Turismo de luxo pode crescer em Portugal
Na apresentação do anuário “O Turismo em 2012”, esta foi a opinião partilhada pela secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.

Tiago da Cunha Esteves
A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, acredita que o País pode crescer no que diz respeito ao segmento do turismo de luxo.
“Portugal tem um grande potencial ao nível do turismo de luxo para captar mercados. Quando se fala de luxo estamos a referir um serviço de qualidade, individualizado e inovador que é prestado ao turista”, afirmou a governante, citada pela Lusa, na apresentação do anuário “O Turismo em 2012”, em Lisboa.
Elaborada pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), a publicação salienta o turismo de luxo como o segmento que mais tem crescido a nível mundial, apontando a Jordânia, a Tailândia e o Brasil como os três dos destinos que mais destaque assumem neste âmbito.
Mas Portugal também tem uma palavra a dizer. De acordo com o presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, Jorge Mangorrinha, o turismo termal é uma vertente que, ao ser desenvolvida em território nacional, pode gerar receitas e atrair turistas de todo o mundo.
“O Turismo em 2012” conta com opiniões de investigadores nacionais e internacionais, mas também de especialistas e de ‘opinion makers’, como o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai.
A publicação está à venda nas lojas FNAC e El Corte Inglés de todo o País, com um preço de capa de 7,5 euros.