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Sofati com Cursos de Aprendizagem de Mesa e Bar

As inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 30 de Setembro.

Tiago da Cunha Esteves
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Os cursos conferem uma qualificação de nível 4, equivalente ao 12º ano de escolaridade, sendo que têm vagas limitadas e uma uma duração de 24 meses (3.275 horas, incluindo 1.100 horas de estágio).

Os destinatários destes cursos são jovens entre os 16 e os 25 anos, com o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente (9º ano) ou habilitação superior ao 3º ciclo, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente.

“Os formandos têm direito a uma bolsa de formação (41.92€/mês), subsídio de alimentação (4.27 €/dia) e transporte (de montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte colectivo para frequência da formação)”, informa a empresa.

Os cursos começam em Outubro nos centros City School de Odivelas e Vila Franca de Xira.

Saiba mais aqui.

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Ilha do Faial nomeada para melhor destino europeu de 2023

A Ilha do Faial, nos Açores, é um dos nomeados para melhor destino europeus de 2023, eleição promovida pela European Best Destinations, que conta com 21 destinos em competição e cuja votação decorre até 10 de fevereiro.

A Ilha do Faial, nos Açores, é um dos nomeados para melhor destino europeus de 2023, numa eleição promovida pela European Best Destinations, que conta com 21 destinos em competição e cuja votação decorre até 10 de fevereiro, informou a Associação de Turismo Sustentável do Faial (ATSF).

“O facto de a ilha do Faial ter sido selecionada para integrar a lista dos melhores destinos europeus de 2023 é, por si, uma boa notícia para o sector do turismo”, congratula-se Pedro Rosa, presidente da ATSF, citado em comunicado.

De acordo com o responsável, esta nomeação “vem aumentar a visibilidade não só do Faial, mas também dos Açores, enquanto destino turístico de excelência”, uma vez que se espera que possa “contribuir para atrair mais turistas à ilha e à região fora da ‘época alta’”.

Além da Ilha do Faial, também Atenas, Viena, Praga, Copenhaga, Varsóvia, ou Londres disputam o titulo de melhor destino do mundo em 2023, numa lista que, além do Faial, integra outro destino português, concretamente a ilha do Porto Santo, na Madeira.

Pedro Rosa lembra que o Faial, através do seu parque natural, foi o primeiro destino português a constar da lista de Destinos Europeus de Excelência (EDEN), um galardão atribuído pela Comissão Europeia e que é também importante para a eleição do melhor destino do mundo da European Best Destinations.

A European Best Destinations caracteriza o Faial como um destino que “possui muitas paisagens arrebatadoras, aves e plantas únicas e formações geológicas icónicas, tudo rodeado por um magnífico mar azul, puro e vivo”.

A associação indica também que o Faial, que juntamente com o Pico e São Jorge formam o triangulo central açoriano, é “um lugar onde os marinheiros que cruzam o oceano gostam de parar por alguns dias ou a vida inteira”.

A votação para escolher o melhor destino do mundo de 2023 decorre até 10 de fevereiro e está disponível aqui.

 

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Distribuição

GEA lança Mediateca para agências

O Grupo GEA acaba de lançar na sua intranet a Mediateca para os agentes de viagens da rede, permitindo a todos os agentes aceder de forma contínua às formações e conteúdos dos webinars organizados pelo grupo.

Conforme avançado por Pedro Gordon, diretor-geral do grupo GEA, na última convenção do grupo, realizada a 18 de novembro de 2022, em Coimbra, o Grupo GEA acaba de lançar na sua intranet a Mediateca para os agentes de viagens da rede.

A de agora, todas as agências associadas do Grupo terão acesso a uma Mediateca exclusiva GEA, permitindo a todos os agentes aceder de forma contínua às formações organizadas pelo grupo, assim como aos conteúdos dos webinars organizados pelo grupo em 2023, e outras formações realizadas anteriormente.

Desde 2020 o grupo GEA tem realizado contínua e regularmente webinars, com o propósito de esclarecer, motivar, formar, debater ideias e manter uma comunicação permanente entre o grupo e as agências que nele estão integradas, bem como entre as próprias agências e os parceiros do grupo, tendo realizado mais de 150 webinars.

Incluído na Mediateca podem ser encontrados webinars de várias tipologias: GEA Academy Online Management (como formação em redes sociais e marketing digital realizado em parceria com a empresa Zen Comunicação, Cultura de Serviço com a Speaker Carla Carvalho Dias), assim como webinars das várias ferramentas disponibilizadas pela GEA às agências do Grupo (GEA Academy Tools), para além de webinars de Produto com os vários parceiros (GEA Academy Online Produto).

Com este projeto, pretende-se que as agências GEA “tenham acesso continuo à informação e possam disponibilizar aos seus colaboradores conteúdos de formação de extrema utilidade acessíveis através de um único lugar e a qualquer momento”, refere o grupo, em comunicado.

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Destinos

Atividade turística na América do Sul caminha para a normalização

Na maioria dos destinos turísticos da América do Sul os hotéis, restaurantes e aeroportos praticamente recuperaram a sua agitação habitual, três anos após a pandemia ter parado o setor do turismo.

Escreve a agência de notícias espanhola EFE que, do Cristo Redentor do Rio de Janeiro ao Obelisco de Buenos Aires, o que continua escasso, em maior ou menor grau, é o sotaque estrangeiro, facto que obrigou o setor a cimentar a sua valorização com os viajantes internos.

Na Argentina, no Chile ou no Brasil, as autoridades esperam que 2023 seja o ano em que as quotas de turistas estrangeiros finalmente ultrapassem os números anteriores à pandemia, algo que o Uruguai, por exemplo, já conseguiu.

Desse conjunto de países, segundo a EFE, que cita as entidades oficiais, o que tem mais dificuldade é o Brasil, que só recuperou 3,5 milhões de turistas estrangeiros dos 6,3 milhões que chegaram em 2019, enquanto a Argentina e o Chile já atingiram entre 70% e 75% do nível pré-covid-19.

A nota discordante é do Peru, onde a profunda crise política e os protestos das últimas semanas assustaram os viajantes e até alguns países, que recomendaram a seus cidadãos que evitassem fazer as malas para destinos como Machu Picchu.

No entanto, as perspetivas no Brasil são mais otimistas para este ano, segundo a agência de notícias, quando o Carnaval do Rio de Janeiro finalmente voltará à sua data habitual e não haverá restrições para a festa que os estrangeiros mais gostam.

“A expectativa é a mesma da festa de Réveillon: chegar a praticamente 100% de ocupação hoteleira. A poucas semanas do Carnaval, atingimos praticamente 90% de ocupação, o que mostra que o Rio de Janeiro receberá com todo o glamour o povo que vier”, disse à EFE Ronnie Aguiar Costa, presidente da agência de promoção turística do Rio, a Riotur.

Com o empurrão do sambódromo, o Brasil pode finalmente fechar o buraco económico que a pandemia causou no setor do turismo, que apesar de ser alimentado principalmente pelo imenso mercado interno, ainda mantém níveis de atividade 2,5% abaixo do que tinha em fevereiro de 2020.

 

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Destinos

Turismo nas Caraíbas em alta

O turismo nas Caraíbas está em alta, tendo recuperado em 2022 após a pandemia com números históricos nas praias mexicanas de Cancun, República Dominicana e Porto Rico, e uma recuperação quase completa na Colômbia, embora ainda com atrasos em Cuba.

Conforme o Publituris (site) já divulgou, o Ministério do Turismo do México informou que, em 2022, chegaram 20,6 milhões de turistas internacionais por via aérea, correspondendo a um aumento de 46,3% em relação ao ano anterior.

No que diz respeito à República Dominicana, o Ministério do Turismo registou 7,1 milhões de turistas por via aérea e 1,3 milhão por cruzeiros, que superaram o nível pré-pandemia e atingiram números recordes em 2022, ano em que a Organização Mundial do Turismo (OMT) a reconheceu pela sua recuperação turística “exemplar”. Os visitantes geraram um recorde de 8.671 milhões de dólares ao país o ano passado, com um crescimento de 10% face a 2019 na chegada de turistas por via aérea e de 20% nos cruzeiros.

Igualmente, o setor de turismo em Porto Rico teve recorde em 2022 tanto em empregos na indústria (mais de 91 mil) quanto em receitas de alojamento (1,6 mil milhões de dólares) e passageiros no seu aeroporto internacional (mais de 10 milhões), segundo dados oficiais.

Por sua vez, o turismo na Colômbia praticamente se recuperou após a pandemia, com mais de 3,5 milhões de viajantes internacionais entre janeiro e outubro de 2022, um crescimento de 145,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Migração Colombiana. Em comparação com os mesmos meses de 2019, ano anterior à pandemia, os números representam uma recuperação de 98,6%. A meca do turismo colombiano continua a ser Cartagena das Índias, um destino de sol e praia, mas também pelas suas atraentes construções coloniais.

Já Cuba aspira atingir 3,5 milhões de turistas neste 2023, ainda longe dos 5 milhões alcançados antes da pandemia. Especialistas em turismo não acreditam que a ilha caribenha consiga este ano atingir os objetivos propostos, estimando apenas a chegada de cerca de 2,3 milhões de visitantes internacionais.

A ilha enfrenta este desafio fundamental para a sua recuperação económica, já que o turismo é o segundo contribuinte para o produto interno bruto (PIB) e a terceira fonte de divisas, depois de ter ficado aquém do seu objetivo de 1,7 milhões em 2022.

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Meeting Industry

ITB Berlim tem nova diretora

Deborah Rothe sucede a David Ruetz na liderança da ITB Berlim, feira que se realiza na capital germânica de 7 a 9 de março de 2023.

01Deborah Rothe é a nova diretora da ITB Berlin, depois de, em dezembro de 2022, ter assumido o cargo de vice-presidente sénior da “Travel + Logistics” na Messe Berlin, na qual tinha a responsabilidade da ILA Berlin Airshow, bem como a marca umbrela ITB e o desenvolvimento estratégico.

Com efeitos imediatos, Deborah Rothe assume a liderança como diretora e project manager da ITB Berlim, evento que se realiza de 7 a 9 de março de 2023.

Deborah Rothe substitui David Ruetz que assumir ao cargo de diretor da feira em 2022, tendo o seu papel sido considerado essencial na construção da marca global ITB, tendo liderado a criação da ITB Ásia, em Singapura, e a ITB China, em Xangai. Além disso, Ruetz identificou o potencial do mercado da Índia e apoiou o desenvolvimento da ITB Índia que, após duas edições virtuais, realizar-se-á de forma presencial pela primeira vez em Bombaim.

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MSC World Europa

Mediterrâneo: MSC CRUZEIROS com bebidas incluídas e pacotes especiais com voos incluídos no Verão 2023

MSC CRUZEIROS – Embarque nesta Aventura

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  • Quer opte por realizar cruzeiros portugueses, pelo Médio Oriente, pelas Caraíbas e Antilhas, pelo Mediterrâneo, pelo Norte da Europa, pelo Mar Vermelho ou caso opte por uma Grand Voyage poderá efetuar a sua reserva com a MSC Cruzeiros e ter a possibilidade de ter bebidas incluídas
  • A MSC Cruzeiros terá 6 navios a navegar no Mediterrâneo Ocidental e 8 navios a navegar no Mediterrâneo Oriental no Verão 2023
  • A MSC Cruzeiros disponibiliza pacotes especiais que incluem o cruzeiro, transferes e ainda o voo incluído para este Verão 2023
  • A MSC Cruzeiros terá 13 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa no Verão pelo segundo ano consecutivo e percorrerá as cidades de Génova, Olbia (Itália), Marselha (França), Málaga, Cádis, Alicante e Mahón (Espanha)
  • O MSC World Europa, o primeiro navio movido a LNG, passará a temporada de Verão no Mediterrâneo com itinerários de 7 noites com partidas e chegada a Barcelona, que passarão por Nápoles e Messina, Valetta (Malta) ,Génova (Itália) e Marselha (França), sendo que os passageiros podem embarcar em Marselha, Génova e Nápoles
Greece, Corfu

O Mediterrâneo Ocidental por si só já é um dos destinos de eleição para realizar uma viagem, mas com a promoção Bebidas Incluídas da MSC Cruzeiros, a vontade de viajar é ainda maior. A Companhia terá 6 navios a navegar no Mediterrâneo Ocidental, entre os quais o mais recente navio , MSC World Europa, inaugurado em Novembro em Doha, no Qatar.

Uma das principais novidades do Mediterrâneo Ocidental são os 13 cruzeiros de dez noites com partidas e chegada a Lisboa. e percorrerá as cidades de Génova, Olbia (Itália), Marselha (França), Málaga, Cádis, Alicante e Mahón (Espanha). O MSC Orchestra navegará pelo 2.º ano consecutivo, dentro do próprio Verão Português, em Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro.  Poderá adquirir este cruzeiro por preços a partir de 589€ cruzeiro + 220€ taxas portuárias + 120Taxa Serviço Hotelaria (TSH).  Com a promoção Bebidas Incluídas, os preços iniciam-se nos 789€ cruzeiro + 220€ taxas portuárias + 120€ TSH.

O MSC Orchestra fará um itinerário mais curto, de 5 noites, com partida de Lisboa a 3 de Novembro de 2023, que navegará pelas cidades de Alicante, Mahón, Olbia e por último fará o desembarque em Génova. Poderá adquirir o seu cruzeiro por preços desde 289€ cruzeiro + 70€ taxas portuárias + 60€ TSH. Com a promoção Bebidas Incluídas, o seu cruzeiro começará nos 389€, mantendo-se não só os valores das taxas portuárias, como também o das TSH.

Para quem optar por embarcar em Génova e desembarcar em Lisboa, também poderá fazê-lo. Com partida a 21 de Junho de 2023, o MSC Orchestra navegará por Marselha, Málaga, Cádiz, regressando à capital lisboeta, num cruzeiro que terá a duração de 5 noites. Poderá adquirir o seu cruzeiro por preços desde 289€ cruzeiro + 70€ taxas portuárias + 60€ TSH. Com a promoção das Bebidas Incluídas, o seu cruzeiro terá o preço de 389€, mantendo-se não só os valores das taxas portuárias, como também o das TSH.

Spain, Ibiza

O MSC World Europa será outra das novidades no Mediterrâneo Ocidental. Este navio fará um itinerário de 7 noites com partida e chegada a Barcelona, entre os dias 14 de Abril e 3 de Novembro de 2023, para destinos como Nápoles e Messina, Valletta (Malta), Génova (Itália), e Marselha, sendo que os passageiros poderão embarcar em Marselha, Génova e Nápoles. Os preços começam nos 199€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias + 84€ TSH. Com a promoção das Bebidas Incluídas, os preços iniciam-se nos 399€ cruzeiro +200€ taxas portuárias + 84€ TSH.

Os  restantes destaques do Mediterrâneo Ocidental incluem:

  • MSC Seashore com partida e chegada a Valência (Espanha), entre 20 de Abril e 19 de Outubro de 2023, fará escala em destinos como Civitavecchia , Génova e Palermo (Itália), Ibiza (Espanha), Marselha (França). Os passageiros têm a possibilidade de embarque em Marselha, Génova e Civitavecchia. O cruzeiro terá a duração de 7 noites e os preços iniciam-se nos 509€ cruzeiro +200€ taxas portuárias +84€ TSH. Com a promoção das Bebidas Incluídas, os preços iniciam-se nos 649€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias +84€ TSH.
  • MSC Seaview partirá de Barcelona (Espanha), entre os dias 22 de Abril e 21 de Outubro de 2023, e fará escala para destinos como Cannes (França), Génova, La Spezia e Civitavecchia (Itália), para além de Palma de Mallorca (Espanha), regressando a Barcelona. Haverá a possibilidade de embarcarem em Génova e Civitavecchia. O itinerário terá a duração de 7 noites e os preços começam nos 479€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias + 84€ TSH. Com a promoção das Bebidas Incluídas, os preços são a partir dos 619€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias + 84€ TSH.
  • MSC Grandiosa partirá de Barcelona, entre 18 de Abril e 31 de Outubro de 2023, e navegará por La Goulette (Tunísia), Palermo, Nápoles, Génova (Itália), Marselha (França) e desembarcará em Barcelona. Há a possibilidade de embarque, para quem assim o preferir, em Génova, Marselha e Nápoles, num cruzeiro que terá a duração de 7 noites. Os preços começam nos 449€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias + 84€ TSH. Com a promoção das bebidas incluídas, os preços iniciam-se nos 589€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias + 84€ TSH.
  • MSC Magnifica partirá de Valência, entre 6 de Maio e 21 de Outubro de 2023, e navegará por Tarragona (Espanha), Toulon (França), Génova, Civitavecchia, Livorno (Itália) e desembarcará em Valência. Os preços começam nos 399€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias + 84€ TSH. Com a promoção das Bebidas Incluídas, os preços iniciam-se nos 539€ cruzeiro + 200€ taxas portuárias +84€ TSH.
Montenegro, from Kotor – Budva

A oferta da MSC Cruzeiros no Mediterrâneo Oriental e o pacote especial voo + transferes + cruzeiro:

Como é habitual, a MSC Cruzeiros tem disponível pacotes especiais que incluem o cruzeiro, transferes e ainda o voo incluído , para que os viajantes saibam o custo exato das suas férias, sem terem de se preocupar com custos extra.

A MSC Cruzeiros terá 8 navios a navegar no Mediterrâneo Oriental e uma vasta variedade de itinerários para oferecer. Um cruzeiro nesta região é uma viagem por diversas culturas repletas de história, deliciosas culinárias e portos com alguns dos melhores destinos que o Mediterrâneo tem a oferecer. Descubra as regiões que fizeram o berço das civilizações ocidentais, com uma rica história e cidades que datam dos antigos impérios grego e romano.

Um dos grandes destaques é o MSC Divina que irá realizar partidas e chegadas a Civitavecchia, entre 9 de Junho e 29 de Setembro 2023, e irá fazer escala em destinos como Siracusa (Itália), Valetta (Malta), Santorini e Mykonos (Grécia) durante 7 noites.  A MSC Cruzeiros disponibiliza estes pacotes especiais no Mediterrâneo Oriental com voo de Lisboa para Civitavecchia e regresso a Lisboa, a que acresce os transferes e o cruzeiro.  Este pacote terá o preço de 1009€ + 200€ + 84€ TSH, ao passo que com Bebidas Incluídas os preços iniciam-se nos 1179€ + 200€ + 84€.

MSC Seashore’s first call at Ocean Cay MSC Marine Reserve – Photo credit Conrad Schutt

No MSC Lírica com partida de Veneza, os passageiros também poderão beneficiar do pacote especial incluindo voos de Lisboa para Veneza e regresso a Lisboa + transferes + cruzeiro por preços a partir de 779€ + 200€ taxas portuárias + 84€ TSH.  Neste  cruzeiro de 7 noites que passará ainda por Dubrovnik (Cróacia), Kotor (Montenegro), Corfu, Zakynthos (Grécia) e Bari (Itália), haverá ainda uma promoção de bebidas incluídas que poderá ser adquirida por preços a partir de 919€ +200€ taxas portuárias + 84€ TSH.

Com partida de Veneza, o MSC Sinfonia fará itinerários de 7 noites no Mediterrâneo Ocidental. Com um itinerário que inclui passagens por Brindsi (Itália), Mykonos e Pireu (Grécia) e Split (Croácia), os passageiros poderão optar também pelo pacote especial que inclui voos de Lisboa para Veneza e regresso a Lisboa +transferes + cruzeiro por preços a partir de 809€ + 200€ em taxas portuárias + 84€ TSH. Com a promoção das Bebidas Incluídas, os preços iniciar-se-ão nos 949€ + 200€ em taxas portuárias + 84€ TSH.

Italy, Messina

O MSC Armonia também navegará a partir de Veneza, entre 8 de Abril e 28 de Outubro de 2023, num itinerário que passará por Kotor, Mykonos, Santorini, Ancona e Veneza ao longo de 7 noites. Com o pacote especial que inclui voos de Lisboa para Veneza e regresso a Lisboa + transferes + cruzeiro, os preços começam nos 1009€ +200€ taxas portuárias +84€ TSH, ao passo que com a promoção das Bebidas Incluídas, os preços iniciam-se nos 1179€ + 200€ taxas portuárias +84€ TSH.

Os  restantes destaques do Mediterrâneo Oriental incluem:

  • MSC Opera também fará itinerários de 7 noites, entre os dias 14 de Maio e 15 de Outubro, a partir de Monfalcone, passando por Cefalonia, Heraklion, Santorini (Grécia), Bari (Itália) e regressando a Monfalcone para fazer o Também haverá um pacote especial que inclui voos de Lisboa para Monfalcone e regresso a Lisboa+ transferes+cruzeiro. Com a tarifa básica, os preços começam nos 269€ cruzeiro+200€ taxas portuárias + 84€ TSH. Com a promoção bebidas incluídas, os preços iniciam-se nos 409€ + 200€ +84€ TSH.
  • MSC Musica com porto de embarque em Pireus (Grécia), entre 23 de Abril e 29 de Outubro de 2023, fará escala para destinos como Santorini (Grécia), Kusadasi (Turquia), Haifa (Israel), as ilhas de Limassol (Chipre), além de Mykonos (Grécia) ao longo de 7 noites. Os preços começam a partir dos 429€ +200€ taxas portuárias +84€ TSH. Com a promoção das bebidas incluídas, os preços começam nos 569€ +200€ taxas portuárias + 84€ TSH.
  • MSC Splendida com partida de Trieste (Itália), entre 30 de Abril e 9 de Outubro, fará escala para destinos como Katakolon (Grécia), Pireus (Grécia), Kusadasi e Istambul (Turquia), Corfu (Grécia) e Bari (Itália). Existe ainda outro itinerário do MSC Splendida, nas mesmas datas, que passará por Mykonos, em vez de passar por Pireus. Estes itinerários terão a duração de 9 noites e incluem um pacote especial incluído voos de Lisboa para Trieste e regresso a Lisboa + transferes + cruzeiro. Com a Tarifa Básica, os preços partem dos 469€ cruzeiro + 210€ taxas portuárias + 108€ TSH.
  • MSC Poesia partirá de Génova, entre 25 de Setembro e 19 de Novembro em 2023, e navegará por Kusadasi e Istambul (Turquia), Pireus (Grécia), Palermo, Civitavecchia e Génova (Itália) com possibilidade de embarque em Civitavecchia. O itinerário terá a duração de 11 noites e poderá ser adquirido a partir de 329€ + 220€ taxas portuárias + 132€ TSH em Tarifa Básica. Com a promoção das Bebidas Incluídas, os preços iniciam-se nos 549€ cruzeiro + 220€ taxas portuárias + 132€ TSH.

Este ano, tem todos os motivos e mais alguns, para fazer um cruzeiro!

Embarque nesta aventura com a MSC Cruzeiros.

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Alojamento

INE: Dormidas e hóspedes aumentam em 2022 e ficam muito próximos dos níveis de 2019

Dados preliminares do INE relativos à atividade turística em 2022, publicados esta terça-feira, mostram que hóspedes e dormidas nas unidades de alojamento mantiveram subidas e ficaram muito próximos dos níveis de 2019. O mercado norte-americano foi o que mais cresceu.

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A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelou esta terça-feira (dados preliminares), que os estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal registaram no total do ano anterior 26,5 milhões de hóspedes e 69,5 milhões de dormidas, que se traduziram em aumentos de 83,3% e 86,3%, respetivamente, face a 2021. Quando comparados com 2019, os hóspedes decresceram 2,3% e as dormidas diminuíram 0,9% (+8,6% nos residentes e -5,0% nos não residentes).

Em 2022, verificaram-se aumentos nas dormidas de residentes em todas as regiões, face a 2019. Nas dormidas de não residentes, os principais crescimentos verificaram-se nos Açores (+5,1%), na Região Autónoma da Madeira (+4,5%), e Norte (+4,3%), enquanto as maiores diminuições observaram-se no Centro (-13,1%) e Algarve (-11,3%).

O Reino Unido manteve-se como principal mercado emissor em 2022, representando 19,3% das dormidas de não residentes, quase triplicando face a 2021. Seguiram-se os mercados alemão (11,5%), espanhol (10,8%) e francês (9,3%). O maior crescimento registou-se no mercado norte americano, que só em 2022 aumentou 327,4% e já cresceu 26,9% face ao melhor ano antes da pandemia. No conjunto do ano de 2022, observaram-se crescimentos nas dormidas em todos os 17 principais mercados emissores para Portugal.

Numa análise apenas ao último mês do ano anterior, o INE observou que o alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 3,7 milhões de dormidas, que correspondem a aumentos homólogos de 44,2% e 44,6%, respetivamente.

Face a dezembro de 2019, o número de hóspedes cresceu 1,9% e o de dormidas aumentou 5,5%.

No mês analisado, o mercado interno contribuiu com 1,4 milhões de dormidas e aumentou 28,3%, enquanto os mercados externos totalizaram 2,3 milhões de dormidas, o que representa um crescimento de 57,1%. Comparando com dezembro de 2019, observaram-se aumentos de 11,4% nas dormidas de residentes e 2,1% nas de não residentes.

 

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Tecnologia

Portugal com uma start-up vencedora no “Awake Tourism Challenge” da OMT

A start-up portuguesa Noytrall foi uma das 15 vencedoras da iniciativa da OMT, entre as 2.000 concorrentes de 120 países, que visa premiar start-ups que estão a mudar o setor do turismo em todas as regiões globais.

Victor Jorge

A Noytrall, start-up que nasceu com a missão de transformar a forma como os hotéis gerem serviços públicos e revolucionar a experiência de turismo sustentável dos hóspedes, é uma das vencedoras do “Awake Tourism Challenge”, iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) que premeia as start-ups que estão a mudar o setor do turismo em todas as regiões globais.

A start-up portuguesa foi uma das 15 vencedoras, entre as 2.000 concorrentes de 120 países e 30 finalistas.

O desafio foi a segunda edição da “Global Startup Competition” da OMT, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os concorrentes foram analisados em função da contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, resiliente e setor do turismo sustentável, com foco em seis temas principais: Envolvimento da comunidade local; Economia Verde e Azul; Criação de Capital Ecológico e Sustentável; Turismo “Tech for Good”; Educação em Turismo; e Empoderamento Feminino.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, salienta, em comunicado, que “as startups de turismo têm o poder e agilidade para transformar o setor em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, referindo ainda que os vencedores do “Awake Tourism Challenge” da OMT “têm o potencial para ajudar a construir um setor mais inclusivo e resiliente e esperamos apoiá-los enquanto crescem em tamanho e influência”.

As start-ups vencedoras terão um período de incubação de três meses no SPARK Crans-Montana, o Centro de Inovação de Les Roches do grupo Sommet Education, onde participarão em mentorias, atividades de networking e terão acesso a um laboratório de realidade virtual, estúdio digital e um espaço de coworking dedicado. Além disso, vão também receber bolsas de estudos para a “Tourism Online Academy” da OMT, bem como serem incluídas no Catálogo OMT dos principais inovadores, destaque numa campanha de comunicação global para mostrar cada vencedor e convidados para mentorias com parceiros do projeto.

Além da start-up portuguesa Noytrall, as restantes vencedoras foram: Coastruction (Países Baixos), SmArt Tourism and Hospitality Consulting (Panamá), Quantum Temple (EUA), Socialbnb (Alemanha), Instituto de Accesibilidad (Espanha), Kamatjona (Namíbia), Baahdy & Birdy (Noruega), WeavAir (Singapura), r3charge (Alemanha), Impact Innovations Institute (Arménia), NomadHer (Coreia do Sul), Murmuration (França), Evelity by Okeenea Digital (França) e Accessible Qatar (Catar).

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Distribuição

Bestravel lança descontos e ofertas exclusivas para clientes mais exigentes

Com vista a comemorar a preferência dos seus clientes que a elegeram como Marca Nº1 da Escolha do Consumidor’23, a rede de agências de viagens Bestravel acaba de lançar uma campanha de propõe descontos e ofertas exclusivas.

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Com o mote “Clientes exigentes escolhem Bestravel”, o tom da campanha diferencia-se pelo seu sentido de humor, com uma tónica mais divertida, colocando o cliente no centro das atenções. A rede garante que todas as exigências são atendidas de forma profissional, para que no fim o cliente aproveite todos os minutos da sua viagem.

Os meios escolhidos para esta campanha são o digital e a Rádio, podendo o tal “cliente exigente” habilitar-se a ganhar uma viagem a um destino europeu. Basta participar no programa “As três da manhã”, das 6h00 às 10h00, na Rádio Renascença.

 

 

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Transportes

Air France aumenta voos para Pequim, Xangai e Hong Kong

Após suspensão das restrições de viagem de/para a China, a Air France continua a reabrir a sua rede de voos para a Ásia.

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Após o anúncio das autoridades chinesas do levantamento das restrições de viagem de/para a China, a Air France está a aumentar, gradualmente, a sua oferta de voos entre Paris-Charles de Gaulle (CDG) e Pequim, Xangai e Hong Kong, destinos que podem ser alcançados a partir de Lisboa ou do Porto via hub em Paris-CDG.

A partir de 1 de julho, a companhia aérea francesa oferecerá um voo diário de Paris-CDG para Pequim (Aeroporto de Pequim-Capital), atualmente servido uma vez por semana; Xangai (Aeroporto de Shanghai Pudong), atualmente servido duas vezes por semana e que será servido três vezes por semana a partir de 3 de fevereiro de 2023, e Hong Kong, destino novamente atendido desde 9 de janeiro de 2023 com três voos semanais.

Os voos para Xangai vão ser operados num Boeing 777-300 ER, equipado com as novas cabines de longo curso da Air France e capacidade para 369 lugares (48 na Business, 48 na Premium Economy e 273 na Economy). Já os serviços para Pequim e Hong Kong serão operados no Boeing 787-9, aparelho com capacidade para 279 lugares (30 na classe Business, 21 na Premium Economy e 228 na Economy).

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