas estreitas.

France, Marseille – Notre Dame de la Garde Basilica

Antes de chegar à cidade italiana de Génova, os dois itinerários passam por Olbia, comuna italiana da região de Sardenha, que tem vindo a ter um crescimento exponencial recente devido ao enorme fluxo de turistas e passageiros que têm vindo a visitar uma das faixas costeiras mais encantadoras do Mediterrâneo, a Costa Esmeralda. As celebridades mais comentadas de Itália têm sido atraídos pelos inúmeros bares e restaurantes, habitualmente repletos de turistas. O desenvolvimento de cinco estrelas da Costa Esmeralda da década de 1960 ajudou a transformar a economia de toda a ilha.

Com a mesma duração, 5 noites, mas com partida na cidade italiana de Génova, poderá ficar a conhecer a cidade de Marselha, as duas cidades espanholas de Málaga e Cádis para finalmente desembarcar na capital lisboeta por apenas 289€ +50€ TSH +110€ de taxas portuárias com a promoção já incluída que lhe permitirá beber o que desejar no navio. Poderá realizar esta partida no dia 27 de Junho de 2022.

Para os passageiros que desejam embarcar e desembarcar no Funchal este Verão podem fazê-lo através do MSC Magnifica entre Setembro e Novembro de 2022.

Spain, Malaga – Plaza de Toros

Os cruzeiros de 11 noites com partidas no Funchal a 22 de Setembro e a 3 de Outubro realizarão escalas em Málaga, Marselha, Génova, Barcelona, Casablanca e Santa Cruz de Tenerife antes de regressarem novamente ao Funchal com preços, incluindo bebidas, desde 799€, a que acresce 110€ TSH e 220€ de taxas portuárias.

Com partida no Funchal a 14 de Outubro, o MSC Magnifica percorrerá um itinerário de 9 noites que passará por Málaga, Marselha, Génova, Barcelona, regressando depois ao Funchal a começar nos 439€ +90€ TSH e 210€ de taxas portuárias com bebidas incluídas ao longo de toda a sua viagem a bordo.

Para os fanáticos de viagens mais longas, o MSC Magnifica passará por Tanger, Málaga, Marselha, Génova, Barcelona, Casablanca, Santa Cruz de Tenerife e Arrecife de Lanzarote ao longo de 13 noites com preços com bebidas incluídas a partir dos 829€ +130€ TSH, a que acresce as taxas portuárias no valor de 250€.

O MSC Magnifica partirá ainda de Génova no dia 16 de Setembro de 2022, passando por Barcelona, Casablanca, Santa Cruz de Tenerife, regressando ao Funchal por um preço extremamente convidativo que se inicia nos 239€ +60€ TSH, a que acresce 170€ de taxas portuárias, aproveitando assim a promoção Bebidas Incluídas.

Com um itinerário de apenas 5 noites , em Novembro de 2022, o MSC Magnifica partirá do Funchal e passará por Málaga, Marselha e Génova com preços a partir de 179€ +50€ TSH, a que se junta os 170€ de taxas portuárias. No MSC Magnifica poderá beber tudo o que pretende fruto de estar a usufruir da promoção Bebidas Incluídas.

Este ano, tem todos os motivos e mais alguns, para fazer um cruzeiro!

Embarque nesta aventura com a MSC Cruzeiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

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Galiza quer reforçar sinergias com Portugal no turismo

Com 50% do turismo internacional chegado à Galiza a ser proveniente de Portugal, as reuniões, nomeadamente, com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, revelaram o interesse na criação de um ‘cluster’ da euroregião.

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Mais de 30 empresários galegos do setor turístico reuniram-se em Vila Nova de Gaia para promover os seus negócios e fortalecer “sinergias” com Portugal, país que representa perto de “50% do turismo internacional” daquela região.

Reunidas no espaço WOW, em Vila Nova de Gaia, cerca de 35 empresas galegas do setor da hotelaria, restauração e turismo, “potenciaram a Galiza em Portugal”, disse o presidente do Cluster de Turismo da Galiza, Cesáreo González Pardal.

“Quase 50% do turismo internacional que temos é de Portugal, com o qual queremos fortalecer sinergias”, referiu Cesáreo González Pardal.

Além de uma oportunidade para estreitar relações comerciais, o evento, intitulado ‘Galicia Meets Portugal’, serviu também para “fortalecer as relações institucionais” entre a Galiza e Portugal, em particular, a região Norte.

Da reunião à porta fechada, na qual marcou presença o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, e o vice-presidente do Governo Regional da Galiza e Conselheiro Regional da Presidência, Justiça e Turismo, Alfonso Rueda Valenzuela, resultou um objetivo comum: “trabalhar conjuntamente” e procurar atrair novos mercados turísticos, como o sul e norte-americano.

“Temos um mercado a nível europeu e transatlântico, como o México e o Brasil, no qual podemos trabalhar conjuntamente. Portugal tem um aeroporto do qual beneficiamos e através do qual o turista internacional chega à nossa região”, destacou Cesáreo González Pardal, acrescentando que o objetivo é que o turista que visita Portugal, possa viajar, facilmente, até à Galiza.

Cesáreo González Pardal adiantou ainda estar já agendada uma terceira reunião com os empresários portugueses e galegos para “perceber quais as suas intenções” e que novos mercados consideram “prioritários atrair para a Galiza e Portugal”.

À margem da reunião, Luís Pedro Martins salientou que o objetivo passa por “levar dois países, uma euroregião a promover-se no resto do mundo”.

“Há razões para pensarmos na criação de um ‘cluster’ da euroregião, um ‘cluster’ transfronteiriço de turismo, onde juntamos empresas dos dois países que poderão realizar ações de promoção noutros países”, disse, salientando que as duas regiões “têm muito em comum”, como a gastronomia e vinhos, mas também os Caminhos de Santiago e Patrimónios Mundiais da Humanidade.

Questionado sobre se a criação desta “euroregião” permitiria reivindicar, junto da TAP, a importância do aeroporto Francisco Sá Carneiro, Luís Pedro Martins disse acreditar que “há razões para se acreditar no aeroporto”, que serve cerca de “cinco milhões de passageiros”.

“Estamos a trabalhar com a TAP e a tentar que de facto a TAP reconheça essa importância (…) Queremos fazer a TAP acreditar que é possível aumentar o número de voos quer para os Estados Unidos, quer para o Brasil, mas também de rotas”, afirmou, lembrando, contudo, que se essa não for uma prioridade para a companhia aérea portuguesa, o TPNP tem, juntamente com a tutela, de encontrar “outras soluções”.

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Lisboa recebe workshop ‘Países Bálticos e Nórdicos’ a 26 de maio

O Workshop ‘Países Bálticos e Nórdicos’ vai trazer até à cidade de Lisboa o melhor da oferta turística desta região e decorre a 26 de maio, a partir das 15h00, no Neya Lisboa Hotel.

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A capital portuguesa vai ser palco, a 26 de maio, do Workshop ‘Países Bálticos e Nórdicos’, iniciativa que vai trazer até à cidade de Lisboa o melhor da oferta turística desta região e que decorre a partir das 15h00, no Neya Lisboa Hotel.

De acordo com a organização, este workshop vai contar com a participação de “diferentes fornecedores, produtos e organizações de promoção turística do Norte da Europa”, incluindo os segmentos de turismo de aventura, alojamento e animação turística, viagens de incentivo, grandes viagens, individuais e grupos, city-breaks, turismo de luxo e cruzeiros na zona do Mar Báltico.

Confirmada neste workshop está já a participação dos fornecedores Eckerö Line Ab Oy, Finnlines Oyj, Hotel Kalevala/Arctic Lakeland, Paljakka Finland / Arctic Lakeland, Vasa Museum e Vuokatti Finland.

Pelas 18h00, decorre ainda um cocktail, que será seguido de um sorteio no qual vai ser possível ganhar prémios relacionados com os Países Bálticos e Nórdicos.

Os interessados em participar no workshop ainda se podem inscrever, através do link https://forms.gle/GsHdLCB9ocm4bCQG9.

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Sonae Capital abre The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel

Com 68 quartos, o The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel é o quarto hotel da Sonae Capital no Porto, localiza-se entre a Avenida dos Aliados e a Rua do Almada e afirma-se como um hotel boutique de cinco estrelas.

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A Sonae Capital anunciou esta sexta-feira, 20 de maio, a abertura do The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel, o quarto hotel da holding na cidade do Porto e que resulta de um investimento de 20 milhões de euros, segundo comunicado enviado à imprensa.

O novo The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel integra o Grupo The Editory Collection e apresenta-se como uma unidade boutique de cinco estrelas, com 68 quartos, além de piscina exterior aquecida e duas salas de reuniões.

“O The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel resulta de uma parceria entre a FVC Group (developer) e a SC Hospitality, unidade de negócio de hotelaria da Sonae Capital (operador), inserindo-se numa zona da cidade bastante consolidada, estando mesmo classificado como parte de um conjunto de interesse público – A Avenida dos Aliados, traçada no início do século XIX, e a Rua do Almada, cuja traça remonta ao final do século XVIII”, explica a Sonae Capital no comunicado divulgado.

Por se encontrar localizado entre a Avenida dos Aliados e a Rua do Almada, o hotel divide-se entre dois polos, um dos quais  localizado na Avenida dos Aliados, onde se encontra a entrada da unidade hoteleira, enquanto na Rua do Almada se encontra a entrada direta para o bar.

O projeto de arquitectura e design de interiores do The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel é assinado pela Ding Dong e, segundo a Sonae Capital, presta uma “homenagem ao passado elegante, revisitado, com um desenho cuidado e sempre feito na dualidade entre um espaço público e um ambiente residencial”.

Com os corredores em tons de verde seco e rosa-claro, cores que se tornam mais fortes nos quartos e suites da unidade, o The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel oferece oitos categorias de quartos, incluindo cozy, standard, city view, superior city view, Aliados view, superior Aliados view e Suite Aliados.

“Tratando-se de um design hotel, cumpre o compromisso de dotar cada quarto de uma imagem própria, em que as linhas do mobiliário, os adereços utilizados, o acesso às graníticas varandas da Avenida dos Aliados e o equilíbrio de luminosidade se fazem com elegância e sofisticação”, acrescenta o comunicado divulgado.

O novo hotel da Sonae Capital no Porto conta também com o restaurante Editory Boulevard Aliados que, “além de assumir um desafio aos cinco sentidos”, tem ainda “a missão de surpreender e de criar dúvida e curiosidade sobre os alimentos servidos e respetivas conjugações improváveis”.

O restaurante do hotel, cuja carta é assinada pelo Chef André Silva, apresenta um ambiente a fazer lembrar uma mistura entre um cabaret e um clube noturno, e de inspiração circense, onde não faltam “pormenores burlescos que remetem para o registo vintage em constante provocação”.

Com capacidade para 50 pessoas, o restaurante funciona diariamente ao almoço, entre o meio-dia e as 14h30, e ao jantar, entre as 19h00 e a meia-noite, enquanto o bar está aberto durante todo o dia e tem capacidade para cerca de 30 pessoas, apresentando uma carta de cocktails de autor inspirada no tema que o define: o burlesco.

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