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Facilitação de vistos pode gerar 5 milhões de novos empregos

Investigação do Conselho Mundial de Viagens e Turismo e da Organização Mundial de Turismo revela alguns dos benefícios económicos que podem ser colhidos, até 2015, com a facilitação de vistos.

Tiago da Cunha Esteves
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Facilitação de vistos pode gerar 5 milhões de novos empregos

Investigação do Conselho Mundial de Viagens e Turismo e da Organização Mundial de Turismo revela alguns dos benefícios económicos que podem ser colhidos, até 2015, com a facilitação de vistos.

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A investigação levada a cabo por estas duas entidades revelou ainda que, entre os 656 milhões de turistas internacionais que visitaram os países do G20 no ano passado, 110 milhões precisaram de um visto, ao passo que muitos outros milhões foram impedidos de viajar devido aos custos associados ao processo, tempo perdido e dificuldades enfrentadas.

“Pequenos passos no sentido da facilitação de vistos podem resultar em grandes benefícios económicos. Actuando nesse sentido, as economias do G20 podem ganhar 5 milhões de novos empregos, numa altura em que o desemprego não pára de aumentar”, comentou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

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Nova edição Publituris Hotelaria: Aberturas e remodelações

Na primeira edição do ano, a Publituris Hotelaria volta a apresentar as aberturas e remodelações da praça hoteleira para os próximos três anos.

De acordo com um levantamento realizado pela redação estão previstos 149 hotéis até 2025, que se traduzem em cerca de 10.114 unidades de alojamento. As cidades do Porto e Lisboa representam grande parte destes números, com 52 unidades previstas na Invicta e 50 hotéis na capital, num total conjunto de 6.452 unidades de alojamento.

Também no âmbito das renovações existem novidades para os próximos três anos, com os hoteleiros a investir cerca de 25,7 milhões de euros na remodelação dos seus hotéis. Ao que a Publituris Hotelaria conseguiu apurar, até ao fecho da edição de janeiro estavam em calha renovações em 35 unidades hoteleiras, sendo que algumas renovações previstas para os próximos anos servirão para converter conceitos e ainda adaptar antigos hotéis a novos grupos e marcas.

Nesta edição damos ainda conta das perspetivas do setor para 2023. Expressões como “prudência”, “otimismo moderado” e “preocupação” fazem parte do léxico dos hoteleiros e associações quando se reportam às suas expetativas para este novo ano. No entanto, e “apesar das nuvens no horizonte”, parece existir um consenso de que este pode ser “um bom ano”, constituindo uma oportunidade para a “consolidação da atividade”, novas aberturas, remodelações e novas representatividades associativas além-fronteiras.

Já a análise CLEVER deste mês debruça-se sobre dados de voos para avaliar se o “otimismo que domina a procura turística mundial” é, ou não, justificado. Um convite de Luís Brites, CEO na CLEVER Hospitality Analytics, e Jesus Ramirez Medina, Senior Sales Manager Ibéria na SOJERN, [to] “always look on the bright side of life”.

No capítulo dos fornecedores, a Publituris Hotelaria esteve à conversa com Paulo Rodrigues, gestor da “Lisbon Food Affair”, para perceber os contornos desta nova feira profissional dedicada ao setor alimentar em Portugal, que decorre de 12 a 14 de fevereiro na FIL. Sustentada por três pilares – inovação, sustentabilidade e internacionalização –, a “Lisbon Food Affair promete ser “um espaço que distingue o que se faz de diferente e inovador, onde será possível encontrar respostas aos novos desafios do setor”, de acordo com Paulo Rodrigues.

A fechar a edição, na “Palavra de Chef” deste mês o destaque vai para Jorge Lavos Costa, que desde maio do ano passado assume o cargo de chef-executivo nas unidades hoteleiras da United Investments Portugal (UIP), nomeadamente no Pine Cliffs Resort (Algarve), Sheraton Cascais Resort, Yotel Porto e Hyatt Regency Lisboa. Foi neste último hotel, inaugurado apenas há uns meses, que a Publituris Hotelaria teve a oportunidade de falar com o chef sobre o seu percurso, o regresso a Portugal e o processo de gestão das cozinhas destas unidades.

As opiniões pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality); Susana Mesquita (ISAG); Jaime Quesado; Karina Simões (JLL); Alberto Henriques (Savills); Silvia Dragomir (Worx) e Gonçalo Garcia (Cushman & Wakefield Portugal).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

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Distribuição

Solférias apresenta nova brochura 2023/2024 da Disneyland Paris

A programação da Disneyland Paris para 2023/2024 acaba de ser disponibilizada ao mercado pelo operador turístico Solférias em formato de brochura, que pode ser consultada em Solferias.pt.

O operador turístico Solférias acaba de comunicar ao mercado que já tem disponível a novíssima brochura para a Disneyland Paris, com validade até 27 de março de 2024.

Segundo a Solférias, a brochura Disneyland Paris é, para além de um manual de vendas para todos os agentes de viagens, “uma fonte de inspiração que é por si só um excelente argumento para a decisão dos clientes poderem, imediatamente, entrar neste mundo mágico”, parque temático muito apreciado pelos portugueses.

Com o prolongamento do 30.º aniversário da Disneyland Paris até 30 de setembro de 2023, a brochura reúne informação privilegiada “que comprova que a magia está programada para brilhar ainda mais forte”, indica o operador turístico em nota de imprensa.

 

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Algarve mostra-se como destino de luxo no ALTS

O Turismo do Algarve vai ter presente no Access Luxury Travel Show (ALTS), workshop de turismo de luxo que terá lugar em Lisboa, a 28 de fevereiro, na qualidade de parceiro “Destino Principal”.

Através desta parceria, o Turismo do Algarve terá um espaço exclusivo que integrará, além do seu próprio stand, os de diversos parceiros da região, designadamente o Wyndham Grand Algarve, Domitur Travel-DMC, White Shell Beach Villas e Domes Lake Algarve.

A propósito desta representação, o diretor executivo da Associação de Turismo do Algarve, Hugo Nascimento, refere que, juntamente com os seus quatro parceiros, a região vai mostrar “a derradeira oferta de luxo da nossa bela oferta de destino aos compradores. Estamos encantados por poder inspirar as pessoas a experimentar o verdadeiro luxo através da autenticidade dos produtos que trouxemos para este workshop”.

O responsável considera ainda que “o ALTS é, para nós, uma oportunidade única de alcançar o segmento de luxo através do melhor que a região tem para oferecer”.

Por sua vez, Daria Mironova, Business Development Director da ALTS destaca que “entre todas as joias que Portugal tem para oferecer como regiões turísticas, estamos muito felizes por o Algarve se ter adiantado no sentido de se apresentar como o principal parceiro de destino da ALTS, tornando-se mais visível para todos os nossos compradores de viagens e turismo de luxo”.

O ALTS, workshop exclusivo para o mercado de luco, tem confirmados 22 expositores e terá cerca de 45 buyers de diferentes países, incluindo de Portugal.

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Madeira lança novo website dedicado à sustentabilidade

A Associação de Promoção da Madeira lançou um novo website dedicado à sustentabilidade que destaca o compromisso da região de se tornar num Destino Turístico Sustentável até 2030.

A Associação de Promoção da Madeira lançou um novo website dedicado à sustentabilidade que destaca o compromisso da região de se tornar num Destino Turístico Sustentável até 2030.

“Este novo portal agora disponível tem como grande propósito dar a conhecer a estratégia definida e, sobretudo, manter as pessoas parte deste processo, através das suas partilhas e sugestões”, explica Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira.

O novo website destaca o processo de certificação a que a região da Madeira tem vindo a ser submetida e que é supervisionado pela Destination Management Organization (DMO), com base nos critérios da Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e num conjunto de orientações estratégicas de âmbito regional, nacional e internacional.

Segundo a Associação de Promoção da Madeira, a estratégia delineada pela região “já está em prática e assenta em quatro pilares estratégicos”, concretamente ambiente, economia, sociedade e cultura.

“O processo de certificação da Madeira enquanto Destino Turístico Sustentável está a decorrer como previsto e teremos já alguns resultados em fevereiro próximo. Acima de tudo, estamos muito focados em cumprir os objetivos traçados até 2030”, acrescenta Eduardo Jesus.

O novo website permite também que os parceiros, residentes e turistas apresentem recomendações e sugestões para tornar a Madeira num destino ainda mais sustentável e está disponível aqui.

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Antiga sede do FC Porto foi transformada no Axis Porto Club

A nova unidade de quatro estrelas conta com 53 quartos, tendo sido alvo de um investimento de cinco milhões de euros. Com esta nova abertura, o grupo que detém a rede de hotéis Axis passa a contar com sete hotéis no norte do país.

O AXIS Hotéis & Golfe abriu um novo hotel na antiga sede do Futebol Clube do Porto (FCP), o Axis Porto Club.

A unidade hoteleira localizada num edifício centenário na Praça dos Aliados, junto à Câmara Municipal do Porto, foi alvo de um investimento de cinco milhões de euros. Esta disponibiliza 53 quartos, 14 dos quais são suites, e ainda um restaurante e bar, o UMAMI, “que oferece uma vista privilegiada para a câmara municipal”, como indicado em comunicado.

Na mesma nota de imprensa é assegurado que a requalificação da antiga sede do FC Porto “foi elaborada com o objetivo de retratar e homenagear a história da relação entre o clube e a cidade do Porto”. Desta forma, a escultora e artista Ester Monteiro foi chamada para criar várias obras que demonstrassem essa articulação. Na escadaria que percorre o edifício, por exemplo, é possível encontrar o excerto do poema “Aleluia” do portuense Pedro Homem de Melo, criado no final da década de 60. A última quadra do poema divide-se entre o primeiro e o último andar.

“O Axis Porto Club é muito mais do que uma ligação ao Futebol Clube do Porto. É um hotel com uma história que é importante destacar mas, acima de tudo, um espaço com alma do Norte que sabe receber bem todos os que cá chegam. Tivemos a preocupação de manter a sua identidade, tornando-o um espaço de todos e para todos. O nosso objetivo é fazer com que os nossos hóspedes se sintam em casa e respirem a hospitalidade do Norte”, garante Filipe Silva, Member of Board of Directors do grupo Axis Hotéis e Golfe.

A história do edifício e a sua relação com o FCP remonta a 1933, quando o clube arrendou o primeiro andar ao proprietário, César Augusto Bordallo, para instalar os serviços de sede e secretaria. Estes mantiveram-se no edifício ao longo de quase cinco décadas, até a sede ser transferida para o Estádio das Antas, em 1982. A varanda da sede do FC Porto tornou-se um espaço que faz parte da memória coletiva da cidade, tendo sido palco de consagração de diversos campeões e vencedores.

Com esta abertura, o Axis Porto Club junta-se aos restantes seis hotéis do grupo que detém a rede de hotéis Axis, localizados em Póvoa de Varzim, Ofir, Viana do Castelo, Porto, Braga e Ponte de Lima, onde o grupo detém ainda o Campo de Golfe.

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Viagens Tempo promovem Cairo e Hurghada para a Páscoa

As Viagens Tempo lançaram uma proposta para a Páscoa no Egito, num pacote de sete noites para o Cairo e Hurghada, que apresenta preços desde 1.695 euros por pessoa e que conta com partida do Porto, a 3 de abril.

As Viagens Tempo lançaram uma proposta para a Páscoa no Egito, num pacote de sete noites que apresenta preços desde 1.695 euros por pessoa e que conta com partida do Porto, a 3 de abril.

O pacote das Viagens Tempo para a Páscoa no Egito conta com duas noites de alojamento no Cairo, capital do Egito, no hotel de cinco estrelas Steigenberger Cairo Pyramids, e outras cinco noites em Hurghada, uma das principais estâncias turísticas egípcias no Mar Vermelho, onde o alojamento será no Marriott Hurghada Beach Resort, também de cinco estrelas.

Além do alojamento, o pacote das Viagens Tempo para a Páscoa no Egito inclui também sete refeições, assim como visita de dia inteiro às Pirâmides, Esfinge e Museu do Cairo, com guia local em português ou espanhol, e voos de ida e volta pela Turkish Airlines, via Istambul, na Turquia.

A proposta para a Páscoa contempla ainda taxas, transferes entre o aeroporto e o hotel, bem como seguro de viagem, incluindo condições especiais para cancelamento antecipado e interrupção de viagem e cobertura complementar COVID-19.

Já o visto de entrada no Egito não está incluído, assim como as bebidas às refeições, gastos pessoais e gratificações a guias e motoristas.

O pacote é válido para um mínimo de 10 participantes e conta com lugares garantidos mas limitados, devendo os participantes possuírem passaporte com uma validade mínima de seis meses.

Além da saída do Porto, o operador turístico disponibiliza também voos desde Lisboa, devendo os interessados contactar as Viagens Tempo.

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Tecnologia

Há 1,3 milhões de euros para startups e soluções inovadoras no turismo

Com as candidaturas abertas até 10 de março de 2023, o programa visa apoiar 250 startups na criação e desenvolvimento de novos negócios no setor do turismo, com base em ideias inovadoras e disruptivas.

O Governo lançou, através do Turismo de Portugal, uma nova edição do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, uma iniciativa com um investimento público na ordem dos 1,3 milhões de euros que visa apoiar 250 startups na criação e desenvolvimento de novos negócios no setor do turismo, com base em ideias inovadoras e disruptivas.

Num reforço da aposta no empreendedorismo e na inovação, como instrumentos fundamentais para concretizar a Estratégia Turismo 2027 e como aceleradores do processo de transição digital e climática do setor, esta edição do FIT prevê o lançamento de um concurso nacional de ideação e programa de pré-aceleração, capazes de mobilizar o ecossistema do turismo e as entidades do sistema científico e tecnológico para a geração de novas soluções em todo o país, com especial enfoque em territórios de baixa densidade.

Paralelamente, são lançados os regulamentos para programas de aceleração e de inovação aberta, com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções alinhadas com as necessidades do setor e o seu teste em contexto empresarial.

Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, considera que “crescer na inovação é um imperativo do turismo do futuro”. “Temos de fazer mais e melhor para qualificar os nossos produtos e destinos. Esta nova edição do programa FIT, lançada hoje, com apoios a fundo perdido, é um importante estímulo para a inovação no turismo”.

A transição digital e climática do setor são os principais desafios a endereçar pelos programas, encontrando-se as candidaturas abertas até 10 de março de 2023.

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Transportes

Vueling vai oferecer opção de pagamento de viagens com criptomoedas

Podemos até achar que é apenas uma curiosidade, mas está em linha com as novas tendências: A Vueling explora a capacidade tecnológica dos NFTs para oferecer aos seus passageiros a possibilidade de pagar os seus bilhetes com criptomoedas.

A Vueling, empresa aérea pertencente ao grupo IAG, vai explorar a capacidade tecnológica dos NFT, juntamente com a startup valenciana Criptan, certificada pelo Banco de Espanha, para oferecer aos seus passageiros a possibilidade de pagar os seus bilhetes com criptomoedas . Para garantir esse serviço, a companhia aérea contará com a tecnologia UATP, a rede global de pagamentos para o setor aéreo, segundo notícia publicada no jornal espanhol Hosteltur.

A mesma fonte indica ainda que a Vueling e a Criptan estão atualmente a trabalhar na pesquisa de aplicações estratégicas da tecnologia blockchain e NFTs para oferecer aos seus clientes soluções inovadoras e melhorar a experiência do cliente através de novas digitais.

“Graças a esta aliança, a Vueling reafirma mais uma vez a sua posição como companhia aérea digital e quer transformar-se na primeira companhia aérea de baixo custo na Europa a aceitar criptomoedas como alternativa de pagamento”, apontam os porta-vozes da companhia aérea com sede no aeroporto de Barcelona- The Prat, indicando, ainda segundo o jornal espanhol, que cita o site da Vueling, que esta opção de pagamento estará disponível a partir do segundo semestre de 2023 para particulares.

Jesús Monzó, responsável pela Distribuição e Alianças da Vueling, afirmou já que, este acordo “coloca-nos na vanguarda das novas tecnologias e da inovação, reforçando ainda mais o nosso compromisso com os nossos clientes e oferecendo as melhores e mais avançadas ferramentas e soluções na nossa Web”.

Por sua vez, Jorge Soriano, CEO da Criptan, realça que a Vueling “está a mostrar que é líder em tudo relacionado à inovação, em um movimento claro que mostra o potencial através do ecossistema criptográfico e web3”, e sublinha estar convencido de que “podemos melhorar a experiência do utilizador, não apenas através de pagamentos criptográficos, mas aproximando as vantagens desse ecossistema da maneira mais útil e simples possível”.

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Transportes

Alexandre Alves é o novo COO e CCO da Airways Aviation

A partir de 23 de janeiro, Alexandre Alves assume a dupla função de Chief Operations Officer (COO) e Chief Commercial Officer (CCO) no Airways Aviation Group.

Alexandre Alves junta-se ao Airways Aviation Group assumindo, a partir de 23 de janeiro, a dupla função de Chief Operations Officer (COO) e Chief Commercial Officer (CCO) e ficará com responsabilidades de apoiar as equipas de gestão globais e regionais em diversos níveis.

Em comunicado, o Airways Aviation Group refere encontrar-se “no meio de uma reorganização significativa, preparando-se para um crescimento substancial e para aumentar a sua rede de organizações de formação aeronáutica”.

Assim, reconhece que existe “uma necessidade premente de reforço dos meios, em particular humanos, para fortalecer as equipas das áreas de gestão, operações, marketing, vendas e desenvolvimento de negócio”.

Alexandre Alves desempenhou, até dezembro de 2022, as funções de Chief Commercial Officer (CCO) na Sevenair Academy além de ser membro do Executive Board do Sevenair Group.

Com mais de 35 anos de experiência, o Airways Aviation ESMA é o maior grupo de academias aeronáuticas privadas a nível mundial, presente em seis países de quatro continentes.

Com mais de 9.000 pilotos comerciais e mais de 12.000 tripulantes de cabine formados, a Airways Aviation possui mais de 60 aeronaves e uma área de treino de 350.000 km2.

Além disso, tem parcerias com a CAE Defense & Security, CAE Civil, Dynamic Advanced Training, Montpellier Business School, Halic University, University of Balamand, University of Southern Queensland, Southern Cross University, Griffith University, TAFE Queensland, TAFE NSW, e Aviationfly – Connecting Flight Schools with Aspiring Pilots.

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Agenda

Igreja discute turismo de 2 a 4 de fevereiro em Coimbra

A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) vai promover, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, no Seminário Maior de Coimbra, as V Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo. As inscrições para participação já estão a decorrer.

Com o tema “A caminho de uma Pastoral Laudato Si”, as V Jornadas são abertas à participação de todos os interessados nos temas propostos. As inscrições estão a decorrer em três modalidades: presencial, um dia e online.

Segundo o programa das jornadas, a sessão de abertura, contará com intervenções do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente da Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Traquina, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e do diretor da Pastoral do Turismo – Portugal, padre Miguel Lopes Neto.

“Propomos um programa amplo, com um conjunto de convidados que vêm de áreas diferentes: das universidades, do mundo empresarial, que realizam projetos inovadores, e não só de Portugal, porque também teremos oradores de Espanha e do Brasil”, refere o padre Miguel Lopes Neto.

Está igualmente confirmada a apresentação de uma comunicação gravada de monsenhor Rino Fisichella, prefeito do Dicastério para a Evangelização, setor do Vaticano que tem sob sua tutela a Pastoral do Turismo.

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