Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

Livro de astrofotografia dedica capítulo à Reserva Dark Sky Alqueva

A obra vai ser apresentada este sábado, em Monsaraz, pelo astrofotógrafo Miguel Claro.

Tiago da Cunha Esteves
Destinos

Livro de astrofotografia dedica capítulo à Reserva Dark Sky Alqueva

A obra vai ser apresentada este sábado, em Monsaraz, pelo astrofotógrafo Miguel Claro.

Sobre o autor
Tiago da Cunha Esteves
Artigos relacionados
Campanha “Marraquexe é segura” para revitalizar o turismo
Destinos
Libertar o poder do turismo em prol de negócios e desenvolvimento está a ser debatido em Macau
Meeting Industry
Startup espanhola Hotelverse chega a Portugal
Alojamento
Estudo eDreams: portugueses preferem férias fora da sua zona de conforto
Destinos
Nuno Fazenda em Macau e China para reativar importância estratégica do mercado chinês para Portugal
Destinos
Turismo Centro de Portugal e autarcas da região avaliam formas de cooperação
Destinos
Duarte Ferreira é o novo diretor geral da Buzz DMC para Espanha
Figuras
IATA lança Carta de Liderança em Segurança e mais de 20 companhias aéreas já aderiram
Aviação
Já são conhecidos os vencedores dos Hospitality Education Awards
Meeting Industry
Parques de Sintra promove visitas guiadas temáticas
Destinos

A Reserva Dark Sky Alqueva e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz apresentam este sábado o livro “AstroFotografia – Imagens à Luz das Estrelas”, do astrofotógrafo Miguel Claro, pelas 21h, na Igreja de Santiago, em Monsaraz.

A obra abarca um capítulo inteiramente dedicado à Reserva Dark Sky Alqueva, destino certificado como o primeiro “Starlight Tourism Destination” do mundo que nasceu da parceria Terras do Grande Lago Alqueva, composta pela Genuineland | Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo como coordenador, a TGLA – Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, a EDIA SA e a CCDRA Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Saiba mais aqui.

Sobre o autorTiago da Cunha Esteves

Tiago da Cunha Esteves

Mais artigos
Artigos relacionados
Campanha “Marraquexe é segura” para revitalizar o turismo
Destinos
Libertar o poder do turismo em prol de negócios e desenvolvimento está a ser debatido em Macau
Meeting Industry
Startup espanhola Hotelverse chega a Portugal
Alojamento
Estudo eDreams: portugueses preferem férias fora da sua zona de conforto
Destinos
Nuno Fazenda em Macau e China para reativar importância estratégica do mercado chinês para Portugal
Destinos
Turismo Centro de Portugal e autarcas da região avaliam formas de cooperação
Destinos
Duarte Ferreira é o novo diretor geral da Buzz DMC para Espanha
Figuras
IATA lança Carta de Liderança em Segurança e mais de 20 companhias aéreas já aderiram
Aviação
Já são conhecidos os vencedores dos Hospitality Education Awards
Meeting Industry
Parques de Sintra promove visitas guiadas temáticas
Destinos
PUB
Destinos

Campanha “Marraquexe é segura” para revitalizar o turismo

Foi iniciada uma campanha online para promover o turismo em Marraquexe após o grave sismo que atingiu, recentemente, várias regiões de Marrocos.

Sob a lema “Marraquexe é segura”, inúmeras fotos e vídeos foram estão a ser partilhados nas redes sociais para mostrar que a cidade não foi afetada pelo tremor de terra. Muitos turistas estrangeiros também participaram nesta iniciativa incentivando a visita de Marraquexe, destacando o seu clima agradável e o esplendor da sua arquitetura.

Personalidades marroquinas como Rachid Allali (animador da televisão), Leila Hadioui (atriz, modelo e apresentadora de televisão) e Douae El Yahyaoui (cantora) também se envolveram nesta campanha para refutar os rumores de que Marraquexe foi gravemente danificada pelo terramoto, uma reação às alegações de alguns meios de comunicação estrangeiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

Libertar o poder do turismo em prol de negócios e desenvolvimento está a ser debatido em Macau

Com o tema “Destino 2030: Libertar o Poder do Turismo em Prol de Negócios e Desenvolvimento”, decorre em Macau, até sábado, dia 23 de setembro, o 10º Fórum Global de Economia de Turismo (GTEF).

Este evento anual internacional do setor do turismo, reúne ministros da cultura e do turismo, líderes empresariais, decisores políticos e académicos de diferentes países, bem como agentes dos diferentes domínios do turismo.

Em resposta à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, esta edição do GTEF pretende “pensar para além do turismo”, e ao mesmo tempo explorar as oportunidades para promover a recuperação da economia global do turismo e reforçar as trocas de ideias sobre soluções para formar um ecossistema turístico extremamente resiliente, de alta qualidade e personalizado na nova normalidade, através de uma cooperação internacional inovadora e sustentável.

O programa desta edição do GTEF é variado. Para os quatro dias do GTEF estão previstas 14 sessões de debate, à volta das temáticas: “Rumo ao Destino 2030: Investir na Pessoa, no Planeta e na Prosperidade”, “Liderar o Caminho: Inovação Liderada pela Indústria para o Desenvolvimento de Alta Qualidade”, “Libertar o Potencial da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau com Especial Foco na Integração Macau-Hengqin”, “Foco no Desenvolvimento Sustentável: Explorar o Futuro do Sector de Turismo na Região Ásia-Pacífico”, “Redefinir o Turismo Urbano na Próxima Década”, “Uma Visão Inovadora: Remodelar o Turismo na Europa”, “Turismo Torna a Vida das Pessoas Melhor”, entre outras, para permitir aos participantes dominar as novas tendências e agarrar as novas oportunidades.

Todo o programa do evento deste ano será transmitido em direto via online e em diferido para fusos horários europeus e americanos, para que os participantes tenham oportunidade de apreciar com calma ou voltar a ver as intervenções dos líderes ministeriais de diferentes países. Tal permitirá também expandir a penetração geográfica do Fórum e reforçar a participação do público-alvo no evento.

Entretanto, a 2ª Conferência Mundial de Investimento e Financiamento do Turismo arrancou primeiro, esta quarta-feira sob o tema “Inovação e Desenvolvimento de Alta Qualidade, Investimento e Cooperação no Turismo para a Próxima Década”, reunindo responsáveis governamentais da área do turismo, dirigentes e líderes de instituições financeiras internacionais, de plataformas de investimento, de grupos de investimento culturais e turísticos de renome, de fundos de investimento, de think tanks de turismo, empresas de turismo, entre outros, oriundos da China e do estrangeiro para a partilha de visões e opiniões. O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, e a vice-presidente e secretária-geral do GTEF, Pansy Ho, marcaram presença na cerimónia de abertura.

Em foco está o esforço da China na promoção de um desenvolvimento de qualidade do turismo e a exploração das principais tendências e novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos turísticos. A conferência coloca igualmente Macau em evidência, para abordar a forma como o território pode criar um ambiente favorável para o investimento, acelerando deste modo o desenvolvimento da indústria das finanças modernas.

Sob a organização da Secretaria para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, o GTEF conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo e a coordenação do Centro Mundial de Pesquisa de Economia de Turismo. Desde a sua primeira edição em Macau em 2012, o evento tem potenciado plenamente as vantagens do princípio “Um país, dois sistemas” de que a RAEM beneficia, para construir uma plataforma diversificada e multifuncional de intercâmbio e cooperação para o turismo internacional.

Além disso, o GTEF tem-se dedicado à promoção do desenvolvimento inovador e sustentável da economia do turismo, à identificação de resoluções para temáticas importantes de tendência da indústria do turismo, bem como à avaliação atempada de oportunidades trazidas pela mudança das políticas da China e de Macau no âmbito da economia do turismo.

Com a motivação dos resultados do passado e os olhos postos no futuro, o GTEF continuará a evoluir no seu papel e aspira a criar um “Fórum Davos” do setor mundial do turismo, que envolva a participação de mais partes interessadas e aprofunde as bases para o desenvolvimento sustentável da economia mundial do turismo.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Startup espanhola Hotelverse chega a Portugal

A Hotelverse, uma startup tecnológica que cria réplicas digitais dos hotéis para melhorar os serviços pré-estadia, acabou de expandir as suas operações para o mercado português.

A empresa foi fundada em 2021 por Fermín Carmona e Rafael Bover, atuais CEO e COO da empresa. Em comunicado de imprensa, é explicado que “ambos eram executivos do Grupo Iberostar e desenvolveram esta ideia de negócio como um projeto interno para resolver um problema enfrentado pelo grupo hoteleiro e pela indústria em geral: o elevado nível de intermediação, impulsionado pela implementação da Internet e pelo crescimento dos websites de comparação online, que reduz o volume de vendas diretas efetuadas pelos hotéis e a informação disponível para o consumidor durante o processo de compra”.

Nesse sentido, os dois profissionais criaram a Hotelverse, uma startup que recria um gémeo digital do hotel para permitir que os potenciais clientes conheçam a unidade hoteleira em causa mesmo antes de a visitarem. Desta forma, os hóspedes podem reservar exatamente o quarto que desejam e conhecer a localização das facilidades do hotel antes do processo de reserva e estadia.

Com sede em Palma de Maiorca, a Hotelverse emprega atualmente mais de 45 pessoas. Em 2022, no primeiro ano de atividade, angariou dois milhões de euros em duas rondas de financiamento. A primeira, em março, no valor de um milhão de euros, contou com o apoio do Grupo Iberostar, da empresa de capital de risco Archipelago Next, do family office de Toni Nadal e do empresário mexicano Braulio Arsuaga. Já a segunda ronda, em setembro, teve o mesmo valor, atraindo como parceiros Aurelio Vázquez, Senior Director Asset Management da Hotel Investment Partners (HIP); Raúl González, Chief Executive Officer EMEA do Grupo Barcelo; a Sabadell Venture Capital, divisão de capital de risco (VC) do Banco Sabadell e a empresa de investimento imobiliário Stoneweg.

Em julho deste ano, a empresa angariou a terceira ronda de financiamento e está agora a preparar uma ronda de Série A para o final de 2024. Até à data, angariou 1,25 milhões de euros e incorpora a Plug & Play como investidor. O negócio faz parte de uma terceira ronda que eleva o investimento na startup para 3,5 milhões de euros.

Com o objetivo de otimizar e facilitar a utilização desta tecnologia por parte dos hotéis, a Hotelverse integrou motores de reserva como os das empresas Roiback, Hotetec e ParatyTech. Está também a trabalhar com alguns parceiros de mercado, como Guestcentric, Hijiffy e Host.

Até à data, a startup conta com um cliente do mercado português no portefólio, o Tivoli Carvoeiro Algarve Resort, para quem está a desenvolver um gémeo digital. O hotel CR7 Pestana Gran Vía, em Madrid, é outro dos clientes do Hotelverse, sendo já possível concluir que o gémeo digital criado para esta unidade levou a que “o tempo dos utilizadores na página do hotel aumentasse em 108%”.

A empresa tem já algumas pessoas dedicadas ao mercado português, como Vitor Pratte, Portugal & International Markets Sales Manager, e Cinta Massó, CCO da empresa, além de uma equipa de onboarding e outra de Customer Sucess.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Estudo eDreams: portugueses preferem férias fora da sua zona de conforto

Segundo a eDreams, 73% dos viajantes portugueses já fez, ou está a planear fazer férias num destino que os desafie mais além do habitual, com vista a poder desafiar-se a si mesmos, aprender novas formas de viver e conhecer-se melhor.

A agência de viagens online concluiu que os portugueses parecem ter espírito aventureiro nas suas viagens: mais de 7 em cada 10 (73%) já fez, ou está a planear fazer, férias deste tipo. Por outro lado, 17% declara não estar interessado em sair da sua zona de conforto nas férias; e 10% não tem a certeza de o querer fazer. São os jovens (faixa etária 25-34 anos) quem está mais disposto a experimentar este tipo de viagens; e os mais idosos (faixa etária de 65 ou mais anos) quem menos as pretende realizar.

Por outro lado, quando inquiridos sobre os maiores benefícios de viajar para fora da sua zona de conforto, os portugueses indicaram a possibilidade de se desafiarem (34%), aprender novas formas de viver (20%) e ainda aprender mais sobre si mesmos (17%).

Entre os oito países consultados neste estudo – Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia, apenas os turistas americanos (84%) e os espanhóis (78%) estão mais interessados do que os portugueses em viajar para fora da sua zona de conforto. Em sentido contrário, os viajantes menos propensos a fazê-lo são os britânicos: apenas 44% já fizeram, ou planeiam fazer, este tipo de viagens.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Nuno Fazenda em Macau e China para reativar importância estratégica do mercado chinês para Portugal

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que está de visita oficial a Macau e à China Continental, afirmou que “é importante que Portugal retome e reforce a sua presença na China – o maior mercado emissor do turismo mundial – através da concretização de programas e ações nos domínios da formação, da promoção turística e da cooperação bilateral”.

Tendo em conta a necessidade de reativar a importância estratégica do mercado chinês para o turismo nacional, Nuno Fazenda, reforça relação entre Portugal e China em visita oficial, que se iniciou esta quarta-feira, a Macau e à China Continental, em Cantão, revela comunicado da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Em Macau, Nuno Fazenda irá intervir no Global Tourism Economic Forum, considerada a mais importante cimeira mundial do Turismo, que reúne governos, organizações internacionais, grupos empresariais e reputados especialistas do turismo mundial. Por esta ocasião, o governante português reúne ainda com o chefe do executivo do Governo da Região Autónoma Especial de Macau, com o grupo de aconselhamento para os assuntos económicos do Consulado Geral de Macau e Hong Kong, havendo ainda lugar para um encontro com membros da comunidade portuguesa.

Na deslocação à China continental, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, reunirá com a vice-governadora da província de Guangdong, em Cantão – a 3º maior cidade da China – que representa um mercado relevante de potenciais fluxos turísticos para Portugal.

A concretização de acordos de cooperação em matéria de formação, nomeadamente com o Instituto de Formação Turística de Macau, a formalização de contratos de campanhas com operadores turísticos do sul da China e o lançamento para 2024 de um roteiro de promoção turística de Portugal na China, que passará por quatro das mais importantes cidades chinesas -Pequim, Shangai, Chengdu e Guangzhou – para além das regiões de Macau e Hong Kong, iniciativas a ser desenvolvidas pelo Turismo de Portugal, são outros dos grandes objetivos desta deslocação oficial, segundo o comunicado.

Da agenda dos contactos oficiais, salienta-se, ainda, o interesse estratégico de uma ligação direta aérea entre Portugal e o sul da China (Greater Bay Area), território que abrange uma população de cerca de 80 milhões de pessoas. Atualmente os territórios estão conectados entre a cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang, e Lisboa, com dois voos semanais operadas pela Beijing Capital Airlines, (BCA) do grupo chinês HNA.

Refira-se que, até ao início da pandemia, em 2019, Portugal registou 385 mil hóspedes chineses, tendo este mercado representado 600 mil dormidas e gerado uma receita na economia no valor de 225 milhões de euros.

Em 2023, tendo em conta que a reabertura se deu apenas no final de março, contabilizam-se já cerca de 70 mil hóspedes provenientes da China, reforçando a confiança de uma retoma rápida dos valores pré-pandémicos.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo Centro de Portugal e autarcas da região avaliam formas de cooperação

Um grupo de trabalho da Turismo Centro de Portugal, que incluiu o seu presidente, Raul Almeida, manteve, durante dois dias, reuniões de trabalho com as autarquias de Leiria, Fátima, Óbidos, Covilhã, Manteigas, Belmonte, Guarda, Vilar Formoso e Viseu, para avaliar formas de cooperação.

O objetivo deste périplo por vários municípios que integram a região Centro de Portugal, foi manter reuniões com autarcas, para avaliar projetos e formas de cooperação, assim como contactar de perto com as várias delegações e postos de turismo da TCP.

A deslocação começou ontem, dia 18, com reuniões e visitas às delegações e postos de turismo da TCP em Leiria, Fátima, Óbidos e Covilhã, enquanto, dia 19, foi a vez de Manteigas, Belmonte, Guarda, Vilar Formoso e Viseu.

Raul Almeida indica que “entre outras questões em cima da mesa, foram discutidas estratégias para a promoção dos postos de turismo, de forma a potenciar a sua visibilidade e gerar maior visitação”, uma vez que “são assuntos que interessam tanto aos municípios envolvidos como ao Turismo Centro de Portugal”.

Estes dois dias surgem na sequência de outras reuniões e encontros desenvolvidos por Raul Almeida na semana passada, nomeadamente com o Turismo de Portugal, Confederação do Turismo de Portugal e CCDR-Centro.

Estes encontros, segundo o presidente do Turismo Centro de Portugal, “têm servido para conversarmos sobre temas que consideramos prioritários para a evolução da atividade turística e sobre os desafios que a região enfrenta”, para assegurar que “vamos continuar neste caminho, dialogando com empresários e instituições públicas”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras

Duarte Ferreira é o novo diretor geral da Buzz DMC para Espanha

Duarte Ferreira assume na próxima semana o cargo de diretor geral da Buzz DMC para Espanha, onde marca presença com escritórios em Madrid, Barcelona e Valência.

Com vasta experiência no ramo, contando por exemplo com longas passagens na Abreu DMC Spain como Regional General Manager e na Cititravel DMC como Operations & Sales Director, Duarte Ferreira aceitou o repto da Buzz para assumir este novo desafio, aportando um know-how considerado importante.

Com o Duarte Ferreira na equipa, a Buzz DMC acredita estar mais forte e afirmar-se mais como DMC de referência em Espanha.

A Buzz DMC, que celebra este ano os 15 anos de atividade, iniciou o seu plano de internacionalização no país vizinho em fevereiro de 2020, tendo neste momento escritórios em Madrid, Barcelona e Valência, que se vieram juntar aos restantes cinco de Portugal: Faro, Lisboa, Funchal, Ponta Delgada e Porto.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

IATA lança Carta de Liderança em Segurança e mais de 20 companhias aéreas já aderiram

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou o lançamento da Carta de Liderança em Segurança, durante a sua conferência mundial que teve lugar em Hanói, Vietname. Os líderes de segurança de mais de 20 companhias aéreas são os primeiros signatários.

A Carta de Liderança em Segurança visa fortalecer a cultura de segurança organizacional através do compromisso com oito princípios orientadores, foi desenvolvida em consulta com os membros da IATA e com a comunidade da aviação em geral para apoiar os executivos da indústria na evolução de uma cultura de segurança positiva nas suas organizações.

“Liderança é importante. É o fator mais forte que afeta o comportamento de segurança. Ao assinarem a Carta de Liderança em Segurança da IATA, estes líderes da indústria demonstram visivelmente o seu compromisso com a criticidade da cultura de segurança nas suas próprias companhias aéreas e a necessidade de desenvolver continuamente o trabalho realizado anteriormente”, afirmou Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Os princípios orientadores da liderança em Segurança incluem: Liderar a obrigação de segurança através de palavras e ações; Promover a conscientização sobre segurança entre os funcionários, a equipa de liderança e o conselho; Criar uma atmosfera de confiança, onde todos os funcionários se sintam responsáveis ​​pela segurança e sejam incentivados; Orientar a integração da segurança nas estratégias de negócios, processos e medidas de desempenho e criar a capacidade interna para gerir e atingir as metas de segurança organizacional; Avaliar e melhorar regularmente a cultura de segurança organizacional.

“A aviação comercial beneficiou de mais de 100 anos de avanços em segurança que nos inspiram a elevar ainda mais a fasquia. O compromisso e a motivação dos líderes da aviação para a melhoria contínua da segurança são um pilar de longa data da aviação comercial que tornou o voo a forma mais segura de viagens de longa distância”, disse Nick Careen, vice-presidente sénior de operações, segurança e proteção da IATA.

Assim, na opinião do dirigente, a assinatura desta carta, que está aberta a todas as companhias aéreas que subscrevam os princípios orientadores do documento, “homenageia as conquistas que devem dar a todos a maior confiança ao voar e estabelece um lembrete poderoso e oportuno de que nunca podemos ser complacentes com a segurança”, acrescentou.

Considerada a maior prioridade da aviação, a discussão de questões de segurança levou à conferência da IATA mais de 550 profissionais de segurança de aproximadamente 100 companhias aéreas, reguladores da aviação e fabricantes de aviões.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

Já são conhecidos os vencedores dos Hospitality Education Awards

A cerimónia de entrega de prémios dos Hospitality Education Awards teve lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, a 19 de setembro, num evento que contou com 250 convidados. Foram premiados quatro profissionais, dois projetos e uma empresa com relevância para o setor do turismo e da formação.

Esta terça-feira, 19 de setembro, foram anunciados os vencedores dos Hospitality Education Awards (HEA) 2023, numa cerimónia de entrega de prémios que teve lugar no Museu do Oriente, em Lisboa.

O certame premiou quatro profissionais, dois projetos e uma empresa com relevância para o setor do turismo e da formação, num evento que contou com a participação de mais de 250 convidados.

Em comunicado de imprensa, a organização explica que “estes prémios têm como objetivo reconhecer, premiar e divulgar projetos e profissionais que têm um impacto positivo para o setor”, numa cerimónia que acontece anualmente “com o início do novo ano letivo” – e que este ano contou com a atuação da banda Todagente, vencedora da última edição do The Voice.

Conheça abaixo a lista de vencedores.

Melhor Projeto Educacional: Events Team;
Melhor Projeto de Inovação: MAC – Museu da Alga Comestível;
Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional: Eduardo Lomba Vicente;
Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior: Eduardo Moraes Sarmento;
Melhor Stakeholder: MINOR Hotels;
Melhor Carreira Jovem: Rodrigo Madeira;
Prémio Fórum Turismo: Acácio Ferreira Duarte.

Em nota de imprensa, a organização afirma que “os Hospitality Education Awards voltam em 2024 com várias novidades”.

Os HEA são uma iniciativa da Associação Fórum Turismo em conjunto com o Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Parques de Sintra promove visitas guiadas temáticas

Para celebrar as Jornadas Europeias do Património, que decorrem de 22 a 24 de setembro,
A Parques de Sintra promove visitas guiadas temáticas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz para celebrar as Jornadas Europeias do Património, que decorrem de 22 a 24 de setembro, que têm como tema “Património Vivo”.

Conduzidas por conservadores − e pelo diretor, no caso de uma das visitas, o intuito destas visitas é dar a conhecer novas e surpreendentes facetas da vivência, da história e da arquitetura destes palácios que as diversas camadas do tempo escondem.

No Palácio Nacional de Sintra decorrem três visitas. “Ver e sentir azulejos do Palácio Nacional de Sintra”, agendada para 22 de setembro às 10h30 e 23 de setembro às 15h00, foca-se nos revestimentos azulejares mudéjares dos séculos XV e XVI que decoram muitas das salas deste monumento, combinando estilos, motivos e cores. Esta visita guiada aborda a sua história e as técnicas e termina no Pátio Central, com uma mostra de azulejos originais durante a qual os participantes serão convidados a manusear e a sentir exemplares autênticos, incluindo alguns que fizeram parte de uma grande encomenda de mais de 10 mil azulejos feita pelo rei D. Manuel I para a decoração do Paço de Sintra.

Está programada ainda uma visita com o tema “As Janelas Manuelinas do Paço de Sintra”. Agendada para 23 de setembro, às 10h30, o objetivo é identificar e comentar os motivos decorativos destas janelas e desvendar os seus significados, que são mais complexos do que podem parecer à primeira vista.

Igualmente, no Palácio Nacional de Sintra, realiza-se a visita “O Paço de Sintra: descontinuidades e permanências arquitetónicas num monumento de longa história”, a 24 de setembro, às 10h30. Num monumento com mil anos de história, são muitas as transformações ocorridas ao longo dos séculos, mas ainda hoje o Palácio conserva elementos primitivos. Esta visita permite perceber como foi habitado nas diferentes épocas e como a arquitetura condiciona as vivências e carrega simbolismos.

Por sua vez, o Palácio Nacional de Queluz acolhe duas visitas. No dia 23 de setembro, às 10h30, o diretor dos Palácios geridos pela Parques de Sintra, António Nunes Pereira, conduz uma visita que se propõe a “transportar” os participantes “De regresso ao passado na Real Quinta de Queluz, sem nunca abandonar o presente e sempre com um olhar sobre o futuro”.

Finalmente, uma visita que, não sendo novidade, dá a conhecer uma ala do Palácio Nacional de Queluz que muitos ainda não conhecem: o “Pavilhão D. Maria I: Residência de Reis, Rainhas e Presidentes do século XX”. Nos dias 22 e 24 de setembro, às 10h30, abrem-se as portas daquele que foi palco da diplomacia e da política externa nacionais entre 1940 e 2004.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.