2011: Turismo apoiou 10 milhões de empregos directos na Europa
Em termos mundiais, o sector suportou, directa e indirectamente, 255 milhões de empregos. Isto é, um em cada 12 empregos.

Tiago da Cunha Esteves
De acordo com dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), se forem incluídos os efeitos indirectos, esse valor sobe para 28 milhões de empregos. Feitas as contas, no ano passado, um em cada 13 empregos era suportado pelo turismo.
Ao longo da próxima década, segundo cálculos da Oxford Economics, o emprego na indústria do turismo e viagens deverá crescer globalmente a um ritmo de 1,2% por ano.
E no mundo?
No ano passado, em termos globais, o turismo representou mais de 9% do PIB mundial e suportou mais de 255 milhões de empregos. Feitas as contas, revela o WTTC, isso representa um em cada 12 empregos no mundo.
“Todavia, isso já não é suficiente para comunicar o quão importante é a nossa indústria. Temos de reconhecer que, perante os olhos dos governos, o turismo é apenas uma actividade igual a tantas outras”, comentou o presidente e CEO do WTTC, David Scowsill, acrescentando que há sectores que são melhor compreendidos do que o turismo. “Quando atingimos o ‘fundo do poço’ na última recessão, que indústrias é que, imediatamente, dominaram as atenções dos governos em todo o mundo, particularmente nos Estados Unidos e na Europa? A resposta é a indústria automóvel e os serviços financeiros”, lembrou, em jeito de crítica.