Guimarães 2012 reinterpreta-se através da dança
O projecto “City Maquette” vai envolver 80 vimaranenses com experiências em diferentes géneros de dança que vão interpretar a cidade.

Tiago da Cunha Esteves
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
A cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura, vai ser reinterpretada através da dança por 80 vimaranenses no âmbito do projecto “City Maquette”. A iniciativa vai decorrer nos próximos dias 16 e 17 de Maio, no Centro Cultural Vila Flor.
Criado há cinco anos pela coreógrafa francesa Mathilde Monnier, o “City Maquette” já foi apresentado em vários palcos europeus, moldando-se a sua narrativa à dinâmica local.
“Em Guimarães, os protagonistas, com idades compreendidas entre os oito e os 78 anos, são os representantes de diferentes organismos locais, como a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, o Grupo Folclórico de S. Torcato, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a Associação Juvenil de Karaté Portugal e a escola Asas de Palco”, pode ler-se, numa nota divulgada.
Os vimaranenses que vão participar neste projecto têm experiência em diferentes géneros de dança, desde o hip-hop até à dança contemporânea. Já os retratos criados pela coreógrafa apresentam dois pontos de vista: “o primeiro reflecte o imaginário infantil, enquanto que o segundo é preenchido com as interpretações de grupos da comunidade, que reflectem diferentes níveis e valores da sociedade”.